O espantoso e (suspeito) pouco caso da PBH no caso Andrade Gutierrez; leia

O prefeito Alexandre Kalil deveria ser o maior interessado na elucidação do imbróglio bilionário envolvendo uma das protagonistas do Petrolão

Imagem: Reprodução/Mateus Simões/Partido Novo

Imagine você, leitor amigo, sendo o prefeito de uma grande cidade brasileira. Imagine também que lhe sobram problemas e falta, como sempre, dinheiro. Imagine agora ter pagado 1.7 bilhão de reais a um fornecedor pra lá de suspeito, notório por fraudes e superfaturamentos.

Imaginou? Pois continue a imaginar.

Você acaba de encontrar alguém disposto a, gratuitamente, investigar e auditar — repito: sem custos ou interesses financeiros — se tais pagamentos eram de fato devidos ou se você foi uma das vítimas deste suspeito. Bom, né? Quem sabe tenha ocorrido alguma irregularidade e você, sempre com o pires na mão, não acaba ganhando um reforço no caixa? Mas continuemos.

Esse bom samaritano precisa da sua ajuda. Precisa que você, detentor das informações comerciais (contratos, recibos, pagamentos, aditamentos etc), lhe dê o máximo subsidio documental para que possa apurar possíveis erros e pedir de volta aquele precioso dinheiro, que se foi, e você tanto precisa. O que você faz, ó imaginário prefeito?

A) Abastece seu bem-feitor com tudo o que ele precisa para investigar e oferece ajuda;

B) Não faz nada e fica de braços cruzados fazendo cara de paisagem;

C) Atrapalha o quanto pode a apuração, entupindo aquele disposto a lhe ajudar, com caixas e caixas de documentos inúteis, mofados e sem o mínimo de identificação.

Se você é um prefeito imaginário interessado em cumprir com honestidade e presteza seu mandato, certamente optará pela letra A. Se é um prefeito imaginário relapso, preguiçoso e pouco interessado, optará pela letra B, afinal é mais cômodo. Agora, se for um prefeito arrogante, interessado apenas no próprio umbigo, conivente — para não dizer cúmplice — com possíveis irregularidades e sem o menor interesse em apurar os fatos, sua escolha será a letra C.

Para o azar de BH, este prefeito imaginário não é tão imaginário assim. A despeito de todo o esforço empreendido pela Câmara Municipal de Belo Horizonte, esforço este capitaneado pelo vereador Mateus Simões (Novo), para tentar entender todo o processo que se originou décadas atrás e que pode ter sido fraudulento, o prefeito Alexandre Kalil tem se comportado de forma injustificada, indigna e, sim, certa forma suspeita.

Após ser oficialmente intimada a apresentar toda a documentação relativa ao bilionário pagamento realizado à empreiteira corrupta Andrade Gutierrez, uma das protagonistas do Petrolão, a “zelosa” prefeitura de BH entupiu um caminhão com caixas e mais caixas de papelada aleatória e mandou despejar, literalmente falando, nas dependências da CMBH.

Não é só de se estranhar o comportamento da prefeitura e do prefeito. É de se suspeitar de algo mais, afinal os maiores interessados — além da população, é claro — são os próprios. A primeira reaveria o dinheiro pago a mais; e o segundo seria visto como um homem público exemplar. O silêncio de ambos, ou melhor a atuação contrária, compromete as investigações dos vereadores e apenas beneficia a própria empreiteira corrupta (não por este caso; ainda).

Ou será que beneficia alguém mais? Com a palavra, prefeito e prefeitura. Sou todo ouvidos.

Leia mais.

41 thoughts to “O espantoso e (suspeito) pouco caso da PBH no caso Andrade Gutierrez; leia”

  1. Baby, Baby, Baby !!!!

    Parabéns, conseguiu produzir um texto sem as palavras Lula e PT !!!! Será que é seu mesmo o texto ou copiou e colou do vereador ??? KKKK

    No próximo já pode voltar com a cantilena de sempre.

    1. É por essas e outras que sobram fortunas para que a primeira neta possa “produzir” filmes/propagandas tentando vender uma imagem favorável do PT,Lula,a heroína da mandioca,etc.,como pagamento por serviços prestados.Ainda bem que o feitiço virou contra o feiticeiro,servindo apenas para aumentar o conhecimento de todos sobre relacionamentos tão incestuosos.Com certeza a cobrança virá.Aguardem.

  2. Tudo muito no ar. Poderia especificar melhor do que se trata. Fala de pagamentos realizados e pronto. Não diz relativo a que, se havia contrato e de quando, e quem firmou, se houve ou não aprovação, se foram projetos da Câmara, etc..
    Eu sou muito ruim para analisar, preciso de mais informação.

  3. Taquipariu!
    Será que não tem empresa idônea para oferecer produtos para o MEC?
    Assim fica a impressão de que o Mec ainda está ocupado por petistas.
    Moro, olha isso aí, tá? As esperanças do povo brasileiro estão 99% na sua mãos.

  4. Imitam o globoplay: a defunta marielle será tema de ___”primeira série documental “__ perguntamos: por que não fazem um série documental sobre o p/t-lula/ caso CELSO DANIEL ????? Né?

    1. O massacre de Santo André, que culminou na morte de Celso Daniel e de todas as testemunhas do caso, cujo mandante é o carniça, ex-prediário de Curitiba, deverá prescrever, devido a lentidão da justiça no Brasil.
      Enquanto isto, este canalha continua livre, leve e solto !!!

  5. DIZEM POR AÍ QUE
    Uniformizar a cultura é perpetuar a ignorância.
    O que espanta é isso ser dito por petista de carteirinha generosamente beneficiário da lei Rouanet.
    Perpetuar a ignorância foi de 2003 para cá, o governo lula aumentar de 10,1% para 14,5% o índice de analfabetos no paí.
    E não foi por falta de verbas. O que não faltou foram ratazanas operárias comandadas pelo Ratão Rei carregando bilhões em grana roubada dos cofres públicos até na cueca, tá?
    Mamateiro, o Brasil mudou, se não está satisfeito, VÁ PRÁ CUBA!
    Leve a Gleisi junto e transfiram a matriz do PT para lá porque outro Quadrilhão não terá vez aqui.

  6. DIZEM POR AÍ QUE
    As disputas não podem estar acima dos interesses nacionais.
    E por acaso, proteger o quadrilhão ao acatar recursos intermináveis e protelar julgamentos dos membros que praticaram a maior roubalheira da nossa história, como se eles fossem integrantes da escola de samba da UPP-Unidos dos Partidos Políticos está dentro dos interesses nacionais?
    E por acaso, demorar 32 anos para interpretar duas míseras linhas do artigo da CF que trata da prisão de segunda instância está dentro dos interesses nacionais?
    E por acaso, afundar o país com corrupção e roubar impunemente os recursos que seriam destinados à saúde e segurança do povo está dentro dos interesses nacionais?
    E por acaso, nomear ministro para a mais alta corte, um advogado que nunca foi juiz na vida porque nunca nunca passou num exame jurídico de peso que justifique o notório saber está dentro dos interesses nacionais?
    E por acaso, um juiz que foi nomeado pelo réu e ter sido advogado da agremiação partidária criada por ele e eleita, não se declarar suspeito nem parcial para julgar uma baciada de ações contra ele e seu partido pela maior roubalheira da nossa história está dentro dos interesses nacionais?
    E por acaso, deixar ações deitadas eternamente nas estantes da mais alta corte por mais de dez anos está dentro dos interesses nacionais?
    E por acaso, o palanque destinado a atos políticos ser usado como bancada de plenário por juízes está dentro dos interesses nacionais?
    E por acaso, defender essa bandalheira toda com aliados nos três poderes saindo pelo ladrão e com aparelhamento de todos órgãos públicos está dentro dos interesses nacionais?
    Ora! Só mesmo uma operação arranca rabo preso será capaz de consertar o Brasil.
    Diante do caos da imoralidade instalado, nenhum presidente arrumará o país dando flores para os 513 picaretas os 10 mil assessores, quadrilheiros desempregados, campeões nacionais da corrupção e parasitas nomeados ou concursados que aparelham os três poderes federais escudados pela mídia e interesseira,

  7. Pensando no dia da mulher, a quem parabenizo, nota-se que a dificuldade nas conquistas se deve ao oportunismo dos eleitos e não ao desejo e à cultura dos brasileiros em geral.
    É fato que todas reivindicações de classes deveriam ser conquistadas com base em instrumentos legais inteligentes e dotados de recursos públicos, em vez de ações meramente políticas.
    É para isso que foi criado e deveria funcionar o nosso legislativo (desenhando: poder criador de leis).
    Entretanto, ao longo do tempo, esse órgão se transformou na Casa do Toma Lá dá Cá, empesteado de oportunistas e seus descendentes e gente escudada com alguma famosidade que não sabe o que é direito e juntos, eles fazem suas próprias leis, como diria a música do rei da jovem guarda.
    Como se crianças não nascessem desde a criação do mundo, em vez de criarem leis de proteção adequada para elas com a captação de recursos econômicos estendidos a todos os contribuintes, o pessoal do legislativo opta por apagar incêndios e posar de mocinho, com ações imediatas.
    Em vez de cumprir seu papel, o legislativo acomodado prefere jogar as obrigações públicas no colo dos empresários, sem o mínimo de preocupação com os resultados prejudiciais à competitividade, à economia e à posterior oferta de empregos às mães.
    Ressalte-se ainda que com essa atitude, a proteção dada é só para criança de mãe empregada, pois criança de desempregada, que é a maioria e geralmente tem menos poder aquisitivo, fica aos cuidados do “Abreu”, o que é INCONSTITUCIONAL.
    Ora! Srs deputados, senadores e juízes… A proteção pelo direito à vida e de ir e vir é um dever primordial do Estado e não do empresariado, que mal conseguem se proteger do grande número de fiscais corruptos que atuam impunemente nos estados e municípios.

  8. Tudo que envolve o cartel das empreiteiras corruptas, a quadrilha do PT e órgãos públicos, tem que ser investigado, pois aonde o partido da ética colocou nove dedos, tem falcatrua.

    1. Isso mesmo, mas deixa a milícia do bozo quieta . Kkkkkk

      E aí camba , mas para a passeata a favor da didatura , do dólar a 7 reais , da gasolina / litro 6 reias .

      Vamos todos para a passeata . Vamos jovens que não terão aposentadoria .

      Vamos todos , vamos servidores públicos parasitas .

      Vamos para a passeata , idosos do Brasil , pq em abril , o medicamento ficará mais caro .

      Vamos todos. Fazendo arminha .

  9. Pois é. A natureza mandou passar a régua e mandou a conta…
    Não é possível que o governo chinês não se responsabilize por permitir que sua população esteja tão exposta a tamanha poluição, como mostra as fotos dos satélites.
    E nem precisa ser médico para adivinhar os efeitos maléficos e riscos de doenças como o Covid 19 para os pulmões, causados pela contaminação do ar por fumaça, química e da poluição do ar e água pelas indústrias.
    Não precisa ser futurólogo para saber o destino dos pulmões e do corpo humano nessa guerra pela sobrevivência travada contra vírus mutantes, como os da família Corona.
    E nem é necessário esperar 32 anos para o nosso glorioso STF descubra que o Corona se deve a omissão, ideologias nefastas, falhas graves educacionais e culturais do povo e a corrupção dos governantes com pizzas de (meia toma lá e meia dá cá) com as verbas dos cofres públicos.
    Enquanto a doença se alastra pelo mundo, a cultura dos japoneses, de usar máscaras até por simples resfriados, em respeito ao próximo serve de lição aos países poluidores.

  10. Caro editor da matéria, sou morador de Betim, aqui o prefeito que vive as turras com vários processos na justiça também acusa a empreiteira de falsificar assinaturas e documentos. Querem cobrar do povo de Betim mais de 500 milhões durante os longos anos de várias administrações e os processos passam anos nos tribunais com ida e vindas e não se resolve. Eu questionei aqui e o mesmo vale para BH uma simples questão: “quem assinou os contratos, onde está o contrato, foi registrado em cartório, qual, foi solicitado ao cartório a autenticidade das assinaturas, ora se o cartório recebeu o contrato e deu aval que o documento é verdadeiro e as assinaturas também então que as responsabilidades caiam em cima dos governos e o povo que elegeu, se fossem falsas as assinaturas e o contrato então o cartório teria que devolver na época, agora se o cartório agiu de má fé que puna então todos inclusive o tabelião.

  11. Vem aí, um toma lá dá cá indigesto para o exército de parasitas que perderam a boquinha no governo da Ratazana Rainha.
    Pelo jeito, uns notórios parasitas desocupados parecem ter ficado bravos com medo do Bolsonaro mandar eles plantarem um trilhão de árvores para contribuírem com o eco-sistema brasileiro em troca de um pedacinho de terra.

  12. A OMS anuncia pomposamente ter como missão elevar os padrões sanitários e de bem-estar da população mundial, coordenando os esforços internacionais para a prevenção, o controle e o tratamento de doenças, supervisionando o intercâmbio de informações epidemiológicas entre os países membros e realizando pesquisas em diversos campos da área de saúde, mas na hora do vamos ver, sempre lava as mãos e não lidera nenhuma ação concreta para solucionar problemas.
    Prova disso, é que não agiu com rigor para combater a mega poluição chinesa e agora dá uma de Pilatos?
    A OMS, atualmente presidida pelo Brasil deveria ser mais atuante e aprender mais sobre os riscos da contaminação cruzada, como a do Rio Doce e da rede pública do RJ, por exemplo. Colocar todo mundo no mesmo balaio e recomendar combater ao Covid-19 lavando as mãos é muito pouco.
    Em vez de ficar sentada em cima do serviço, por que ainda não reuniu os cientistas renomados de Israel e demais países, os especialistas da saúde, hospitais e laboratórios avançados e a ONU para buscar patrocínios e participar de pesquisas, dos procedimentos em ensaios e encontrar soluções urgentes?
    Afinal, não é essa a sua missão?

    1. O pior é que a OMS também está contaminada… de parasitas do quadrilhana-vírus da família anvisa-vírus do governo da Ratazana Rainha que afundou o Brasil.

  13. Dia 15 de MARÇO: contra a vitimização de pedófilos, defendida por alguns profissionais da saúde.

    FORA grobo! Fora draúzio! CANALHAS!

  14. O povo com sugestões para o Brasil: UM BASTA!

    46% da população a favor da Pena de Morte para Traficantes e bandidos/bárbaros.
    69% a favor do Brasil ter Prisão Perpétua.
    Autotutela para a NAÇÃO brasileira.

    Vamos pra rua dia 15 de Março.

  15. O corpo do Cabo Marciel de Souza Batalha, (morto no deslizamento em Guarujá-SP) foi encontrado.
    Nossas condolências, família, colegas em luto.

    ____ “Todo conhecimento é aproveitado, nada se perde, tudo se transforma.”.
    Nossas orações. Nossa gratidão, CB. BATALHA!

  16. Essa tal de rede globo realmente é um lixo !
    Dedica grande parte de sua programação ao assassinato da Marielle, enquanto que o assassinato do Celso Daniel sempre foi omitido.
    Emissora tendenciosa e sem escrúpulos !!!

  17. Este “nobre” vereador de BH, imbuido nas mais honestas intenções, deveria, antes de sair falando bobagem, analisar todo o processo, pois dispõe de assessoria paga por nós, antes de emitir opinião.
    Com certeza, espera ser procurado por alguém para calar a boca, lembrando que estamos à véspera de eleições. É simples assim.

  18. Este “nobre” vereador de BH, imbuido nas mais honestas intenções, deveria, antes de sair falando bobagem, analisar todo o processo, pois dispõe de assessoria paga por nós, antes de emitir opinião.
    Com certeza, espera ser procurado por alguém para calar a boca, lembrando que estamos à véspera de eleições. É simples assim.

  19. Dia 15 estaremos na rua:
    pela milícia!
    Pelo Queiroz!
    Pelo dolar a 5 REAIS!
    Pela gasolina a 5 REAIS!
    Pelo fim das domesticas na disney!
    Pelo fim dos direitos trabalhistas!
    Pelo derretimento da economia!
    Pelo fim do PT que deixava o dolar a 1,80 e a gasolina a 2,40!
    Rodrigo Maia na CADEIA e a gente no MATADOURO
    MUUUUUUUUUUU!!!!

  20. PANDEMIA DE INCOMPETÊNCIA NA DESORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE.
    Em vez de liderar o enfrentamento do COVID-19, a OMS joga a toalha, lava as mãos e se auto declara sua elevada incompetência no cumprimento da missão.
    Isso é o que dá trocar obrigações com a saúde com oportunismo político.
    O que não falta é eventos e homenagens para enriquecer currículos de políticos vigaristas da área de saúde.
    O Jose Serra formado em ENGENHARIA, com a firmeza de um líder que falta aos nalgonas flácidas da OMS.
    De 1998 a 2002 (apenas quatro anos) como ministro, lançou o solucionou e foi copiado pelo mundo todo com o coquetel de remédios no combate ao HIV, criou a lei dos genéricos, vacina contra gripe para idosos, programa de saúde para a família, eliminou o sarampo, a dengue, combateu o tabagismo, fez mutirões cataratas, criou a Anvisa e a ANS e tem o mérito que falta para os DOUTORES DE PAULRRA nenhuma e levam a sério só a gastança em eventos para receberem homenagens, títulos e gordos honorários.
    Se tem alguém que mereceria algum título na OMS é esse brasileiro.
    Dá tristeza ver que o otariado nacional tenha caído no conto da bolinha de papel dos esquerdistas para derrotar esse grande brasileiro nas urnas.
    Não é à toa que a varíola, sarampo, doença de chagas, difteria, rubéola e poliomelite voltaram triunfantes no Brasil.
    Por tudo o que fez pela Saúde, o Engenheiro Jose Serra bem que mereceria um convite para falar sobre o COVID-19 no Conversa sem Medo do glorioso Ricardo Kertzman.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *