Covid-19 faz mais de mil mortes em Minas e desmente o governo

O novo coronavírus avança, e Minas Gerais assiste à explosão de casos de Covid-19 

Imagem: Google

É inegável a condição menos dramática de Minas Gerais em relação a outros estados brasileiros, mas tão inegável quanto era o “mar de tranquilidade” que o governo mineiro vinha alardeando. 

Nesta quarta-feira (01) Minas rompeu a barreira de 1 mil mortes oficiais e 50 mil casos. O número é certamente maior, principalmente o de casos, já que o estado é um dos últimos do País em testagem

O governador Romeu Zema (Novo) adotou como estratégia a descentralização das decisões, e deixou a cargo dos prefeitos o gerenciamento da crise. Certo ou errado, fato é que os números do interior explodiram, e a bomba vai estourar na capital, onde Alexandre Kalil parece estar ainda mais perdido e titubeante. 

Ambos, a meu ver, podem e devem ser criticados por falhas relativas à falta de estrutura e erros administrativos. No caso do prefeito, sua truculência, e até mesmo desrespeito ao se referir à sociedade, mais ainda. Porém, não ponho na conta do governo (ou governos) a doença, as mortes e o caos econômico. Ninguém no mundo estava preparado e ninguém possui um manual a seguir. 

A cobrança, aí, sim, que devemos fazer a Zema, é com a falsa sensação de tranquilidade que nos foi vendida nestes últimos meses, bem como a ainda incapacidade de testar e isolar os doentes, que nos deixa às cegas. Já, com Kalil, devemos cobrar a absoluta inoperância da prefeitura na ampliação do acolhimento e tratamento dos doentes, já que para o prefeito tem sido mais fácil fechar a cidade e dar bronca na população.

Minas não está tão mal, mas não vai nada bem.

18 thoughts to “Covid-19 faz mais de mil mortes em Minas e desmente o governo”

  1. Grande Ricardo!
    Parabéns pela sua sensatez e capacidade de de detectar o que poucos vêem!
    O Kalil, como prefeito, tem sido um desastre. Julga ser o dono do mundo e demonstra toda sua incompetência e arrogância, desfilando uma série infinita de de descalabro para com a população econômica, privilegiando classes em desfavor de outros. Lastimável sua administração e seu autoritarismo sem fim. Parece um humorista do professor Raimundo.

  2. Será que não tem jornalista capaz de pedir para o Toffoli descer do palanque e dizer, como ministro da mais alta corte, se para coibir os excessos criminosos e políticos, o STF já mandou apurar quem foram os verdadeiros responsáveis (governadores, prefeitos, Mandetta e globolixo) pelo genocídio pandêmico que desrespeitaram as prevenções da Lei Federal de 3 de fevereiro de 2020 e realizarem o carnaval no Brasil, antecipando a vinda de surpresa do coronavírus para o Brasil.
    E perguntar também, o que levou o STF a também desrespeitar a citada lei e afastar o presidente do comando do combate à pandemia.

    1. Vamos ver se o “presidente” tem alguma condicao intelectual, moral, cognitiva e psicologica para atuar contra essa pandemia? Vejamos:

      “Eu não sou coveiro, tá certo?” (20/4)
      “‘Não tem que se acovardar com esse vírus na frente” (18/4)
      “Os Estados estão quebrados. Falta humildade para essas pessoas que estão bloqueando tudo de forma radical.” 19/4
      “Quarenta dias depois, parece que está começando a ir embora essa questão do vírus” (12/4)
      “Ninguém vai tolher meu direito de ir e vir” (10/4)
      “Esse tratamento (com hidroxicloroquina), que começou aqui no Brasil, tem que ser feito, segundo as pessoas que a gente tem conversado, até o quarto ou quinto dia dos primeiros sintomas” 8/4
      “Há 40 dias venho falando do uso da hidroxicloroquina no tratamento do covid-19. Cada vez mais o uso da cloroquina se apresenta como algo eficaz” (8/4)
      “Se o vírus pegar em mim, não vou sentir quase nada. Fui atleta e levei facada” (30/3)
      “O vírus tá aí, vamos ter de enfrentá-lo, mas enfrentar como homem, pô, não como moleque” (29/3)
      “Alguns vão morrer? Vão, ué, lamento. É a vida. Você não pode parar uma fábrica de automóveis porque há mortes nas estradas todos os anos”. 27/3
      “Não estou acreditando nesses números de São Paulo, até pelas medidas que ele (o governador João Doria) tomou” (27/3)
      “Sabe quando esse remédio (hidroxicloroquina) começou a ser produzido no Brasil? Ele começou a ser usado no Brasil quando eu nasci, em 1955. Medicado corretamente, não tem efeito colateral” (26/3)
      “O povo foi enganado esse tempo todo sobre o vírus” (26/3)
      “O pânico é uma doença e isso foi massificado quase que no mundo todo e no Brasil não foi diferente” (26/3)
      “O brasileiro tem de ser estudado, não pega nada. O cara pula em esgoto, sai, mergulha e não acontece nada.” (26/3)
      “São raros os casos fatais de pessoas sãs com menos de 40 anos” (24/3)
      “Não podemos nos comparar com a Itália. (…) Esse clima não pode vir para cá porque causa certa agonia e um estado de preocupação enorme. Uma pessoa estressada perde imunidade” (22/3)
      “De forma alguma usarei do momento para fazer demagogia” (21/3)
      “Depois da facada, não vai ser uma gripezinha que vai me derrubar, tá ok?” (20/3)
      “Tem certos governadores que estão tomando medidas extremas. Tem um governo de Estado que só faltou declarar independência do mesmo” (20/3
      “Não se surpreenda se você me ver (sic) no metrô lotado em São Paulo, numa barcaça no Rio. É um risco que um chefe de Estado deve correr. Tenho muito orgulho disso” (18/3)
      “O que está errado é a histeria, como se fosse o fim do mundo. Uma nação como o Brasil só estará livre quando certo número de pessoas for infectado e criar anticorpos” (17/3)
      “Tem locais, alguns países que já tem saques acontecendo. Isso pode vir para o Brasil. Pode ter um aproveitamento político em cima disso” (17/3)
      “Eu não vou viver preso no Palácio da Alvorada com problemas grandes para serem resolvidos no Brasil” (16/3)
      “Muito do que falam é fantasia, isso não é crise” (10/3)

  3. Desinfetar as ruas… não vejo caminhões jogando desinfetantes nas ruas.
    Fazemos nossa parte: com regador, misturamos alvejante e água para jogar nos passeios… mas é pouco.
    As ruas, com o comercio fechados, vimos, acampamentos d e moradores nas portas… muito mosquitos voando , fezes nas ruas…Mau cheiro continua.

  4. O daqui a gente avisou e o do bostonaro a gente avisou também. Mas você puxa-saco de ambos, agora vem com essa noticia velha. Você apoiou os dois desde o inicio. Você vive e sobrevivi às custas de falar mal do PT e do Lula, mas neste post sou obrigado a dizer que você, enfim, talvez tenha aprendido a lição.

    1. E vc avisou sobre Lula Propina e Dilma Pasadena? Antes de eleitos e reeleitos e durante seus governos que afundaram o País na maior recessão e roubalheira de sua história????
      Ou sua bola de cristal é vesga?

  5. Zema é aquele do partido “novo”. COmpanheiro de legenda do “ministro do meio ambiente” Ricardo Salles, aquele da boiada.

  6. Foi só o Ministério da Saúde mudar o sistema de apuração e o número de vítimas fatais no país deu uma inexplicável enxugada geral nas fraudes nas apurações diárias inexatas, cumulativas e mal intencionadas dos governos estaduais.
    Isso enterra a alegação dos opositores e da mídia paga que fizeram um escândalo internacional, dizendo que o presidente queria ocultar mortos.
    E deixa claro que o Bolsonaro tinha razão ao afirmar que havia mesmo a manipulação de dados de alguns governadores para “inflar” mortalidades e infecções e justificar a busca de mais recursos no governo federal.

    1. EDUCAÇÃO E CULTURA são o problema principal do país. Tem gente que nao tem condições financeiras pra isso. Outra parcela apenas nao tem VONTADE. Educação e cultura. Com elas voce tem o fundamento pra nao falar merda. É muito simples: Passo 1 – Estudar e ler / Passo 2 – Raciocinar / Passo 3 – Emitir opiniao. Com essa regrinha basica de pensar antes de falar o buraco estaria bem menos fundo.

        1. Caro Jose Maria,
          Não liga não…
          Esse parasita que habita banheiros públicos é daqueles que não morre afogado.
          Já dei cinco descargas e ele ameaça que vai, mas volta a ficar boiando no vaso.
          kkkkk

    2. MINISTERIO DA SAUDE. Estamos SEM MINISTRO DA SAUDE NO MEIO DA MAIOR PANDEMIA DA HISTORIA. Por que? Ora porque nao quiseram receitar cloroquina kkkkkkk O chimpanzé agora é medico tambem kkkkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.