Skip to main content
 -
Jornalista e Sommelier de Cervejas formada pela Doemens Academy de Munique através do Senac SP. Criadora e apresentadora da coluna Pão e Cerveja na Rádio CDL FM. Colunista do jornal Estado de Minas e da Revista PQN Notícias. Sócia-fundadora e professora da Academia Sommelier de Cerveja.

Linhas de crédito para negócios cervejeiros que ninguém conhece

Money 1 A dificuldade em abrir e manter uma cervejaria, ou outro negócio no segmento cervejeiro, passa quase exclusivamente pela falta de recursos. Quem tem dinheiro sobrando hoje no país? Não basta fazer cerveja e realizar o sonho de construir a própria cervejaria. É preciso que ela seja viável e, claro, dê lucro, para se manter no mercado. Para isso há que se ter grana , venha ela de herança, ou de reservas aplicadas, ou de patrocínio familiar, ou de programas de desligamento de emprego, aposentadoria, fundo da garantia ou o que valha. O que pouca gente( posso arriscar ninguém) sabe é que existem linhas de crédito de custos baixos, prazos dilatados e carência zero, com recursos vindos do FAT, disponíveis para financiamentos a cervejeiros. Fica parecendo que estou fazendo propaganda para banco público, mas não. Minha intenção é informar mesmo, já que muitos cervejeiros buscam créditos mais caros em outros bancos, por desconhecimento da possibilidade de financiamento público mais vantajoso. Tudo passa, obviamente, por planejamento ( como já escrevemos por aqui), mas isso todo mundo já sabe, ou deveria saber!

O caminho das pedrasMoney 2

Segundo o gerente do Banco do Brasil, Carlos Augusto Resende de Oliveira, um  dos financiamentos interessantes é o Proger Urbano Empresarial, voltado à reforma de instalações, compra de maquinário, equipamentos e etc. Ele é realizado com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador ( FAT), cujo início do pagamento pode ser de 12 meses após a liberação do recurso. Financia até 80 por cento do projeto e é isento da cobrança de IOF, com taxa de juros TJLP em 7,5% ao ano, mais 5% ao ano. ” A única exigência adicional é a regularidade fiscal ( obrigação das empresas) e o compromisso de manter ou aumentar empregos, já que o recurso vem do FAT”, ressalta Carlos Augusto. Segundo o gerente, vários cervejeiros com os quais ele conversou sobre o tema desconheciam essa possibilidade e acabaram buscando linhas de crédito bem mais caras em bancos particulares.

O que impede um cervejeiro de buscar um financiamento público?Interrogação

O maior impedimento para a busca de uma linha de crédito, de acordo com Carlos Augusto, é a falta de informação – ” todos acham que as linhas de crédito são muito burocráticas e que o dinheiro demora demais para ser liberado”,  explica o gerente. Mas, segundo ele, o recurso do FAT só depende da análise do banco e da regularidade da empresa. Para essa análise é avaliado o planejamento, ou o plano de negócios para o empreendimento. Caso o recurso seja solicitado para a abertura de uma cervejaria, a análise é mais complexa, porque avalia os riscos do empreendimento ( mais uma razão para um plano de negócios rigoroso). E aí entra a avaliação do cadastro e histórico dos sócios, por exemplo.

Bom, como eu disse anteriormente, não quis fazer propaganda de banco algum, até porque não teria vantagem  nisso. A intenção deste post é tão somente informar com segurança, uma vez que hoje em dia o volume de informações mal apuradas é enorme nas redes sociais. Caso você se interesse, procure saber mais com profissionais da área financeira. Eles poderão mostrar vantagens e desvantagens.

 

Me siga também nas redes sociais:

Facebook.com/ Fabiana Arreguy

Facebook.com/paoecerveja

Twitter:@paoecerveja

Instagram: Fabiana.Arreguy

radio

 

 

Ouça a coluna diária Pão e Cerveja na Rádio CDL FM de Belo Horizonte (fm1029.com.br)

8 comentários em “Linhas de crédito para negócios cervejeiros que ninguém conhece

  1. Prezada Fabiana, admiro muito seu trabalho! Qual mestre cervejeiro vc me indicaria para consultoria de abrir uma nanocervejaria na região de Nova Lima? Obrigado

  2. Boa tarde Fabiana. Acompanho seu trabalho na 102,9 FM. Gostaria de uma indicação sua para um curso iniciante em cerveja artesanal. Obrigada pela atenção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *