Tim Blake Nelson é Old Henry em belo faroeste

Em 2018, os irmãos Coen mostraram que o gênero faroeste estava vivo e bem com o divertido The Ballad of Buster Scruggs, um compilado de histórias que iam do drama à comédia com facilidade e tinha Tim Blake Nelson no papel título. Em 2021, o ator repete o feito, depois de ter participado de obras diversas (como a fantástica série Watchmen), encabeçado o elenco de outro faroeste que traz seu personagem no título: Old Henry. E, mais uma vez, Blake Nelson marca um belo ponto em sua carreira.

O Henry do título é um velho fazendeiro que cria o filho e tem um cunhado como vizinho. A esposa foi levada pela tuberculose e ele vive uma vidinha pacata cuidando de suas terras e animais. Tudo muda quando eles avistam um cavalo perambulando na linha do horizonte e Henry acaba encontrando o dono dele ferido e inconsciente. Não demora a aparecer mais gente e, com eles, problemas. Uma trama aparentemente simples, mas muito bem construída e, especialmente, bem atuada.

Blake Nelson segura tudo no olhar, na fala e na forma decidida como se posiciona. Envelhecido e com um olho quase fechado, ele deixa claro guardar um passado e sabemos que os forasteiros vão colocar isso tudo para fora. Só não estamos preparados para o que vai ser revelado. Quase dez anos depois de sua estreia como diretor e roteirista, Potsy Ponciroli volta às funções chamando bastante atenção com um longa maduro, bem finalizado e com uma belíssima fotografia (de John Matysiak, parceiro de Ponciroli na série Still the King).

Tim Blake Nelson tem um grande personagem e segura o filme nas costas

Sobre Marcelo Seabra

Jornalista e especialista em História da Cultura e da Arte, é atualmente mestrando em Design na UEMG. Criador e editor de O Pipoqueiro, site com críticas e informações sobre cinema e séries, também tem matérias publicadas esporadicamente em outros sites, revistas e jornais. Foi redator e colunista do site Cinema em Cena por dois anos e colaborador de sites como O Binóculo, Cronópios e Cinema de Buteco, escrevendo sobre cultura em geral. Pode ser ouvido no Programa do Pipoqueiro, no Rock Master e nos arquivos do podcast da equipe do Cinema em Cena.
Esta entrada foi publicada em Estréias, Filmes, Homevideo, Indicações e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *