Avengers Assemble é bola fora da Marvel

por Rodrigo “Piolho” Monteiro

Avengers Assemble

De 1930 para hoje, a rivalidade entre as editoras de quadrinhos Marvel e DC aumentou e se expandiu, na medida em que os personagens migraram para plataformas mais “modernas”, por assim dizer, como o Cinema, os videogames, a TV e o mercado do homevideo. Enquanto que no mercado original – os quadrinhos – as opiniões são bem divididas, no Cinema e na TV há uma espécie de consenso: a Marvel faz os melhores – ou mais consistentes – filmes, especialmente desde a criação do Marvel Studios, enquanto a DC (que, é sempre bom lembrar, é uma subsidiária da Warner) se dá melhor no ramo das animações, sejam elas para TV, seja para homevideo. O domínio da WB/DC nessa área vem desde a década de 1990, com Batman – A Série Animada, passando pelas cinco temporadas do desenho da Liga da Justiça e seu sem número de lançamentos diretamente para DVD, tais como os recentes Batman: Ano Um e Batman: O Cavaleiro das Trevas. Nesse mesmo período, a Marvel emplacou algumas boas séries animadas, como aquelas estreladas pelos X-Men e Homem-Aranha, mas nada que chegasse a incomodar a concorrência.

Em 2010, a Marvel tentou virar o jogo com o lançamento de Vingadores: Os Mais Poderosos Heróis da Terra, animação que foi veiculada por aqui no canal a cabo Disney X D. Inicialmente a série trazia a formação clássica do grupo – Homem-Formiga/Golias, Vespa, Homem de Ferro, Thor e Hulk, mais o Capitão América – em episódios de 23 minutos de duração com uma animação decente e que bebia bastante da fonte original, ou seja, os quadrinhos (Gavião Arqueiro e o Pantera Negra logo se juntaram ao grupo). A série trazia muitas histórias que eram praticamente adaptações de sagas mostradas anteriormente nos quadrinhos e tinha uma cronologia própria, funcionando quase como uma série de ação com atores reais, ou seja, haviam os episódios soltos, mas uma mitologia própria e uma história maior sendo desenvolvida a cada temporada. Mais ou menos como os quadrinhos da editora funcionam.

Vingadores: Os Mais Poderosos Heróis da Terra fez um sucesso relativo entre os fãs e críticos, já que, a exemplo do desenho da Liga da Justiça, podia ser apreciado não apenas pelo público infanto-juvenil, como pelo juvenil-adulto. Um segundo ano da série trouxe Miss Marvel e Visão para a formação do grupo e boa parte de sua trama girou em torno da invasão do planeta pelos skrulls, raça transmorfa bastante conhecida dos leitores e que havia estrelado a minissérie Invasão Secreta nos quadrinhos em 2008.

Avengers Movie assemble

Pouco após a estréia da segunda temporada da animação, o filme dos Vingadores chegou aos cinemas, gerando mais de um bilhão e meio de dólares para os cofres da Disney/Marvel. Aí, nessas decisões que apenas executivos de produtoras de cinema e TV entendem, a Marvel decidiu cancelar Vingadores: Os Mais Poderosos Heróis da Terra ao fim de seu segundo ano e substituir a série por uma outra, estrelada mais ou menos pelos mesmos personagens, mas com um nome mais apelativo e visando capitalizar em cima do sucesso do longa-metragem.

Avengers Assemble é o resultado dessa “brilhante ideia” dos executivos da Disney/Marvel. A premissa da série é mostrar o que acontece com os Vingadores logo após o filme, tanto que a formação do grupo na TV é praticamente a mesma do longa: Homem de Ferro, Thor, Hulk, Capitão América, Gavião Arqueiro e Viúva Negra, com a adição do Falcão (personagem criado na década de 1970 que durante muitos anos foi um coadjuvante nos quadrinhos do Capitão América, visto no filme recente). Só esqueceram de avisar ao grupo conhecido como Man of Action, formado pelos escritores Joe Casey, Joe Kelly, Duncan Rouleau e Steven T. Seagle e responsável pelo sucesso infantil Ben 10, de que seria interessante manter as personalidades dos personagens intacta, coisa que parece lhes ter escapado.

De qualquer forma, Avengers Assemble é o resultado da experiência de seus criadores e é uma animação que, ao contrário de sua antecessora, tem um foco bastante claro: mostrar uma versão dos Vingadores voltada exclusivamente para o público infantil. A cena no terceiro episódio onde Thor e Hulk brigam pelo último biscoito de aveia trazido pelo Falcão para uma reunião é a maior prova disso. Tudo acontece de maneira muito rápida e exagerada e todos os personagens parecem acreditar que estão em um show de humor, tamanho é o volume de piadinhas que todos – sem exceção – contam todo o tempo.

Pode ser que, assim como Ben 10, Avengers Assemble gere bastante merchandising e tenha uma vida longa na TV, atraindo mais crianças para Universo Marvel – e mais grana de seus pais para a Disney – mas, até o momento, ela não justifica o cancelamento de sua predecessora em termos de qualidade narrativa ou propósito. Afinal de contas, a Marvel já tem uma série animada estrelada prioritariamente pelos Vingadores e voltada para o público infantil, chamada Marvel: Esquadrão de Heróis, que parece até mais divertida do que essa Avengers Assemble.

O canal Disney X D já tem seu bloco dedicado ao Universo Marvel, formado por animações como Vingadores: Os Mais Poderosos Heróis da Terra, Esquadrão de Heróis, Hulk e os Agentes da S.M.A.S.H., Iron Man: Homem de Ferro e Ultimate Homem-Aranha. Avengers Assemble entra justamente nesse grupo, em exibição nas manhãs de domingo, com o título Os Vingadores Unidos.

Avengers Assemble 2

Sobre Marcelo Seabra

Jornalista e especialista em História da Cultura e da Arte, é atualmente mestrando em Design na UEMG. Criador e editor de O Pipoqueiro, site com críticas e informações sobre cinema e séries, também tem matérias publicadas esporadicamente em outros sites, revistas e jornais. Foi redator e colunista do site Cinema em Cena por dois anos e colaborador de sites como O Binóculo, Cronópios e Cinema de Buteco, escrevendo sobre cultura em geral. Pode ser ouvido no Programa do Pipoqueiro, no Rock Master e nos arquivos do podcast da equipe do Cinema em Cena.
Esta entrada foi publicada em Animação, Homevideo, Quadrinhos, Séries e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

11 respostas para Avengers Assemble é bola fora da Marvel

  1. Discordo plenamente desses apontamentos. Achei Avengers Assemble uma série ótima, com ótimas “viradas” na trama e saídas mais inteligentes do que a série anterior, que também é muito boa. Não gosto dos filmes da Marvel, acho muito “coxinha” e prefiro a última trilogia do Batman.

    Quanto às piadas, é um novo estilo incorporado pela Marvel, não só nesse como em outros desenhos. Podem até servir para atrair crianças, mas isso não atrapalha no conjunto do enredo.

  2. Bruno disse:

    Concordo com quase tudo nesse texto. Acabei de terminar de assistir a primeira temporada e tive essa mesma impressão: voltado para crianças.

    Porém, a qualidade ainda está boa. O que me incomoda é o fato dessa série estar tomando o lugar da anterior, que era infinitamente melhor.

    O objetivo dela é claro, é o mesmo da série Agents Of SHIELD: criar um universo novo, utilizando todas as mídias cinematográficas que puderem.

    No mais, acredito que quem não assistiu toda essa temporada, dê uma chance. No começo eu achei BEM ruim, mas tem uns bons plot twists.

  3. Alandria disse:

    DISCORDO ! Eu adoro avengers assemble .As personalidades tão erradas ? tão, O hulk podia voltar a forma humana ? podia. Tem piadinha idiota ? tem .Mais ainda sim prefiro essa a anterior.É questao de gosto , se vc nao gosta va assistir Tropa de Elite!

    • Argus disse:

      Acho que vai além de gosto, para o publico novo, me refiro a quem fazia piadinhas com quem usava roupas com estampa de super heróis antes do boom marvel nos cinemas, essa nova serie é boa, mas para quem é fã de longa data ela é no máximo mediana.

  4. Concordo em tudo , prefiro mil vezes Vingadores:Os Mais Poderosos Heróis da Terra, aquilo sim é Vingadores, aquilo sim é uma animação decente de super-heróis, tanto que tenho os dvds das duas temporadas e vejo sempre.

  5. Marcos Rybeiro disse:

    Fala sério a Disney ta arraçando com a Marvel, enquanto a DC faz animações sérias com bons roteiros, estou vendo a Marvel apresentando esses desenhos bestas totalmente infantis de heróis que já foram melhor aproveitados na tv. Pra quem assistiu a série clássica dos x-man do homem aranha que era de fato homem e a ultima dos vingadores onde tinha a poderosa Mis Marvel e o excelente homem formiga, a vespa e o Pantera negra, fica difícil engolir esse homem aranha de agora que de homem só tem o nome, essa série de hulk calminho, e esses vingadores stand up comedy, e ainda por cima com um Capitão América com a voz do piccolo de Dragon ball kkk. Não critico quem gosta, mas eu e meus amigos que acompanhamos a Marvel desde pequenos achamos essas series novas muito sem sal e sem emoção só ta faltando eles ficarem cantando no meio da história igual os outros desenhos da Disney kkk!

  6. Johnathan disse:

    Depois de ver a Viúva Negra brigar por um pedaço de biscoito eu já desanimei.

  7. Lucas disse:

    To assistindo e gostei bastante. Tem um tom leve, mas é muito bem feito.

  8. eu concordo a serie anterior vingadores os maiores herois da terra e melhor tem um trama bem sacado e tinha piadas bem boladas era melhor tinha tudo volta ter mais temporadas

  9. Abner Alencar disse:

    Uauuu concordo plenamente. A DC realmente ganha em criatividade em suas animações. Para Marvel o destaque com certeza foram as animações do Homem Aranha e X-Men. Vingadores os maiores heróis da terra erra brilhante e fazia lembrar a dinâmica da Liga da Justiça (o desenho maravilhoso do SBT haha). Avengers Assemble é vergonhoso lol fico com vergonha alheia pelos personagens com piadinhas simplórias. Ótimo gráfico, arte impecável porém o roteiro tem um déficit gigantesco e realmente não prende um público mais juvenil-adulto. Tento assistir mas nunca consigo ir até o fim. Então fico repetindo Os Vingadores os heróis mais poderosos da terra. Que pena que foi cancelada. Amei a crítica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *