Superando gigantes: artigo de Bady Curi Neto sobre sonhos e conquistas; leia

Oswaldo Montenegro, cantor e compositor, em seus versos poéticos brindou-nos cantando: Como os castelos nascem do sonho, para no real achar seu lugar”.

Dr. Bady Curi Neto, advogado, professor, ex-juiz eleitoral TRE-MG, sócio fundador do escritório de advocacia empresarial que leva o seu nome

Sem saber precisar se a arte imita a vida ou o inverso, assim ocorreu com o sonho de uma família de um jovem rapaz. Estudante de administração de empresas, Marcelino Guerra, ao desenvolver um trabalho nos bancos escolares, idealizou e floresceu um projeto de criação de uma faculdade na pequena cidade de Sabará.

A cidade não foi escolhida ao léu. Aquela pequena localidade histórica, aos redores da capital mineira, era a terra que nascera seu pai, nutrindo um sentimento como se da pequenina fosse filho.

Aquele jovem discente, entusiasmado com o trabalho desenvolvido, apresentou-o em sua casa, firmando a homenagem que fizera ao município que germinara seu pai. A tarefa escolar deu azo aos sonhos do patriarca, Mário Guerra, brotando uma semente, diante do exercício do filho, em realmente fazer uma faculdade na sua cidade natal.

Iniciou-se um trabalho árduo, quase hercúleo, com reuniões, implementações de projetos, busca de uma sede, escolha do corpo docente, aquisição de livros, licenças e autorização do MEC, e, como nos versos de Montenegro, o castelo, no caso a Faculdade de Sabará, no real achou seu lugar, comemorando, este ano, 21 anos de sólida existência.

Mas a luta de seus idealizadores não foi apenas a criação e a sua manutenção nestes longínquos anos. Novos desafios surgiam a cada semestre, a cada ano letivo; aprimorar os ensinamentos, o corpo docente, a estrutura, desenvolver atividades extracurriculares com o envolvimento da comunidade local. Tudo no intuito de preparar os alunos para se tornarem excelentes profissionais, mas, mais que isso, também exemplos de cidadãos.

Neste ano, a pequena Faculdade de Sabará demonstrou fazer jus ao ditado popular de que tamanho não é documento, superando vários gigantes, igualando-se aos melhores, sejam faculdades ou universidades. Não como em uma briga entre Davi e Golias, pois seus gestores, dotados de humildade e sapiência, e com sólida formação cristã, nunca criaram disputas ou enxergaram argueiro nos olhos dos outros, mas sempre procuraram retirar as traves de suas próprias vistas, superando os próprios desafios.

Nas palavras de Carlos Drummond de Andrade, é lutador quem sabe lutar consigo mesmo” ou, nas de Machado de Assis,Vida é luta. Vida sem luta é um mar morto no centro do organismo universal.”

E das lições dos poetas brasileiros, a Faculdade de Sabará, da acolhedora cidade interiorana, desafiou e venceu os seus próprios obstáculos e adversidades. Esta pequena instituição de ensino superior transformou seus dois cursos, Administração e Direito, em referência nacional, alcançando O CONCEITO MÁXIMO NA AVALIAÇÃO DO MEC.

Leia também.

30 thoughts to “Superando gigantes: artigo de Bady Curi Neto sobre sonhos e conquistas; leia”

  1. Prezado Bady,
    O Brasil precisa de muitas escolas com o padrão Sabará, já que a maioria das Federais, Estaduais, como a gloriosa USP (quem diria, hein?) e Privadas ocupadas e ideologizadas pelo marxismo e escolas públicas que protagonizaram vergonhosas greves de até meio ano letivo pilotadas pelas Bebéis da Vida visando o comodismo e emburrecimento escolar, tiveram queda de qualidade nas avaliações na última década, um grave sintoma de que mais atrasos no desenvolvimento e competitividade do país estão por vir.

      1. Conheço o apagão de mão de obra resultante da atual safra matéria prima de analfabetos funcionais vindas dessas instituições, antes e depois da ideologização bolivariana forçada.

        Posição no ranking do THE edição 2016/2017, apesar de terem recebido recursos federais mais que dobrados entre 2002 e 2009.
        USP
        2012-2013 = 158…..,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,2016-2017 = entre 250 e 300
        UNICAMP
        2012-2013 = entre 251 a 275…… 2016 = entre 401 e 500

          1. O que importa é resultado e não título de“grão-duque do ensino”que define a qualidade do aprendizado.
            Tem um aí intitulado como o que mais fez pela educação, já recebeu 33 títulos de doutor, cinco deles de uma só vez e está em cana.

  2. Os desastres provocados pela Lei da Esperteza, estrelismo, populismo, comparsaria, incompetência e impunidade vigente nos governos anteriores ainda repercute na mídia e dificulta a largada do governo atual.
    A tragédia de Brumadinho, repetindo Mariana e o CT do Ninho do Urubu, um puxadinho da boate KISS mostram que, por enquanto, em termos de segurança, responsabilidade, honestidade e ética, há muito mais coisa a corrigir do que a construir.
    Basta ver que o Plano FHC (Real), criado em 1994, a tal da “herança maldita” ironicamente, foi o único sobrevivente do governo irresponsável, corrupto do Lula, Alencar, Dilma e Temer que jogaram essa “massa falida de país” no colo dos brasileiros, precisou de dez anos para derrotar a hiperinflação.

  3. Olá Bacharel, ha um ano o, a época, juizeco tonitroava nos EUA que caixa dois era pior que corrupção. Depois passou a mão na cabela de Onyz. Agora, em 45 dias o laranjal não dá suco, mas começa a feder. No Plenário da Câmara dos Deputados outro ex, o ex ator pornô, não liga para o decoro e espreme a fruta no carpete e diz uma indefectível palavrão. Será se aguentam até outubro? É que para este mês o Francisco que usa e abusa do vermelho, sim ele não alivia no rubro, O PAPA marcou um Sínodo. Na ocasião a medeira vai cantar bonito no lombo desse desgoverno instalado em 01/01/2019. Fiquem espiando bem.

    1. Bacharel? Que novidade, cidrac.
      Nunca ouvi falar que um ex-juiz eleitoral do TRE-MG ocupou o cargo por ser só bacharel!
      De acordo com ‘todo mundo’, existem exigências prévias para ocupar o cargo.

      Nitidamente, você rebaixa quem estava em um cargo onde são necessários vários pré-requisitos para ser ocupado mas eleva quem estava em um cargo onde não são necessários pré-requisitos e está preso e condenado.
      Isso é um caso para extrema discussão psicológica se os psicólogos quiserem perder tempo.
      Basta dizer que é mais uma corriqueira opinião ‘vermelha’ que desclassificou um classificado que se fecha o tema!

      1. Prezado JLT, essa tchurminha aí, eles gostam de exaltar juízes incompetentes que não conseguem passar em concurso entendeu? Quando a pessoa sobe na vida por seu esforço e competência, daí não tem valor para um Jumento Encantado.
        Mas quando se é office boy e lacaio do José Dirceu e daí vira Ministro do Supremo, sem qualquer esforço ou competência, pode até mesmo ter participado como co-participe do furto de um processo. Um Ministro do Supremo Petista é aquele que se auto denomina, aos risos, como co-participe de um furto.

        1. Olá Rogério, mais uma vez alerto que não sou plural, sou singular. Faço a ressalva frente a thurminha que mencionas. Ao meu ver a escolha de ministros foi uma área onde o PT errou. No STF vejo como acertada a escolha de Ricardo Lawandowski e, talvez a de Teori Zavaski, nos demais pedradas e pedradonas. Perdeu-se oportunidades de ouro para melhorar o Tribunal. Nesse quesito o partido igualou-se aos governos anteriores, grave descuido.
          O atual presidente é um nanico, ele é de corar frade com as besteira que fala. Agora tem uma coisa, a subtração do processo que ele menciona não tem esse mau todo que pensas, pois, naquele contexto não é raro de se fazer o que fizeram. Grato.

          1. O PI não errou, apenas aproveitou para ocupar o STF garantir sua impunidade na “serial corruption” do governo. Só não contava com a tal da Lava Jato do Pé Vermelho.

          2. Cidrac, é um milagre, mas concordo com vc pela primeira vez na vida, ao menos em partes.
            Concordo que o FHC começou a destruir o STF quando nomeou o ‘liberador de marginais do Rio de Janeiro”, aquele que é lacaio do Aécio e já foi flagrado em telefonemas recebendo ordens do menino do Rio.
            Concordo também que o PT seguiu a destruição iniciada com o FHC e acabou por sepultar esse Supreminho, o mais desmoralizado do mundo inteiro.
            Mas não posso concordar com vc com relação ao furto do processo, pois ainda que seja prática corriqueira por advogados, preste atenção homi de Deus, estamos falando do Ministro da Suprema Corte. A mulher de César não deve ser apenas honesta, além de ser honesta, ela precisa parecer ser honesta.
            Cidrac, até quando vc faz um texto legal e acerta, você consegue errar!

        2. Rogério,
          17 de fevereiro de 2019 às 12:12
          Você está corretíssimo,
          Uma salva de palmar, por favor:
          Clap! Clap! Clap! Clap!
          Mais alto, por favor:
          CLAP! CLAP! CLAP! CLAP!

      2. Olá Sopão, vou dar de barato que você não foi iniciado no mundo jurídico e por isso merece alguma explicação. Chamar de Bacharel em nada diminui ninguém, pois, essa é a condição básica para o exercício da advocacia e para acessar muitos cargos sendo parte dele de relevância. Haveria ofensa se eu mencionasse bucharel ai sim seria uma forma agravante. No caso chamei de bacharel para evidenciar o cacoete, o vezo, a mamparra muito frequente mas pessoas do meio jurídico e que aparece na escrita de Neto. No juridiquês você já deve ter ouvido falar???!!! Sacou?
        Outro ângulo que merece ser considerado é a circunstância de se apresentar como ex juiz. Enquanto Lima Barreto dizia que o subúrbio era o habitat dos quase; essa mania de se valer da aura, da autoridade, do selo adquirido no exercício, transitório, de um cargo público, frequentemente, revela apenas esse “talento” de quem se valha dessa titulação. Compreendes?

        1. Cidrac,

          Como demonstra toda vez um certo ar de agressividade, talvez por dissentir das minhas opiniões, devo esclarecer que o fato de ter sido da corte do TRE/MG, faz parte do meu curriculum profissional, assim como o Mestrado, ser Professor, ter participado de congressos com exposição de trabalhos científicos, proferir palestras, ter participado de debates jurídicos, ser articulista de vários periódicos, além de ter ser fundador do meu escritório, que hoje possui mais de 20 advogados, todos qualificados. Não estou a me valer de cargo transitório do passado, mas apenas mostrando um pouco da minha formação. Em tempo: sua explicação ao JLT é pequena. Você poderia, pela sua lógica, ter denominado, na sua acidez, de primário, pois para ser advogado tem que ter sido estudante. Seus comentários e sua agressividade com os demais, apesar do bom português, evidencia seu caráter e, quem sabe, o seu “sucesso” profissional.

        2. Compreendo mas vou responder usando o método de Jack, o estripador, por partes:

          Bacharel: formou na faculdade mas até então não passou na prova da oab pois se já tivesse passado seria, no mínimo, um ‘adêvogado’ que até ‘exigiria’ ser chamado de ‘dotô’, prerrogativa dada pela ‘louca’ e isso sim é ‘cacoete’ e após ser ‘adêvogado’, jamais permitiria ser apresentado ou chamado de bacharel.

          Bacharel é a condição básica para que se torne inicialmente um ‘adêvogado'(caso faça a prova da oab e ‘passe’) mas nunca foi condição para ser juiz eleitoral do TRE-MG.

          A circunstância de se apresentar como ex juiz é louvável e verdadeira pois ele foi, é muito melhor que dizer que foi o melhor ‘prizidenti’ e que é a alma mais honesta do Brasil(que é mais honesto que Moro, …Jesus…etc…mas está condenado e preso) e aceitar e se satisfazer que seus loucos seguidores ainda continuem o chamando de ‘prizidenti’ se ele é …EX… ‘prizidenti’!
          Isso sim é:
          “mania de se valer da aura, da autoridade, do selo adquirido no exercício, transitório, de um cargo público, revela apenas a falta de “talento” de quem se valha dessa titulação”, sendo apoiado pelo “subúrbio do habitat dos quase.”

          Saquei. “Outro ângulo que merece ser considerado é”:
          Um que foi diz que foi(Bady) por ter sido, outro que foi ainda acha que é mas não é(lula), neste último caso é do EGO que constantemente é ‘polido’ pelo “subúrbio do habitat dos quase.”!

          Assim sendo, como muitíssimos, tenho certeza absoluta de que compreendo fatos e não devaneios alucinantes.
          Não é necessário ter ‘talento’ para compreender o que são devaneios alucinantes mas vc ‘tá lento’ para compreender fatos!

          Compreendes, cidrac?

          1. Sopinha, num é não. Ha vários juízes que assinam os atos de seus ofícios com o título de Bel. Bel de bacharel.
            Aliás, aqui pra nós e para a torcida do GALO. O meio jurídico é o reino dos pernósticos, é o reino dos pavões engalanados. É o espaço onde um minúsculo respingo na plumagem de um dos pavões desmonta a consideração e desencadeia perseguições e rompe o dique do ódio. Tudo isso para quê? Para nada, serve apenas para alimentar vaidades, pois, como diria minha avó, não enche barriga e não constrói nada de útil ou duradouro.

      3. JTL,

        O Cidrac deve ser um frustrado, escrevi sobre uma pequena faculdade que se tornou um exemplo perante as grandes instituições de ensino. Ele deve ser destas pessoas que mordido de cobra, sai por ai tentando destilar veneno. Como de sua fala não consegue elogiar nada, a não ser seu guru da corrupção – Lula – usa o texto que nada tem de politica para poder criticar governo. Obrigado por suas palavras e um abraço.

  4. ah que hora boa pra filosofar ne??? ah professor, comente sobre o moro recebendo o pessoal da taurus um dia antes do decreto das armas ou entao do caoxa dois do pfl. deixa pra contar suas historinhas depois afinal somos todos eticos, honestos e contra a corrupcao nao somos? kkkkkk

  5. Ah professor, que hora errada pra filosofar!!! tanta coisa acontecendo e nos honestos e eticos que somos temos que nos posicionar. Vamos comentar sobre o laranjal do psl ou do encontro do moro com o pessoal da taurus um dia antes do decreto das armas!!! sabemos que voce é melhor que isso Voce consegue!!! kkkk

  6. Ah professor, que hora errada pra filosofar!!! tanta coisa acontecendo e nos honestos e eticos que somos temos que nos posicionar. Vamos comentar sobre o laranjal do psl ou do encontro do moro com o pessoal da taurus um dia antes do decreto das armas!!! sabemos que voce é melhor que isso Voce consegue!!! kkkkk

    1. Peter,

      Você realmente acha que demonstrar o sucesso de uma pequena Faculdade e que hoje é referencia nacional no meio acadêmico é filosofar? Devo esclarecer que escrevo o que acho correto, e entendo que a historia contada não é filosofia, mas sim um exemplo a ser seguido e ser reconhecido pela comunidade acadêmica.

    2. Ahahahaha Peter,

      Não enche o saco de quem escreve, vai fazer seus artigos se competência tiveres. As vezes vc nos brinda com uma artigo, apesar de saber que a Taca vai estar quebrada, mesmo que de plastico, e o liquido (conteúdo) vai ser estragado.

  7. Peter e Cidrac, Cidrac e Peters : Alhos com bugalhos ou não tem nada a haver mas vou aparecer com os meus comentários. Ou talvez : ”Vai dar errado, tomara que dê errado”. E eu digo que o Lula está preso, babacas.

    1. “….nada a haver…”
      AÊ SÉRGIO!
      PUTZ, finalmente encontrei alguém com quem concordo sobre a forma em que se deve ser usada a ‘expressão’.
      Muitos(maioria) escrevem ‘nada a ver’ e quase suicido pois ‘nada a haver’ demonstra que ‘uma coisa’ não tem ligação com ‘outra coisa’ enquanto que ‘nada a ver’ é onde não se tem nada pra ver pois para ‘ver’, é necessário usar os olhos.
      (isso tudo na minha humilde opinião onde quem não concordar saio na porrada)

      Nota 10 pra vc com possibilidade de nós dois ganharmos zero pela opinião ‘pública’!

  8. Os governantes mentirosos e ladrões deveriam sossegar um pouco porque o povo que vai pagar a conta das roubalheiras deixou de acreditar nas conversas fiadas e nas afiadas.
    Tempos atrás, um deles teve a cara de pau de dizer que sentia vontade de ficar doente para ser tratado no SUS. Por azar ficou mesmo doente, mas preferiu correr para um respeitável concorrente, do SAS Sistema Alternativo de Saúde, conhecido como Sírio Libanês.
    Agora, o Crivella, o Homem Bike, notório comparsa do adoentado, seu promotor de venda religiosa na África veio com esse papo furado afirmando que a Ciclovia Tim Maia não Cai Mais, pouco antes dela ter novo desmoronamento.
    Cá entre nós, dá para acreditar nas palavra de um porta voz de intervenções divinas desse nível?

  9. Pois é. Só agora, depois da segunda tragédia é que as sirenes nas proximidades mostram a verdade sobre a má gestão das barragens na Vale em MG e disparam mais que despertador em filme de terror.

  10. Cidrac,

    Como demonstra toda vez um certo ar de agressividade, talvez por dissentir das minhas opiniões, devo esclarecer que o fato de ter sido da corte do TRE/MG, faz parte do meu curriculum profissional, assim como o Mestrado, ser Professor, ter participado de congressos com exposição de trabalhos científicos, proferir palestras, ter participado de debates jurídicos, ser articulista de vários periódicos, além de ter ser fundador do meu escritório, que hoje possui mais de 20 advogados, todos qualificados. Não estou a me valer de cargo transitório do passado, mas apenas mostrando um pouco da minha formação. Em tempo: sua explicação ao JLT é pequena. Você poderia, pela sua lógica, ter denominado, na sua acidez, de primário, pois para ser advogado tem que ter sido estudante. Seus comentários e sua agressividade com os demais, apesar do bom português, evidencia seu caráter e, quem sabe, o seu “sucesso” profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *