por Marcelo Seabra
Deixando um pouco de lado os melhores do ano, passemos aos piores. Como acontece desde 1980, os Golden Raspberry Awards, conhecidos aqui como Framboesas de Ouro, foram entregues no último sábado, sempre na véspera do Oscar. E não teve pra ninguém, já que M. Night Shyamalan lançou um filme no ano passado e não deixaria outro usurpar o seu lugar.
Em queda livre desde 2006, quando cometeu A Dama na Água (Lady in the Water), o diretor, roteirista, produtor e ator Shyamalan não anda fazendo nada disso direito. Desistindo um pouco do constrangimento de atuar, ele exerceu as outras três funções em O Último Mestre do Ar (The Last Airbender, 2010 – acima) e conseguiu ter o pior filme do ano. O longa foi (des)honrado tendo o pior ator coadjuvante (para Jackson Rathbone), diretor, roteiro e “Pior 3D de Arrancar os Olhos”, além de ser o pior filme e de outras indicações, o que confirma sua supremacia.
O horrendo Sex and the City 2 (2010) foi a estrela no campo da atuação (ou falta de). Sarah Jessica Parker e suas colegas foram consideradas as piores atrizes, dividindo o peso da vergonha, além de serem também premiadas como “Pior Casal ou Elenco”. Ashton Kutcher, o pior ator, e Jessica Alba, a pior atriz coadjuvante, foram indicados e ganharam por tudo que fizeram no ano, tendo em comum Idas e Vindas do Amor (Valentine’s Day, 2010), no qual vivem um casal sem graça e sem importância.
No total, foram contabilizados 657 votantes, espalhados pelos Estados Unidos e outros 17 países. A cerimônia foi conduzida no Barnsdall Gallery Theatre, em Los Angeles.
Eu gosto de M. Night Shyamalan. Ele é indiano, oras. =P
M. Night Shyamalan? Curto demais! Estamos em 2000 e estou assistindo Unbreakable.