O Rio como espelho do Brasil

Pobre Rio; hospeda o Cristo e vive no inferno. Pobre Brasil; tem o criador como compatriota e dá as mãos ao Cramunhão

Foto: Google Images

Lindos, exuberantes, gente bela, mas com um insanável defeito de fábrica: o gosto pelo atraso e mediocridade. Como pai e filho, País e Estado são cúmplices nas piores mazelas e no melhor dos seus dotes físicos.

O Rio é um estado maravilhoso. Praias, montanhas, sol, futebol, carnaval e os mais belos bumbuns do País. O Brasil é um país maravilhoso. Praias, montanhas, sol, futebol, carnaval e os mais belos bumbuns do mundo. Em comum, algo mais: um povo que simplesmente NÃO IMPORTA-SE!

Não importa-se com a violência nas ruas, com os bueiros entupidos e esgotos à céu aberto. Não importa-se com as ruas esburacadas, mal iluminadas e praias insalubres. Não importa-se com impostos acachapantes, governantes corruptos e famílias políticas inteiras vivendo à sua custa.

Não importa-se em eleger Sérgio Cabral e Garotinho; Eduardo Paes e Crivella. Não importa-se em eleger Lula, Dilma, Aécio e Renan. Não importa-se em reelegê-los também. Minas Gerais que o diga. E Pernambuco, Alagoas, Bahia, Pará… É um caso de amor incurável pelas más escolhas.

Romário: craque nos campos, nulidade como político, fraudador fiscal como cidadão. Segundo lugar nas pesquisas para o governo do estado. Eduardo Paes: o amigo de turno e cúmplice da dupla Sérgio Cabral/Luiz Inácio. Primeiro lugar. O terceiro? Anthony Garotinho. Sim! Ele mesmo.

Afundado em uma crise financeira incalculável. Refém de uma criminalidade e de guerras urbanas sem controle. Acuado por quadrilhas organizadas incrustadas nos Três Poderes do estado. Ainda assim, rumando firme para manter tudo exatamente como está. Brasil ou Rio? Os dois.

Tenho uma profunda relação de carinho com as capitais de ambos; Estado e Federação. Nasci e cresci em Brasília. Não nesta daí. Fui, vou e irei sempre com a máxima frequência para o Rio de Janeiro. Com 51 anos de vida posso lhes assegurar: seguem em franca e firme decadência.

Um corpo não vive sem alma (não aquela espiritual, que cada um pode ou não acreditar. Mas a metafórica. Aquela que é “a essência da existência”). Apodrece e padece. Um país não vive sem capital. O Rio foi nossa capital. Brasília é nossa capital. Ambas estão quase mortas. O Brasil está quase morto.

Salvem o Rio! Salvem Brasília! Salvem o Brasil! Ainda sobrou um pouquinho de tempo.

Leia mais

26 thoughts to “O Rio como espelho do Brasil”

  1. Taí, blogueiro, concordo com você nessa aí. Porém, prá dizer tudo isso, com relação às más escolhas do povo do Rio, que, na maioria das vezes, não sabe votar mesmo, você não precisava colocar o Lula no meio deste lamaçal. Do jeito que você fala, acho que você só falta dizer que prá melhorar as coisas lá seria necessário trocar o povo, e não melhorar as escolhas. Veja, por exemplo, a Márcia Tiburi é uma ótima candidata. Ou você não acha? E, como você conclui pedindo para que “salvem o Brasil”, a resposta é simples: Lula Livre, Lula Presidente!

  2. Pois é….Deus abandonou o Brasil depois que a corja do PT, assumiu o país. Quem tenta ir contra os ensinamentos de Deus, seja apoiando o aborto, seja apoiando as drogas, seja desviando dinheiro público, deixando os serviços essenciais(saúde, educação, segurança pública), está flertando com o diabo.
    A ideologia que a esquerda, com a ajuda da imprensa, tenta implantar no Brasil, é uma variante soft do que Lênin, fez na Rússia, no início do século 20. Procurem saber sobre o que pensava esse monstro, e compare com o momento que a sociedade Brasileira vive….
    O Brasil hoje, com sua população de 200 milhões, é dividida com cidadãos com hábitos decentes, e a outra, que vai totalmente contra os ensinamentos de civilidade e cidadania.
    Como aceitar um candidato para a presidência, condenado em 2ª instância, estar em 1º lugar nas intenções de voto? Lógico. Quem vota ou obterá vantagens com ele no poder, ou são a geração de idiotas, que nesses últimos 20 anos, a influência da esquerda ajudou a construir.

    1. Antes do PT o Brasil era o que?
      Vejo que tem muita gente, principalmente os mais jovens, achando que em algum momento de sua historia o Brasil deu certo.
      Infelizmente nunca deu certo!
      Alias o único momento que ele artificialmente deu certo foi justamente na era pt. Repito, artificialmente!
      Vamos acordar e entendermos melhor bossa história.

  3. .
    Isto tudo tem a explicação pelo fato de ENQUANTO AS MARACUTAIAS NÃO ENVOLVIA O PT – – – NINGUÉM INVESTIGAVA NADA – – – MUITO PELO CONTRÁRIO – – – ENGAVETAVA TUDO.

    É só ver quantos pedidos de CPI foram engavetadas historicamente, principalmente na era B.H.C. (vulgo Fernando beira lago). Já era para estarmos em outra etapa de FAXINA, ou seja, quando os efeitos da LIMPEZA.

    Agora mesmo – QUANTOS CASOS ESTÃO EM COMPASSO DE ESPERA, – – – PRINCIPALMENTE ENVOLVENDO GRANDES DE pmdb / mdb (sei lá que njome é o atural desta desgraça), PSDB, DEM, PPS, – – – – – TEMER – – – – todos enfiados no C…… !
    .

    1. Olá Neto, você sabe das coisas. É por ai meu rei. Quem aparelhou a PF, comprou aviões, viaturas, concurso público, pessoal treinado, senão o PT? Só não vê quem é cego ou muito mal intencionado!

      1. Ô manezão,tal de cidrac.O Rio de Janeiro é a cidade que tem mais artistas,sociólogos,psicólogos e tudo quanto é coisa terminada em “LOGO”, por Metro Quadrado do País e pior,se orgulham disso.E eu pergunto:qual a contribuição que tanta sumidade metida a intelectualoide dá para,ao menos,tentar minorar um pouco as mazelas do Rio ? Pelo que ouço falar só sabem fumar e defender a maconha,além de se travestirem de “direitos humanos” para sacanearem aqueles que são contra suas posições.Quanto aos candidatos falta explicar para o resto do Brasil que o Rio ainda conta com expressões tais como uma tal Professoira (?) Marcia Tiburi (PT) -acho que é assim que se escreve isso,metalurgico Luiz Eugenio Honorato (PCO),ex-juiz federal Witzel (PSC) e outros menos cotados.E assim vamos que vamos tentar reerguer esse Rio de Janeiro.

    2. Gostaria de uma explicação para os seguintes pontos:
      1- O PT acusou o FHC de roubar o pais nas privatizações, mas não investigou o destino do dinheiro (ou se investigou, não informou para ningém).
      2- O PT esteve no comando por 13 anos e os PGR’s indicados por eles não investigaram os políticos ditos corruptos (será porque o PT estava aliado a estes políticos corruptos?).

      1. Olá Lima, observe o seguinte:
        1 – O governo da Maria Antonieta Morena entregou muito da riqueza brasileira. Ele e seus auxiliares (Mendonça de Barros, Pérsio Arida, Lara Resende etc e caterva) foram gravados a dizer que agiam no limite da irresponsabilidade. A chamada privatização não trouxe dinheiro investimento novo, pois, além de ser passado muito barato o estrageiro adquiriu o que já estava pronto e operando. Fiquemos com o exemplo da Vale do Rio Doce, logo apelidada, para despistar, de Vale. Esta com a sede incomensurável do lucro cortou os gastos indispensáveis a segurança e então vidas, sonhos desceram Rio Doce abaixo. Agora a busca de indenização eternizam-se em demandas judiciais e em machetes. Aliás, esse é roteiro básico da ganância desmedida, vide o caso da ponte na Itália. A concessionária da estrada sabia da necessidade de manutenção, mas os anos se passaram e muita gente caiu no abismo.
        É fato que o PT não reverteu as privatizações. Sabe-se, porém, que isso não seria viável, pois, existe as limitações jurídicas e se o PT já enfrentou toda a campanha difamatória se intentasse uma coisa dessas teria sido inviabilizado já ha muito tempo. De toda sorte o PT deteve a sangria da entrega e, investiu no pré sal…
        2 – O PT aparelhou a PF, construiu novas sedes, adquiriu viaturas, aeronaves, equipamentos, armas, fez concurso público, deu treinamento mas sempre dentro dos limites da atuação republicana, não embarcou na onda de denuncismos e perseguições a determinadas pessoas. O suspeito e o acuado tem o direito de se defender e pode fazê-lo sem perda da sua dignidade. É tudo muito diferente. Nem vou citar a situação de Lula que teve sua casa devassada as 06h da manhã. Vide o caso do Reitor da UFMG que foi detido cedinho em casa e teve de sair de toalha na cintura. Num projeto que envolvia R$ 80 mi foi noticiado que houve desviu de R$ 80 mi. Onde já se viu? Desviu de 10% já é aberração!!
        Espero ter contribuído para melhor compreensão.

        1. Prezado, as questões não foram respondidas.
          1) Eu não falei em reverter as privatizações, mas em investigar os desvios e punir os culpados, ou seja, se houve desvio ou falcatrua, que se apure as responsabilidades e cumpra-se a lei. Esta investigação não foi feita, ficam apenas no discurso da “privataria”, sem investigação e punição dos eventuais culpados.
          2) Para um partido que sempre usou o discurso da ética seria natural investigar as práticas da velha política. Não se trata de perseguir ninguém, mas investigar dentro da lei as suspeitas e denuncias. Só para constar, o procedimento da PF de entrar na casa das pessoas às 6:00 horas é para todos e não para alguns, então não há perseguição nestes casos. um adendo: o PT para chegar ao poder e permanecer no poder fez alianças com os velhos políticos do Brasil, Sarney, Maluf, Collor, Calheiros, etc… então nesta época eram todos probos?

  4. Não devemos sentar no rabo e falar mal do rabo dos outros, aqui a coisa não está boa, se olharmos para fora e não nos cuidarmos, estamos no mesmo caminho. Triste demais o cenário. E hoje descobrimos que o Maluf está vivo ainda.

  5. Falou tudo, falou bonito sobre o rio de janeiro e os bumbuns bonitos que nao deixam sair nada de bom deles nao e mesmo, e isso ai que a galera quer ouvir nao e mesmo.
    Deus existe e Jesus Cristo tem os bracos abertos esperando especialmente por voce e todo o povo brasileiro que se preocupam somente com o seu dia a dia o seu bem estar com os santos e anjos, macumba , samba , carnaval, cachaca e a cervejinha todo o dia e o futebol.
    Porque nao comecarem a pensar no futuro eterno que talvez nao esteje longe de acontecer para muitos. Busquem a Deus em primeiro lugar e assim todas as outras coisas lhe serao concedidas, assim esta escrito na Biblia. Siga os mandatos de Jesus Cristo o Nosso Senhor e Salvador o Rei Eterno . Brother use a sua influencia politica para divulgar o nome de Jesus Cristo para esta nacao de seguidores que voce tem talvez assim um outro aprenda de voce e assim por diante ate que a nacao brasileira tenha conhecimento de que Deus e real e Jesus Cristo o nosso redentor , entao essa vagabundagem ai neste pais vai ter um fim porque Deus pode e faz , mas nao se o povo e contaminado e continuar com o coracao fechado para “ELE”. Em nome de Jesus Cristo tome esta palavra , leia a Biblia e converta-se do pecado e deixe Deus agir na sua vida.
    pode crer .

  6. Tu reclama de todo mundo, rapaz. Então, a única solução é você entrar pra política e mudar isso aí. Você diz somente em quem não votar (ninguém presta). Nunca diz em quem votar. Ou você tem medo de se comprometer, ou é um demagogo. Se não quer apoiar ninguém, então, lance-se como candidato e pare de culpar o povo. Só você que presta?……

    1. Por partes: Reclamo o quanto quiser; lê quem quiser. Se e quando EU decidir entrar para a política você ficará sabendo. Se não sabe em quem votar e não é minimamente capaz de decidir por conta própria, não espere de mim qualquer indicação. Esforce-se e decida por si mesmo. Sobre em quem voto, leia os posts anteriores ou me acompanhe até a urna (te pago um Chicabom na saída). Por último, eu presto! Mas não estou à disposição para seu voto.

      Ah! Aproveita e vá dar meia hora de fiofó por aí. Assim não me enche mais o saco

  7. Só não concordo com o “gente bela” e os mais “maravilhosos bumbuns”. É mito e muito ufanismo, para contrabalançar nosso atraso, nossa ignorancia, nossa “esperteza”, nossa ingenuidade e nossa péssima imagem que temos no mundo. Alguns ainda tentam dizer que somos hospitaleiros, alegres etc. Alegres de bobos. Outro mito. Infelizmente, além de tudo isto de ruim, somos feios. Não vale falar das mulheres em Copacabana ou das mulheres da Av Paulista. O Brasil não se restringe a estes locais e nem nas zonas sul das grandes cidades. Infelizmente somos feios na média. Temos que aceitar sem nos enganar. Podemos melhorar a nossa imagem a nivel de desenvolvimento, de escolaridade, de conhecimento, de honestidade e mostrar ao mundo que sabemos escolher certo nossos políticos. Com 39% (segundo o Datafolha) querendo a volta de um criminoso corrupto para Presidente da Republica, nos faz perder a esperança de algum dia sermos respeitados e vamos continuar a sermos conhecidos apenas como o pais dos “mais belos bumbuns”, da mais “belas” mulheres, do futebol, do sexo fácil, do carnaval, da corrupção, da desonestidade, da violencia, da ignorancia…

    1. Só lembrando que a cena cultural de BH já começa a esquentar os tamborins para o carnaval 2019 … com a falência do RJ, nos candidatamos, ano a ano, a sermos os próximos foliões falidos … porque a turba imoral e mercenária de baianos e cariocas vem aí, para escarnecer BH, um pouco mais, a cada ano.

    2. Boa,
      só esqueceu de comentar sobre o mito ‘cidade maravilhosa’, é só sair das praias(sujas) pra ver as merdavilhas Rio afora.
      ps: até a música ‘cidade maravilhosa’ é plágio de uma ópera/opereta francesa, no Rio se rouba tudo!

  8. Hahaha, falar que Deus é brasileiro e entregar a vida ao comportamento ético divinamente inspirado é uma coisa, mas falar que Deus é brasileiro enquanto a nossa cultura procura desprezar os ensinamentos d’Ele e procura assento no colo do capeta é outra.

  9. Na época do governo militar Deus estava presente nas escolas, todos diziam, Deus é brasileiro. Melhor época que o Brasil viveu. Ai veio essa desgraça do PT e tirou Deus das escolas pq são ateus. Agora brasileiros, estamos pagando caro porca trocaram votos por bolsa tudo.. A unica solação é proibir partidos comunistas no Brasil.. eles estão ai novamente feitos ratos a procura de queijo..

  10. Pô, será que ninguém aqui ainda entendeu que o único presidente que deu RESPEITABILIDADE ao Brasil lá fora foi o LULA! Ou ignoram ou fingem que não sabem, preferindo eu acreditar na segunda hipótese. Tanto isso é certo, que basta vermos o que a mídia internacional tem dito a respeito do Lula, notadamente da perseguição que vem sofrendo. Se o Brasil só era conhecido pelos defeitos apontados aqui, passou, sim, a ser mais respeitado, muito embora, hoje, depois do GOLPE, as coisas estão mudando de cenário, infelizmente.

  11. É, Ricardo, com certeza todos te “adoram”, caso contrário não acessariam o seu blog.
    E olha que é no mesmo dia em que você posta, devem ficar esperando a sua postagem.

  12. Comentei aqui no blog que morei no Rio quando era bem novo e que hoje a cidade superou minhas piores expectativas.
    Tenho uma imagem pra mostrar que vejo o Rio exatamente como um jornal ingês publicou na primeira página há alguns meses.

    A imagem é do vulto do cristo redendor onde na mão direita tem uma arma e na esquerda um saco de dinheiro que, de tão cheio, que caem algumas moedas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.