Cameron e as profundezas em 3D

Por Marcelo Seabra

Há pessoas que, quando assistem a um filme, procuram boas atuações. Outras, bons roteiros. Às demais, James Cameron consegue agradar. Apesar de não ter dirigido Santuário (Sanctum, 2010), ele é o grande nome por trás do projeto. E pela frente também, já que a distribuidora conhece seu apelo e não o poupou no material de divulgação. O longa chega aos cinemas brasileiros e americanos nesta sexta, 04/02, e vê-se no cartaz, de longe, a chancela de Cameron como produtor executivo.

A história, apenas um fiapo, acompanha um grupo de exploradores das profundezas na primeira expedição a um sistema de cavernas submarinas de Papua-Nova Guiné. Com a repentina chegada de uma tempestade tropical, parte do grupo fica presa e deve buscar, com os recursos que sobraram, uma outra forma de sair. Nem que seja por baixo, como adianta a chamada no cartaz.

Os dois nomes mais expressivos do elenco são os de Richard Roxburgh (o vilão em Moulin Rouge (2001), A Liga Extraordinária (The League of Extraordinary Gentlemen, 2003) e Van Helsing (2004) e Ioan Gruffudd, mais lembrado como o Sr. Fantástico dos dois longas do Quarteto Fantástico (2005 e 2007). O primeiro vive Frank, o líder do grupo, um mergulhador experiente que arrasta seu filho e equipe atrás de suas grandes realizações e descobertas. Gruffudd vive o milionário que banca a expedição, um boa vida que gosta de esportes radicais. Como destaque, há ainda o jovem Rhys Wakefield no papel do filho alpinista de Frank.

James Cameron é figurinha fácil nas indicações a prêmios técnicos, seus filmes já levaram vários Oscars em categorias como as de efeitos especiais, edição, som e edição de som. Mas, como de costume, ele não privilegia atuações ou história. O argumento é inspirado em fatos, vividos por seu colaborador usual e roteirista do longa, Andrew Wight. Na realidade, apesar do grande risco corrido, nenhuma vida se perdeu, mas o filme dá uma certa dramatizada. O diretor, Alister Grierson, foi convidado por Cameron a assumir o barco devido ao bom resultado de seu longa de estréia, Kokoda (2006), também ambientado na região da Oceania. Grierson, supostamente, daria aos personagens uma melhor dimensão. Mas a profundidade ficou toda com as cavernas.

Grierson, Cameron e Wight

A falta de uma trama ou personagens bem desenvolvidos não chega a afundar o projeto. Santuário tem imagens belíssimas e utiliza a mesma tecnologia de fotografia desenvolvida para Avatar (2009). E, assim como neste outro, faz bom uso da terceira dimensão, transferindo ao público as sensações que os personagens devem ter experimentado nas situações apresentadas. E o clima de suspense também chega a níveis interessantes, fazendo valer a pena conferir o longa. Quanto mais alto a água chega, mais baixas ficam as chances de sobrevivência do grupo.

Sobre Marcelo Seabra

Jornalista e especialista em História da Cultura e da Arte, é atualmente mestrando em Design na UEMG. Criador e editor de O Pipoqueiro, site com críticas e informações sobre cinema e séries, também tem matérias publicadas esporadicamente em outros sites, revistas e jornais. Foi redator e colunista do site Cinema em Cena por dois anos e colaborador de sites como O Binóculo, Cronópios e Cinema de Buteco, escrevendo sobre cultura em geral. Pode ser ouvido no Programa do Pipoqueiro, no Rock Master e nos arquivos do podcast da equipe do Cinema em Cena.
Esta entrada foi publicada em Estréias, Filmes e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

0 respostas para Cameron e as profundezas em 3D

  1. Kelly Mayrink disse:

    Não consegui formar uma opinião concreta sobre o filme, mas fiquei claustrofóbica no cinema!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *