Skip to main content
 -
Jornalista e Sommelier de Cervejas formada pela Doemens Academy de Munique através do Senac SP. Criadora e apresentadora da coluna Pão e Cerveja na Rádio CDL FM. Sócia-fundadora e professora da Academia Sommelier de Cerveja. Autora do livro Cervejas e Comidas Mineiras - vamos combinar?

Cerveja de Pizza deve ser o ponto alto da Festa Italiana em BH

 

Sim! Eu já experimentei a Cerveja de Pizza que está sendo feita  para a Festa Italiana 2018, marcada para o dia 10 de Junho, na Savassi, em Belo Horizonte. A cerveja é da Backer, com um detalhe para lá de especial: o cervejeiro italiano Alessio Selvaggio, da premiada Croce di Malto de Novara ( próximo a Milão), veio à capital mineira somente para produzi-la junto ao mestre-cervejeiro Sandro Duarte. Cervejas colaborativas não são novidade nesse segmento, mas a cada rótulo feito no regime temos novas visões sobre o processo produtivo, sobre estilos, sobre ingredientes. A troca de experiência é importantíssima para os cervejeiros, para as cervejarias parceiras e também para o público, que pode ter acesso a um produto único, já que normalmente as cervejas colaborativas são feitas apenas uma vez, sem entrar para o portfólio fixo das empresas. Essa cerveja especificamente vai dar o que falar. Feita por italianos ( Sandro Duarte é descendente) para italianos, não poderia deixar de conter sabores italianos.

Tive a honra de ser convidada a participar de alguns momentos da produção da cerveja. Por isso pude experimentá-la em primeira mão, ainda no tanque, sem maturar, sem carbonatar. E ainda assim gostei! Mesmo cética em relação ao sabor pizza anunciado, provei sem medo. E lhes digo: a cerveja vai ficar muito boa!

Conversando com os mestres-cervejeiros Sandro Duarte e Alessio Selvaggio ( ouça aqui a entrevista), fiquei sabendo que o estilo-base usado foi o de uma Wit, porém a levedura foi trocada para as de Saison. Por que? Para que a cerveja ficasse mais sequinha no final, deixando-a com drinkability maior. Foram utilizados também ingredientes especiais: tomates defumados e manjericão. Por isso o sabor identificado como pizza. Ambos, Sandro e Alessio, ficaram bem satisfeitos com o resultado alcançado, já projetando outras colaborações futuras, aqui e na Itália.

Cerveja do Verdemar

Falando em Backer e em cerveja colaborativa, ela acaba de lançar a Bernardynskye, feita sob encomenda dos Supermercados Verdemar para comemoração de seus 25 anos. A cerveja obedece a um estilo totalmente desconhecido para nós brasileiros, mas comum no Norte Europeu. A receita, bem como a produção em conjunto com o Sandro Duarte, são do Daniel Gontijo, da Smedgard, que tem se destacado por suas cervejas inspiradas nos países nórdicos. Mais uma parceria interessante para o mercado!

 

Me siga também nas redes sociais

Instagram @Fabiana.Arreguy

Twitter@paoecerveja

Facebook/paoecerveja

Facebook/Fabiana Arreguy

 

Fabiana Arreguy

Fabiana Arreguy é jornalista e Beer Sommelier, criadora e apresentadora da coluna diária Pão e Cerveja na Rádio CDL FM. Sócia-fundadora da Academia Sommelier de Cerveja. Consultora de cervejas especiais do grupo Super Nosso e curadora de conteúdo da Plataforma Albanos de Cerveja.

5 comentários em “Cerveja de Pizza deve ser o ponto alto da Festa Italiana em BH

  1. Essa festa já foi muito boa. Na última edição , filas enormes e comida feita por pessoas que não conhecem a legítima comida Italiana…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *