Um raro caso, e exemplo de respeito do Estado, pelo cidadão que o sustenta; veja

Otto Levy, secretário de planejamento de Minas Gerais, nos traz importantes informações

Cidade Administrativa, sede do governo de Minas (foto: Leo Drumond/Agência nitro)

Gente coisa é outra fina, né? Se há uma coisa que me alegra o dia é encontrar alguém, do Poder Público, cumprindo bem o seu trabalho ou, na pior das hipóteses, esforçando-se ao máximo para cumprir.

Dias atrás, escrevi uma coluna criticando moderadamente o governo de Minas e a prefeitura de Belo Horizonte, por conta dessa maldita pandemia de coronavírus. Leia aqui o texto.

Hoje recebi uma ligação da Cidade Administrativa, sede do governo mineiro, especificamente da secretaria de planejamento do estado. Vixe Maria!! Em dois segundos pensei em tudo que fiz no verão passado, hehe. Mas não era nenhuma bronca, não. Ufa!

Tratava-se do secretário estadual de planejamento, Otto Levy Reis. Leitor deste blog e da minha coluna no Estado de Minas, queria prestar alguns esclarecimentos e informar alguns dados. Na boa: um servidor público que “corre atrás” do cidadão para “prestar contas”, merece demais o nosso reconhecimento, não é mesmo?

O secretário, cujo pai faleceu em abril passado, por Covid-19, me informou o que o estado vem realizando, desde o início de março, como a compra de 1047 respiradores, dos quais 500 já entregues. Também, segundo Levy, 1300 leitos foram abertos e mais 500, até 15 de julho, estarão a disposição da população.

Mas a melhor notícia ficou por conta da capacidade total instalada para atendimento simultâneo, em todo o estado, durante o “pico” de casos, estimado para meados de julho. Minas está preparada para receber até 11 mil doentes num único dia, mas a previsão é de, no máximo, 2500 casos. “Ninguém ficará sem atendimento hospitalar no estado”, garantiu o secretário, que frisou como prioridade as regiões noroeste, leste e Triângulo Mineiro.

Como eu já havia escrito no meu texto anterior, se Minas Gerais não está nenhuma maravilha – e quem está? – ao menos encontra-se anos-luz do caos que assistimos em outros estados. E pelo papo de mais de 40 minutos ao telefone, boa parte deste resultado se deve, sim, ao bom trabalho — ou ao trabalho possível de um estado herdado quebrado, em ruínas, após a gestão petista — desempenhado pelo governo Romeu Zema.

Esse texto parece um texto chapa-branca? Como o antigo Denorex, parece, mas não é. É apenas o reconhecimento ao respeito que me teve um servidor público dedicado. Agora quem sabe alguém da prefeitura de Belo Horizonte não se inspira no secretário, desce do pedestal da arrogância e resolve prestar algum tipo de esclarecimento a um reles palpiteiro como eu? Porque de tomar bronca, como se fossemos crianças mal-criadas, do prefeito mandão, o meu saco já tá pra lá de cheio.

Leia outros textos meus em: IstoÉEstado de Minas e Facebook 

24 thoughts to “Um raro caso, e exemplo de respeito do Estado, pelo cidadão que o sustenta; veja”

  1. Acontece que se depender da prefeitura e o ditador que ali está, nenhuma explicação plausível terá. Pois se o secretario municipal, quer saber, segundo palavras dele: “Por que o governador tem tanto ódio de BH?”. Ja demonstra o despreparo deste senhor e a briguinha de garoto mimado do prefeito com o governador.

  2. Ao que tudo indica, vai sobrar para o Bolsonaro e pode até dar mais 50 pedidos de impeachment.
    Os bares e restaurantes do Rio lotados na primeira noite da flexibilização contra o coronavírus.
    Quem mandou ele dizer para os coitados dos marmanjos que era só uma gripezinha, né?

  3. Rumo ao futuro! TV Brasil Internacional, uma mídia de promoção de imagem e geração de negócios, de fazer cair o queixo dos petistas comunistas domadores de analfabetos e adoradores de ídolos populistas

  4. Na ânsia de criticar o Bolsonaro, a mídia anda mais perdida que pum na bombacha.
    Estudo aponta vírus no esgoto andando de salto alto, etc…
    Estudo aponta 5 vezes mais infecções e mortes do que o informado.
    O quê? Estudo, Quem? Estudo, Como? Estudo, Quando? Estudo, Onde? Estudo Por quê? Estudo Por isso…Estudo. Cada uma, viu?

  5. Quem sabe o Zema seja um novo Serra?
    “Seu concorrente era José Serra. Se não o mais, um dos mais preparados homens públicos que o País já teve. Tivesse vencido aquelas eleições e o Brasil de hoje seria algo muito próximo ao que conhecemos como Primeiro Mundo.”

    1. Serra detinha uma experiência legislativa enorme. Além disso, um economista brilhante. Zema é “só” um empresário muito bem sucedido e extremamente bem intencionado, que caiu sem para-quedas no governo

  6. Olá Inundado, o Brasil não é industrializado (É um roçado grande que manda para além mar minérios brutos, produtos do campo – coisas baratinhas, uma jamanta lotada para apurar U$ 81) mas, pela atuação de Paulo Guedes alcançou feito inédito. Tem MAIS gente desempregada do que empregada, um espanto. Isso enquanto ele num consegue vender o Palácio, mas tem tapuia e puri por ai que acha tão bonito, uma gracinha.

  7. Tenham cuidados ao elogiar Serra. Acaba de ser citado como suspeito em desvio de 27 mi na Lava Jato. Vamos continuar acreditando que Zema é mesmo um “ponto fora da curva” na política. Detalhe: deve ter erro ao afirmar que o pai do secretário morreu de Covid 19 em abril do ANO PASSADO

  8. Então: o psdb mais uma vez com fortunas roubadas escondidas.
    Agora é a vez de José Serra: bloquearam na Suíça, 40 MILHÕES no Banco suíço.

    Parabenizamos o Ilustre Prefeito da cidade Porto Feliz__SP!(Cássio Habice Prado) -tratamento precoce à cidade contra a peste-chinesa: covid-19.
    Cauteloso, não só respiradores salvaram vidas…
    Ser eficaz buscando informações úteis.

  9. “O secretário, cujo pai faleceu em abril do ano passado, por Covid-19,”

    espera aí, em abril do ano passado (2019) já existia Covid ?? O pai do secretário estava aonde ?? Porque nem na China havia Covid ainda !!!

    Aí o cara reclama quando quando toma pancada !!!

    Baby, Baby, Baby, você não aprende mesmo hein !!! kkkk

  10. Aliás, cadê aquele bobalhão que vivia aqui nos comentários pedindo o “Engenheiro José Serra” para Ministro da Saúde ?? É outro Bolsominion que está sumindo devagarzinho né !!! kkkk

  11. Aliás, estas informações foram checadas aonde ??? Publique as informações completas, porque se não checou, vai passar vergonha, Baby.

  12. Após quatro meses de paralisação da economia, o quarto dia de recorde de mortes pelo coronavírus.
    Isso é o que aconteceu depois de certos governadores, prefeitos e mídia irresponsável combaterem a pandemia nos palanques, com manchetes sensacionalistas diárias e se limitarem a mandar o povo esperar a fome, a miséria e a morte em casa. Genocidas!!!!

  13. Será que nenhum ex revolucionário brasileiro conseguirá provar que é honesto e que não merecia ser despachado do país em 1964?
    O tempo passa, protesta contra ditadura militar, ganha medalha, ganha nome de rua, ganha pensão, generosa indenização, limpa cofres públicos, tem ataque de alopro, faz maracutaia, tem conta na Suíça, desvia verbas para países governados por ditadores larápios, tem filho no padrão Ronaldinho de negócios, carrega até dinheiro na cueca e, nada?

  14. Senhores membros do Sofisticado Togadão do STF, o Serra mandou fazer uma mistureba de remédios contra o HIV que deu certo e acaba de ser condenado antes da primeira instância, acusado de meter a mão em 40 milhões.
    E o carniça, acusado de liderar o quadrilhão que desviou mais de 20 bilhões dos cofres públicos só será condenado depois da segunda Estância de Atibaia? kkkkk

  15. Ciçu, o Zé Serra é aquele que implantou o coquetel de remédios para HIV no país e quase levou as funerárias dos petistas a irem protestar na Paulista?

      1. É mesmo. Sem pretender ofender nem ser homófobo, mas o som na pronúncia dos “esses” no nome dele já denunciavam seu prazer diário de soprar o pinto do Ricardo.

    1. Ruela, tem o Bento Carneiro (Ministra Carmem Lúcia) e tem o Vampiro Brasileiro (o Zé Serra), este andou dando seu showzinho, adrede combinado com a televisão, ao tempo do medo do antraz. Ele se cobriu todo de talco e andou pelas favelas dizendo-se grande combatente do pó envelopado. Logo percebeu-se que era jogo de cena para turbinar sua campanha ao Planalto, porém debalde. Mesmo com a mídia em favor e Cezar Maia nos bastidores pifou. Desde lá que ele vem se escondendo atrás das cortinas, mas agora, como os meninos da Farsa Jato necessitam de mais um simulacro usado como manobra para tentar fugir da zona de tiro vieram com essa de investigá-lo. É jogo combinado, pois com isso ganha uns dias de idas e vindas até que a passa se volte para outro tema. Fica esperto, sujeito.

  16. Espera aí! No desespero de tirar o dele da reta, o Doria importou a misteriosa vacina vinda de um país que tem 1,4 bilhões de habitantes, por acreditar que a invenção relâmpago, curou e praticamente erradicou pandemia da China em tempo recorde, e cuja eficácia ainda será testada nos brasileiros?
    E ele acha que os paulistas engolirão essa história suspeita de falcatrua e tomarão a vacina como se fossem cordeirinhos franciscanos?
    Com todo respeito Doria, acho que a tecnologia do nosso conceituadíssimo Instituto Butantã é vítima de uma grande maracutaia para ser vendido à China, que já mostrou para o mundo, ser uma péssima aprendiz em indústria farmacêutica.

  17. Será que o novo Partido Político dos Amarelos fundado pela Folha, em vias de ser registrado no TSE quer mesmo colorir a democracia brasileira na cor amarela, em homenagem aos asiáticos?
    É pura falta do que fazer, né?

  18. Há um ano e meio, a mídia desempregada paga pelos opositores faz um verdadeiro pancadão jornalístico contra o presidente.
    Dá nojo de ler notícias do estadão, folha, globo, terra e outras porcarias pagas, que fizeram um puxadinho no planalto para ficar o dia inteiro tentando transformar “peidos em ciclones”.
    Só falta dizerem que foi o Bolsonaro quem inventou o Covids-19 e o plantou numa cidade comunista e sabota os péssimos respiradores chineses para desestabilizar o mundo.
    Nem a princesa Diane foi tão perseguida pelos repórteres e fotógrafos dando os furos em busca de noticiários sensacionalistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *