Adriano Imperador: “tenho um buraco no tornozelo e outro na alma”; entenda

Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do abandono do futebol, Adriano expõe suas feridas

Foto: Buda Mendes/Latin Content/Getty Images/UOL

O site UOL publicou trechos da entrevista do ex-jogador Adriano ao TPT – The Players Tribune, site esportivo mundial do grupo israelense de tecnologia Minute Media, que atua também no Brasil.

Ao falar sobre as razões que o fizeram desistir do futebol, Adriano citou uma grave lesão no tornozelo (2011) e a morte do pai: “o que aconteceu é simples; tenho um buraco no tornozelo e outro na alma”.

Poucas vezes me deparei com uma frase tão profunda. Há anos eu não lia ou ouvia algo que me impactasse tanto. Adriano simplesmente revelou o lado sombrio que nos aflige e do qual tentamos fugir.

As dores físicas são suportáveis. Cicatrizes e até mesmo sequelas severas são uma espécie de arranhões com os quais conseguimos lidar. As dores da alma, porém, são bem mais complicadas.

A perda de um ente verdadeiramente querido é, de fato, como muito bem definiu o Imperador, um buraco que se abre na alma de quem ficou. Uma dor insuportável e constante, que não cede nem passa.

Como Adriano, tenho dois buracos. Um na panturrilha, também fruto de uma lesão dos tempos de futebolista; dos bons. O da alma foi aberto não faz muito e já sei da cura impossível que me espera.

Dores d’alma são feridas em carne-viva que nunca cicatrizam. Às vezes doem um pouco mais, às vezes doem um pouco menos, mas o incômodo esterá sempre lá, à espreita, pronto para atacar com tudo.

Quem sofre de doenças como depressão, síndrome do pânico, ansiedade extrema e outras “dores da alma”, compreende bem o sentido das palavras do ex-craque da Seleção brasileira e do Flamengo.

Muitos de nós, infelizmente, não conseguem bater de frente com os demônios das emoções e os pensamentos nocivos. Por isso tanta gente recorre a álcool, drogas e alienação diante de uma dura realidade.

O genial Frejat, em sua maravilhosa canção Amor Pra Recomeçar, ensina: “ e que você descubra que rir é bom, mas que rir de tudo é desespero”. Eis aí. Quem não conhece gente que ri de tudo por desespero?

Enfrentar os dramas – dignos do nome – que surgem na vida de todos nós é tarefa árdua, sim, mas extremamente necessária. E é preciso muito preparo, emocional e intelectual, e uma dose cavalar de coragem.

Alienar-se, recorrer à substâncias químicas ou mesmo transformar a própria vida num ringue de MMA para fugir da dor profunda não irá surtir efeito algum, além de machucar pessoas próximas e queridas.

Falar é fácil, eu sei. Agir e tomar as rédeas das mãos dos fantasmas são outros quinhentos. Mas é preciso tentar! É preciso fazer como o Adriano e ao menos falar a respeito e reconhecer a existência da dor.

Com 54 anos de idade, depois de décadas vivendo sob as sombras de ansiedade e agonia injustificadas, posso dizer que enfrentei as minhas feras e venci. Já as feridas abertas, hehe, sem chance!, são grandes e profundas demais.

Leia mais artigos meus em: IstoÉEstado de Minas e Facebook
 
**Atenção: Este texto não reflete a opinião do Portal UAI, e é de responsabilidade exclusiva do seu autor**  

 

10 thoughts to “Adriano Imperador: “tenho um buraco no tornozelo e outro na alma”; entenda”

  1. Essa CPI do Covid criada pelos opositores com fins puramente políticos lembra o tribunal do crime, né não?
    Por que não cobram as provas de eficácia da Coronavac, adquirida às pressas como se fosse uma vacina de camelô?
    Aliás, não foi essa vacina que foi vendida nas barracas dos camelôs nas ruas do RJ?

  2. A CPI de araque, a campanha política antecipada e a pressa em tirar o presidente para reiniciar o arrastão nos cofres públicos é de dar nojo a qualquer patriota deste país.
    A volta vitoriosa do Lula sem a menor preocupação do Judiciários em realizar os julgamentos pendentes é uma pequena amostra do que está por vir.
    Volta Carniça! Volta Quadrilhão! Voltem Corruptos! Voltem Cuequeiros! Voltem Mensaleiros! Volta “Guerreiro” do Povo Brasileiro! Cabral Livre! Voltem Corrupto! Voltem os pedintes enraizados na nossa cultura há 521 anos!
    E tragam as ossadas dos ditadores internacionais amigos para desfilar no Brasil!

  3. Basta olhar as manchetes, de agosto de 2020 para cá para se ver as contradições da mídia e dos opositores quanto à eficácia da vacina da Pfizer, que agora é endeusada pelos canalhas na CPI.

  4. O cada vez mais boçal aderiu ao diversionismo do Bozo Genocida Nazista Miliciano.Psicopata.
    Bozolão na praça, CPI apontando crimes e mais crimes de responsabilidades, e o enlxugador de gelo, falando de futebol…
    E o depoimento do meliante meliante Fábio Wajngarten? Ele disse seguir o judaismo mas se aconselhar com o sr. Silas Malafaia.
    Fora a aberração de ser um judeu nazista.
    A que ponto chegamos?

  5. O diversionismo e o contorcionismo da extrema direita está cada vez mais canalha.
    Existe “analista” político que culpa o Bozo Nazista Psicopata e o STF de terem ressuscitado Lula.
    Que piada indigente desse “analista” não é mesmo?
    Quem ressuscitou foi o Juizeco fascista e criminoso, alem de incompetente, Sergio Moro, o juiz ladrão.
    Se até o “analista” Cada Vez Mais Boçal tem a certeza (convicção?) de que Lula é corrupto – certamente respaldado por provas irrefutáveis – não se entende porque o Juizeco safado precisou cometer tantos crimes para poder tirar Lula das eleições de 2018 e, num conluio de canalhas, eleger o Bozo Genocida Nazista Psicopata.
    Se o Juizeco bandido não tivesse cometido crimes com a ajuda da Globolixo e outros lixos como o Estado de Minas, não haveria essa volta épica de Lula, nem o Brasil estaria tão destroçado.
    Simples assim.

  6. Pois é. Como se não bastassem as dores das perdas de inúmeras vidas para o vírus. E sempre defendo que o que mata é a doença e não os estadistas, por mais combatidos que sejam. A pandemia está afetando psicologicamente e moralmente toda uma nação. As advertências do presidente sobre botar o exército nas ruas só desmoraliza ainda mais o governo e estica mais e mais a corda da tensão do povo. Um conhecido meu, nessa semana, destruiu o seu apartamento em um acesso de fúria após ter visto ou ouvido alguma fala do presidente. A esposa está perplexa. Ele destruiu tudo, quebrou tudo. Foi medicado. Essas histórias estão se multiplicando dia a dia. A responsabilidade dos governos, durante as crises, é acalmar o povo. Jamais o contrário. O exemplo e a influência deles sobre os mais fracos de mente é imensa. Em 2019 um cadete ou soldado resolveu entrar em uma escola em MG para fiscalizar se havia alguma coisa que achou errada. A diretora fez ocorrência policial e ele está respondendo um processo ou algo assim. Foi influenciado negativamente. Estava usando um bottom que dizia “Sou patriota” alguma coisa assim. É preciso que o governo compreenda que grande parte da população hoje o apoia e o rejeita. Simplesmente tem os que gostam e os que não gostam dele. Não gostam desse estilo de enfrentar todo mundo, a imprnsa e os poderes legislativo e judiciário. Seria possível que só o executivo está certo em um país? Claro que não. Ninguém está acima da crítica. Portanto, se o presidente soubesse lidar politicamente com os problemas de governo o povo estaria mais calmo e daria a ele o crédito ou o benefício da dúvida. Janio Quadros seguiu por esse mesmo caminho. Joao Goulart perdeu a liderança e toda semana tinha greve nas ruas. Collor rompeu com todo mundo. Dilma idem. Deu no que deu. Não adianta bater cabeça em política. O presidente precisa entender que ele vive em uma comunidade. Por mais que possa ter boas ideias ou soluções não é empurrando goela abaixo que elas serão usadas. Viver em comunidade é isso, às vezes temos excelentes ideias na nossa equipe de trabalho. Nem sempre são aceitas pela maioria. Paciência. Estão rolando mensagens de greve geral no país se o execito for para as ruas. Não sei se é fake news ou real. Já pensou o caos que seria em plena pandemia? Isso pode até ser considerado crime de responsabilidade. Desobedecer ordem judicial do Supremo. É o Supremo que garante a constituição e não o exército. Faço,votos que a Graça de Deus e de Nossa Senhora desçam sobre esse presidente e que o Espírito Santo dê a ele serenidade para entender que não é pela briga (revolução) e sim pelo entendimento (evolução) que pode melhorar um país. Olha, depois dessa, nunca mais voto em ninguém militar, policial, bombeiros ou forças armadas. Fiquei decepcionado. Dá a impressão que só pensam em confronto, briga e desentendimento.

  7. No melhor estilo populista, o irresponsável carnavalesco Roleta Chinesa de Eficácia que governa SP, segue tentando tirar o seu da reta e culpar o Governo Federal pela china comunista atrasar o envio do IFA, mas mantém segredo sobre a comprovação da eficácia dessa tal de Coronavac a 16% de eficácia e da produção 0% da Butanvac, de origem americana e “naturalizada” por ele como sendo de invenção brasileira, o patife não diz nada?.
    E sobre o mérito da aquisição de 200 milhões de vacinas da Pfizer a 96% de eficácia e outro tanto da Astra Zeneca a 92% de eficácia, esse mestre sala de samba caixão e genocida não diz nada?

  8. Até quando teremos que aguentar essa campanha “Dê os cofres públicos para o bem do Brasil”?
    Enquanto o país não enfrentar e afastar para valer as ratazanas do quadrilhão, mensalão e petrolão para as novas gerações se livrarem da maldita cultura pandêmica da corrupção e roubalheira de cofres públicos ocorrida nos governos anteriores, a pressão contra o governo atual e os futuros seguirão firmes, fortes e impunes.

  9. Enquanto isto, o datafolha vem recebendo altas quantias dos petralhas comunistas, dinheiro desviado dos cofres públicos, para beneficiar o carniça nas pesquisas.
    Não esqueçamos que o petista comunista do STF Lewandowski, rasgou a constituição, permitindo que a estocadora de vento tivesse o direito de se candidatar para senadora aqui em Minas, quando na época era líder absoluta em todas as pesquisas.
    De imediato o povo mineiro deu a resposta para esta vagabunda e mandou ela para Cuba, receber a sua parte nas propinas da construção do Porto Mariel !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.