Skip to main content
 -
Jornalista e Sommelier de Cervejas formada pela Doemens Academy de Munique através do Senac SP. Criadora e apresentadora da coluna Pão e Cerveja na Rádio CDL FM. Sócia-fundadora e professora da Academia Sommelier de Cerveja. Autora do livro Cervejas e Comidas Mineiras - vamos combinar?

Protótipo Bar- bom,gostoso e com preços acessíveis

 

 

 

 

 

Protótipo Bar
De dia funciona como loja, à noite vira bar com centenas de opções de cerveja

 

Ontem tive o prazer de conhecer o Protótipo Bar, a convite dos sócios proprietários, Lucas Zacharias e Ângelo Gabriel,  para apresentação do lugar a jornalistas e blogueiros. Antes disso, Juliana, namorada de um dos sócios havia me procurado para que eu falasse do bar. Como eu já sabia do convite, avisei a ela que gostaria de conhecer antes de opinar. E foi bom que assim fosse! Adorei o despojamento do local!

Protótipo Bar
Mais de 100 opções de cerveja vendidas no empório e bar

Instalado no segundo andar de uma galeria da Rua Professor Galba Veloso, em Santa Teresa, o bar conta com o terraço como salão. As mesas são dispostas ao ar livre, com gambiarras iluminando a área, dando a sensação de estarmos em uma praça. Ao fundo música tocando em volume audível, mas baixo, para não incomodar a vizinhança, visto que é uma área residencial. Dentro da loja uma prateleira de cervejas, com mais de 150 rótulos, atiçando a vontade de quem entra. E para completar uma torre de chope com quatro bicos, que será ampliada para mais quatro, cuja linha vem do segundo andar! Perguntei ao Ângelo, um dos sócios, se haviam construído uma câmera fria, a resposta foi não. Com inventividade, eles adaptaram um freezer horizontal, que comporta três barris, no andar de cima do balcão. A bebida desce direto de lá, chegando ao copo em temperatura adequadíssima! E o chope é preservado, sem sofrer com alterações de frio e quente. Ponto máximo nesse quesito!

Não existe câmera fria, mas sim um freezer adaptado no andar superior
Não existe câmera fria, mas sim um freezer adaptado no andar superior

COMO TUDO COMEÇOU

Lucas, um dos sócios, é carioca e escolheu Belo Horizonte como a terra que gostaria de morar. Conheceu Ângelo, paulista, quando este era gerente de um bar na Savassi. Tendo morado nos Estados Unidos, justamente no paraíso cervejeiro Califórnia, Lucas começou a estudar por conta própria o mercado de cervejas do Brasil. Contava com a experiência de ser um consultor da área de negócios. A ideia original era abrir uma cervejaria por aqui. O plano foi alterado para uma cervejaria cigana. E justamente quando, já em sociedade com Ãngelo,  encontraram um lugar para montar a sede comercial do negócio, mais uma alteração no plano original. O local era muito propício para a montagem de uma loja de cervejas ou um bar. E por que não os dois? Assim surgiu o Protótipo Bar – de dia uma loja de cervejas. De noite um lugar para sentar, conversar, comer e beber bem!

O QUE COMER E BEBER

A porção é farta e os recheios são variados.
A porção é farta e os recheios são variados.

Ontem, quando  visitei o bar, estavam plugados os chopes Witte e Pilsen da Wals; o Saison Umbu da Experimento Beer e o Pale Ale da Ouropretana. As opções mudam a cada dia. Por isso deve-se ir preparado para as surpresas. Eu, que adoro ser surpreendida, acho o máximo isso! Caso o cliente não goste dos chopes, o que não faltam são rótulos variados em garrafa para beber.

O cardápio de comidas é também variado. E tudo o que comi estava delicioso! Comecei pelas Onion rings empanadas em Stout e servidas com geléia de abacaxi. Depois provei o Fish & Chips, que me lembrou demais as imensas porções inglesas e americanas do prato. Deliciosas as batatas rústicas que acompanham o peixe tenro, suculento e ao mesmo tempo crocante. Também experimentei a porção de linguicinhas recheadas. Por sorte a que comi era recheada de jiló, que eu adoro. Outras eram recheadas com pimenta biquinho, que não gosto, e também bacon ou azeitonas. E por fim, já por pura gula, comi um dos hamburgeres da casa. O meu vinha com queijo canastra e geléia de bacon, no pão francês. Pensa em algo delicioso!!

Os hamburgeres são o forte do cardápio. E os preços bastante justos.
Os hamburgeres são o forte do cardápio. E os preços bastante justos.

PROPOSTA CIGANA

Um dos objetivos dos donos do Protótipo, Lucas e Ângelo, é ser a casa dos ciganos. Sejam cervejeiros ou chefs. Assim sendo, sempre haverá por lá uma cerveja diferente das que outros pontos comerciais vendem. E da mesma forma, às quartas-feiras a proposta é levar um chef convidado para preparar pratos que não fazem parte do cardápio.

Aos sábados, música ao vivo para alegrar o ambiente, tornando o terraço um lugar gostoso para passar a tarde e a noite.

Recomendo demais o Protótipo. Bom lugar para beber cervejas gostosas, comer comidas boas e pagar preços honestos.

 

Funcionamento: A partir das 14 horas a loja; a partir das 18 horas o bar

Endereço: Rua Professor Galba Veloso 206 Segundo andar – Santa Teresa

Fabiana Arreguy

Fabiana Arreguy é jornalista e Beer Sommelier, criadora e apresentadora da coluna diária Pão e Cerveja na Rádio CDL FM. Sócia-fundadora da Academia Sommelier de Cerveja. Consultora de cervejas especiais do grupo Super Nosso e curadora de conteúdo da Plataforma Albanos de Cerveja.

2 comentários em “Protótipo Bar- bom,gostoso e com preços acessíveis

  1. Fui pra comemorar o aniversario de uma grande amiga, amei o ambiente, o atendimento, a comida é diferenciada e super deliciosas. Comi o amburguer com geleia de bacon que sensação gostosa estava maravilhoso, as batatas rusticas da um toc maneiro nas refeições, a tilapia eu nunca havia comido igual! Eu recomendo esse lugar aos meus amigos e pretendo voltar no dia do meu aniversario de namoro para comemorar a dois, pois é um ambiente calmo e agradável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *