Romeu Zema, do Novo, pratica o velho e protagoniza um vexame sem precedentes

A política não é mesmo para os amadores. Nem para os inocentes. Os crédulos como eu não têm vez. A decepção parece ser inevitável

O debate que virou entrevista (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

 

Há quatro anos resolvi “mergulhar” no mundo da política. Não por interesse próprio ou pessoal. Apenas decidi parar de reclamar sozinho e fazer alguma coisa.

Além do blog e do Facebook, onde escrevo o que penso na esperança de ser lido e compreendido, passei a pesquisar nomes de candidatos que considero adequados e apoiá-los.

Assim, desde 2016, me orgulho de ter ajudado novos políticos, como Gabriel Azevedo (PHS), Laura Serrano (NOVO) e Lucas Gonzalez (NOVO) a se elegerem. Todos jovens capacitados.

Este segundo turno, em Minas, era o meu sonho de consumo. De um lado, um partido que carrega minha esperança em um  Brasil moderno e liberal;  de outro, um dos melhores homens públicos do País atualmente.

Eis que o sonho tornou-se pesadelo. Num dos gestos mais antidemocráticos e desrespeitosos que já vi, Romeu Zema — candidato ao governo mineiro pelo Partido Novo — , não compareceu ao debate da TV Alterosa.

Não ligou, não avisou, simplesmente não apareceu, tal qual um adolescente dando “um bolo” no namoradinho ou namoradinha. Um papelão! Indigno para quem se autoproclama como novo.

O  custo de produção  de um debate é enorme. Além de muito dinheiro, patrocinadores, grade nacional, dezenas de profissionais envolvidos. Mas isso se recupera. Não é o mais importante.

O que não se recupera é a honra, o tempo, a dedicação e a estima de centenas de mineiros, feitos de palhaços por Romeu Zema, que ficaram de pé, atônitos, esperando quem nunca apareceu.

Não comparecer a debates é normal. Pode ser estratégia eleitoral e é do jogo. Já confirmar presença e não aparecer, aí é pura falta de respeito e de responsabilidade.

É comportamento de bêbado, que perde a hora do compromisso por dormir demais. Ou de um oportunista, que passou o primeiro turno inteiro reclamando que não era convidado e agora, que lidera com folga, desaparece.

Estou muito triste. Acreditei sinceramente na proposta do Novo.  Mesmo declarando meu voto em Anastasia, a quem admiro como a poucos, fiz campanha e ajudei como pude. Que vergonha sinto agora de ter alaranjado. Que “dor de corno”!

Mas vida que segue…

Agora é torcer para o excelente Mateus Simões, vereador em BH, não me decepcionar.  Ou a querida Laura Serrano, eleita deputada estadual. E Lucas Gonzales, deputado federal, todos do Novo também.

Que ao menos estes honrem e cumpram o discurso e a propaganda do partido, pois de Romeu Zema, sinceramente já não espero mais nada.

**Post em homenagem a todos os profissionais da Alterosa, jornalistas, equipe de campanha, Senador Anastasia e tantos outros que, como eu, se deslocaram até o estúdio da TV, para sermos desprezados e humilhados pelo provável futuro governador do estado.

Leia mais.

64 thoughts to “Romeu Zema, do Novo, pratica o velho e protagoniza um vexame sem precedentes”

  1. Estava em dúvida, votei no Zema no primeiro turno mais por apoio a proposta do Novo, agora tenho certeza, decepcionante seu desempenho nesta reta final da campanha. Parece que o Novo não está preparado para a importante missão. Perdeu meu voto.

    1. NOVO, que novo ????? Que proposta ??????

      Partido Novo é uma aberração na política. Com propostas estúpidas e um viés liberal tosco, o partido novo retrata como a sociedade brasileira é alienada politicamente.

      Aliás, o “NOVO” já responde por caixa dois, conforme reportagem apresentada pela folha.

    2. Bom dia.
      Também votei no Zema, não voto mais. Pra mim uma pessoa pública tem que ter pelo menos palavra, aquele que promete e cumpre, não e obrigado a prometer mais se prometer e obrigado a cumprir. Se não cumpriu uma agenda politica como vai cumprir as as melhorias prometidas????
      Ele tá muito confiante, salto alto pode o derrubar…

  2. Olá Inundado, a velharia, o vencido, o ultrapassado, o mofado, o batido, o manjado, o obsoleto, não raro se insinuam de novo. Isso é velho heim. O pior é que a turba louca, feito um bando de lemingues, embarca na onda. É tudo tão claro e cristalino, mas a visão é turbada e a multidão insana não vê, não enxerga, não ouve, não escuta e pior, não se toca. Sobram exemplos gritantes: ainda ontem retiraram Dilma do Palácio do Planalto para colocar lá Gedel, Michel, Moreirel e Padilhel mais Eduardo Cunha na coordenação.
    Agora ameaçam suprimir o pouco de liberdade e pluralidade de que ainda dispomos para fazer reinar o autoritarismo pela via do fascismo.
    Se continuar assim a gritaria de feras no cio logo logo se transformará em soluços abafados e engolidas a seco. Sorte, Saúde e Cidadania.

    1. De fato, como se vê “a velharia, o vencido, o ultrapassado, o mofado, o batido, o manjado, o obsoleto, não raro se insinuam de novo”.
      Pois não é que as múmias comunistas, como Haddad e Manuela, perambulam por aí como mortos vivos soterradas que haviam sido pelos escombros do Muro de Berlim e pela montanha de mais de 100 milhões de cadáveres produzidos pelas terror comunista.
      A história enterrou, há décadas, as utopias totalitaristas do séc 20, mas os walking deads remanescentes ainda perambulam nos grotões mais atrasados do Planeta, nas venezuelas e cubas da vida e nas seitas lulopetistas e chavistas.
      Não há nada mais velho e retrógrado do que esse comuno-populismo terceiro-mundista do “socialismo do séc 21”!!!

      1. Olá Mendes, você e José Mojica Marins formariam um dupla do. Do barulho, não. Do bonito, também não. Do lúgubre, certamente! Do terrir, talvez. Mais aí os irmãos Cardosos não aprovariam. Vais fugir para onde?

        1. Quem vai fugir são os petistas. Na verdade já fugiram, já estão lá nos grotões mais atrasados e primitivos do Brasil-venezuela, junto com os renans, collor, sarney. É a reunião das pelancas epiteliais e cerebrais juntando a velharia do coronelismo com a as múmias do comunismo.
          Pelo visto, vc já está lá, não é mesmo?

  3. Blogueiro, me assusta quando você fala que esperava alguma coisa do Zema. Empresário que vive em grande parte de juros, e que inclusive apoia Boçalnaro, vai esperar dele o quê? Agora, quanto ao Anastasia, NÃO OBSTANTE TODA SUA COMPETÊNCIA, REALMENTE RECONHECIDA PELA GRANDE MAIORIA, tem o gravíssimo defeito, sabidamente de todos nós: pau mandado do Aecim, até mesmo nas relatorias que ficaram a cargo dele no Senado. Aliás, a bem da verdade, o Anastasia é um cara que não deveria mesmo é ter entrado na política, mas, sim, continuar dando aulas na UFMG ou prestando relevantes serviços na Fundação João Pinheiro, sua origem. O grande problema dele, em suma, foi ter entrado para a política pelas mãos do Aecim. Resumo: voto nulo, porque não existe uma opção, ficando, infelizmente, a omissão como única saída para quem não quer pactuar com os dois. Não vai resolver, mas indicará, pelo menos, quanto OS DOIS são rejeitados, ante o elevado número de votos nulos.

    1. O tal do “novo” nao tem nada de novo. Tudo de velho.

      Sao tucanos de sapatanis, mais despojados

      Na sua alta cupula tem:

      bernardinho EX TUCANO e ex socio do agiota alexandre aciolly, amigao do aecim never, arminio fraga e gustavo franco ( envolvido no caso de corrucao do banestado, lembram??). Todos EX TUCANOS.
      Convidaram o plebeu luciano huck, mas este recusou.

      Partido eletista, burgues, partido dos liberaloides que querem estado minimo para eles e estado maximo para os outros. Defendem os interesses sordidos do rentismo, dos banqueiros, do mercado financeiro

      O “novo” tem em seus quadros um tal de ricardo salles, ex tucano e ex assessor assessor do alckimin. Um picareta, um falso moralista de goela que propoe fuzilamento aos petistas, mas que deu cano em e foi preso por nao pagar pensao alimenticia e que esta sendo processado em diversos processos na area civil e criminal

      Zema sera uma tragedia para o estado. Nem nos seus melhores sonhos e devaneios imaginava ganhar a eleicao agora. O ensaio de agora era para 2022

      Mas de forma oportunista e eleitoreira, abracou o extremista tosco da direita. Pediu de forma suja e baixa, votos ao mesmo tempo para o amoedo do seu “novo” e ao candidato do psl. Kkkkk, este eh o “novo” jeito de fazer politica, kkk

      Passou de 9% para 15% da noite para o dia. Na antevespera, tinha 18% e explodiu em inimaginaveis 42% no 1o turno

      No inicio do 2o turno, cogitou em conversar, dialogar com, pasmem, fernando pimentel, kkkkk

      Voltou atras e disse que vender as estatais nao pagaria as dividas do estado.

      Qualquer adolescente minimamente esclarecido e que saiba somar e subtrair sabe que privatizar tudo para pagar divida nao paga 30% da divida

      Mas o discursinho do liberaloides eh sempre este: privatiza tudo

      La atras, chorava e esperneava por nao participar de debates

      Agora ele da uma banana para todos, porque sabe que ja esta eleito e ta pouco se lixando.

      Este eh “novo”, kkkkkkk

  4. Estamos no melhor dos mundos em Minas Gerais; pêtê fora da disputa e dois candidatos bons! Respeito Anastasia como um dos melhores homens públicos do Brasil atualmente, com estatura para excelente presidente da república! Mas condenar tanto o Zema por não ter ido ao debate não é legal; ele fez muito – TIROU O PÊTÊ DA DISPUTA – e é preciso dar a ele uma oportunidade de se explicar, ainda que com o tempo, o porquê de ter agido assim! Mas bola pra frente, Minas Gerais cumprirá o seu destino de farol dos destinos do Brasil…

    1. É verdade,
      Zema surpreendentemente tirou o ‘pêtê’ da disputa e isso merece um grande crédito.
      Afirmo também que ‘Minas Gerais cumprirá o seu destino de farol dos destinos do Brasil…”, concordo e sempre digo que Minas define o candidato que será eleito à presidência, pode comparar com eleições anteriores, quem ganha em Minas sempre é eleito.
      Você é um ótimo ‘Observador’, diria que é um realista nos seus comentários que levam a ponderações conscientes.

    2. boa tarde Ricardo. Seus textos são sempre interessantes. Concordo com o amigo acima, não podemos condenar e execrar o Zema pq pisou na bola.. Nada justifica isso, concordo. Mas dou um descoonto pra ele pq é politico inexperiente e provavelmente foi mal acessorado nesta questao. O certo é que ele ira tomar porrada lá de todo lado, pois a campanha do Anastasia esta numa apelação de dar dó.. Nenhum partido será perfeito.. sempre haverão desilusões, e o novo não é diferente. Estamos tão carentes de coisa boa, que nos agarramos ao Novo como um messias… não é.. mas gosto do partido assim mesmo. Peço a vc e aos outros leitores que se lembrem que o Anastiasia deixou um rombo sim, para o Pimentel, basta procurar e vão achar os valores… E que faz parte sim da velha politica, com Aecio ( padrinho politico do mesmo ) e Cia.
      Analisem com calma o voto, temos a chance de tentar alguma coisa diferente do que já está por ai.
      Minha opinião e respeito a de todos que estao com o Anastasia.
      #LulaPresoBabaca

  5. Sim , lamentável sob todos os pontos de vista .
    Mas , infelizmente , temos um povo desatento , que se informa pouco e nem ficará sabendo deste episódio .
    No mais , a vitória mais importante será a do Brasil (Bolsonaro) contra as forças das trevas no próximo domingo .
    Abraços .

  6. Postura lamentável do Sr. Romeu Zema. Votei nele no primeiro turno, o meu desejo de ver alguém do NOVO em um posto de alto escalão, como é o caso do governador seria uma grande oportunidade para o partido colocar em prática aquilo que propõe, assim como ganhar mais visibilidade e como você disse Ricardo, reclamou o tempo inteiro por ter pouco espaço na mídia. Agora vem o Sr. Romeu Zema e me diz que o único debate que participará é o da Rede Globo (vai favorecer a emissora que cada vez mais tenta monopolizar e distorcer o acesso à informação, obrigado tecnologia e mídias sociais por melhorar isso), já disse que não vai também no da CBN (pelo menos não fez o que fez com o pessoal da Alterosa). Zema estava mandando muito mal nos debates, falou diversos absurdos, mostrou grande desconhecimento em várias questões mas nada disso o faria perder meu voto. Não digo que meu voto agora está decidido (o que antes estava), o grande problema é que agora ele mostrou que não tem o que ele mais exaltou na campanha inteira, COMPROMISSO!

  7. Bom dia Ricardo! Acho que todos que queriam assistir o debate,assim como vc,eu,ficaram decepcionados e c/ os 2 pés atrás.Será que ficou sem ter como explicar que foi filiado ao PR,partido aliado do pt,por anos e não comentou c/ os eleitores?e o vice também filiado ao psb,esses é que são do partido novo?Tô numa sinuca de bico,

  8. Bom dia xará!
    ultimamente não tenho comentado seus posts, mas tenha certeza que em 99,99% deles eu assino embaixo. Só que hoje eu não poderia deixar de externar minha enorme decepção com o Zema. Assim como você, acho que o bolo que ele deu no debate ontem foi imperdoável, e se eu tinha 100% de certeza de votar nele, já me sinto balançado…só não decido meu voto pro Anastasia porque sei que por trás dele virá o Aécio. Vida de brasileiro é assim, o que parece uma luz no fim do túnel na verdade é o farol de um trem vindo em sua direção…Um abraço!

  9. Isso é inadmissível. Não é uma atitude digna, até mesmo para com o seu adversário.
    Mas o povo não se atenta para estes pequenos detalhes. Quando eu revelo meu pensamento que esta terra brasilis não tem jeito é por essas e outras mais. A grande turba não quer nem saber, está pouco se lixando.
    Se ele, Romeu Zema, não tivesse tanta certeza de sua quase eleição, duvido que ele faria isso. Trataria com muito mais respeito a todos os envolvidos no debate proposto, seja os profissionais envolvidos ou os meros espectadores/telespectadores. Fica uma dica, não esperem muito. Sem querer ser repetitivo, são tudo farinha do mesmo saco. Torço para que eu me engane, mas não é isso que os fatos evidenciam….

  10. Em relação às fake news que a campanha do Anastasia tem feito prejudicando o Zema, você não comenta.
    Sua reportagem é tendenciosa, você deveria ter vergonha da sua atitude.

    1. Primeiro que não é uma reportagem; é uma opinião. Segundo que pouco me importa a campanha dos candidatos. Confirmar um compromisso e não comparecer, sem avisar, é coisa de irresponsável. Terceiro que te desafio a me mostrar onde estou sendo tendencioso (será na parte em que ajudei o Novo?), Quanto a me envergonhar, meu caro, deixo para coisas menos importantes, como pular bêbado na piscina e coisas assim

  11. o cara tem que ser muito otário para achar que só porque o partido se auto proclama novo que ele adota posturas diferentes da corja. São todos iguais. Isso é só para pegar voto de trouxa.

  12. Desde o primeiro momento, já não fui com a cara desse tal Zema, coisa de Anjo da Guarda, coisa de mineiro desconfiado do interior, mas costumo seguir esse meu instinto, pois funciona com muita frequência. Pra completar, essa semana li e ouvi coisas desse candidato esquisito que não gostei nem um pouco e não me pareceu ser mentira. Apesar do partido, tenho admiração pelo Anastasia, vou votar nele. Parece mais seguro.

  13. Entendi; o Sr. Anastasia desesperado pode ficar fazendo campanha suja , distorcendo tudo que o adversário diz; gastando mais de 10 milhões só no primeiro turno sem explicações tudo bem; desde que vá onde você quer, inclusive faltando a outros como do G1…jamais votarei novamente neste sujeito que finalmente se mostrou…a “produção” do “debate” está paga e bem paga…todos sabemos qual debate do primeiro turno levou o Zema ao segundo…o único que lhe deu oportunidade…por incrivel que pareça e já devem estar arrependidos…e não foram vocês …já perdeu garoto…

    1. Que comentário bobo, Hélio. Eu não perdi nada, além do meu tempo. Mas um monte de gente perdeu, sim. Você está misturando alhos com bugalhos. Dê uma lida nos comentários do João. Estão muito bons! Talvez expressem o que você quis dizer e não conseguiu

  14. Anastasia tem sido o único senador de Minas Gerais (Aécio Neves e Zezé Perrella dispensam comentários, mas ainda bem que estão saindo do senado). Em 2019, espero que o Anastasia continue seu excelente trabalho no senado e contribua servindo a Minas Gerais. A atitude do Romeu Zema de faltar ao debate não foi bonita, mas está longe de desqualificá-lo para assumir o governo. Espero atitudes melhores e fiscalização por parte do Novo e da sociedade. Ademais, não quero a volta dos derrotados nas urnas da coligação do PSDB para o cabide de empregos do Anastasia. Vemos pela sua campanha que ele passa por um processo de Dilmização e isso é muito negativo. Sai da campanha menor que entrou, independente do resultado.

  15. Ocorreu o debate dos sonhos da TV Alterosa: o senador Anastasia reinou sozinho, sem parecer favorecimento a um lado, a equipe que se deslocou para participar foi bem aproveitada, entrevistando o candidato que compareceu. Com certeza a audiência caiu, porque a população está farta do blá-blá-blá do candidato que está parecendo a Dilma de 2014. E é isso, não foi a melhor atitude do Romeu Zema, mas nada tão deplorável. Há denúncias piores envolvendo Anastasia e o resto da corja do PSDB.

    1. Porque a lei eleitoral assim dizia, Diego. Mas se foi por causa disto, bastaria ao Zema dizer “não, muito obrigado, não vou”. O que eu e as centenas de pessoas envolvidas na produção e na cobertura do debate têm a ver com isso? O que uma pessoa que sai de um bairro distante e se desloca até o estúdio para acompanhar o debate tem a ver com isso? Foi muito feio, colega! Muito feio mesmo!!!

  16. Ricardo, bom dia. Pelo seu texto, parece que realmente está decepcionado… Eu também. Esse gesto me fez mudar o voto e VOU DE ANASTASIA.

    Continuo acreditando que o Novo fará bonito nas próximas eleições, mas para MG, Romeu Zema parece que não foi o melhor nome a ser colocado para votação. Ele se parece muito confuso, de fala meio inocente… Não está preparado.

    Para presidente, espero que BOLSONARO consiga vencer, essa que pra mim, é a eleição mais complicada que já vi. Nunca a ídia tendeu para um lado de maneira tão forte, na cara de pau. Globo, Veja, UOL, Folha de São Paulo… passaram do limite e fico até curioso pra ver como ficarão no futuro estas empresas, quando Bolsonaro vencer. Espero que ele não dê dinheiro nenhum (propaganda) pra estes lixos. Qua sua opinião sobre isso?

    Saudações.

    1. Que o critério para a distribuição de verba publicitária oficial deve ser técnico, pela audiência, e não como o PT fez ou como Bolsonaro promete fazer (boicotando a Folha)

      abrs

  17. Não sabia que foi dessa forma. Sou mineiro e moro no ES. Fiquei empolgado com a possibilidade do novo indo ao segundo turno e em primeiro na corrida. Mas confesso que também me decepcionei muito com essa postura do Zema. A pergunta que fica é: o que virá pela frente?

  18. Eu sabia que você também não era o novo. Sempre desconfiei que você fosse um tucano perdedor, invejoso, ególatra e hipócrita. A certeza chegou nessa postagem. Criticar Romeu Zema( não acho o ideal) e elogiar Anastasia( capacitado para o mal), me deixa confortável para definir o seu caráter.

  19. Hahaha. O sujeito que até doou dinheiro para o PSDB e para a campanha do Pimenta da Veiga em mais um texto “isentão”. Já que a opinião é sem medo, porque dar tanta ênfase ao não comparecimento em debate como estratégia de campanha, para não cair nas “armadilhas” de uma pessoa melhor articulada que ele (Anastasia é uma pessoa qualificada nesse aspecto, até mesmo pela sua formação profissional em Direito e pelo exercício da atividade de professor), e não dar ênfase ou omitir um fato mais grave: quem está por trás do Anastasia, na mesma condição do “poste” Haddad ? Não precisa ficar dodói pelo Grupo que hospeda seu blog ou mais especificamente seu coleguinha Benny, nem aproveitar o ensejo para apoiar seu candidato, fiel escudeiro de Aécio Neves. Outra, que babação de ovo com esses Vereadores, principalmente o Matheus Simões (por enquanto só fica dando esparro na Tribuna do Plenário e nem conseguiu direcionar o dinheiro economizado no gabinete para algo que preste), que também sempre está do lado do agora criticado Romeu Zema e com certeza está ciente ou quiçá teve participação nesta estratégia de não comparecimento. Não concordo com a atitude do Zema, mas credibilidade não se conquista com dois pesos e duas medidas.

  20. Realmente Zema não ir ao debate e sequer avisar é uma deselegância, fora o que já foi dito quanto ao que envolve a preparação de um debate. Ainda não vi a justificativa dele, mas realmente deve uma. Quanto a ir em debate, eu se fosse ele não iria mesmo. Voto nele, mas inegavelmente reconheço que o Anastasia é mais articulado e se saiu melhor no ultimo debate, e ainda usa as imagens daquele debate para lhe retirar votos. Vou focar apenas em uma questão explorada pelo Anastasia, que foi a de levar empresas para o norte de MG. Zema, tendo que pensar rápido, pecou por não dizer que em anos do governo do PSDB não levaram empresas para aquela região, e agora Anastasia fala em levar empresas de tecnologia e pagando salários de mais de 5mil. Algo utópico. Merecer eles merecem, como todo brasileiro, mas, infelizmente para tais empresas é necessário conhecimento técnico, e, no norte de MG, em se tratando de números da maioria (não de exceções), é provável que falte mão de obra especializada. Portanto, instalar empresas no norte de MG e levar mão de obra de outras regiões não adianta. O que o Zema quis dizer, e foi tendenciosamente mal interpretado, é que dá para levar empresas que paguem pouco mais de um salário, isso em um primeiro momento, o que visa empregar essa população mais pobre e sofrida. Aqueles que têm condições de salários maiores, em que pese o fato de merecerem a atenção do governo, certamente em uma escala de prioridades, devem ser colocados em segundo plano nessa fila. Resumindo, zema disse que tem que levar indústrias e empresas que não demandem mão de obra qualificada para absorver essa população desempregada e mais carente do norte de MG.

  21. caro Bloqueiro Fidaecio esse post também serve para o Bolsonaro? E antes que me desqualifique ou me xingue (pratica comum) não sou petista e vou votar no 17, na falta de algo melhor.

  22. Queria ver o Zema no debate e ele não foi, Fazer o que? Ainda acho que Minas esta no melhor dos mundos nesse pleito eleitoral, Dilma detonada, Pimentel destroçado e dois bons candidatos para o eleitor escolher: Zema (apesar do vacilo) e Antonio (apesar do Aécio). Fui votar no Anastasia, um dia antes mudei pro Zema, agora ia votar no Zema, até domingo vejo direito o que vou fazer.

  23. Infelizmente o Anastasia precisará nascer de novo para se livrar da imagem do Aécio, que inclusive só aceitou ser candidato após o pedido dele, alguém lembra disso, ele não queria ser candidato. Nesta vida tudo é questão de escolha.

    Quanto ao Zema, boa sorte Excelentíssimo Governador.

  24. Olá Ricardo!

    Sem dúvida muito bem colocado em vários aspectos. Parabéns!
    Procuro me manter imparcial por ser “PCD – Pessoa com Deficiência” (não gosto desta “categorização” mas, por enquanto é a que temos) e por estar há algum tempo, junto com meus pares, desenvolvendo um trabalho importante que inclui a organização deste universo.

    O candidato Romeu Zema foi extremamente infeliz ao se referir às pessoas com deficiência. Conseguiu reunir em uma fala tão curta a insensibilidade, o desconhecimento, o preconceito, a discriminação e o pior, conseguiu, se enxergando na cadeira de chefe do executivo, governar em causa própria ao sinalizar a intenção de revogar a lei (sequer sabia ser federal – que gestor é esse?) que, pela sua fala, livraria os grandes empresários (e isso inclui ele próprio) de contratar as pessoas com deficiência. Afinal, ele governará para quem?

    De outro lado temos o Senador Anastasia. Homen público no sentido pleno da palavra, com capacidade, inteligência e sabedoria que o tornam uma raridade na política Brasileira.
    Mas, infelizmente, ao que muitos acreditam, e isso inclui a mim, possa estar cercado do “modelo de políticos” que se enquadram no que os cidadãos de bem tanto tem rejeitado. Homens do poder, pouco voltados a realmente servir. ” A ausência de sabedoria somada ao excesso de vaidade transforma homens em seres diminutos demais para que sejam detentores de poder”. Fato!!!

    Bem, feitas essas considerações, e me limitando ao assunto relativo aos PCD’s, é fato que mesmo diante de tamanha polêmica nenhum dos dois candidatos apresentou a nós, PCD’s, qualquer proposta que seja. E não fazem porque não tem e nem terão, já que para isso é necessário conhecer, estudar, conviver com estas pessoas em diversos níveis (econômico e social) e diversidade de deficiência. Esse conhecimento é base para que possam compreender e em poucas linhas propor aquilo que possa atuar como música aos ouvidos do mundo PCD. Além disso, este conhecimento é essencial para que tenhamos novas políticas públicas, idéias criativas, simples, fáceis de serem implementadas e em parceria entre PCDs, entes públicos e privados. Todos compreendendo que não podemos depender exigir de um governo em dificuldades aquilo que não consiga entregar, o que nos demanda ainda mais criatividade e olhos em modelos que possam se tornar auto-sustentaveis e perenes.

    Enfim, estamos a 4 dias das eleições e considero lamentável que os candidatos não tenham apresentado nenhuma proposta.
    Ricardo, sou um PCD (amputado da perna) e trabalho com muita dedicação, doação e é triste imaginar que, de um lado possamos ter o retrocesso e, de outro, o assunto possa ser “encaixado” em uma Secretaria de Estado comandada por um “modelo de político” (já citado) onde serão desenvolvidos programas que pouco ou nada atendem, a não ser interesses menos nobres.

    Que Deus ilumine o universo PCD e os candidatos!

  25. Me sinto em uma sinuca de bico. Votei no Zema no primeiro turno e nesta última semana estou titubeando na intenção de confirmar o voto no 2o turno. Primeiro, pelo péssimo debate na Record entre ele e Anastasia. E agora, com essa falta de compromisso de ao menos informar a Alterosa de que não iria ao debate ontem. Muito feio esta sua atitude pra quem vem da iniciativa privada. Ainda, soube que ele foi filiado ao PR por quase 20 anos, partido apoiador do PT e envolvido em escândalos de corrupção, e ele simplesmente omitiu esta informação induzindo a nós, trouxas, que ele nunca participou de partidos políticos… Não sei mais o que pensar. Vou resolver até domingo, se dou o voto de confiança ou se anulo, pq também não creio no Anastasia de qualquer forma.

  26. Você é uma raposa, travestida de ovelha, condenar só por não ter ido a um evento, sinceramente, pura tendência. Ressaltando que o Romeu, avisou de última hora, mas avisou. Jogar o candidato aos lacaios, só por isso, muita hipocrisia. Votei no Anastasia no primeiro turno, para levar a fatura, porque sou totalmente anti Esquerda, mas agora sou Romeu Zema, muito mais agora, por conta de tanta sujeira que estão fazendo com ele, típico da Quadrilha Vermelha Comunista, lembrando que o PSDB, nada mais é, que a Esquerda mais ao Centro.

  27. Zema não é novo: é velhaco!
    Recomendou voto em Bolsonaro no último debate antes do primeiro turno? Segundo ele, como isso aconteceu lá pela madrugada, ele não estava raciocinando 100%.
    Eleito de Bolsonaro levaram-no ao segundo turno. Como ele reagiu: Aceito apoio do Pimentel.
    Confrontado pelos eleitores por essa declaração, o que disse? Fake News!
    Não sabe o que é FUNED. Diz e desdiz com tranquilidade.
    Não dá. Minas não pode ser barriga de aluguel para o PT se criar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *