Idris Elba é a principal atração de Luther

por Rodrigo “Piolho” Monteiro

Luther capaAqueles que acompanham o Pipoqueiro regularmente sabem que temos um fraco por séries policiais, especialmente as britânicas. Prova disso é o fato de já termos publicado sobre várias séries da terra do Iron Maiden, como Sherlock e The Fall. Luther carrega semelhanças com elas, pois se trata de uma série policial cujo protagonista é um inspetor da polícia metropolitana de Londres com um jeito de trabalhar pouco ortodoxo, para dizer o mínimo, e também é uma produção da BBC. Além disso, Luther, assim como Sherlock e, em menor grau, The Fall, tem sua força principal na pessoa de seu protagonista, o detetive John Luther, vivido pelo experiente Idris Elba (de Círculo de Fogo, 2013).

Ator veterano da TV e Cinema (com participações de destaque em séries como The Wire e The Office original), Elba começou a se tornar mais conhecido fora da Inglaterra nos últimos anos graças a uma boa sequência de papéis em filmes de Hollywood, incluindo aí produções como Thor, Motoqueiro Fantasma: O Espírito da Vingança (ambos de 2011) e Prometheus (2012), além do recente Círculo de Fogo.  Luther se passa antes de tudo isso, já que a primeira temporada da série, com apenas seis episódios, foi produzida em 2010. A segunda, mais curta ainda, com quatro episódios, foi veiculada na Inglaterra em 2011, enquanto que a derradeira – também com quatro episódios – foi encerrada por lá recentemente.

Quando a série começa, John Luther está voltando de um período de sete meses em um hospital psiquiátrico. Seu colapso se deu após seu último caso, envolvendo um pedófilo assassino de crianças – isso é mostrado nos primeiros cinco minutos da série, não se trata de spoilers. Em sua volta, ele precisa resolver o caso de um assassinato misterioso, no qual um poeta e sua esposa são encontrados mortos pela filha do casal, a universitária Alice Morgan (Ruth Wilson, de O Cavaleiro Solitário, 2013 – abaixo), uma criança prodígio que, agora adulta, se torna a principal suspeita do inspetor.

Elba Wilson

O primeiro episódio já revela bastante sobre o que se esperar de Luther – tanto do protagonista quanto da série. John Luther é um detetive com bastante experiência, que mantém um distanciamento absurdo quando examina cenas de crimes, atento a qualquer detalhe que seus pares geralmente deixam passar. Apesar de ser um policial e, tecnicamente, ter a obrigação de agir dentro da lei, Luther não se importa de usar artifícios não necessariamente legais, se isso significa que o caso será resolvido e o culpado, preso. Não que ele seja um policial corrupto ou mesmo sujo. Ele apenas utiliza a filosofia dos “fins justificam os meios” quando necessário, forçando os limites do que pode se considerar ético ou mesmo moral dentro de sua profissão.

A exemplo de outras séries semelhantes, a cada episódio de Luther o inspetor é apresentado a um novo caso, enquanto uma trama maior corre em paralelo. Uma delas envolve a vida pessoal dele, na medida em que tenta reatar seu casamento com Zoe (Indira Varma, de Game of Thrones e Roma), uma advogada que decidiu separar-se no período em que ele se encontrava hospitalizado. A atração principal da série, no entanto, vai para o desempenho de Idris Elba, que consegue dar credibilidade a um personagem cuja série não se preocupa tanto em refletir a realidade. Os procedimentos forenses, por exemplo, passam longe de uma C.S.I. O instinto e a experiência valem mais que o manual da polícia.

Bem escrita e muitas vezes imprevisível, Luther já foi indicada a vários prêmios e Elba ficou com o Globo de Ouro de Melhor Ator de Série ou Filme para a TV. A série desembarcou no Brasil recentemente pelo canal por assinatura BBC Brasil HD, que a exibe todas as segundas às 22h, e via Netflix. Enquanto a BBC Brasil HD ainda exibe a primeira temporada, a Netflix já disponibilizou até a segunda para seus assinantes.

Merecido prêmio para um grande ator

Merecido prêmio para um grande ator

Sobre Marcelo Seabra

Jornalista e especialista em História da Cultura e da Arte, é atualmente mestrando em Design na UEMG. Criador e editor de O Pipoqueiro, site com críticas e informações sobre cinema e séries, também tem matérias publicadas esporadicamente em outros sites, revistas e jornais. Foi redator e colunista do site Cinema em Cena por dois anos e colaborador de sites como O Binóculo, Cronópios e Cinema de Buteco, escrevendo sobre cultura em geral. Pode ser ouvido no Programa do Pipoqueiro, no Rock Master e nos arquivos do podcast da equipe do Cinema em Cena.
Esta entrada foi publicada em Estréias, Indicações, Séries e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *