Que triste, Facebook! Por esta ninguém esperava

Facebook e outras redes sociais cedem à patrulha das esquerdas e transformam suas plataformas em censores antiliberais

Imagem: Google

Tenho profundo respeito pela propriedade alheia. Não a toco, se não tiver licença, não a usufruo, se não for convidado, não a profano, uma vez dentro. “Mi casa es su casa” é apenas uma frase feita como “vamos tomar um café um dia destes”. Não é para ser levada tão a sério.

O Facebook é uma ferramenta pública e gratuita. Usa quem quer. Por ser gratuita, não nos deve muitas obrigações. Porém, como ganha dinheiro — e muito! — com as informações dos usuários (que concordam em ceder tais informações), passa a dever, aí sim, muitas explicações.

É notório que o FB passou a, digamos assim, demonizar páginas e publicações não alinhadas com a narrativa dominante das esquerdas. Como si, Twitter e outras chamadas mídias sociais. Tal movimento iniciou-se após a eleição de Donald Trump e aportou com força no Brasil.

Alguns meses atrás, tive cinco ou seis posts bloqueados sob a alegação de serem “SPAM”. Após alguns esclarecimentos, tais posts foram republicados, mas logo depois excluídos. A alegação do Facebook foi a de que tratava-se de conteúdo improprio. Resta saber para quem!!

Após contato oficial com a empresa, por canal próprio informado pelo Portal UAI, os posts foram restabelecidos, mas o alcance desta página foi claramente prejudicado. O Facebook não “circula” mais os meus textos nas páginas dos amigos e seguidores, limitando a visualização ao extremo.

Todos os dias me chegam mensagens de leitores que não visualizam mais as minhas publicações. A queda na quantidade de likes e compartilhamentos é nítida.  É triste saber que uma plataforma de informação tão importante tenha aderido ao mais abjeto modus operandi de censura: a velada!

Não vivo de Facebook ou de blog. Não sou jornalista e tampouco ganho qualquer coisa (inclusive dinheiro) com meus textos. Não sou candidato a nada, e ser mais (ou menos) conhecido não muda minha vida. Porém, a sensação de estar sendo enganado é muito ruim. Enganado? Sim, explico:

O Facebook me usa para ganhar dinheiro. Em troca, me dá visibilidade. Ou melhor: dava. Assim, entrego o que ele quer. A recíproca já não é mais verdadeira. E nem entro no mérito ideológico da coisa. Minha treta é com um negócio de mão-dupla sendo descumprido por uma das partes.

Quando fui bloqueado e excluído, após a resolução do problema, elogiei a empresa. Acreditei que havia sido um engano dos tais algorítimos. Agora, porém, enxergo a realidade; a triste realidade. E mais triste ainda é gente da imprensa comemorando. Bobinhos! Um dia será a vez deles.

Fakenews é uma coisa, apologia ao crime outra e conteúdo impróprio também, mas o que vem ocorrendo não é nada disto! É uma clara perseguição a qualquer conteúdo anti-esquerda. Quem sou eu para dar pitaco, mas acho que é um caminho que levará o FB ao chão.

Não sei se a perda “monstruosamente bilionária” que a empresa vem sofrendo na bolsa americana reflete tal conduta. Mas sei quando um negócio sai dos trilhos, e o Facebook saiu. Se não acordar, em breve verá outra plataforma a lhe tomar o lugar. Ao menos lhe fazer uma forte concorrência.

Como disse no início deste texto, respeito a propriedade alheia. Não vou ofender a empresa nem tentar lhes ensinar a tocar o próprio negócio. O sucesso deste blog deve-se muito mais ao prestígio e alcance do Portal UAI do que ao Facebook. Apenas deixo aqui minhas palavras de desagravo.

Nem Zuckerberg ou qualquer outro executivo da empresa irão me ler. Mas os amigos, leitores e seguidores que ainda recebem minhas postagens, sim. E isso já me basta para me deixar feliz. Se hoje este blog conta com quase 3 milhões de leitores únicos, não será isso que irá nos vencer.

Avante, amigos! Com ou sem Facebook. 

Leia mais.

23 thoughts to “Que triste, Facebook! Por esta ninguém esperava”

  1. O blogueiro devia refletir.
    O Facebook não é público. É privado e oferece ao público, aparentemente de graça, acesso a um serviço.
    Como é um negócio privado, toma cuidado com certas práticas de seus usuários.
    Posturas agressivas, fascistas, criminosas e preconceituosas são, para segurança do negócio, objeto de bloqueio e exclusão.
    Bem Faz o FB, especialmente em relação ao blogueiro.

  2. Sim mas por outro lado, o youtube tem matérias fantásticas, uma delas é essa da Joice Hasselmann onde ela mostra o que a revista época e a veja publicaram sobre o Bolsonaro:
    (recomendo a que todos abram o link e assistam)
    Em uma das revistas consta que o Bolsonaro chamou uma gorda de ‘goda’ quando tinha 5 ANOS de idade, então comentei:
    “Bolsonaro chamou uma gorda de ‘goda’ aos 5 anos? Era um menino muito ‘bonzinho’ e educado.
    Aos 5 anos eu já mandava pra PQP, Tomá no c*, filho da P…, chamava de viado e isso tudo quando eram meus amigos ou primos, nos oponentes eu dava porrada quando estava no pré primário. Agora que estou mais velho falo isso tudo e ainda mando pro inferno e continuo sendo uma ótima pessoa! :-) ”

    ps pro cidrac: abra o link e veja meu nome VERDADEIRO, aproveite pra entender a abreviatura de JLT!

    ps Ricardo: publique se achar adequado devido ao alto teor de franqueza! 🙂
    Abrs!

  3. … todo lixo de ódio nazifascista, racista, sexista, misógino, homofóbico etc. deve ser varrido, não só do Facebook mas do planeta, discurso de ódio não é opinião, é CRIME… essa gente fez a escravidão, o holocausto e a ditadura dos gorilas fardados por aqui, que sequestrou, torturou, assassinou e sumiu com os corpos de mais de 30.000 pessoas, velhos mulheres e crianças entre eles… foi pouco, deviam serem presos todos esses bandidos. (e quem os apóia também)!

    1. O que dizer do manifesto gay, então? … ahhh, se não o conhece, não perca a oportunidade … puro ódio e, aquilo, também, não é opinião … é CRIME!!! … e se procurar (de verdade) sobre os 30.000 citados, saberá que é irreal essa informação. Larga do “zap zap” e leia conteúdo histórico!

    2. 30.000? kkkkkkkkkkkkkkkk PATETA analfabeto e retardado isso. 30.000 pessoas foram NO CHILE. Que alias por isso mesmo é hoje a “Suiça” da America Latina. No Brasil a dita mole liquidou APENAS pouco mais de 300 vagabundos comunistas deixando uma multidão de bandidos para nos roubar. Va ler historia e se trate porque homossexualismo ego distonico(CID-10) ou vulgarmente conhecido como bicha louca, como parece ser o seu caso, tem cura.

    3. 30.000 ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk pateta idiota e analfabeto ignorante de Historia de primário. No Brasil liquidaram APENAS pouco mais de 300 vagabundos comunistas. No CHILE é que foram mais de 30.000 e por isso o Chile está dando de mil a zero no Brasil em TODOS os indicadores sociais, porque la exterminaram a praga esquerdista. Por isso o Chile tem Pablo Neruda e aqui essa bosta de pablo vittar. Va se tratar, Homossexualismo ego distonico (CID-10) ou vulgarmente “bicha louca” tem cura…

    4. Escravidão:
      Os países piratas, dentre eles: Inglaterra, Espanha, Portugal, Holanda, França, Espanha e alguns outros principalmente países europeus, foram os responsáveis por ‘escravidão’.
      O Brasil como nação nunca buscou escravos que eu saiba e nem eu nunca escravizei ninguém, não cometi esse crime e inclusive só para ilustrar, tive um irmão de criação negro que tem o mesmo nome que eu.
      Cobrar cotas para os negros no Brasil é totalmente indevido, deviam cobrar as cotas dos países que citei acima pois foram eles que escravizaram os negros e eu, mesmo não tendo nada com isso, pago impostos que financiam as cotas!
      Homofóbico: Sou sim, detesto viados que só vivem em torno do fresco universo que criaram.
      Discurso de ódio: falácia de petista!
      Holocausto: Cobre dos nazistas e da Áustria que se alienou!
      Ditadura? Foi uma revolução civil-militar: atuação militar por vontade do povo e inclusive com apoio da igreja católica que teve um presidente ELEITO por voto(democracia)politicamente alinhado aos Estados Unidos pelo temor de que aqui se tornasse outra ‘Cuba’, então não era nem nunca existiu a tal ‘ditadura’.
      ps: Não li em livros ou jornais , EU ESTAVA LÁ, VIVI o período, não fui exilado, nem preso, nem fichado no dops, nunca fui preso ou ameaçado, eu era e continuo sendo completamente livre mas novamente sinto a ameaça do Brasil se tornar outra ‘Cuba’ e por isso não voto na esquerda que prega essas grandes bobagens que vc descreveu aí acima(discurso de ódio e outras merdas)!!!
      Sequestrou: para entender melhor o significado da palavra e a história do Brasil, pergunte QUEM sequestrou o embaixador americano no Brasil!!!
      Assassinou: Uma ex presidentA brasileira o fez e até dava cursos e assim sendo, os seus bandidos foram meus heróis e os seus heróis continuam sendo os meus bandidos!
      30.000? onde e quem?
      (e quem os apóia também)! : confirmação de que VERMELHOS são ameaçadores, ditadores imperialistas e propensos a assassinatos para implantarem o comunismo(com a propaganda de prosperidade)
      Vocês são ‘ótimos'(cof, cof) mas continuam BURROS!

  4. O Facebook é um “mundo de sonhos”; portanto, é irreal.
    A Internet em si já deve ser vista com filtros suficientes para que não se sofra com informações enganosas. Num mundo de sonhos, então…
    Todos já fizemos uma comparação entre a pessoa real que conhecemos e o que ela posta no Face.
    Seja na aparência, meio de vida, estilo de vida no dia a dia, modo de agir, etc.; normalmente, não correspondem às postagens.
    Penso que os seus posts poderiam até levar alguma credibilidade ao Facebook, mas tenho certeza de que ele não está em condições de dar credibilidade para alguma coisa. Infelizmente, pois é muito usado!
    Não há o que lamentar.

  5. ver alguém defender a bandidagem explícita dos idealizadores desses blogs amparados nos crimes contra a honra das pessoas e a desinformação não me surpreende, o que me surpreende é que alguém assim tenha espaço num veículo que se diz jornalístico, UMA VEZ QUE BASICAMENTE tais blogs só propagam “informação” amparadas em mentiras e devaneios com o único objetivo de defender seus financiadores e este glorioso mercado, responsável pela destruição econômica do país. Aguardamos a prisão dos idealizadores desses blogs em face dos diversos crimes cometidos bem como e principalmente quem os financia.

  6. É meu amigo, estamos vivendo a intolerância bonitinha, pois quem pensa diferente não é tolerado.
    Vimemos a censura cheia de balões e flores, já que sua liberdade de expressão só é respeitada quando participa do censo comum.
    Que fique bem claro que não sou fascista, homofóbico, racista ou qualquer outra coisa que a esquerda (antes genocida, homofóbica, torturadora, assaltante de bancos e sequestradora) diz que sou por ter opiniões diferentes. A minha obrigação é respeitar as escolhas de cada um, e principalmente ter a noção que somos todos exatamente iguais, sem que ninguém merece ter mais direito que outro.
    Não conseguem enxergar, ou não querem ver, mas os violentos, censuradores, intolerantes e gorilas atuais são a esquerda. É ela que quer monopolizar o pensamento.

  7. Fala sério! Como se o Zuckerberg se importasse com o que acontece com as republiquetas e suas brigas idiotas entre direita e esquerda. Os ditos “de direita” atacam os mesmos meios de comunicação e redes sociais dos supostos “esquerdistas”. Dá-lhe pau na Globo, na Veja, no Facebook… etc. O MBL é tão imbecil quanto o MST. O povo se esbofeteando aqui em baixo com essa merda de direita X esquerda enquanto os partidos ideologicamente diferentes lá em cima disputam o mesmo candidato a vice-presidente. Só esse povo medíocre ainda acredita que existe uma polarização político-ideológica nesse país de mais de 30 partidos que fazem as alianças mais absurdas entre eles. Acorda!

  8. Absurda a atitude do Facebook e lamentável a postura da grande mídia, que, com raras exceções, se calou totalmente. São por essas e por outras, que cada dia mais tenho simpatia por Bolsonaro. Está cada vez mais difícil aguentar essa esquerdalha que tomou conta das universidades (especialmente os cursos de humanas), de boa parte dos meios de comunicação, classe artísticas e por aí vai, impondo sua democracia, que consiste em concordar com que eles falam/pensam ou ser rotulado de tudo que não presta (nazista, fascista, racista, homofóbico, LGBTSTIVZAYIEK…fóbico, misógino…).

  9. “O Facebook me usa para ganhar dinheiro.” – Parabéns, acabou de descrever a mais-valia!

    Mas esse não era um blog de muito sucesso, com milhões de acessos diários? Pra quê a divulgação no Facebook? Acho que era o Zuckenberg quem devia pagar anúncio para divulgar a rede social mixuruca dele nesse blog.

    Bem, aos que se sentem incomodados com as políticas do Facebook, a resposta é uma só: procurem outra rede social com 1 bilhão de usuários. Ou fundem uma nova. Livre mercado e empreendedorismo têm sempre a solução para tudo.

    O que não dá é fazer o que o MBL propõe, que é REGULAMENTAÇÃO ESTATAL do Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *