Lula ensinou a Bolsonaro como tratar os opositores, mas ninguém se lembra mais

Cansado de ofender verbalmente, Bolsonaro agora parte para mímicas infantis. Uma prática que vem de longe, mas só agora condenada

Foto: Google Images

Não compactuo com as grosserias e besteiras que o presidente Bolsonaro costumeiramente diz. Vocês que me acompanham sabem bem disso, e textos críticos eu escrevi aos montes, basta percorrerem o arquivo do blog — ainda que eu sempre elogie as medidas acertadas do governo, que são inúmeras, aliás.

Por algum motivo símio-tosco, o presidente resolveu distribuir “bananas” (o gesto) para os jornalistas que o provocam diariamente. Sabem como provocar e sabem qual será a reação. Um não vive sem o outro.

A imprensa, claro, cai de pau. E com toda razão! Não é admissível tal comportamento em um presidente da República. Ou ao menos não deveria ser. Contudo, não custa lembrar o verdadeiro objetivo dos “polidos” jornalistas.

Não. Não se trata de chamar a atenção para a grosseria presidencial. Por que não? Ora, basta ver a imagem acima e pesquisar a reação dos valentes à época.

A Lula, tudo era permitido. Tudo era admitido. Inclusive roubar, mentir, fraudar. Os bacaninhas das redações achavam algo meio exótico o comportamento grosseiro do trôpego bucaneiro tupiniquim.

Quando Bolsonaro dá uma banana a alguém, ainda que merecida, eu sinto uma tremenda vergonha alheia. Quando Lula deu, senti um profundo asco. É uma pena que nossa “imparcial” imprensa não critique a ofensa; apenas o ofensor.

Leia mais.

P. S.: O leitor Marquinhos esclarece que o gesto não foi de banana, mas de força, e enviou links de matérias que embasam seu comentário. Tais links são excluídos automaticamente por se tratar de conteúdo externo e não do portal. A mim me parece que o leitor tem razão sobre o gesto. Assim sendo, retiro minha crítica ao fato e me desculpo pelo mau julgamento. Com relação a todo o resto do texto, inclusive demais críticas ao meliante Lula, mantenho integralmente. Obrigado, Marquinhos!

63 thoughts to “Lula ensinou a Bolsonaro como tratar os opositores, mas ninguém se lembra mais”

  1. Inundado, toda árvore dá os frutos que lhe são próprios, então nada mais natural e esperado que o símio seja simiesco, logo o Bolsonaro revela por seu gestou aquilo que lhe é natural. Espantoso é gorila não se interessar por banana. (Agora, momentaneamente, dou razão aos reacionários em geral que apelidam essa terra de bananil. Muito verás em matéria do ocupante do Palácio do Planalto e de sua família).
    É frequente os fascistas fazerem macacada para distrair a patuleia, mas o que vivemos no momento é algo pior, porquanto o povo afunda numa crise sem precedentes e o governante nada tenta para superar vive de abusos seguidos de abusos.
    Ainda ontem faziam charges obscena contra Dilma pela gasolina a R$ 2,80. Ela, como de costume, manteve a serenidade que deve ter os ocupantes de cargos públicos. Hoje gasolina perto de cincão – só para ficar num dado, mas um quarto da população esta embebida e as autoridades se calam.

  2. Os jornalistas de certos órgãos na “emprença” brasileira, só falar mal do país, vilipendia e falta de decoro na profissão.
    Acabou o jornalismo literato. Vulgaridade total na profissão.
    Causa certa náusea só de olhar para certos “famosos” pífios na profissão,decompondo-se nas más palavras, insinuações, zombarias para com o País e o povo, governo, se gabando , mas decaindo…
    Estão em vertigem total. Enfadonhos.
    BANANA SIM!
    Tem certos tipinhos antipáticos.
    Outros, nos faz sentir grandiosos. A estes, nosso respeito.

  3. mentira sua (mais uma). O CHIMPANZE MILICIANO NAZISTA DE EXTREMA DIREITA pegou todas suas ideias, gestos, politicas publicas e o proprio slogan de campanha do segundo anticristo que viveu nos anos 30 e 40 da alemanha. Mas como estudo e cultura sao coisas que se conquistam e nao se compram, muitas pessoas até de origem judaica votaram nessa desgraça e agora tentam fingir nao ter vergonha de terem sido tao estupidos.

    1. Tirou esse comentário da sua cabeça mesmo, OU leu essa besteira em algum lugar?
      Não sabe nem o significado de Nazista e fica por ai arrotando palavras ao vento que não fazem nenhum sentido kkkk
      Então os judeus não podiam ter votado no presidente porque ele nazista e fascista? kkkk
      Vocês esquerdistas são muito engraçados, não canso de vir aqui no blog para rir dos comentários dos esquerdistas, é cada um mais lunático que o outro ! srsr

      1. Se voce souber a historia sabe do que eu estou falando. O rapazinho nao fez o video do goebbels a toa. E o slogan de campanha do CHIMPANZE tambem nao foi a toa. Sao nazistas, milicianos e estupidos esta estampado na testa deles

      2. compactuo de seu comportamento Caríssimo! Aqui é lugar de diversão e alívio de pressão. kkkkk. E que gentalha comuna que gosta de pagar mico viu…. Basta ver que um deles aí acredita que a culpa de TUDO é de 1 ano de governo do Bolsonaro. Como ele mesmo disse: “..toda árvore dá os frutos que lhe são próprios…” ; ou seja;
        árvore sem cérebro age como massa de manobra! 😉
        MENOS MI MI MI …
        belo texto Ricardo. O bolsonaro é um idiota mas a mídia exagera.. Encaro como puro desespero. . abs

  4. Não devemos mais deixar o BRASIL cair simultaneamente por causa de uma imprensa.
    Todos os dias nos fazem prestar atenção em coisas insignificantes, uns palhaços sem créditos; tem outras coisas mais bonitas na vida, saboreamos as essenciais. Mentes vazias… oficinas do diabo.

  5. Grande Ricardo!

    O “negócio” desses jornalistas nem mais é a notícia em si. O negócio deles, agora, é “COMO PREJUDICAR BOLSONARO, FINGINDO FAZER JORNALISMO”!

    Por isso considero que a inocente distribuição de bananas é até um ato de caridade com esses mortos de fome. Eu particularmente fiquei envergonhado com Bolsonaro sim! Envergonhado por ele não ter distribuído algumas carniças à aqueles urubus, ao invés de bananas.

    Mas com certeza muitos jornalistas já estão debruçados em seus iMac Pro´s, procurando algum texto no Google que associe banana à atentado violento ao pudor…

    Já vejo o texto sendo digitado no Google:

    “PRESIDENTE REPÚBLICA BANANA ATENTADO PUDOR IMPEACHMENT”.

    Rsrsrs…

  6. Estamos sentindo muita antipatia de certos jornalistas seletivos que mentem descaradamente em nome do “jornalismo.”
    Blá, blá, blá …. outros…au, au, au……
    E continuam na profissão tendenciosos, militantes , corporativistas.
    Nota zero! Chatice!Jornalismo extremista.

  7. Que preguiça!
    A imprensa brasileira se acha superior!
    De quem acha que pode tudo.
    De quem acha que está sempre certo.
    De quem acha que nunca erra.
    De quem acha que é dono da verdade.
    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
    EU AMO MEU PRESIDENTE JAIR BOLSONARO!

    1. Bolsonaristas são como os zumbis de The Walking Dead. Um bando de Maria vai com as outras sem discernimento, vontade própria ou idéias. Se o Bolsonaro mandar que eles passem mel na bunda e se sentem num formigueiro, eles assim o farão.

  8. Embora eu ache que uma grande parte da imprensa brasileira anda merecendo mais até que uma banana, essa foi uma bola fora do Bolsonaro. Principalmente porque o pedaço de carniça podre também fez esse gesto. Foi um deslize do presidente, mas, eu já o perdoei e voto nele de novo em 2022.

      1. Tanto Lula quanto Bolsonaro, ambos erradissimos. Aliás nenhum representante deve dar esse exemplo de deseducação, rudeza e grosseria para ninguém. Em tempo, corrigir o português de alguém, por não conseguir rebater o comentário com argumento é profundamente deselegante. Ainda mais com ofensas. Influências vindas de cima? Que triste…

  9. Analfa? kkkkkk não estou te perguntando Careca de pau pequeno, estou te respondendo, recalcado.
    Não tem resposta, responde assim. Por isso a Isabela disse que tem pau pequeno. kkkkkk

    1. huuummmmm!!!! pau pequeno??? se eu fosse bobo — e sou, hehe — perguntaria: como você sabe?

      ou perguntaria: quem é Isabela, sua mãe???

      ou ainda, diria se tratar de projeção (Freud explica)

      ou, talvez, um profundo desejo sexual enrustido por mim

      quer saber… pensando bem… é meio pequeno mesmo, kkkkk

  10. E isso justifica a misoginia, a ignorância, o baixo nível, a estupidez do Bozo????
    Você continua ridículo. Como já lhe falei em várias oportunidades, a classe política brasileira é lixo.

  11. Imprensa ficou antipática, com certos indivíduos hipócritas.
    ___Toda hipocrisia no mundo às custas de angariar para si vantagens e benefícios, é tão medíocre e cansativo.

    XÔ folha!

  12. O luladrão entende mesmo de queima de arquivo.
    Leram a MANCADA dele defendendo rui costa, governador da Bahia?????????

    Cadê a imprensa para censurar a mancada?

    Abaixo a IMPRENSALÃO X IMPRENXULECA!

  13. A maioria dos jornalistas só fazem perguntas CRETINAS.
    Devemos respondê-los CRETINAMENTE.
    BANANA!

    Façam o favor de deixar o meu País em Paz!
    Fora folha!
    ___O PRESIDENTE É JAIR BOLSONARO! Querendo ou não!

  14. A tragédia do jornalismo, moderno, tipo pé-raspado, nos dias de hoje, __folha, groubo, e cia.ltda__ estão em decadência fazendo o pior trabalho: vandalismo no jornalismo.
    As pessoas, sem dúvida nenhuma, são atraídas pelo sensacionalismo (barato) e a mídia incentiva a isso… tem que vender as manipulações.

    Abaixo a imprensalão__folha!

  15. Cara , vc se supera. Parece cantor de um Cd só, ou melhor , tipo Reginaldo Rossi que só recebia aplausos qdo cantava “Garçom”. Cantor de uma música só. Vejo estas bandas antigas que não se atualizam com o tempo, Xuxa fazendo shows para baixinhos (hilário) … Interessante que, por falta de voz , estes velhos cantores sempre se utilizam do “com vocês” …vejo que o seu “com vcs” aqui tem cada vez menos público, ou seja, vc se supera contra sua própria habilidade de escrever e se atualizar com o tempo . Vc é bom, deveria saber disto e respeitar o próprio Dom, não ficar preso nos aplausos do velho circo .

    1. Amigos (mais um dos muitos que se escodem, contra a Constituição, no anonimato), destruir narrativas seria até uma das possibilidades, porém não é o caso. Observe que o Presidente da República passou quase três décadas no morninho do baixo clero, qual carrapato sugou intensamente, lá ficou ajeitando a si e aos familiares, aninhou-se em cargos, nomeou um batalhão de aspones e, principalmente, multiplicou por muito seu patrimônio pessoal. Acréscimo sem fundamento posto que o cargo não permite tal ajuntamento. E, pior dos pecados, nas três décadas ele não CONSEGUIU CONVENCER NINGUÉM para aprovar um único projeto de lei de sua lavra. Não fosse tantos outros dados, esse demonstra INSOFISMAVELMENTE tratar-se de uma pessoa d-e-s-q-u-a-l-i-f-i-c-a-d-a na extensão da palavra.

  16. O Lula deveria distribuir alguns exemplares da sua Capivara Vitae para Cuba, Venezuela, Argentina, Rússia e certos países africanos. Quem sabe arruma algum emprego para fazer maracutaias por lá e deixe os cofres públicos livres.

  17. A imprensalão ( groubo) já devolveu o quanto deve para os cofres públicos do país?
    O grupo folha, gosta d e insultar o Brasil, e para quem torce pelo choro dos outros, nosso sorriso é um insulto.

    Indiferença, com uma BANANA para certos profissionais da pseuda imprensa, é a forma mais eficaz d e magoar, e tem como moeda de troco a desconsideração.
    NOSSO APOIO, PRESIDENTE JAIR!

  18. Quanto ganha os vadios do jornal foia, para serem tão desnecessários? Para demonstrar a verdade basta uma frase, mas a tentativa de justificar a mentira, uma turma d e vadios (as) falsos filósofos, ainda escreve livros até hoje.

    O PRESIDENTE É JAIR BOLSONARO, APOIAMOS.

  19. A “banana” da foto acima é a que este carniça manda para a família de Celso Daniel e de todas as testemunhas assassinadas no caso conhecido como o massacre de Santo André.
    Como o crime deverá prescrever em pouco tempo, este bandido continuará livre, leve e solto !!!

  20. Não concordo com o que fez o Bolsonaro, Ricardo!
    Mas agradeço-lhe pelo texto!
    A IMPRENSA É O PIOR ÓRGÃO DE QUALQUER PAÍS!
    Quero ver esse mesmo estardalhaço pra criticar o jornalista da Record que pôs ao vivo uma mãe pra saber da morte da filha.
    Um abraço!

    1. Olá Gian, se me permites vou apontar inadequação em seu texto.
      A imprensa não é órgão. No Brasil predomina como atividade privada nas modalidades liberdade de imprensa e ou liberdade de empresa. É um segmento que pode contribuir com o aperfeiçoamento da cidadania e o desenvolvimento do povo, com efeito, trata-se de uma atividade muito relevante e deve atuar com liberdade.
      Outro ângulo é que as autoridades – principalmente as mais elevadas – devem atuar com serenidade e compostura (aliás, por falar em compostura, como é que pode as centenas de ex militares que compões o governo, sempre ciosos do decoro e da disciplina, permite que o Presidente pratique tantas macaquices de forma pública e em atos oficiais?) e dar o exemplo do respeito e da urbanidade. Vide que a Maria Antonieta Tropical, Lulinha Paz e Amor, Dilma Bolada e o Vampirão mantiveram a compostura e o decoro, logo, o mínimo do mínimo que o atual Presidente fazer é deixar os modos da espelunca e praticar a civilidade. Claro, isso é para ele um ideal inalcançável, porquanto ele é um desclassificado, bruto e xucro.
      Quanto ao “mundo cão” da TV do Bispo, do SBSteiras e quejandos eles se sentem, justamente, autorizados aos trucidamentos pelo que faz o ocupante do Palácio do Planalto. Grato.

      1. Lulinha Paz e Amor, Dilma Analfabeta e Vampirão manteram a compostura às nossas vistas, mas assaltaram e destruíram o país.
        Desculpe, mas seu argumento não serve pra mim.

  21. Caro Ricardo. Concordar e discordar com opiniões fazem parte da democracia. Sempre fui leitor do seu blog e agora também da sua coluna. Porém acho desnecessário que se use desses veículos para corrigir erros gramaticais das pessoas que comentam. Nem todos tiveram oportunidade de estudar, outros não se expressam corretamente mas isso não desqualifica suas opiniões. Vejo que você só corrige erros gramaticais de opiniões de esquerdistas. Chamar pessoas que não tem um nível maior de estudo de “analfa” é puro preconceito. Desnecessárias essas ofensas; esquerdopatas, coxinhas, mortadelas, vadios, chimpanzés nazistas, bananas, cretinos, milicianos e mais um rol de ofensas do povo contra o próprio povo. Que época mais insana esta em que vivemos.

    1. CHIMPANZE MILICIANO NAZISTA DE E XTREMA DIREITA Ao qual eu me refiro é o estrume que ocupa o cargo de presidente e a familia de milicianos dele nao tem nada a ver com o povo.

  22. Senhor blogueiro, o Lula não é mais o presidente. Não queira fazer comparações. Esqueça o Lula. Se o senhor acha que este doido que está presidência está fazendo o correto, bata palmas, diga que ele está certo, mas não venha fazer comparações, mesmo porque, este governo atual não deve ser comparado com nada, pois é imprestável.

  23. Triste ver alguém que seria a “mudança”, o Governo da NÃO CORRUPÇÃO agir da mesma forma dos antigos governantes…
    Por Lei, quando insultou uma pessoa (seja ela quem for), alegando que não merecia ser ESTUPRADA por ser muito feia, já deveria estar na PRISÃO!!!
    Ou seria atitude para desviar atenção…
    Por essas e outras que ninguém esquece do Lula… Culpa do Bozo!!!

  24. Prezado Ricardo,

    Teu blog é bom. Se mostra imparcial e de conteúdo.

    Entretanto existe nele um probleminha que, não sei se já percebeste, que é a infestação de comentaristas de extremo baixo nível e, por não dizer, criminosos. Essa gente tá destruindo teu blog, e não tem nada a ver com “democracia” ou liberdade de expressão não!

    Exemplos?

    – “CHIMPANZE MILICIANO NAZISTA”
    – “estrume que ocupa o cargo de presidente e a familia de milicianos dele”
    – “O CHIMPANZE NAZISTA MILICIANO DE EXTREMA DIREITA é um psicopata assassino e despreparado.”

    E assim vai.

    Praticamente todos esses comentários vem de um cara só. Tu sabes bem quem é o sujeito. Usa 5 ou mais nomes mas é um só. Enfim, o blog é teu, tu fazes o que quiseres com ele. Entretanto teus clientes somos nós. Tu podes argumentar que teu blog já foi visto por mais de 5 milhões de pessoas. Mas isso, na internet, não diz muito.

    As vezes queremos que nossos princípios prevaleçam, que todos, sem exceção, possam ter o direito à liberdade de expressão. Mas existe uma linha tênue entre isso e o crime.

    Conselho de quem já viu bons blogs se escafederem no limbo por causa desse tipo de coisa: tu devias de fato começar a tratar dessa gente com mais atenção.

    Mas como já disse antes, o blog é teu.

    Abços.

    1. Roger, muito obrigado pela gentileza do comentário. Gostaria de esclarecer, sem demagogia alguma, que o blog é nosso!! Eu e você o fazemos juntos.

      Você não é o primeiro a reclamar desses dois ou três animais que emporcalham este espaço. Particularmente, concordo com sua posição e preocupação: de fato, gente assim acaba transformando um bom ambiente em porcaria e afastando bons leitores.

      Até então eu não me importava muito. Confesso que até me divirto com esses idiotas. E sim: são dois ou três que usam nomes e e-mails diferentes, mas os IP’s lhes desmascaram a farsa.

      Quer saber? Você foi o divisor de águas!! De agora em diante não terão mais espaço por aqui. Que procurem outra freguesia ou comportem-se minimamente de forma adequada. Tava mesmo na hora!!

      Obrigado e bom carnaval!

      1. Ricardo,

        Antes de mais nada, obrigado!

        Acredito no debate democrático e na liberdade de expressão. Ainda mais em um país como o nosso, donde é necessário a participação de todos para solucionar os gravíssimos problemas que enfrentamos como, por exemplo, saúde, educação e saneamento básico. E eu acredito que opiniões bem embasadas, dentro de um bom contexto social, não importando se a pessoa é esquerdista, direitista, de cima, abaixo, etc, são bem vindas.

        Mas sejamos francos: alguns sujeitos são pessoas desestruturadas, gente que apoiou (e apoia!) criminosos comprovadamente condenados por crimes hediondos, regimes tiranos, gente que a pouquíssimo tempo atrás queria “regular” a imprensa (ou seja: calar os opositores, somente) e o pior: gente que não mostra o mínimo remorso pelos erros insanos de seus antecessores, como os milhões de mortos por causa de suas ideologias insanas, cujos efeitos ainda perduram, de fato, mundo afora em exemplos que, para eles, são o ápice da perfeição, mas muito espertamente, se recusam a irem morar nesses “paraísos”.

        Enfim, eu sei o quanto é duro a decisão de começar a repensar sobre o tratamento que damos à essa gente. Entretanto, se serve de consolo, tenhas a certeza de que eles jamais aceitariam, se assim pudessem, pessoas como nós, pensando diferente deles. E se pudessem mais ainda, eles de fato nos apontariam o paredão, literalmente.

        Nós é que somos bobos em ainda acreditar que uma árvore com raízes podres pode dar frutos. Nós queremos um mundo melhor, um país com mais justiça, mas acredito que falhamos feio em justamente permitir que os mesmos que destruíram nossos passados (e talvez até nossos futuros) continuem com zombarias, mentiras e humilhações morais, sem sofrerem consequência alguma, como se a justiça ainda continue sendo um artigo de luxo destinado à pouquíssimos.

        Mas mais uma vez, obrigado! Acredito que assim teu blog terá mais visibilidade, aceitação e aspecto justo daqui pra frente!

        Abços.

  25. Ninguém na imprensa criticou o Lula por fazer uma banana por um motivo bem simples: ele não fez isso. Essa foto, ao contrário do que o crédito “Google Imagens” diz, foi tirada por um fotógrafo do Globo em uma conferência em 2010. Em um determinado momento, ele bateu no antebraço fazendo uma pose irônica de fortão (ele estava criticando o uso de força pelos Estados Unidos). Isso está escrito na matéria do próprio Globo sobre essa conferência, onde essa foto foi publicada pela primeira vez:

    O discurso completo tá aqui: (tem que baixar)

    Não sei qual o asco que você sentiu naquele momento, mas como jornalista deveria o mínimo de responsabilidade e pesquisar o contexto da foto. Aliás, bastava pesquisar o crédito da foto que você descobria tudo isso!

    1. Tampouco ninguém na imprensa, também, criticou Lula pelas “mulheres do grelho duro”.

      Tampouco ninguém na imprensa, também, criticou Lula por dizer que “Pelotas é exportadora de viados”.

      Tampouco ninguém na imprensa, também, criticou Zé de Abreu pela “vagina não transforma em ser humano”.

      Tampouco ninguém na imprensa, também, criticou Ciro Gomes por dizer “minha companheira tem um dos papéis mais importantes que é dormir comigo”.

      Ou seja, a “imprensa” que você cita é bem seletiva em suas críticas.

      Você fala em “como jornalista deveria o mínimo de responsabilidade e pesquisar o contexto da foto”. Me diga: quem na SUA imprensa faz isso? Você por acaso vai lá naqueles veículos de imprensa mencionar esta escancarada verdade à eles? Ou você somente aponta esse tipo de fato em blogs que não vão na sua linha ideológica?

      E a foto de Lula é sim de fato ele mandando a banana para os EUA. Não muda muito o contexto bananal do assunto.

  26. Circula nas redes sociais que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) havia “dado uma banana” para a imprensa enquanto estava no poder. Neste mês, Bolsonaro fez o gesto ofensivo para jornalistas em duas ocasiões.

    A informação de que Lula fez “banana para imprensa” é falsa. O conteúdo refere-se a uma foto famosa do ex-presidente Lula, tirada pelo fotógrafo André Coelho, do jornal O Globo, na qual ele parece estar fazendo um gesto ofensivo. Na verdade, segundo reportagem do próprio O Globo, onde a imagem foi publicada pela primeira vez, o petista estava “batendo no antebraço, numa demonstração de força”.

    Lula não fez ‘banana para a imprensa’ quando era presidente© Foto: Divulgação Lula não fez ‘banana para a imprensa’ quando era presidente
    Essa foto foi tirada na 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, no dia 26 de maio de 2010 – quando Lula ainda era presidente. Durante o discurso, o petista criticou a postura dos Estados Unidos sobre o acordo nuclear entre Brasil, Irã e Turquia, assinado na mesma época. “Tem gente que, em vez de se sentar a uma mesa para conversar, prefere mostrar ‘eu tenho força’”, disse. Foi nesse momento que ele fez o gesto registrado na foto.

  27. Olá, bom, se sabemos que o gesto mencionado matéria não é uma banana e se a imagem é utilizada para chamada a leitura como se assim o fosse, sugiro a troca da imagem, pois trata-se de uma imagem falsa usada para apoiar uma opinião ao qual o autor apenas elucida ao término do texto.

    Fora isso já refleti a respeito e discordo que em algum momento houve tratativa similar ou que justifique as atrocidades que vem sido cometidas hoje…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.