Bolsonaro terá de escolher entre o apoio do Congresso ou o da população; entenda

Ou o presidente veta a tal Lei de Abuso de Autoridade ou se verá em maus lençóis. Pessoalmente, acho que fará a pior escolha. Tomara que eu esteja errado

A caneta é sua, presidente! (Foto: Sergio Lima/AFP)

Jair Bolsonaro terá de escolher um lado: o da conivência com corruptos e corrupção; ou o combate, sem tréguas, como prometeu em campanha, ao maior mal do País.

O golpe — mais um, aliás — orquestrado e capitaneado por Rodrigo Maia, contra a sociedade que exige justiça para todos, irá para a sanção ou veto presidenciais.

A lei (de autoria de ninguém menos que Renan Calheiros) foi votada e aprovada, outra vez, na calada da noite, em tempo recorde e de forma anônima.

Tamanha traição só foi possível porque o próprio PSL, partido do presidente, aderiu ao golpe contra a justiça e cuspiu na cara dos otários que acreditaram nele.

Bolsonaro já deu mostras de que não é a vestal que vendeu aos eleitores. O boicote escancarado ao projeto de Sergio Moro é um exemplo incontestável.

A proximidade e apoio a Dias Toffoli, inclusive no que tange a blindar seu filho, Flávio — o amigo do Queiroz — , é mais uma atitude desprezível do presidente.

Pessoalmente, não acredito que tudo o que ocorreu semana passada, no Congresso, não tenha sido devidamente combinado com o Planalto. Ou seja, com a conivência presidencial.

Mas não quero, nem serei leviano a esse ponto, criticar e até mesmo acusar de “cúmplice da corrupção” Jair Bolsonaro, até que a realidade me endosse ou não as palavras.

Espero, sinceramente, que o presidente vete esta lei que não coíbe abuso de poder algum, mas, ao contrário, limita e muito o combate à corrupção.

Não vetando — nem que seja parcialmente — restará claro que o discurso moralista era só propaganda enganosa. Daí, meus caros, para mais um presidente impichado será um pulo.

Como? Por quê? Simples. Moro terá de puxar sua carroça. Consigo, levará mais da metade do apoio e credibilidade deste governo. Restará ainda Paulo Guedes, mas por quanto tempo?

O resto, Bolsonaro fará — como já faz — sozinho. A cada idiotice que bradar, a cada decisão estúpida que tomar (como nomear o filho embaixador), cavará mais um pouco a própria cova.

Rodrigo Maia não vê a hora de ter seu momento Eduardo Cunha. Ou alguém duvida?

Leia mais.

37 comentários em “Bolsonaro terá de escolher entre o apoio do Congresso ou o da população; entenda

  1. Parabéns pela lisura e coerência, Ricardo. Jornalismo não deve ser feito a soldo, como se vê tristemente por aí. Sugiro que vc disponibilize o encaminhamento dos seus textos via Wahts App. Bons textos e ideias devem circular para nos vacinar contra a ignorância.

  2. Desde de a famosa “Delação do fim do Mundo” inúmeras tentativas veem sendo feitas para derrubar a Operação Lava Jato. Articuladas no Congresso (principalmente PT, PSDB e Centrão) e com apoio de alguns ministros do STF (Toffoli, Lewandowski e Gilmar Mendes) de setores da imprensa, todas elas fracassaram até então–inclusive essa criminosa invasão dos celulares de autoridades, juízes e procuradores, comandada p/ PSOL/PT/PCdoB para tirar da cadeia o ex- presidente mais mais corrupto da história.
    Mas esse último ato criminoso, ao que parece, vai ser sancionado pelo idiota do Bolsonaro, que aderiu à corruptalha para salvar os seu filhinho corrupto.
    Se isso acontecer, espero que o Moro caia fora desse governo, e torço para que Mourão venha assumir no lugar desse imbecil.
    Mas repito: se a eleição fosse hoje entre Bolsonaro e qualquer candidato de esquerda (PT, Psol, PCdoB, PSD etc), votaria incondicionalmente em Bolsonaro.

  3. Em O Antagonista, 18/08/19)
    Em entrevista ao Estadão, Romeu Zema, governador de Minas, afirmou que o governo Jair Bolsonaro deveria evitar “pautas minúsculas” e “focar em coisas maiores”.

    “O governo tem boas intenções, mas tem pecado na coordenação. Em alguns momentos a comunicação deixa a desejar, entra em pautas minúsculas, enquanto deveríamos focar em coisas maiores, grandiosas, imprescindíveis. Faz parte do estilo dele [Bolsonaro] levantar polêmicas que, do meu ponto de vista, não seriam necessárias.”

  4. Mesmo Bolsonaro vacilando e ficando com o Congresso-Renan Calheiros, ainda assim foi a melhor escolha (Entre o poste ou fantoche Haddad e ele). Considerando a possível volta de Lula em grande estilo, Bolsonaro foi a melhor opção, disparado, mesmo nos envergonhando agora, caso ele opte pelo lado errado. Muita coisa mudará em mim com relação ao Jair Bolsonaro caso ele flerte com a corrupção. Quero que ele vá até o fim de seu mandato e torço para passar logo este período. Tecnicamente Bolsonaro está fazendo um grande governo, o Brasil está caminhando para melhorar, apesar da grande imprensa divulgar e dar manchete apenas para fofocas, erros ou equivocos naturais de inicio de governo, falas desastradas e impensadas de Bolsonaro. Por de trás do presidente (desastrado) existe uma equipe (escolhida por ele) trabalhando e bem. Mas eu não votei em Bolsonaro, votei numa ideia, num propósito de mudança em relação ao que a esquerda radical estava fazendo aqui no Brasil nos últimos 20 anos. O Brasil estava caindo num precipício com Dilma e o Temer, logo o Temer, nos salvou do pior e pelo menos segurou a barra. Este será o maior teste de Bolsonaro, sem a menor dúvida.

  5. Olá Inundado, a eleição de alguém através dos botões (como disse Fernanda Montenegro), opção potencializada pela facada que não aleijou e, que não participou de qualquer debate – ainda que se despreze todos os demais sinais indicativos da falta de mínima capacidade do eleito – não poderia demorar para se revelar SEM A MÍNIMA POSSIBILIDADE de êxito. Agora é esperar o momento de passar essa bucha e entrar numa nova fase, que talvez somente se viabilize em 2023 a partir da eleição de 2022. Tempo largo para muitos os estragos como temos visto a ser perpetrados diuturnamente.
    Para o povo, as esmagadora minoria, já que o Brasil nem classe média tem, é um pesadelo. Porquanto de concreto temos duas frentes, distintas em suas naturezas, igualmente nefastas em suas resultantes: 1 – o Presidente desregula e desmonta para que o vácuo seja ocupado pelas milícias com o consequente massacre dos pobres, pretos, desempregados, semi empregados, biscateiros, encarcerados, em síntese, todos os vulneráveis e ou desvalidos, no dizer de Leonel Moura Brizola; 2 – Paulo Guedes ajeita (anunciando venda até do Palácio) para que a garganta gulosa de seus patões banqueiros engula as riquezas existentes, para isso vai dando roupagem de legalidade e verniz de bolsa de valores, mas com um só objetivo; facilitar não, mas tornar inevitável o ganho de ínfima minoria, que já de séculos detém a quase totalidade da riqueza e das oportunidades.
    E nós, os Zé Coisa Nenhuma como eu, se angustiam e ainda sofre a ironia das nações desenvolvidas pelas patacoadas e sordidez desajeitada dos atuais ocupantes dos Palácios.
    Que maré braba, o fio de esperança é que: “Não há abismo em que caiba o Brasil”
    Sorte, Saúde e Sabedoria.

    1. Bom dia Cidra, qual seria sua opinião sobre a Lei de Abuso de Autoridade?
      Caso me permita a pergunta, se estivesse VSra a frente do planalto, qual seria a sua decisão?
      Pergunto pq, eu mesmo nao sei o q faria.. Concordo demais com o Ricardo, a lei é uma farsa… mas seriam os efeitos colaterais do veto ainda piores??
      Resumindo , tudo recai sobre os bandidos de gravatas: senadores e deputados. Nesta hora, nao tem ideologia, esquerda nem direita. .. só o famoso “amigo do meu inimigo é meu amigo!”

      1. Guimarães, (para dialogar é indispensável estar com boa vontade, coisa que não tenho percebido em você). Vamos adiante:
        A lei em questão é necessária. Veja você um sintoma, se a lei será aplicada pelos magistrados, por que eles estão temerosos? Isso é um forte indicativo que o magistrado não confia no magistrado! Somos uma República, sistema político FINCADO, ESTRUTURADO na igualdade dos cidadãos. Já foi dito que a pior forma de ditadura é a ditadura do Poder Judiciário, logo, é necessário conter e disciplinar a atuação dos Juízes, pena de termos duas categorias de pessoas; os juízes e os jurisdicionados, eu você, a escumalha.
        Não apenas pela iniciativa dessa lei, reconheço em R. Requião um dos políticos mais preparados em Pindorama e, embora houvesse a pedrada do eleitorado paranaense em não reelegê-lo em 2018 ele já foi algumas vezes Governador e Senador. Ele é capacitado e comprometido com a coletividade.

        1. Confesso andar sem paciência. Caro Cidra, me aprofundei um pouco nesta lei e o que percebi foi que, a subjetividade Reina. Simples e somente isso. Entretanto, se isso não basta , pense aqui comigo se estes fatores abaixo não lhe parecem no mínimo estranhos:
          -Votação em Regime de URGÊNCIA
          -VOTO SECRETO ( CUMA??? )
          -PROJETO DE LEI APRESENTADO POR NINGUÉM MENOS QUE ELE: RENAN CALHEIROS!
          -TODAS AS SIGLAS JUNTAS, UNIDAS E FELIZES, EM CONSENTIMENTO COM A COISA TODA.
          Mermão, prestenção! é podre! Nefasta! A esquerda tem que perceber que, pau que dá em chico dará em Francisco! Nesta lei aí, está se safando o Queiroz, Aécio, os caras da cueca, dos bunkers, etc etc… Muito subjetivo!
          Sobre o REquião, vamos combinar hein? figura caricata do PMDB! Político de carteirinha! Nepotista ainda por cima! Cheio de rolos , assim como Temer, fez rolo nos portos. Acorda Brasil!

          1. Guimarães, talvez seja o caso de você desacelerar e verificar as coisas com vagar e aprofundamento. 1 – Evite o efeito manada (ouvir o estouro e sair correndo no mesmo sentido da turba). Por exemplo: R. Requião pertence a um péssimo partido, (a agremiação vive de chantagens), mas ele, exceção, é um bom político. Ele tem história, tem preparo e é comprometido com as coisas Republicanas, no melhor sentido do termo; 2 – a lei em questão não tem por finalidade dar escape às pessoas que você menciona. Ela visa conter abusos – que abundam entre nós, principalmente contra o Zé Povinho (eu), ela limita e ordena o exercício do poder; 3 – a lei não desobedeceu ao Rito em sua tramitação. Procure saber onde o galo canta; não mire apenas a árvore, olhe a floresta. Sds.

      2. Rodrigo,
        pra quem cultua a cultura de fernanda Monte-negro que não sabe p…a nenhuma de política a não ser querer o dinheiro politicamente, que espécie de resposta sábia você espera?!? 😕
        Se você perguntasse pro cidrac sobre a capacidade política e cultural(cultura geral mesmo e não sobre teatro e 70 anos de fingimento em atuações teatrais) da fernanda monte-negro teria uma resposta bem ridícula onde ele babaria asneiras com vontade.

  6. Bom, o que vem de Requião, passa por Calheiros e chega a Rodrigo Maia você tem que pegar, embalar e jogar no lixo. Mesmo assim você vai sujar o lixo. O Botafogo está mostrando sua cara, é um sujeito matreiro, nublado e que deve ter muita, muita culpa no cartório. O presidente é um maluco. Continua a blindar o filhote (o nº 2), desta vez passando por cima da PF do Rio de Janeiro. Se o excremento não vetar boa parte dessa safadeza que está por vir uma bagunça enorme se iniciará. Se o fizer, o Botafogo Chileno vai querer inviabilizar seu governo, e se não o fizer poderá perder Moro e começar a ver seu governo psicodélico ruir. Eta paisinho difícil que parece uma carroça velha, cheia de problemas e puxada por um burro cansado. Oremos.

  7. Pelo menos, ele é mais modesto em não dizer que seu filho é outro fenômeno, o glorioso Lulinha, que protagonizou as maracutaias de Telecom e cujo titulo foi dado pelo próprio pai, ainda na fase embrionária da formação da maior quadrilha de ladrões de cofres públicos do Ocidente.

    1. ô seu jumento, o Barco, caso não saiba, é a sua casa também! Estamos debatendo sobre política. Sabemos apontar erros e acertos de nossos candidatos. Qual sua opinião sobre a Lei de Abuso? Tá pensando somente no Tesão de ver o Lula livre ou no combate a corrupção? Ou você nao pensa, deixa que os outros pensem pra vc?
      em tempo, desculpas ao jumento, ele é muito mais esperto e inteligente.

      1. Rodrigo,
        Os solitários 2 neurônios do militante, idólatra, crente fanático da seita petista, são Insuficientes para processar a ideia de que alguém que votou num politico possa criticá-lo, possa discordar de seus atos.
        A cegueira mental do militante o impede de enxergar o tsunami de roubalheira, incompetência e retrocesso de seus ídolos
        que conduziram o País para um precipício quase venezuelano.
        São os cidracs, Marcos, Peterss da vida, as ovelhas que vieram ao mundo apenas para ser massa de manobra, cumprindo a sua sina de gado humano.

        1. Robes, nisso aí temos que dar o braço a torcer: O LULA e o PT fizeram muito bem! Os caras trabalharam para que aos olhos de seus eleitores, sejam perfeitos.
          Pra você ver, o cara tá preso e ainda movimento a massa de manobra. SE usassem este dom para o bem hein?

        2. São também os seguidores de Aécio, Dória, Serra, Alckmin, Kertchman e adoram ficar vagando inutilmente a defender bandidos, desde que façam parte de uma turminha que não seja intitulada “esquerda”, pois aí tudo pode, até que o barco comece a afundar e as ratazanas sejam as primeiras a pular fora. Sera que deu para entender ??? Desculpe, acho que pedi demais para alguns ex-coxinhas, atuais seguidores de Bozo. KKKKKK
          Aliás, hoje é seu dia de cagar ???

          1. Não meça os outros pela sua régua de idólatra do político mais corrupto da história do Brasil, o Lulinha Paz e Amor Pelas Propinas.
            Tem gente que não anda ajoelhado de quatro pra ninguém, que não é, como vc, massa de manobra de qualquer seita política.
            Se alguém não é “seguidor” de seu ídolo corrupto, então ele só ser “seguidor” de algum outro ídolo (de um aécio, alkmin, bolsonaro, ciro etc), pois vc foi ensinado a obedecer. idolatrar, adorar, se ajoelhar para alguém.
            Na sua visão de mundo bovina, quem não anda nas 4 patas no seu curral, é porque ele pertence a outro curral.

            1. Se não for do seu curral, você detesta não é ??? Essa desculpinha não te isenta de suas cagadas, bobalhão. Cai na real e assume as merdas que fez anteriormente ao invés de ficar repetindo o mesmo discursinho idiota de sempre. Já deu pra perceber que no fundo você quer mesmo é uma visita íntima em Curitiba kkkkkkkkkkk

      2. Prezado Jumento Guimarães,
        Você é tão jumento que combate a corrupção apoiando o Bozo e seus filhotes !!!! Quer desenvolver algum raciocínio sobre corrupção, mas vota num bosta que ficou 28 anos mamando nas tetas da corrupção tanto no Rio de Janeiro como em Brasília e agora ainda quer dar ares de normalidade ao nepotismo.
        Vai comer seu capim pra ver se continua apoiando seus ídolos de “bosta” literalmente, com a cuca fresca.

  8. Roberto Requião, quer queiram ou não, é um dos poucos políticos de maior credibilidade. Ex-governador por duas vezes, ex-deputado federal, ex-senador, etc., etc., é dos poucos que ENTENDEM MESMO DE DIREITO (o irmão, Rubens Requião, é famoso em todo o país, por suas obras clássicas de direito – não sei se já faleceu). Defensor da lei de abuso de autoridade (nominada de Lei Cancellier), Roberto disse nesta última semana: “só os canalhas são contra esta lei”. Portanto, não sou eu quem disse. Mas, com ou sem opinião dele, a minha modesta opinião é de que estava faltando sim uma lei que disciplinasse tanto abuso. Hoje, sem lei que tipifique determinados abusos, o cidadão que fala para um juiz que vai levá-lo à Corregedoria de Justiça, por exemplo, ELE SIMPLESMENTE RI NA SUA CARA. E ainda fornece o endereço da Corregedoria…

    1. Olá Marcos, que lufada de ar de clareza e de lucidez, aliás, cada vez mais raros neste espaço. Roberto Requião é uma pessoa qualificada, tem envergadora e grandeza de um autêntico Senador, é um político que tem ideias e ação em prol da coletividade e desenvolvimento deste país. E quanto a lei, é mais do que necessária e, se mantido o texto será oportuna! Valeu.

      1. Roberto Requião é aquele cujo irmão foi administrador dos Portps e tinha um armário cheio de dólares? Alias, este senhor, defendido pelos Petistas aqui representados, pratica o nepotismo de forma ferrenha..Pois é, os petistas agridem ( com toda razão ) a escolha do filho de Bolso para a embaixada mas se esquecem que os “seus” tb as praticam….
        Leiam abaixo, é informação de domínio público amigos vermelhos! E antes que eu me esqueça: a lei de abuso a autoridade tb vai beneficiar o Aécio! eheheheh
        -Eduardo Requião, seu irmão, nomeado superintendente do Porto de Paranaguá.[22]
        -Maristela Requião, sua esposa, presidente do Museu Oscar Niemeyer.[22]
        -Maurício Requião, seu irmão, nomeado secretário de educação.[22]
        -Heitor Wallace de Mello e Silva, primo do governador, diretor de investimentos e de administração da Sanepar.[22]
        -João Arruda Júnior, sobrinho, assessor da Cohapar.[22]

  9. “…,limita e muito o combate à corrupção”
    Melhor parte do texto e você está certo, se não vetar fica até sem ‘lençóis’!

    Quanto tema penso que se quer algo que poderia divulgar como governabilidade, fica com o congresso; se quer reeleição, fica com o povo mas ‘vamos ver se cola’ até lá!
    Se não ‘colar’, quem seira o ‘bom’ candidato pra próxima?!?!?

  10. Se já dá trabalho prender um ladrão, imagine o trabalho que dá para acabar com o quadrilhão.
    Por enquanto, apesar da baciada dos já engaiolados, o placar ainda está em 14 anos para o Quadrilhão x 7 meses para o novo governo.
    Precisamos ter calma, porque rato se pega um por um e está claro que a mais alta Corte não permite desratização relâmpago.
    Precisamos ter paciência também com a Revolta das Ratazanas conduzida por fanáticos e ignorantes incansáveis que tentam diariamente transformar o Bolsonaro no inimigo do povo.

  11. Evolução dos slogans.
    Brasil, um país de todos
    Brasil, País rico é país sem miséria.
    Brasil, Pátria educadora.
    Brasil, um país de enforcados.
    Pátria amada, Brasil.
    Brasil, um país sem charuto

  12. Até aqui nada de novo do conhecido Bolsonaro. Mas, não se pode falar em voz alta senão somos tachados de petistas, né? Tempo… é só o que será preciso!

    1. Qual sua opinião sobre a lei de Abuso caro Evaldo? Criticar o candidato não faz ninguém ser petista. Achar q o lula é preso politico, sim. SE vc é de ideologia de esquerda, faça aqui seu comentário sobre o texto. Seria interessante.

  13. Ele não quer saber opinião de ninguém, ele quer ficar fazendo a função do chefe dele (blogueiro) assim como o Robe : falar sobre o Lula sempre.
    O resto não importa, o que importa é o Lula. Eu já disse em outras postagens que isso parece ser falta de visita íntima em Curitiba rsrsrsrsrsrsrs

    1. Ô Cícero,
      Não foi em 2009, época do discurso midiático momento mágico do Lula, o Hulk, Claudia Leite, Dória e mais 130 compraram um jatinho a preço camarada usando o dinheiro do do BNDES, enquanto a saúde pública caminhava para a falência múltipla de órgãos dominados pelos corruptos e a mortalidade infantil e por dengue batiam recordes no Brasil?
      E quem tentou mais uma vez por a mão na taça do poder? Lula, Dória, Hulk, cantores e outro privilegiados, comparsas afinados dos membros do quadrilhão.
      Todos eles anti-patriotas, ratazanas e vagabundos, safados de sempre, que engrossam a lista de oportunistas que usam fama e influência e se tornaram coautores indiretos do sofrimento e das mortes de inocentes por retirarem recursos que poderiam ser destinados aos hospitais públicos.
      É por isso que governante do país hoje precisa ser militar, pois sem isso a anarquia e roubalheira que ainda vigora no país se eternizará, qualquer que seja o regime.

      1. Ô Bolo de Rolo,
        Pelo seu comentário talvez você seja muito novinho e não tenha vivido o regime militar brasileiro. Acreditar que regime militar pode salvar o Brasil é renegar a história e, principalmente vindo de um anti esquerdista como você, que critica a Venezuela e vários outros regimes militares espalhados pelo mundo, torna-se de uma contradição tão grande que devo acreditar mesmo que seja muito novinho. O estudo da história, principalmente de seu país poderá lhe abrir os olhos e te trazer para a realidade.
        Saudações !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.