O futebol mineiro chega aos cinemas

por Tânia Alves

O Dia do Galo

“O dia do Galo” (2015), documentário dirigido por Cris Azzi e Luiz Felipe Fernandes, acompanha a rotina de alguns atleticanos no dia da final da Copa Libertadores de 2013. Impossível não se identificar com a maior paixão dos brasileiros – o futebol – ao acompanhar atleticanos de várias idades, profissões e posições sociais. Do padre ao locutor de rádio, todos viram um só ao torcer por uma virada improvável de placar, quase um “milagre” que culminou com a vitória da “loucura mais divertida do futebol brasileiro”, como bem disse o jornalista esportivo Fábio Chiorino ao se referir ao Clube Atlético Mineiro.

O personagem principal deixa de ser o jogo entre Atlético Mineiro e Olimpia e o foco é a emoção, a paixão que moveu (e move!) os torcedores ao som do “eu acredito”. O documentário mostra que a campanha do time se tornou atemporal para seus torcedores quando encontramos os espectadores em uma sala de cinema prontos para o estádio: uniformes, bandeiras e lágrimas pela lembrança daquele dia, o dia do Galo.

Mário Henrique, o Caixa, é um dos torcedores apresentados

Mário Henrique, o Caixa, é um dos torcedores apresentados

Sobre Marcelo Seabra

Jornalista e especialista em História da Cultura e da Arte, é atualmente mestrando em Design na UEMG. Criador e editor de O Pipoqueiro, site com críticas e informações sobre cinema e séries, também tem matérias publicadas esporadicamente em outros sites, revistas e jornais. Foi redator e colunista do site Cinema em Cena por dois anos e colaborador de sites como O Binóculo, Cronópios e Cinema de Buteco, escrevendo sobre cultura em geral. Pode ser ouvido no Programa do Pipoqueiro, no Rock Master e nos arquivos do podcast da equipe do Cinema em Cena.
Esta entrada foi publicada em Estréias, Filmes, Indicações e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

0 respostas para O futebol mineiro chega aos cinemas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *