Licorice Pizza é um PTA mais leve e divertido

O Cinema de Paul Thomas Anderson nunca foi fácil de digerir, mesmo para os iniciados na sua obra. Pensando no público comum, ou seja, toda a imensa maioria das pessoas que não fazem questão de saber nome de diretor ou entender a linguagem crítica, e ainda preferem filmes dublados, PTA (como é conhecido entre seus fãs) seria considerado o “cara que faz filmes chatos de três horas de duração”.

Não precisamos explicar porque essas afirmações são equivocadas em tantos aspectos, afinal, nas páginas do Pipoqueiro temos principalmente o público interessado em amadurecer e aprofundar seu entendimento de uma obra de arte. Mas podemos sim apontar Licorice Pizza, indicado ao Oscar 2022 nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Roteiro Original (também assinado pelo diretor), como o filme ideal para ser um cartão de visitas para quem ainda não se apaixonou pelo diretor.

Licorice Pizza é uma comédia de amadurecimento (o chamado coming of age) e finalmente coloca uma personagem feminina no foco principal de uma das narrativas originais do diretor. É reconfortante que a mente por trás de Sangue Negro (There Will Be Blood, 2007) e O Mestre (The Master, 2012) tenha decidido seguir um caminho leve para lançar seu primeiro filme pós-pandemia. Ainda que o humor não seja novidade na sua filmografia, desta vez somos presenteados com muitos momentos feitos para arrancar boas risadas.

A trama acompanha o jovem ambicioso Gary (Cooper Hoffman, filho de Philip Seymour Hoffman) e sua paixão avassaladora por uma garota mais velha chamada Alana (a cantora Alana Haim, em sua estreia no cinema). Juntos, vivem uma série de aventuras comerciais para saciar seus desejos mais íntimos: ter reconhecimento e liberdade financeira para serem felizes.

Gary era um ator mirim e não aceita viver do seu passado. Trambiqueiro do bem, não consegue deixar de aproveitar as oportunidades de negócios que surgem no seu caminho. E faz questão de sempre levar seus amigos (muitos deles sequer entraram na adolescência) para participarem dos “empreendimentos”.

Mas é Alana que dá o charme especial de Licorice Pizza. Vivendo com os pais e com um emprego que odeia, ela sonha pela grande oportunidade de fazer dinheiro e poder se livrar da família. PTA cria uma personagem incrível, que lida com assédios, com as frustrações de ser uma mulher que vive com adolescentes de 15 anos, que acredita que o caminho para o sucesso precisa envolver lidar com homens mais velhos (e interessados especialmente na sua juventude).

O desenvolvimento desses dois personagens é feito com a leveza de quem nunca se aventurou nesse tipo de filme. Poderia ser surpreendente, mas não é. A genialidade e talento de Paul Thomas Anderson finalmente foram usados para criar um entretenimento inteligente para ser visto e adorado por qualquer pessoa, o que irá ampliar muito o alcance das suas obras anteriores.

Licorice Pizza é um filme para se apaixonar, rir bastante, pensar no amor e saber que está tudo bem para os grandes diretores se permitirem um momento leve, em que podem fazer uma homenagem para seus amigos e relembrar os velhos tempos.

PS: Muito feliz de fazer minha primeira participação no Pipoqueiro, falando justamente de um trabalho do Paul Thomas Anderson. Valeu, mano Seabra!

Bradley Cooper tem uma ótima participação

Esta entrada foi publicada em Estréias, Filmes, Indicações e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *