Dia dos pais: quanto mais conectados com os filhos, melhor. Parabéns, papais

O dia de celebrar a maravilha que é ser pai. Tenham todos um ótimo domingo em família

Se há perfeição, aí está (Foto: Autor)

Jamais conheci lugar tão belo quanto este pequeno lago formado pelo degelo do maior glacial da Europa ocidental. Oriundo da Era do Gelo, intocado por incríveis 500 km quadrados, suas águas são de uma cor verde que só pessoalmente é possível se compreender.

A proximidade entre “criador e criatura” é a maior – e talvez a única – responsável por tamanhas beleza e exuberância. A neve que derrete encontra destino imediato na cratera abaixo, esculpida por milênios de erosão, e lá repousa suave e plácida.

A proximidade de um filho com seu pai só é superada pela mesma proximidade da cria com a mãe. Criador e criatura são tão próximos e conectados, que por vezes, e não raro, fundem-se em uma só vida, dividida em dois corpos distintos.

Eu não sei se há um modelo perfeito de pai a se perseguir. Certamente não existe um manual ou metodologia de avaliação. Porém, intimamente, acredito que cada pai faz a própria auto avaliação, e cada pai chega ao resultado de sua obra.

Pessoalmente, não só busco ser o tal “melhor pai do mundo”, que todos os filhos creem possuir, como acredito piamente que sou, senão o melhor, igual aos melhores. E a minha receita é fácil: estar o mais conectado possível com minha filha, como o glacial e o lago que descrevi.

Ao longo do percurso de quilômetros até o mar, a água que escapa do lago encontra seu destino já pálida e vigorosa. Em nada lembra aquela esmeralda doce e cálida, sob a proteção da neve abundante e branca de doer. Contudo, sua pureza e temperatura são praticamente as mesmas.

Assim como os quilômetros separam o lago do mar, os anos nos separam das nossas crias. Se o rio ruma para o oposto da sua nascente, nossos filhos rumam em busca das próprias vidas. Porém, por mais distantes que estejam, continuam nos carregando em suas entranhas e atitudes.

Se o amor que receberam foi puro, puros se manterão. De novo: por mais que se distancie do lago, a água permanecerá muito próxima daquela sob o gelo. Por mais que se afastem fisicamente de nós, pais, nossos filhos continuarão como nossos reflexos.

Feliz dia dos pais!

Em especial aos pais de filhas. Não sei dizer bem o porquê, mas estes (e sou um) são um tipo especial de glacial. Bem como, elas, uma água mais pura que as outras.

3 thoughts to “Dia dos pais: quanto mais conectados com os filhos, melhor. Parabéns, papais”

  1. Ricardo,

    Bonito e profundo.
    Acho que pais de de,ficientes .também são um tipo especial.
    Ainda mais dependendo da dependência do filho, por conta
    da limitação física.

    Feliz dia dos pais, amigo.
    Tudo de bom.

  2. Ricardo,

    Não sei, novamente, se enviei a mensagem que escrevi anteriormente, mais:

    Bonito e profundo seu texto.

    Ao meu ver, pais de deficientes também são um tipo especial.
    Principalmete dependendo da dependência do filho, por causa da limitação.

    Feliz dia dos pais, amigo!
    Tudo de bom.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.