Skip to main content
 -
Jornalista e Sommelier de Cervejas formada pela Doemens Academy de Munique através do Senac SP. Criadora e apresentadora da coluna Pão e Cerveja na Rádio CDL FM. Sócia-fundadora e professora da Academia Sommelier de Cerveja. Autora do livro Cervejas e Comidas Mineiras - vamos combinar?

Dicas para quem pretende empreender no setor de cervejas

Abrir um negócio cervejeiro requer estudo e planejamento
Abrir um negócio cervejeiro requer estudo e planejamento

Muita gente me diz que tenho sorte por ter mudado meu rumo profissional a tempo. Sim, o jornalismo passa por uma crise sem igual, precisa se reiventar, se reentender, se redescobrir. E eu, há mais de um ano, antes de tantas redações se reduzirem a poucos profissionais, percebi que a profissão que escolhi há duas décadas já não me completava tanto quanto o setor cervejeiro fazia. Assim, acho que a opção se impôs a mim. Não busquei alternativa, ele me encontrou. Nesse sentido tive sorte, é verdade. O que não quer dizer que seja fácil, que esteja ganhando mundos e fundos, que não rale muito para competir no meio. Essa consciência é que, me parece, está faltando a muita gente que chega agora. A impressão que tenho é que as pessoas acreditam ser o setor cervejeiro o eldorado que as vai deixar ricas. E sem pesquisar o segmento, sem se planejar, sem entender os mecanismos desse mercado, se jogam a abrir uma empresa ( normalmente uma cervejaria  pequena, mesmo sem nunca ter produzido uma única cerveja na vida!). O resultado ainda não se mostrou, mas há anos o Sebrae constata que as pequenas empresas no Brasil duram menos de um ano. Ou seja, a falta de planejamento não se resume ao meio cervejeiro, mas que ele tem atraído muita gente que corre atrás de sucesso e, principalmente, realização financeira, é inegável.

Por tais motivos corri atrás de quem pudesse dar conselhos a quem pretende empreender na área cervejeira. E assim o especialista em Gestão de Negócios e Coach para Empreendedores, Frederico Sigaud ( que acaba de se formar Sommelier de Cervejas) preparou uma lista valiosa, de graça, para os leitores deste blog. Aproveitem!

Quer abrir uma cervejaria ? 

Os conselhos são até óbvios, mas raramente seguidos :

1)Conheça antes o processo produtivo.

Sem planejamento a chance de dar errado é imensa
Sem planejamento a chance de dar errado é imensa

2)Entenda a dinâmica do negócio antes de optar por ele.

3)Elabore um plano de negócios ( coisa que o brasileiro nunca faz!!) que contemple toda a estrutura de custos ( que são muitos), cadeia de fornecedores, canais de distribuição ( um dos maiores gargalos do setor), estrutura de receitas e, principalmente, qual a proposta de valor ao abrir o negócio

Quer atuar na área como pessoa física?

Uma ideia pode ser boa, mas para dar certo é preciso mais!
Uma ideia pode ser boa, mas para dar certo é preciso mais!

1)Identifique o propósito ( não sabe o que é isso? É semelhante ao valor a ser entregue pelo negócio).

2)Defina a visão de onde se quer chegar e em quanto tempo.

3)Monte a estrutura de custos ( investimentos em capacitação, compra de literatura especializada)

4)Estabeleça metas de curto, médio e longo prazos para a carreira

 

Vejam bem, os conselhos são comuns a todas as áreas. Mas, não sei porque, o brasileiro tem o estranho hábito da autossuficiência e prefere não seguir orientações tão simples. Muitas falências poderiam ser evitadas com esses passos aí acima. Se você se sente muito atraído em trabalhar com cerveja, tente seguir os conselhos do Fred e pise firme para seguir consistentemente em frente!

Resultado de planejamento e trabalho
Resultado de planejamento e trabalho

Me siga também nas redes sociais:

Facebook.com/ Fabiana Arreguy

Facebook.com/paoecerveja

Twitter:@paoecerveja

Instagram: Fabiana.Arreguy

Fabiana Arreguy

Fabiana Arreguy é jornalista e Beer Sommelier, criadora e apresentadora da coluna diária Pão e Cerveja na Rádio CDL FM. Sócia-fundadora da Academia Sommelier de Cerveja. Consultora de cervejas especiais do grupo Super Nosso e curadora de conteúdo da Plataforma Albanos de Cerveja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *