Skip to main content
 -
Jornalista e Sommelier de Cervejas formada pela Doemens Academy de Munique através do Senac SP. Criadora e apresentadora da coluna Pão e Cerveja na Rádio CDL FM. Sócia-fundadora e professora da Academia Sommelier de Cerveja. Autora do livro Cervejas e Comidas Mineiras - vamos combinar?

Cervejas com café que podem fazer a sua cabeça!

O Dia Internacional do Café caiu em plena sexta-feira da Paixão em 2017, por isso a data passou despercebida para tanta gente. Nada que nos impeça de falar sobre Coffee Beers, uma categoria de cerveja que conta com cada vez mais exemplares. Eu tive a sorte de cair em uma mesa de julgamento dessa categoria na World Beer Cup 2014, podendo experimentar cervejas que levam café na composição, vindas de várias partes do mundo. Foi muito interessante me deparar com amostras compostas com o ingrediente de maneira muito particular. Mas as cervejas brasileiras com tal componente são as mais saborosas a meu ver. Somos um país exportador de café, portanto lidar com esse ingrediente não é nada exótico para nós. Por isso, em lembrança mesmo que tardia ao Dia Internacional do Café, selecionei sete cervejas com café brasileiras que eu adoro. Segue a lista

  1. Hop Arábica: a American Blonde com café da Cia Morada Etílica é uma das melhores cervejas brasileiras que eu conheço! Não me canso de elegê-la assim! ( ela apareceu aqui)  Uma cerveja dourada, cheia de aromas vindos da fermentação, lupulagem assertiva e o café verde permeando todos os sabores. Uma obra prima!
  2. Bad Motorfinger: produzida pela cervejaria mineira Koala San Brew, essa Imperial Porter com café expresso, baunilha, envelhecida em barril de Bourbon parece um veludo na boca. Dá vontade de tomar um, dois, três copos até cansar! E o cansaço nunca chega! Delícia total! ( ela também foi citada aqui
  3. Demoiselle: a Colorado ainda não pertencia à Ambev quando elaborou a sua Robust Porter com café. Me parece ter sido a primeira cerveja com esse ingrediente feita no Brasil. A receita original é assinada por Ricardo Rosa, um dos mais talentosos cervejeiros do país. A cerveja foi tão inovadora que ganhou, logo ao ser lançada, medalha de ouro na European Beer Stars. 
  4. Fellas Imperial Coffee IPA:  para os aficcionados por amargor essa cerveja da Dama cai como luva. O café utilizado na receita é verde, não traz as notas torradas que normalmente associamos ao ingrediente. Muito interessante e intrigante os sabores de lúpulo e café integrados.
  5. Ouropretana Café Lager: há um desencontro de informações sobre o estilo base dessa Coffee Beer feita pela Ouropretana. Ela tem sido classificada como California Common e também como India Pale Lager. O interessante dela é a delicadeza do sabor do café 100% arábica utilizado. Uma cerveja dourada, com baixo amargor e o café revelado sutilmente. Outra gostosura de cerveja brasileira com café!
  6. Cirillo Coffee Stout: mais uma obra prima da Seasons, de Porto Alegre. Uma cervejaria que é perfeccionista em todos os rótulos que produz não deixaria por menos ao fazer uma cerveja com café. O resultado é uma Stout potente,marcante no sabor de café e amargor nas alturas. Corpo denso. A verdadeira tradução para a palavra Stout ( robusta) !
  7. Café Racer: sou obrigada a incluir um segundo rótulo da cervejaria Koala San Brew, afinal é mais uma belíssima representante da categoria Coffee Beer. Este rótulo, uma American IPA com infusão de café extraído a frio,  traz notas verdes e frescas, como se o café fosse colhido pouco antes de ser colocado na cerveja. Fácil e deliciosa de tomar!

 

Me siga também nas redes sociais

Facebook.com/paoecerveja

Instagram@fabiana.arreguy

Twitter@paoecerveja

Fabiana Arreguy

Fabiana Arreguy é jornalista e Beer Sommelier, criadora e apresentadora da coluna diária Pão e Cerveja na Rádio CDL FM. Sócia-fundadora da Academia Sommelier de Cerveja. Consultora de cervejas especiais do grupo Super Nosso e curadora de conteúdo da Plataforma Albanos de Cerveja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *