Mais uma péssima escolha dos brasileiros

“Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura. Na mudança de postura a gente fica mais seguro” (Gabriel, o Pensador)

Foto: Google Images

A mais recente pesquisa eleitoral divulgada pelo IBOPE mostra que 6 em cada 10 brasileiros ou não sabem em quem votar ou simplesmente não desejam… votar.

Não deixa de ser compreensível tamanha apatia ou mesmo desinteresse por parte do eleitor. Convenhamos: os agentes políticos fazem por onde, não é verdade?

O diabo é que, quanto mais nos afastamos, mais espaço deixamos para os mesmos. Se a coisa já está assim com uma ainda certa participação, imagine o leitor amigo o resultado que surgirá do abandono completo.

Na raiz dos nossos males, dois fatores: um cultural, outro comportamental. Teorias das mais diversas tentam explicar os brasileiros e seus costumes. Versam do clima à geografia, da nossa miscigenação à colonização. Das teses, a mais repetida culpa a nossa jovialidade democrática pelo insucesso. Vá saber.

Porém, não há como negar a responsabilidade fática; aquela palpável, real. Se a nossa cultura — ou a falta de uma digna do nome — explica muita coisa, por outro lado não justifica nenhuma. Culpar o passado não resolve o presente e tampouco ilumina o futuro.

A tal cultura é uma espécie de DNA de um povo, isso é verdade. Mas é igualmente verdade que, como ocorre com os seres vivos, este DNA pode e deve ser modificado. O comportamento, ao longo dos anos, altera o formato e a conduta social quando observados por um período maior. Infelizmente, no caso brasileiro, tal alteração é visivelmente desfavorável. Por exemplo:

A população, em 50 anos, deixou de ser predominantemente rural e tornou-se urbana. A indústria e o comércio cresceram, e a economia alcançou patamares globais. Paralelamente, a educação, a saúde, a infraestrutura e a segurança pública não seguiram o mesmo rumo; todos mantiveram-se estacionados em um país densamente urbanizado. Nossa tragédia social é — em grande parte — explicada por esta mudança cultural  (do agrário para o urbano)  dissociada do devido  “bom comportamento” necessário (boa educação, higiene, cidadania, produtividade, etc).

Uma sociedade semelhante a uma cebola, com camadas a dividindo a cada corte, sem jamais unirem-se por nada nem por ninguém, mantendo os próprios interesses acima de tudo. Uma sociedade ignorante e despolitizada. Uma sociedade viciada em direitos e avessa a deveres. Nosso “caldo cultural” desandou, não há como negar.

Não creio em qualquer solução de curto ou médio prazos para o Brasil. Na verdade, quem me conhece ou me acompanha pelo blog, sabe que não creio em solução nem mesmo em longo prazo. Sou um pessimista incorrigível, ou melhor, um realista assumido. Nossa fratura é grande demais para ser cicatrizada. Precisaríamos décadas, ótimos cuidados, disciplina e dedicação. Não dispomos de nada disso.

Quando 60% dos passageiros abandonam o navio, imaginar que os ratos darão conta, é demais para minha capacidade de sonhar.

Leia mais.

17 thoughts to “Mais uma péssima escolha dos brasileiros”

  1. Onde estao aquelas pessoas que se fantasiaram de otarios e foram bater panela para o Temer e a direita darem o golpe? Agora estao fingindo de mortos nem coragem de vestir a camisa da cbf tem mais.

    1. O povo brasileiro é vítima de um genocídio cultural realizado pela esquerda para imbecilizar as massas a não menos que 4 décadas.

    2. Nem merecia perder meu tempo, mas então vestir roupas com as cores do país é se “fantasiar de otário”? Legal mesmo é sair de vermelho, com as roupas da União Soviética né?! E camisa da CBF é ridículo mesmo, mas tá cheio de gente da “sua” turma colorada solta na rua com ela hoje. É cada um que me aparece viu!? Afff…

      1. Ô Ricardo você ainda não percebeu que esse cara esta usando seu Blog para ganhar dinheiro ?
        Agora é só ele fazer o Print do comentário,mandar para o Diretório do Partido e aguardar o depósito da féria da semana na conta dele.

    3. Petersss,
      até na Rússia está cheio de pessoas com camisas amarelas, alguns ainda indecisos em quem votar mas com a mais absoluta certeza nenhum deles escolherá um prisioneiro ou outro alguém do pt.
      As camisas amarelas usadas aqui no Brasil fora da época da copa são extremamente perigosas, conseguem retirar presidantAs vermelhas estocadoras de vento e ladrões que já estão condenados, presos, que têm ficha suja e não conseguem mais se eleger mesmo quando seus advogados entram com mais de 72 recursos para liberta-lo.
      Cuidado com o as camisas amarelas que vc sente falta e pensa que sumiram das ruas, se voltarem e fizerem passeatas as usando, sobrará mais pra quem vc idolatra!
      Deixa de ser ‘mongol’, não exija a volta do que derrota seus ídolos, você e suas metas!

  2. Esse texto se reflete em vários lugares e de varias formas!
    Fui em um evento da festa Italiana em BH em local aberto, na abertura do evento tinha a banda da PM e cantaram os hinos da Itália e logo se cantou o hino do Brasil, praticamente ninguém cantou o Hino do Brasil, me parece que o povo não esta ligando para a situação que estamos vivendo e estão de saco cheio, e o patriotismo é ZERO com o nosso país, não falo de apoio a governos mas em apoio ao que queremos pro nosso país!

    1. Tem um monte de gente boa, Roberto! Basta pesquisar e avaliar. Rir e não votar só irá manter estes indignos no poder

  3. O dia que acabar com o voto obrigatório, talvez se faça um filtro de eleitores com mais discernimento e envolvimento no processo político.

  4. O Brasil é um caso interessante de psicopatia social. Talvez o fato da miscigenação racial influir de forma trágica na formação cultural, social e laboral desta nação, torna-se evidente a apatia e desinteresse por determinados temas, tão caros à uma civilização que se pretende moderna. O País vive do retrocesso total em todos os aspectos e só não é mais trágico devido à propensão de se copiar as tendencias dos países mais desenvolvidos.

    1. Olá Ernesto, “mestiço é que é bom” dizia o grande Darcy Ribeiro. Ele foi um incansável pensador e labutador do e pelo Brasil. Se ha tragédia não se deve imputá-la à miscigenação. Ele se deve mesmo é a especialidade da elitizinha rapinosa, extrativsta e predadora em ofender aos mestiços e não mestiços e inviabilizar um grande pais como é o Florão da América. Vai nessa não, irmão.

      1. Poxa Cidrac, você usa sempre em seus comentários chavões repetidamente, seu vocabulário podia ser mais amplo e deveriam apresentar seus pensamentos e não os dos outros.
        Quanto ao Darcy Ribeiro(claro, um exilado) certamente tem uma visão racista* como a sua pois tem predileção por tipos de cor. Ele era a favor da democratização do ensino público mas com uso de cotas ou por competência e dedicação?
        Racista*: Quem escreve sobre índios, negros, mestiços e seus direitos tem apoio e todos são obrigados a aceitarem seus posicionamentos mas se escritor escrever sobre ‘brancos’ ele é racista e até criminoso?
        Então cabem as perguntas: Afinal, quem é racista? Quem escreve sobre os direitos de negros e mestiços ou o que não pode nem deve escrever sobre os direitos dos brancos senão é rotulado de racista?

        1. Olá Sopinha, penso que o bom deva ser posto em relevo, mesmo que esse bom não tenha sido pensado ou elaborado por mim, por isso cito muitas pessoas reconhecidas como capacitadas e ou realizadoras.
          Não ha negar a pobreza de meu vocabulário, hei de melhorá-lo.
          Quanto a repetição ela ocorre justamente em face de saber e querer combater as mazelas, sempre elas, que nos aviltam ha cinco séculos, ai não ha como fugir do tema. É quase uma nota só!
          Afora a discussão de racismo é certo que o povo brasileiro é miscigenado, a maioria é mestiça, assim para o mal e para o bem, na~ose pode negar esse dado.

  5. Nesta época que antecede as eleições, os índices de apatia não me assustam. Na medida em que o pleito se aproxima, o povo vai caindo na real e sabe que, por pior que seja o cenário, deve votar em alguém. E, no cenário atual, ainda existe o fator Lula, que, sendo um preso político e com chances de não ser candidato, contribui mais ainda para que o povo fique igual passarinho na muda. Todavia, quando a campanha eleitoral vier, as coisas mudam imediatamente. E, como as pesquisas já demonstram exaustivamente, uma coisa é certa e podem escrever aí: se Lula for candidato, estará eleito, induvidosamente; se não for, quem ele indicar será. Tem mais: o bloco parlamentar majoritário, tanto no senado quanto na Câmara, será PT e outros partidos de esquerda (não se trata de delírio, porque quem tem 19% de aprovação, contra 4% do segundo partido, dá prá acreditar ou não dá?). Melhores dias virão, em especial se o Lulinha voltar, deixando de ser “paz e amor” e colocando os golpistas em seus devidos lugares. E mesmo que ele não seja o eleito, mas sim o seu indicado, será ele um MINISTRAÇO, porque logo depois das eleições será solto, conforme a programação golpista.

  6. Mais um off topic:
    Ricardo,
    aguardo se vc fará um tópico sobre o a visita do vice presidente americano Mike Pence e de seus pronunciamentos já que a ‘grobo’ não comentou nada por razões conhecidas e no youtube não tem quase nada.(mas tem ele passando um ‘sabão categórico’ no Temer em um de seus pronunciamentos no youtube)
    Entendo que os vermelhos daqui nem fazem ideia do que ele veio fazer aqui e nem das reais declarações sobre o que ocorre na América do sul e principalmente as medidas para conter ‘invasão alienígena’ nos US(achei ótima esta parte, foi bem explicada). Depois que vi o ‘susto’ que ele teve na fronteira com a Venezuela e do que achou de nossas fronteiras abertas penso que merece um bom tópico para alertar o que poderá acontecer aqui(e já está acontecendo)
    desculpe me por mais um ‘off topic’ mas creio ser extremamente cultural e educacional para os brasileiros, ‘Pence’ a respeito pois fiquei pasmado com o ‘silêncio’ da imprensa brasileira sobre a visita.
    thanks! 🙂
    Se quiser publicar aqui vão 2 links:
    fronteiras: https://youtube.com/watch?v=tYz97-MubUU
    declaração(legendado): https://youtube.com/watch?v=c_NGi9rGMNM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.