Aha, uhu, o E.M. é nosso! Autor do blog estreia nesta sexta-feira coluna semanal

Convidado a assinar coluna exclusiva, na versão digital e site do jornal Estado de Minas, blogueiro agradece os leitores amigos e inimigos

Ricardo Kertzman, autor do blog Opinião Sem Medo e agora colunista do Estado de Minas

“Não dura uma semana essa merda”. “Aproveite seu espaço, pois vai acabar”. “Esse lixo de blog ninguém lê”. “Só mesmo o UAI para hospedar essa porcaria”. “Portal falido de jornal falido”.

Ai, ai… Recordar é viver. Essas são apenas algumas das frases que me habituei a ler por aqui, nos últimos três anos.

“Você é pago pelo Aécio”. “Você paga para escrever”. “Você deve ser amigo do dono do jornal”. “Andréa já era, você já era”. “Quanto você ganha para escrever essas merdas?”

Pois é. Três anos depois e quase 5 milhões de leitores únicos, eis que blog e blogueiro recebem a melhor notícia do ano: um convite para assinar uma coluna semanal, exclusiva, na versão digital e site do Estado de Minas, o grande jornal dos mineiros.

Sim, na sequência de Alexandre Garcia e Marco Antonio Villa (só isso!!), sexta-feira é dia de Ricardo Kertzman. Ulálá!!

Onde (os responsáveis) estão com a cabeça? Sei lá eu. Só sei que adorei o convite, sou muitíssimo grato pela confiança e honraria, e farei o melhor que puder para corresponder às expectativas.

De coração, muito obrigado leitores do Opinião Sem Medo! Todos vocês, sem exceção, fazem parte do sucesso que me conduziu até aqui. Não importa se amigos ou inimigos; se educados ou grosseiros; se mansos ou raivosos; se diários ou esporádicos.

O blog continuará normalmente. Minha página pessoal no Facebook também. Mas os convido a me acompanhar também no Estado de Minas, sempre às sextas, na versão digital e site, com textos inéditos e exclusivos.

Aviso aos navegantes: lá, o pau não pode quebrar nos comentários, não, hehe. Agora que a turma bolsonarista se uniu à petralhada para me espancar, isso ajuda bastante.

Valeu, pessoal!

www.em.com.br

 

58 thoughts to “Aha, uhu, o E.M. é nosso! Autor do blog estreia nesta sexta-feira coluna semanal”

  1. Parabéns, Ricardo! Merecido! Você escreve bem, cara. Consegue colocar seu ponto de vista como ninguém fazendo uma análise clara do que rola por aí. Embora nem sempre comente, sempre te leio. Sucesso!

  2. Parabéns! Apesar de alguns desentendimentos, alguns até bem pesados, curto seu blog e com certeza serei leitor da sua coluna. Paz e alegria!

  3. Bacana Ricardo, mesmo sem concordar com muitas coisas que você digitou, respeitei e defenderei o seu direito de escrevê-las. Parabéns.

  4. Ricardo. Parabéns pela conquista e boa sorte!
    É uma honra soltar minha raiva contra essas ratazanas que infestam a Nação no ringue do seu blog, que se tornou um importante formador de opinião e destemido fiscal combatente na luta em defesa da conduta ética dos governantes brasileiros.

  5. Bom dia Menino Ricardo!
    Parabéns! O convite é o fruto de um trabalho sério, árduo (tem gente que acha que escrever é fácil…), compromissado com a realidade sob sua ótica pessoal e, sempre que necessária, imparcial. Mas é a transparência do seu modo de ser que percebemos em sua opiniões pessoais – firmes e, às vezes, contundentes, que é sua marca, reconhecível por aqueles que sempre estão acompanhando seu trabalho, mesmo sem a manifestação expressa nos comentários.
    Estarei lá às sextas-feiras!
    Mais uma vez, parabéns!
    Lílian

  6. Parabéns!
    Mais do que merecidos, pois este blog se afirma como um dos raros espaços na mídia onde se pratica um verdadeiro jornalismo. Apesar de (ou, sei lá, exatamente por) não ser jornalista, Ricardo exercita aqui diariamente o pensamento crítico que o jornalismo foi perdendo, principalmente ao longo das últimas duas décadas. Um pensamento crítico e investigativo que não importa se tenha ou não lado político, MAS QUE ABSOLUTAMENTE NÃO ABDICA DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO VERDADEIRO JORNALISMO.
    No período de 2003 a 2015, enquanto o País era submetido a um governo que, por abrigar utopias ideológico-políticas autoritárias, vencidas e desmascaradas pelo tempo e pelos fatos históricos, se organizava numa poderosa e criminosa quadrilha para se perpetuar no poder, a grande imprensa se calou, se omitiu, se vendeu. Enquanto o País descia a ladeira, grande parte de nosso jornalismo tupiniquim, narcotizada por uma espécie de milionária “Bolsa-Imprensa” e/ou por razões ideológica dogmáticas, se submeteu subservientemente até quando não havia mais como negar a presença daquele elefante na sala de estar.
    Guardadas as devidas proporções, é oportuno lembrar a Alemanha de Hitler. Ali, quando o horror e destruição de uma país se consolidaram, a grande questão era: “como isso foi possível” e “quem são os responsáveis?” E nessa busca de culpados, muitos se esqueceram de lembrar que, sem a conivência ideológica e a omissão covarde de tantos, aquele grupo de criminosos jamais teria chegado aonde chegaram.

  7. Mandaram você escrever sobre o que, agora, golpista? Qual é a trama? Será que vai continuar defendo isto que está aí? Penso que sua situação é parecida com a de quem defeca na roupa. O cara pode se limpar e, até trocar as peças do vestiário, mas todos vão apontar e dizer, ao vê-lo: “Olhem lá o cagão!”

  8. Como assim? Os xingamentos e os exóticos cruzamentos de raças são as partes mais engraçadas! Logo elas ficarão de fora? Então, será preciso aumentar a dose por aqui! kkkk

  9. Sensacional! Parabéns! Precisamos de mais pessoas na “grande mídia” que buscam a verdade e o que é justo, o que é certo, independente de ser difícil, trabalhoso, custoso ou que desagrade grupos específicos. O que é certo, é certo, mesmo que ninguém esteja fazendo. Obrigado por dar voz a milhões de brasileiros. Grande abraço direto do Planalto Central

  10. Ricardo,

    Minhas sinceras parabenizações.
    Impressionante: mesmo sendo tão criticado pelos fanáticos, os mais sensatos veem em você uma imagem de
    bom debate. Colhemos o que plantamos. Lula preso e você cada vez mais liêre.

    Parabéns. Fiquei bem contente, camarada.

    Ulálá!

    Abraço afetuoso.

  11. Parabéns Ricardo!
    Quanto àquelas criticas que recebeu no início, elas apenas corroboram o bom e velho ditado: “o que não mata engorda”! Sucesso!

  12. Olá despido de telhado, assim como eu! Não posso deixar de reconhecer o seu talento por conhecer a liturgia da escrita. Embora, digamos, no tocante a preferência política, estamos diametralmente em posições oposta. Deixei de lê seu blog porque você deixou de publicar alguns comentários que eu fiz, especialmente quando em dizia que Aécio deveria ser preso e não poderia ter a proteção do STF, especialmente da Ministra Carmen Lucia que lhe deu o salvo conduta quando foi impedido de frequentar o parlamento e recolhimento noturno. Mas de qualquer forma vou acompanhar seu trabalho no EM, pois, gosto de ouvir opiniões contrárias para eu tirar as minhas conclusões. Boa sorte!

    1. Caro,

      Obrigado pelo comentário e pelas palavras.

      Acabei de pesquisar nas pastas de spam e de excluídos e não há um só comentário seu. Até porque, o que mais tem por aqui é neguinho descendo o cacete no Aécio, chamando-o de tudo o que você possa imaginar. É fácil comprovar, basta pesquisar nos posts.

      Eu jamais excluí qualquer comentário que ou não fosse extremamente ofensivo, que não usasse palavrões muito pesados ou que não contivesse preconceito sob qualquer forma.

      Além do mais, por mim, podem xingar o Aécio, o Bolsonaro, o Lula, o Papa, a mim… Tô sempre de boas!!

      Abrs

  13. Parabéns Ricardo,
    Reconhecimento mais do que justo do seu sucesso. Gostei do seu blog desde quando comecei a ler porque você é sincero, inteligente, tem uma narrativa bastante peculiar para expor a triste realidade política brasileira e, como eu e muita gente, não está nem aí para esta bobagem do atual linguajar politicamente correto.
    Boa sorte, sucesso também na sua nova coluna semanal e eu continuarei aqui me divertindo com o seu blog, com os comentários dos amigos do blog e eventualmente comentando também quando achar que posso contribuir positivamente com os debates.

  14. Muito feliz, vendo meu pomar com novas árvores frutíferas.
    Além de exercitar, eu vejo a conclusão da obra-prima divina.
    O Paraíso das jabuticabas___Sabará–MG, envia abraços, junto com os nossos.
    Obrigada por ter que nos aguentar aqui…kkkkkkkkk…

  15. Agora sim vou ficar bipolar, meu doctor ‘*psi-teatra’ vai adorar…estarei lá e aqui!
    *Psi ou Ψ(forma abreviada do inglês pound force per square inch, cujo símbolo também pode ser escrito como lbf/in²) ou libra-força por polegada quadrada é a pressão resultante da força de uma libra-força aplicada a uma área de uma polegada quadrada)…isso é mais ou menos como um cérebro bipolar funciona onde o doctor monta uma peça teatral de como sua mente deve funcionar quando a normalidade está perto do fim da normalidade.
    Ps: bipolares conseguem compreender a explicação acima, se qualquer um comentar que a entendeu ganha diploma de menino maluquinho igual ao do evaristo e ainda, de brinde, um penico pra por na cabeça pois pensarão que vc é psicologo…doido que só escreve ‘fezes’.

    Ricardo, mais que opinião sem medo, sua opinião é uma opinião sincera..’que nem’ a minha sobre o evaristo!
    Tô na lista para participar da progressão do seu sucesso!
    Abr!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *