AI-5 não é o remédio para enfrentar criminosos que clamam por baderna; mas a Lei

De um lado, criminosos em liberdade convocando quebradeira nas ruas. Do outro, autoridades falando em AI-5. Depois não entendem por que o dólar não cai e a economia não deslancha

Imagem: Google
 
Dias atrás, em mais uma desastrada manifestação pública, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente Bolsonaro, num programa de entrevistas disse que o governo poderia suscitar o famigerado Ato Institucional número 5 (instrumento utilizado pelo Regime Militar) para combater possíveis manifestações violentas no Brasil, como as ocorridas recentemente no Chile.

O AI-5, dentre tantas outras medidas, introduziu a censura prévia, cassou mandatos parlamentares, interveio no Congresso e Assembleias estaduais, proibiu manifestações públicas (mesmo as ordeiras) e impôs “toque de recolher”, dentre outras medidas ditatoriais e anti-democráticas. Me espanta e entristece profundamente quando vejo qualquer tipo de apoio, a algo assim, atualmente. Pior é que, à esquerda e à direita, não faltam energúmenos neste sentido.

Ontem foi a vez do ministro da economia, Paulo Guedes, tocar no assunto. Com aquele seu jeitão curto e grosso, disse, em referência às palavras do corrupto e lavador de dinheiro, o ex-presidente Lula (provisoriamente em liberdade graças a uma decisão do STF), que ao sair da prisão convocou a militância de esquerda a repetir os atos de violência e depredação chilenos no Brasil:

“Ou democracia é só quando o seu lado ganha? Quando o outro ganha, com dez meses você já chama todo mundo para quebrar a rua? Que responsabilidade é essa?”. E prosseguiu Guedes: “Não se assustem se alguém então pedir o AI-5. Já não aconteceu uma vez? Ou foi diferente? Levando o povo para a rua para quebrar tudo. Isso é estúpido, é burro, não está à altura da nossa tradição democrática”,

Pois é. Ainda que a fala indevida guarde certa semelhança com a estupidez dita, anteriormente, por Eduardo Bolsonaro, é bom não deixar de observar o contexto e o momento: uma entrevista ao vivo e diante das provocações da imprensa. Justifica? Não, de modo algum. Explica? Sim, tudo. E digo mais…

Lula e seus asseclas, muitos deles criminosos de altíssima periculosidade, como José Dirceu, João Vaccari, Delubio Soares, Antônio Palocci, dentre tantos outros assaltantes e agitadores profissionais, igualmente em liberdade provisória ou cumprindo penas alternativas, quando não respondendo à processos penais (ou respondido), como a presidente do Partido dos Trabalhadores, a histriônica Gleisi Hoffmann, também conhecida como “Crazy Hoffmann”, quase diariamente proferem palavras públicas tão ou mais perigosas que AI-5.

Pior, não se consideram golpistas, fascistas e ditadores quando convocam uma quebradeira popular para retirar um “juiz ladrão” (Ministro Sergio Moro), um “chefe de milícia” (Presidente Jair Bolsonaro), um “líder de quadrilha” (Procurador Federal Deltan Dallagnol) dos respectivos cargos públicos, os quais ocupam legitimamente e legalmente, dentro das regras do Estado Democrático de Direito. Para essa canalha incorrigível, o processo legal e democrático que impichou a estoquista de vento foi um “górpi”. Democracia é retirar no pau, eleitos e funcionários públicos.

Pau que dá em Chico dá em Francisco! Ou ao menos deveria. Nem devem ser admitidas de um ladrão, como Lula — que não ocupa cargo público — nem de um deputado, como Eduardo Bolsonaro ou um ministro, como Paulo Guedes — que ocupam cargos públicos — quaisquer palavras que afrontem a democracia e a segurança popular. Todos deveriam ser censurados pelas falas irresponsáveis e admoestados publicamente.

Fingir, com finge grande parte da imprensa — como sempre! — , que as palavras dos meliantes não existem e que não são um risco e uma afronta à democracia, não só é uma forma de conivência, como uma profunda assimetria de informação. Vigia-se e cobra-se, apenas dos “mocinhos”, o respeito à democracia, enquanto cerram-se olhos e ouvidos às atitudes e palavras subversivas dos meliantes.

Se baderna existir, que as forças de segurança atuem com o máximo rigor, mas que absolutamente todas as instituições sejam respeitadas e preservadas integralmente, e que os agitadores recebam o tratamento penal adequado, previsto em lei.

Ninguém precisa de AI-5 para isso!

Leia mais.

32 thoughts to “AI-5 não é o remédio para enfrentar criminosos que clamam por baderna; mas a Lei”

  1. Olá Inundado, Lulinha Paz e Amor e os governos do PT não exploram e nem faturam com as comemorações do futebol. Separam os interesses públicos do interesse de partido. Nada de diminuir os recursos destinados ao esporte e utilizar, para posar de apoiador, dos aviões da FAB. São coisas que separam o vinho do vinagre.

    1. Olá, adorador do ex- presidento inocento que junto com a ex-presidenta inocenta afundaram o País na maior recessão de sua história, além de comandarem a maior roubalheira de dinheiro público da história do mundo.
      Lulinha Paz e Amor Pelas Propinas Milionárias é esse ser “pacífico” que, além de ser o político mais corrupto da história do Brasil, saiu da cadeia incitando atos fascistas contra um governo eleito democraticamente?
      É essa mesma jararaca que despejou seu veneno da demagogia fascista contra o Plano Real (que acabou com décadas de inflação), contra o Bolsa-Escola ( de que depois se apropriou mudando apenas o nome p/ Bolsa_Família) , contra a LRF (que durou até a criminosa farra lulopetista quebrar o País) e contra o Proer (do qual se vangloriou, em 2008, dizendo que ia ensiná-lo ao Obama)?
      Esse mesmo “democrata” que fez campanha para derrubar todos os presidentes que o venceram nas eleições?
      Esse mesmo mega-ladrão que. junto com a junto com a santa de Pasadena, enterrou bilhões dos recursos da saúde, educação, esporte, assistência social e infra estrutura nas inúteis, superroubadas e faraônicas obras das Olimpíadas e da Copa do Mundo ?

  2. Inundado, o povo chileno foi às ruas e lá esta justamente pelo motivo de lá ter sido adotado as medidas e o modelo Paulo Guedes. Acorda pra vida!

  3. Eu sou a favor do AI-5, meu pai viveu nesta época, não tinha bandidinho ou usuários de drogas, comercializando ou usando isso em vias públicas, dava 22:00h tava todo mundo quietinho em casa. Hoje seu vizinho não te respeita põe som alto até a hora em que der na telha, vc chama a polícia não dá em nada, no máximo te levam para a delegacia e vc fica lá até as 02:00h preenchendo uma pilha de papeis, esse é o nosso Brasil, imaginem os furtos aos cofres públicos por “pessoas de bem”, certa feita um amigo perdeu sua licitação por não pactuar com tal fato, chegaram na loa dele e fizeram uma compra de R$ 3.000,00 queriam uma nota de R$ 40.000,00, o fato dele não aceitar fizeram com que eles cancelassem a licitação e colocassem uma pessoa que ia pactuar com tudo aquilo, resumindo o mal do brasileiro é ele próprio, que aceita passivamente a corrupção diante disto ter toque de recolher e ficar sem internet depois das 18:00h seria um bom sacrifício para consertar um país cheio de problemas. Com relação a ditadura se for igual a tantos relatos de pessoas que viveram esta época por mim pode voltar, se for para acabar com esta corja de políticos, pois se tem u m querendo fazer o bem sempre tem três querendo atrapalhar, visando o poder em primeiro lugar

    1. Alisson, talvez teu pai tenha motivos particulares para gostar da ditadura – é coisa difícil de aferir, mas respeito a opinião das pessoas.
      É fato que a ditadura jogou muito dinheiro fora com barbaridades do tipo de transamazônica, desmatamento do cerrado, construção de ferrovia do aço, cujo esqueletos enfeiam os morros das Alterosas.
      Delfim Neto engabelava os trabalhadores dizendo que primeiro o bolo tinha de crescer, ocorreu porém que nem o cheiro de bolo o povo sentiu. (Exatamente o que acontece agora quando os direitos vão sendo suprimidos e as promessas de melhoria são feitas a três por quatro) Houve muita roubalheira como Coroa Brastel, Delphim, Escândalo da Mandioca e etc. Muitos brasileiros bons foram postos para correr do país e em seu lugar foram postos os cabeças de bagre que gostavam de dizer sim senhor, não senhor. Acabaram com as ferrovias e adotou-se um sistema de ensino embrutecedor no qual não se fomentava o pensamento livre e criativa, mas a repetição servil. A partir dai a televisão tomou conta e passou a ditar o modo de vida da quase totalidade da população.
      Os governantes de plantão usavam óculos escuros e preferiam o cheiro de cavalo ao do povo.
      De modo que o resultado, para a maioria do povo, foi desastroso. Coisa para não se esquecer e não repetir jamais.

    2. Alissom,
      Não houve ditadura, houve um regime militar que foi necessário para evitar, aí sim, uma ditadura comunista imposta pela União Soviética e Cuba para ser instalada no Brasil. A prova que não foi ditadura é que os militares se revezaram e depois de alguns anos devolveram o poder aos civis. A devolução era para ter sido feita bem antes mas havia o risco dos bandidos terroristas da esquerda voltarem, tanto é que depois de décadas voltaram e fizeram este estrago todo nestes treze anos de pt (perda total). E quer voltar de novo, dá para acreditar?
      Eu vivi esta época, servi ao exército em 1969, nunca tive problema nenhum, nunca fui preso, nunca fui torturado porque eu era e sou um cidadão correto e respeitador das leis, aos quatorze anos já trabalhava de office boy numa siderúrgica multinacional, onde meu pai trabalhava e estudava a noite, era uma época espetacular.
      Os terroristas que acreditaram na conversa da esquerda e resolveram enfrentar as forças armadas deveriam saber os riscos que corriam. Hoje ficam resmungando que foram presos, torturados, etc.. quem vivia corretamente e respeitava as leis não teve problema nenhum.
      O brilhante ministro Paulo Guedes disse muito bem, sendo provocado como sempre pelos jornalistas petistas :” NÃO SE ASSUSTEM SE ALGUÉM ENTÃO PEDIR O AI-5″. Se referindo aos absurdos que o presidiário solto temporariamente está falando. Não vi nada demais. O Ladrão pode falar o que quiser e o ministro, homem sério, correto, trabalhando dia e noite para tirar esta merda de país do buraco que o ladrão colocou não pode falar nada que a patrulha da mídia escrota cai de pau, o dólar sobe, a bolsa cai, Ah vá para a pqp, que país de merda.

      1. Sérgio, sugiro que você leia o livro “Brasil Nunca Mais”. Se mesmo depois disto você mantiver suas ideias, aí acho que é caso de internação.

        1. Marcelo, eu não preciso ler livro nenhum. Eu nascí em 1950 e já estava virando adulto em 1964 portanto eu vivi (muito bem) todo o período do regime militar e sei muito bem o que eu penso e falo, não preciso de nenhum livro para tirar minhas próprias conclusões. O livro “Brasil nunca mais” é a opinião e a visão de Dom Evaristo Arns, um esquerdista e do rabino Henry Sobel, aquele que gostava de roubar gravatas Hermès em Miami, não é a minha visão. Quanto a sua sugestão sobre internação, é típico da esquerda e eu não vou descer neste nível.

    1. Baderneiros , kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Tinha que ser esse Robes Mendes mesmo, reaça, ignorante e baba ovo de Blogueiro.

      Sujeito autoritário, deve ser corno tbém.

      1. Judge, o Congresso Nacional acaba de dizer pro Piá de Prédio que o assunto prisão em segunda instância fica para 2020. É só mais uma bola nas costas do ex juizeco de roupa preta. Os fanzocas, reacionários e ou ingênuos, choram copiosamente, dá dó.

        1. Robes, vai cantar o hino nacional na praça da liberdade com a camisa da seleção brasileira mostrando todo o patriotismo e inteligência do seu ser.

  4. A princípio, repito, a princípio, a força policial e repressiva não precisa ser tão radical, mas deve ser um pouco acima da força do poder de anarquia da bandidagem para a disputa não ficar empatada e, no final do segundo tempo, o Toffoli, espécie de Gabigol da Justiça sair do banco, entrar em campo, fazer uma tabelinha na grande área com o Gilmar e desempatar a favor dos bandidos, né?

  5. Enquanto o Brasil não acorda desse sonho ruim chamado Bolsonaro x Lula, ou direita x esquerda, ou esquerda x direita, não importa, é algo totalmente secundário já que a economia só vai bem nos pronunciamentos oficiais e o dólar não para de subir. Dizem que a economia reage enquanto os Correios prestam um serviço aos importadores e lojistas igual ao da Indonésia. O sit de rastreio não funciona bem diariamente, encomendas são devolvidas aos expedidores por conta desse famigerado e maldito despacho postal que impõe ao importador só realizar suas operações com envio registrado, o que significa dezenas de Euro de frete se ele importa da Holanda, Dinamarca ou Noruega. Enquanto o envio não registrado signfica metade do valor, mas como não tem rastreio, e o Correio brasileiro não notifica por carta para pagar o despacho, somente pelo site de rastreio, dezenas e dezenas de encomendas estão sendo devolvidas ou não entregues a seus importadores. Esse é o principal motivo que justifica a privatização dos Correios. O serviço que presta hoje só é de qualidade no que se refere aos carteiros. O site dos Correios é de nivel de terceiro mundo. Vive com problemas. E o fato de não notificar mais por carta está provocando uma perda de milhares de encomendas de pequenos importadores brasileiros. O Correio brasileiro já foi um dos 5 melhores do mundo. Hoje o serviço que presta no ambito das importações é de nivel muito elementar. Caminha a passos inevitáveis para a privatização e demonstra que parece a única solução.

  6. VAMOS CANTAR MINHA GENTEEEEEEE: EU SOU O NEO LIBERAL / DO DOLAR A 5 REAL / MEU VOTO FOI UM TIRO NO ESCURO / E AGORA ESTOU TAO DURO / QUERIA VIAJAR / MIAMI NAO DA / SO DA SE FOR DE BUSAO PRA PORTO SEGURO KKKKKKKKKKKKKKKKKK

  7. O mais engracado e que a esquerda esta quieta, imovel, so observando os CHIMPANZES MILICIANOS DE EXTREMA DIREITA se devorando uns aos outros por causa de dinheiro kkkkkkkk Os toletes estao desesperados é porque o “governo” deles é um lixo, um circo cheio de palhaços, porcos, chimpanzes e rinocerontes despreparados sem estudo e berço. um bando de CHIMPANZES MILICIANOS DE EXTREMA DIREITA, a escoria da humanidade kkkkkk

    1. Como fala merda esse tal de peterssssssss.
      O presidente Bolsonaro foi eleito pq o povo sentiu que estávamos a beira de um precipício chamado roubalheira e corrupção.
      Com a extinção do pt, temos a esperança de que dias melhores virão.

  8. O Maia, o patriota meia boca que preside o caríssimo congresso, só pode estar “atendendo a pedidos” ou é daqueles que se perguntar o que faz da meia noite às seis, ele diz que dorme.
    Não é possível que ele tenha a cara de pau de adiar um assunto tão prioritário para o país, que só depende de bravura, muita vontade de trabalhar e rabo solto.
    Como se não bastasse a CF já ter esperado mais de trinta anos pela solução definitiva para a questão da segunda instância, o preguiçoso Maia ainda adia mais uma vez o assunto, agora para 2020.
    Desse jeito, nem quando a CF e o Maia estiverem caducando, o Brasil combaterá a impunidade dos Ladrões de Lagosta.

  9. Oi Cada Vez mais REAÇA, BOÇAL, CANALHA, MENTALMENTE INDIGENTE, MENTALMENTE INDIGENTE E TOLETE DE ESTERCO

    VC pediu a aplicação das leis (VC e lei são coisas pouco afins) contra os caminhoneiros baderneiros e grevistas que custou ao Brasil 1% do PIB?

    Contra a greve dos caminhoneiros baderneiros e grevistas que foi apoiada pelo PRESIDENTE ASSASSINO E MILICIANO que custou ao Brasil 1% do PIB?

    Não me lembro de VC ter pedido a aplicação das leis contra os milicianos e o governador nazista genocida Wilson Witzel (parece que há uma quantidade enorme de nazistas no meio desse pessoal de sobrenome esquisito)

    Não me lembro de VC ter pedido a abertura de impeachment contra o PRESIDENTE MILICIANO e seus asseclas, pois é o que a LEI MAIOR prevê quando esses pilantras bandidos agem como vêm agindo.

    É muita canalhice e má fé a serem usados para alimentar os BOZOANTAS

  10. Vejamos se estou errado, segundo análise que faço diante da desprezível fala do ministro quanto ao inadmissível A.I 5:

    **Precisamos de gerar emprego, para uma parcela imensa da população que está desempregada e sem oportunidades de trabalho ou então na informalidade, causando sérios prejuízos.
    **Precisamos de estabilidade econômica, de uma credibilidade verdadeira para que os investidores, venham trazer seu capital e fomentar nosso desenvolvimento.
    **Precisamos de que estes governantes se preocupem com educação, para que possamos utilizar nosso capital intelectual muito mais e evitar a evasão deste capital para fora do país, como ocorre atualmente.
    **Precisamos fomentar e muito a pesquisa acadêmica, propiciando um melhor aproveitamento do potencial destes estudantes que estão relegados a segundo, terceiro planos, com fraquíssimos investimentos em pesquisa e desenvolvimento.
    Pelo pouco que conheço, a única coisa que não precisamos é de uma nova ditadura. Portanto senhor ministro, trate de cuidar unica e exclusivamente da parte que lhe cabe, ao qual o senhor tem plena competência e conhecimento para solucionar. Quanto a essa outra parte, que não lhe cabe, deixe para os setores competentes. Com certeza os resultados serão bem melhores.

    Se cada um fizer a parte que lhe cabe, nossa nação será muito melhor.

  11. O regime militar criou o Mobral e aliviou em reduziu de 49% para espetaculares 19%, a ignorância do otariado nacional porque os estudantes tinham segurança e a bandidagem tinha medo da ação policial após o horário das aulas.
    Naqueles tempos, só depois da 23:30 horas a PM sentava a borracha nos temidos vagabundos e desocupados carinhosamente chamados pela sociedade trabalhadora de “maconheiros”.
    A Ruth Cardoso derrubou de 19% para 10,5% com Bolsa Escola para estimular a criançada.
    O Lula e a Dilma roubaram o estimulante Bolsa Escola da criançada e aumentaram de 10,5% para 14,5% a ignorância do otariado nacional.
    Evolução do analfabetismo:
    Em 1963 – 49%.
    Em 1994 – 19%
    Em 2002 – 10,5%
    Em 2016 – 14,5%
    Hoje, a gente vê a criançada anda bastante motivada nas ruas em direção ao ensino.
    É só o sindicato dos professores deixaram as escolas em paz que, dentro de uns cinco anos, com a redução das tradicionais greves de meio ano capitaneada pela turma da Bebel, esse índice nacional caia para menos de 10%

  12. Oi Cada VEZ Mais REAÇA e Boçal, Canalha, Mentalmente Indigente e Isento de Verdade e Toletão de Esterco.

    Me desculpe, mas não me lembro de comentários e pedidos defecados por VC sobre bardenas e pedido de “aplicação da lei” quando o STF foi vítima dos BOZOANTAS, quando o MBL (outro antro de fascistas e milicianos digitais) fez arruaças e badernas em várias capitais brasileiras.

    Não me lembro também comentários e pedidos defecados por VC sobre “aplicação da lei” sobre as agressões, inclusive físicas, de um nazista do MBL (como há canalhas fascistas não é mesmo?) contra a “cozinheira crioula”.

    Como VC é podre, hein Cada VEZ Mais REAÇA e Boçal, Canalha, Mentalmente Indigente e Isento de Verdade e Toletão de Esterco.

  13. Brasil livre! Luladrão na prisão.
    A verdadeira ameaça para Brasil, foi acreditar na sigla p/t, com apoio de gatunos de toda espécie, juntos na cleptocracia.
    O que eu penso, o administrador do país, sem dúvida, deve todos os dias refletir sobre sua conduta e modo d e governo. Viveram d e modo extravagante pensando na zona d e conforto, o povo ressentido,sofrendo sob ameaças ainda de apoiar o ” pai dos pobri$”, pagando merrecas, fazendo marchas nas rodovias, gritando palavras desconexas que o ” pai dos pobri$” é o melhor presidente para a nação, por fim, o clã não aguentou junto com a sigla tosca, foi incapaz de sustentar sua oposição.
    Fazendo o papel de pirata, ensinando picaretas papagaios de pirata imitar leão rugindo, do lado de lá o povo à margem do mar, vendo o barco à deriva, flutuava com facilidade , engolido dependendo da felicidade do povo, ordeiro e que trabalha.
    Ser benevolente para com o povo, sim é preciso. Mas, incitar pessoas
    a cometer atos TERRORISTAS, tolerância tem limite.
    Aplicar a coerção sim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *