Golpe, contra-golpe e um país de joelhos

Já não há mais dúvidas: o Poder Judiciário tornou-se caixa de ressonância dos desmandos do Legislativo e do Executivo

Lula livre, SQN (Foto: Google Images)

O que nos é mostrado recentemente pelas altas cortes brasileiras não é novidade alguma para quem milita no Direito. Juízes e, sobretudo, desembargadores a serviço de demandantes, é lugar comum nos tribunais, sejam criminosos de máxima periculosidade, empresários multimilionários, políticos influentes ou meros parentes de um colega de tribunal.

Dias atrás, aqui mesmo em BH, um desembargador mandou soltar um tal Wellington Magalhães, ex-presidente da Câmara Municipal, preso durante uma operação de combate a desvios de verbas de publicidade. Após a decisão, áudios em que este desembargador conversa com o presidente da BHTrans, intermediado pelo próprio presidiário, solicitando um favor especial, vieram à tona.

Acabamos de assistir a Dias Toffoli — um ex-advogado incapaz de se tornar sequer juiz de primeira instância, por méritos próprios, nomeado Ministro da Suprema Corte pelo criminoso ex-presidente Lula — soltar um dos mais perigosos bandidos do país,  seu ex-chefe José Dirceu  (ex?), ainda que já processado e condenado em segunda instância.

E o que dizer de Gilmar Mendes, que colocou em liberdade dezenas de corruptos, todos ligados a crimes cometidos contra os cofres públicos fluminenses? Mendes, desde que a Lava-jato acertou o fiofó de amigos e parceiros comerciais, mudou de entendimento sobre a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância, e jamais se declara suspeito em um processo.

O “desembargadoido” que ontem tentou, na carteirada e no grito, soltar o corrupto e lavador de dinheiro, réu criminal em mais seis processos, chefe da maior quadrilha do mundo ocidental, Lula da Silva, foi militante petista por 20 anos. Foi nomeado pela tresloucada Dilma Rousseff e ocupou cargos públicos em todas as últimas administrações federais do PT. Qual a surpresa?

O plano era colocar o larápio em liberdade para: 1) dar no pé para uma republiqueta qualquer, um pouco mais avacalhada que esta nossa; 2) levar o recurso contra sua soltura para a segunda turma do STF, onde todos sabemos o que fariam Toffoli, Lewandowski e Mendes; 3) retornar ao Brasil nos braços da seita, autodeclarando inocência; 4) forçar o TSE a permitir sua candidatura.

Mas para o azar desta quadrilha nacional — entenda-se como quadrilha todos que conspiram a favor, ou mesmo ajudam de alguma forma, este vagabundo chamado Lula — há um pequeno grupo de Operadores do Direito que impediu, ontem, que um golpe ardilosamente iniciado após às 19:00hs de sexta-feira passada, atirasse de vez a nossa frágil democracia na lona.

Este triste episódio (mais um!) nos mostra o tamanho do nosso buraco. Estamos entregues a um Poder Executivo gigante, perdulário, incapaz e corrupto. A um Poder Legislativo igual, acrescido da prerrogativa de se tornar, a cada eleição, pior. E a um Poder Judiciário siamês aos anteriores, só que mais nefasto, já que com a caneta derradeira nas mãos, via de regra… sujas.

Leia mais.

56 thoughts to “Golpe, contra-golpe e um país de joelhos”

  1. Blogueiro,
    Na sua narrativa esqueceu de dizer que um outro Juiz de primeira instância, Moro, que foi filiado ao PSDB, tomou decisão para impedir a soltura de Lula que não lhe cabia. Além disso, a decisão do relator do processo e também do Presidente do Tribunal são totalmente questionáveis juridicamente.
    Assim, outras visões são possíveis.

    1. Se você fosse honesto — e pelos comentários idiotas que envia eu sei que não é — eu lhe desafiaria a provar que Sérgio Moro já foi filiado ao PSDB. Se você fosse minimamente intelectualmente capaz — e pelos comentários idiotas que envia eu sei que não é — eu lhe desafiaria a provar que foi Moro quem impediu a soltura de Lula. Por fim, se valesse mesmo a pena — e pelos comentários idiotas que envia eu sei que não vale — eu lhe pediria que apresentasse suas “questões jurídicas” acerca da decisão do TRF-4

      Mas de uma coisa eu gostei: mal publiquei e você já comentou. Sinal de que está seguindo o blog, né? Parabéns!

    2. MARCELO, DEIXE DE DEFENDER LADRÃO.
      PRECISAMOS COLOCAR ESTA CAMBADA TODA NA CADEIA SEJA ELE QUEM FOR E DE QUE PARTIDO FOR.
      LULA, JOSÉ DIRCEU, CUNHA, AÉCIO, DILMA, E UMA CAMBADA DE EMPRESÁRIOS SÃO TODOS FARINHA DO MESMO SACO.
      É POR CONTA DE ALGUMAS PESSOAS QUE FICAM DEFENDENDO BANDIDOS ´QUE O BRASIL VIROU UM MAR DE NAVEGAÇÃO PARA CORRUPTOS.
      O SR. DEVE SABER MUITO BEM QUE O CIDADÃO DE BEM NESTE PAÍS É QUEM MAIS OFRE PARA HONRAR SEUS COMPROMISSOS.
      ME DESCULPE MAS ESTE É O SENTIMENTO DE MUITOS BRTASILEIROS.

    3. Caro Marcelo, decisão por decisão que não cabia, a do desembargador veio primeiro.
      Ele não podia tomar uma decisão monocráticamente para algo que tenha sido julgado por um colegiado e, pior ainda, do tribunal ao qual ele pertence, ou seja, a regra para concessão de HC é clara, ainda mais em regime de plantão. Ou seja, a justiça, está sim ,teve que agir.
      Infelizmente a ORCRIM-PT não emenda, aqui não é, e nunca será Cuba ou Venezuela.
      Turma de bandidos mesmo.

    4. Marcelo, tudo que for contra o pt e lula é questionável juridicamente, por isso o lula entrou com mais de 70 recursos pra tentar conseguir o que não seria questionável e caso conseguisse somente 1 recurso a favor, as demais 7 dezenas comprovadamente seriam inconstitucionais e questionáveis né mesmo?
      CLARO que você não perguntou se a decisão do desembargador em soltar o lula é questionável juridicamente!
      Pra você e pro desembargador: Honestidade não é querer que alguém faça o que vc acha que é honesto, é comportar adequadamente!

    5. O Judiciário deve ser composto apenas por juízes concursados. Chega de quinto constitucional e de indicações políticas para os tribunais.

    6. Acho o teu posicionamento contraditório. Se acha que decisão judicial não se questiona, se cumpre, então não poderia estar questionando as decisões do Relator e do Presidente. Já se acha que decisão judicial não se deve cumprir, então não poderia ter lançado essa tese sobre o Juiz Moro. Quanto ao presidente do TRF4 acredito que tenha colocado por colocar que a decisão dele é questionável, ou então seria apenas um comentário desprovido de conhecimento jurídico. No caso do presidente, a competência é dele para julgar um conflito de competência positivo, o que ocorreu na espécie. O Des. Plantonista se considerou competente para julgar o Habeas, enquanto o Des. Relator entendeu que o Plantonista não tinha competência e proferiu decisão denegatória do Habeas Corpus. Portanto, temos duas decisões (no caso contrárias)j, proferidas por dois magistrados que avocaram para si a competência, de forma que o Presidente do Tribunal é competente para decidir quem tem competência para apreciar o habeas. Tendo proferido decisão no âmbito da competência dele quanto a quem é competente, a mesma estaria correta, de forma que prevaleceu a decisão do Desembargador Relator da Lava jato.

  2. Se gritar pega ladrão,não fica um meu irmão….blogueiro acabou,Brasil tem jeito mais não,estou indo embora desse pais pra tentar dar uma vida descente pro meu filho..vejo gente defendo o Lula,Temer so ferrando o povo,e ainda uns idiotas achando que o Bolsonaro,que nunca fez nada como deputado vai salvar o Brasil,em Minas pior vejo o filho do Cabo Julio fazendo campanha,desculpe falra o obvio mais é mais um desabafo,se Deus quiser mês que vem estou longe tentando ganhar uma vida descende na Europa…

  3. É Ricardo…. assim caminha a humanidade! Melancólico, catastrófico, deprimente,…. faltam palavras para descrever quadro tão ridículo presenciado pela nação brasileira! Assistimos a tudo isso boquiabertos, anestesiados e amordaçados; a mídia – em toda a área de atuação – limita-se, com pequenas exceções, a noticiar ficando em cima do muro! Falta ao país pessoas de carisma e caráter! Falta uma imprensa destemida e esclarecedora! Às favas com o tal de politicamente correto!!!

  4. Se um cara ‘famoso’ como este larápio pede HC na calada da noite,mas por ser famoso é mais vigiado pela opinião publica, imaginem traficantes ,e meliantes ,como não se beneficiam de liberdade na calada da noite .Por que será que o Brasil é o país com maior índice de assassinatos no mundo, e nada acontece com os meliantes defendidos em nome dos “DIREITOS HUMANOS” ou melhor direito dos manu,por uma corte asquerosa ?

  5. Boa tarde Ricardo.
    Fico impressionado com a quantidade de pessoas a defender esse bandido!
    O país nesta draga e esse bando de desocupado,preocupado com a situação desse larapio nove dedos!
    Que apareçam mais juízes como Sergio Moro que não tem medo de peitar bandidos e preza pela lei e a constituição, se que estas ainda valem neste país de merda!
    Enfim,a copa acabou e a população deste país da piada pronta volta a respirar a pudriqueira que é este nosso cenário de gravatas e togas. Viva Sergio Moro.

    1. Sergio Moro é o pior pilantra do Brasil fabricado nos EUA. O Lula ganha dele, do PSDB FHC, SERRA, AÉCIO, ALCKMIM, DORIA, TEMER, JUCA, MAIAS, SARNEYS, MALUF, BOSALNARO e demais otários de direita de 10 X 0 ou de 7 X 1, para combinar com os golpistas 2016.
      O saudoso Tim Maia estava correto em relação porque o Brasil é um país que não dará certo quando ele explica: 1 – No Brasil a prostituta se apaixona.
      2- No Brasil o cafetão tem ciúmes.
      3 – No Brasil o traficante vicia.
      4 – E no Brasil pobre é de direita.

  6. A última trincheira do cidadão foi pro brejo junto com a vaca. Deitaram na lama e de lá nem guindaste levanta. Um judiciário que tem ideologia é nefasto. O juiz, o ministro, o desembargador, todos, podem ter suas preferências políticas. Não é pecado. Nem crime. O errado é o magistrado usar de sua condição para beneficiar seus partidários e líderes políticos, seja eles quem forem. Ainda mais trocando canetadas com outro colega como o “desembargadoido” federal que de plantão achou que era um dirigente partidário. Sabe a mensagem que foi passada ao povo? Se tiver pedigree pode roubar, matar e traficar. Se for mané como a maioria, se furtar uma bermuda vagabunda na banca de um camelô vai preso e ver o sol nascer quadrado.

  7. O PT conseguiu criar uma forma de corrupção ideologicamente justificada… e os comedores de capim defenderão a corrupção, sendo ela praticada pelo PT, até a última estância…
    Podem roubar o que for… estão cegos e não vão enxergar o retrocesso que o PT instalou no país com o inchaço da máquina pública e as “más gestões” nas estatais, está com o intuito de desviar dinheiro para os mesmos se perpetuarem no poder….

    1. quem esta “governando” agora é a direita. deram um golpe junto do vampiro bostonaro, ruralistas, fiesp, mbl e etc esqueceu?

      1. Esse petrersss é um ASNO, coitado… que cara desprovido de inteligência… é de dar dó… digno de pena… completamente cego e teve o cérebro totalmente devastado pela ideologia corrupta do PT…

        O prato de capim nunca é suficiente… esse ASNO estará sempre com fome…

        Petresss, sua mula… vc votou no Temer!! esqueceu? O Temer eh da chapa DILMA /LULA… eh farinha do mesmo saco… ou seja, tao ladrão quanto seus corruptos de estimação…

  8. Este cachaceiro tenta por diversas maneiras, escapar das grades, onde já deveria estar há muito tempo, por diversos crimes cometidos contra o patrimônio público.
    O pt, como já é do conhecimento de todos, vai continuar utilizando de todos os artifícios para tentar livrá-lo, utilizando principalmente a enorme quantia de dinheiro desviado da Petrobrás, mas se esquece que hoje estamos de olho para que este vagabundo pague por todos os crimes cometidos.
    O maior ladrão do mundo tem uma pena a ser cumprida e, com certeza terá que pagar por todos os crimes cometidos, só lembrando, que ainda existem diversos processos correndo paralelamente, o que fará com que este bandido apodreça na prisão.

  9. O blogueiro está coberto de razão. Eu nem diria que o Brasil caminha para o precipício, pois, para mim, ele já caiu faz tempo. A imoralidade tomou conta de toda a Administração Pública, em todos os níveis e setores. Não há mais para onde correr. Ou o Brasil acorda e começa a fazer a sua “Revolução Francesa” ou então estamos fadados a ser esse país de merda que somos. Só digo uma coisa: para quem puder ir embora do Brasil, que o faça sem pensar duas vezes. Arrume um lugar descente para viver e se salve.

      1. Hahahahaha. O sujo falando do imundo. Vai corrigir o outro e comete uma gafe ainda pior. A palavra MAIS é utilizada para indicar SOMA. A palavra MAS é utilizada para indicar PORÉM, indicar uma condicionante à frase que a antecede. O primeiro erro é de conhecimento da grafia palavra, pois que utilizada no contexto correto. O segundo erro, do comedor de capim, é de conhecimento da língua portuguesa.

        Como diria o Milton Leite, o comedor de capim vê a bola na marca do pênalti, sem goleiro e pensa: “Agora eu SE consagro”. E chuta a bola lá na arquibancada.

        Rindo muito aqui. kkkkkkkkkkkkkkkk

    1. o pt nao governa mais. quem governa agora é o temer e seus amigos. da direita os mesmos que te arrebentaram na reforma trabalhista e estao doando o petroleo para a turma do SHELLgio moro

  10. Meu caro, o grande problema, para nós leigos, é ficar criticando a legalidade ou não das decisões judiciais. Podemos ter a nossa opinião – devidamente desprezadas por advogados e “juristas” – e uma leitura nos portais e blogs, veremos formadores de opinião criticando todos e qualquer um dos lados. Não é minha seara, portanto, como você, dou meus pitacos, quem concordar tudo bem, fora isso, fazer o quê? Aliás, ótimo ainda podermos ter opinião e manifestá-la.

  11. Ricardo, eu concordo em quase tudo, mas acredito que o objetivo era diferente dos apresentados.
    O PT é tudo, menos ingênuo. Ele sabia que Lula não seria solto, o relator , o presidente e o TRF não aceitariam essa desmoralização.

    Acredito que o objetivo principal foi alcançado. Fazer alvoroço, recolocar o nome de Lula nos jornais, dar mídia para que seu nome seja ventilado nas eleições e alimentar a militância cega.

    E isso tudo, infelizmente, ocorreu.

    1. Olá Henrique, se existe militância cega você ha de convir acerca de outros fatos. (Peço que refute se me equivoco): Lulinha Paz e Amor é o indômito CAMPEÃO de votos em Pindorama. Após perder uma penca de eleições tornou-se o primeiro e único Presidente a ser reeleito e fazer sua sucessora – a qual também foi reeleita e, e ao passar a faixa de Presidente tinha aprovação de 87% do eleitorado. Neste sentido observe que mesmo estando sob pesada e sórdida campanha da mídia e dos poderosos para desmerecê-lo desde 2003 e preso desde abril não aparece um mequetrefe que o desplante na preferência do eleitorado. São dados a ser pensados e meditados e não respondidos com preconceito contra o nordestino enxotado pela seca e criado sem pai e nem enfrentado com ódio cuja baba escorre abundantemente, porquanto insuflada pela Rede Esgoto e seus serviçais baratos.
      Juiz deve decidir com imparcialidade e independência. Não é independente o juiz que determina a invasão da casa de um cidadão com moradia estabilizada e que não se recusou a atender ao chamado da autoridade. Não é imparcial o juiz que estando de férias atua como se não estivesse, e mais, ponha as barbas de molho, pois, não se sabe o que pode nos acontecer ao dobrar a esquina. Hoje abusam de quem não tem a sua simpatia-, você se enche de júbilo – amanhã pode ser sua vez ou a vez de quem tem sua afeição, afinal, a injustiça em algum lugar ameaça a justiça em todo lugar. Grato.

  12. Brasil. Vergonha internacional. Este pais apodreceu nos últimos 15 anos governados por aloprados, incompetente e inconsequentes. Alucinados para se perpetuarem no poder e limpar os cofres do governo. Tudo em que tocaram apodreceu, se desmantelou, estatais, bandos oficiais, fundos de pensão, até mesmo os “empresários” amigos corruptores de primeira ordem, não ficou um em pé. Afinal suas empresas só tem uma função real, lavar dinheiro para a gangue no congresso. Executivo, legislativo e judiciário, quando a fonte secou , só ficaram as dividas e policia federal em seus calcanhares. Pais podre, povo ignorante e conivente, adoradores de bandidos, encantadores de burros, milagreiros, corruptos.

  13. Caro Ricardo, obrigado por falar a verdade sobre a quadrilha esquerdopata que destruiu nosso país!
    É difícil imaginar o que passa na cabeça das pessoas que ainda os defendem.
    As eleições estão chegando e temos uma grande oportunidade de trocar todos os deputados e senadores por pessoas que ainda não estiveram no poder.
    Continue firme!
    Os brasileiros de bem agradecem!
    Um abraço!

    1. Olá Gian, então o critério orientador do voto é unicamente o ineditismo do mandato? Penso diferente. Entendo que os políticos cumpridores da missão devem continuar e olhe que muitos correspondem ao mandato que lhes foram confiados. Neste sentido Bonossauro não deve ser reconduzido, pois, cumpriu vários mandatos e não aprovou uma única lei de interesse do povo brasileiro.

  14. Nosso judiciário é uma vergonha mesmo.
    Suspeição do Magistrado é algo que só existe no CPC. Prova disso é o Gilmar Mendes libertar o Jacó Barata mesmo sendo tendo sido padrinho de casamento do filho dele, e agora esse Desembargador plantonista, com tudo previamente combinado para poder libertar o Lula no plantão. Só estou em dúvida se ele ganhou (ou iria ganhar para isso) ou se trata de contrapartida pelo que fizeram por ele com a nomeação ao Tribunal pela Dilma Roussef e todo seu histórico de vínculo com o PT, não só por quase 20 anos de filiação, mas pelos cargos políticos já ocupados no governo do PT. Vale a pena ver a explicação da Ex-Ministra e Corregedora do CNJ Eliana Calmon quanto a não acreditar que a Lava Jato chegará ao judiciário. Enquanto isso a conta bancária de suas excelências só vai engordando….. http://blogs.uai.com.br/opiniaosemmedo/2018/07/09/golpe-contra-golpe/

  15. Olá Inundado, de joelhos ou rastejando anda o povo brasileiro. Tanto é que ao pretexto de combater a corrupção retiram do poder uma Presidente legitimamente eleita porque teria dado pedaladas (sic). Essa palavra, com tal conotação, não constava do vocabulário brasileiro antes de 2015, mas, para além da inusitada e oportunista utilização do termo colocaram no Palácio do Planalto um grupo de cavaleiros do apocalipse formado por Geddel, Michel, Padilhel e Moreirel, todos sob a batuta de Eduardo Cunha – um modelo de honestidade -, então, restou claro que o objetivo é doar o pré sal e demais bens estratágicos ao país e retirar do relvado o inigualável artilheiro Lulinha Paz e Amor, mas baldada todas as barbaridades o Campeão de votos figura impávido como o preferido do eleitorado de Pindorama.
    Contudo, ha que se registrar que o ódio e a inveja dos serviçais da elitizinha rapinosa, extrativista e predadora cresce e multiplica como as pragas do Egito.
    Sorte, Saúde e Sabedoria.

  16. o engraçado é que nao tem UMA linha sobre o bandido cabo julio que esta aprovando leis na camara mesmo CONDENADO. e o mineirinho e o vampiro, cade a revolta contra a liberdade desses dois bandidos. a opiniao e sem medo ou sem vergonha na cara?

  17. Oi Ricardo, tudo bem? Meio sumido aqui do seu blog, mas voltando hoje para um pequeno comentário. Na verdade, não li uma linha sequer do que escreveu e nem vou ler. Mas volto para te lembrar de uma marchinha que fiz para você…:ele sente tesão é por aecim…! ele sente tesão é por aecim…! ele sente tesão é por aecim…! ele sente tesão é por aecim…! ele sente tesão é por aecim…! ele sente tesão é por aecim…! ele sente tesão é por aecim…!ele sente tesão é por aecim…!ele sente tesão é por aecim…!ele sente tesão é por aecim…!ele sente tesão é por aecim…!ele sente tesão é por aecim…!ele sente tesão é por aecim…!ele sente tesão é por aecim…!ele sente tesão é por aecim…!

  18. Petersss. Do Aécio tem medo sim. Está comprovado. A mala de dinheiro arrastada pelo primo não vem ao caso. Por isso defendemos o Lula, preferência nacional dos eleitores brasileiro, goste ou não, condenado sem prova.

  19. Ser condenado por um “Tribunal de Exceção”, com o Supremo e tudo, não é justo. “Para quem queira ver, há luz suficiente; para quem não quer, há bastante obscuridade.” (Blaise Pascal) >>>

  20. Brasil, o único país aonde corruptos e vagabundos tem fã-clube, é brincadeira né, o cara é um dos maiores safados desse país que roubou o povo humilde e desinformado e até alguns “intelectuais” e esse cambada de idiota defendendo o cara, se esse cara for eleito de alguma fora o país tem é que se ferrar mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.