Queremos tudo e queremos já! De graça

Poucos desenhos ilustram tão bem o Brasil e os brasileiros. Uma pena que o autor seja desconhecido. Merecia um prêmio pela inteligência e capacidade de síntese

Imagem: Google

O grosso da sociedade brasileira possui três características que resistem ao tempo, ao sofrimento e aos fatos: egoísmo, ignorância e imediatismo. Entram governos, saem governos e nenhum passo rumo ao diferente é dado pelos eleitores a cada dois anos. A crise do momento é o óleo diesel. Já foi o álcool, gasolina, aviação, hospital e ensino públicos. E a cada problema surgido, nenhuma solução (definitiva) dada.

O caminhoneiro quer o diesel barato, pouco importa quem irá lhe subsidiar o custo (egoísmo). Para isso, imobiliza o país, joga uma economia frágil e em recuperação na lona e mata pessoas. Ao mesmo tempo, exigiu — e levou — redução de impostos sobre seu setor, novamente sem se perguntar: quem irá pagar a conta? Tolinho (ignorância), não sabe que será ele mesmo, só que em doses diárias, em tudo o que comprar.

Porém, neste caso, o amigo caminhoneiro não irá se importar muito. Ao ver sua conta no posto diminuir (imediatismo) se dará por satisfeito e continuará a arriscar sua vida nas estradas esburacadas, mal sinalizadas e exposto a assaltos. Assim como ele, o grosso (grosso mesmo!) da sociedade brasileira não se importa de sofrer, desde que aos poucos e em doses homeopáticas.

O caminhoneiro serve aqui como mero rótulo. Qualquer categoria profissional é igual. Aliás, com raríssimas exceções, qualquer brasileiro é assim. Todos querem o melhor para si mesmos, independentemente se outros perderão. Pouco se importam com o futuro, no curto, médio ou longo prazos. Querem tudo e querem agora! O “amanhã” que se vire com a conta. Só que o tal “amanhã” sempre chega, como chegou desde 2016. A farra da gasolina barata de dona Dilma, por exemplo, mandou a fatura.

Para cortar impostos e diminuir o preço dos combustíveis o governo precisa diminuir despesas. Tente reformar a previdência ou fechar um ministério inútil, como o MinC, e verá o que acontece. Para diminuir o custo de produção é preciso maiores eficiência e produtividade. Tente acabar com o monopólio da Petrobras, ou privatizá-la, se tem coragem. E para o posto cobrar menos na bomba, precisa reduzir custos. No mundo civilizado, não há frentistas nos postos. O consumidor enche o próprio tanque e se vai. Experimente propor algo assim no Brasil.

A mesma lógica vale para tudo. Pobre de quem tenta defender ônibus sem trocador. É trucidado! E ouse se irritar com a desnecessidade de ascensorista em prédios públicos e será apedrejado por querer tirar o emprego de quem precisa. No Galeão, no Rio, há elevador que serve dois andares, mas o passageiro sempre encontra alguém sentadinho para apertar o botão. 87% da população apoiam a greve dos caminhoneiros, mas 100% não aceitam pagar o custo.

Saúde gratuita, educação gratuita, transporte gratuito, comida barata, gasolina barata… a custo zero, sinto em informar, só em Populistolândia, o país imaginário dos populistas vendido aos idiotas que acreditam, eleição após eleição. No mundo real, meus caros, ou pague-se por algo ou não se leva. Duro é no Brasil, onde pagamos e não levamos.

Leia mais.

 

28 thoughts to “Queremos tudo e queremos já! De graça”

  1. O ensino já é gratuito para crianças de 8 anos na cartilha do MST onde em cada página dos cadernos tem desenhos e placas ‘viva cuba’.
    Também há um caderno de canções infantis pró MST com desenhos de crianças usando camisas do MST na capa cheio de musiquinhas tipo ‘palestina livre’ e uma com verso ‘guevara é uma estrela que brilha no céu’.
    1º encontro de crianças sem território (28 a 31 de maio de 2018-Brasília)
    Tem vídeo disponível onde a abertura é com crianças cantando um dos ‘hinos’ no youtube.
    Ensino gratuito no Brasil é vermelho!

    1. JLT ignorante. Vc conhece o trabalho da UMEI? Deixe de ser antílope e procure se fundamentar das baboseiras que fala. Não concordo muito com o Ricardo, mas ele se fundamenta em seus argumentos, mas você só fala m….

    2. Vermelho esta ficando é o seu terceiro olho estao te rapando de todos os lados e voce preocupado com esse papo de “comunismo”. em vez de ir ler e estudar fica aí de rés de whatsapp

        1. Ricardo, publica o link aí para os desinformados.
          Detalhe: vídeo de 30 de maio de 2018(o mesmo dia que comentei aí acima)

          https://www.youtube.com/watch?v=jl4SMpgWkrA

          P.S. a P E T E R S S S e MÁRCIO HENRIQUE:
          Pela qualidade da linguagem que vcs usam fica notório a que grupo político pertencem e o nível de educação que possuem já que um é associado a outro.
          Tem mais vídeos mostrando o mesmo publicados no dia 30 de maio, não vou colocar todos pra ajudar os preguiçosos que venerem bolsa família e apoiam quem não trabalha mas querem as terras dos outros, façam alguma coisa e melhorem a educação!

  2. Ricardo,
    Como sempre, sensatas, equilibradas e ótimas colocações. A ilustração, então, simboliza exatamente o que vivemos hoje e, mais ainda, o caráter de nosso povo.
    Falando em egoísmo, então, vemos um dos exemplos mais de canalhice, egoísmo, oportunismo, insensibilidade desses petroleiros comandados pela aquela escória de mamadores da CUT! Aproveitar-se dessa gravíssima situação porque passa o País, em favor de seus escusos interesses corporativos, políticos/partidários é o cúmulo de todas canalhices! Essa gentalha age como verdadeiros urubus atacando a carniça; pouco se importam com as graves consequências que a imbecilidade egoísta deles possa trazer ao povo ( principalmente àqueles menos favorecidos, os desvalidos, os necessitados, os dentes, os idosos)
    Clóvis Rossi ( de quem yenho até ressalvas por ter um certo esquerdo-populismo) escreveu algo assim na Folha: “Desisto do Brasil. Nós nunca vamos alcançar a civilização.” Eu, pessoaçmente, já desisti dessa grande república de banans há muito tempo!

  3. OK bacanas! Vamos tirar os empregos dos cobradores e dos frentistas afinal os Clesios Andrades do país tem que ter mais dinheiro pra acender a lareira coitadinhos!!! O lider dos camioneiros o tal fonseca é um tucano cujo escritorio fica colado na Confederacao Nacional dos Transportes do detento Clesio Andrade!!!! Quanto à ilustracao da canoa, no Brasil 98% sao assalariados entao os patroes ou consertem esse furo ou pulem do barco. Vao para o Paraguai, vai ser lindo ver esse povo desembarcando em assuncion e falando “bandido bom é bandido morto” kkkkk nao vai sobrar nem as penas

  4. Vamos tirar os empregos dos cobradores e frentistas, os Clesios Andrades precisam de mais dinheiro pra acender a lareira coitadinhos!!!!! O tucano Fonseca que preside a associacao dos caminhoneiros tem o seu escritorio colado na Confederacao Nacional dos Transportes do detento Clesio ANdrade!!!!! VIVAM” os liberais kkkk

  5. Há muito não leio escroque. Só digo o que sempre frisei: com democracia não se brinca; respeitem o resultado das urnas; se não deu agora, esperem a próxima eleição; as rupturas institucionais têm um preço alto e impagável. Mas não: um moleque, d “carreira brilhante” e viciado em drogas, faz birra e promete vingança; o mercado exige mudança e um bando de coxinhas e sai pelas ruas, sob o grito d fora Dilma, Lula e PT; um juiz psicopata, acompanhado d parquet idiota, da bucólica CUritiba, pisca e risca o PowerPoint iluminado e CUlia com a gde mídia pra jogar merda pra todo lado; esse é o nosso retrato, com o apoio d retardados, q se acham iluminados!

    1. Olá João Batista, palmas, alvíssaras! Fostes preciso. Poucos se dão conta do rombo, da perda, do desacerto que é não respeitar conquistas a duras penas construídas, construídas com luta, com raciocínio e não raro com sangue e invariavelmente com muito suor. Foram milênios para chegar ao direito do voto e estabelecer seus fundamentos. Mas, desgraçadamente em Pindorama o voto deixou de valer! Onde já se viu um governante legitimamente eleito ser afastado do cargo sem motivo? É doloroso, pois viveremos por muito tempo as consequências nefastas desse desmando e para piorar muitos nem ouve o galo cantar enquanto outros ouvem, mas não sabem nem procura saber onde. Grato.

  6. O MinC é inútil para gente ignorante como o autor desta coluna. Realmente. Para quem não tem cultura o MinC deve ser inútil mesmo.

  7. A coisa não é tão simples assim não. Por exemplo, eu não quero que a Petrobras seja vendida. Pode até vender, mas só depois de mostrar com clareza, onde cada centavo da venda será gasto. Até isso acontecer, o Temer não tem a minha autorização para vender. Ok? Vamos enxugar a máquina? Vamos sim, está precisamos demais. Mas, primeiro, vamos acabar com as mordomias e roubalheiras que secam os nossos cofres, e, se precisar, podemos até vender algumas coisas pra pagar as contas. A propósito, a greve dos caminhoneiros não foi egoísmo deles não, a própria polícia reconheceu isso e respeitou. Nossos inimigos são outros, extremamente ardilosos e todos sabem que são. Esses sim, precisam ser combatidos com muito rigor.

    1. Ô babaca,para você ter uma ideia, nos Estados Unidos existem 42 empresas explorando a produção de petróleo com o preço médio da gasolina à R$ 0,52 por litro. Aqui, na trouxôlandia,temos o monopólio de 1 (uma) empresa estatal. Resultado:
      preço médio da gasolina,R$ 4,79 por litro.Note-se que estes preços são aqueles,tanto nos E.U,A, quanto aqui,pagos na bomba dos postos e não na refinaria como o parente gosta de falar.Com essa politica de preços da Petrobras acabou definitivamente aquela lorota de que o petróleo é nosso.Lorota inventada por trouxas e para trouxas.Do jeito que estão as coisas nós sempre seremos roubados pelo governo.Fora PETROBRAS,fora TEMER,fora PT,fora MDB,fora PSDB,fora MINISTROS…

  8. “Saúde gratuita, educação gratuita, transporte gratuito, comida barata, gasolina barata…”
    Na sua opinião, qual a função do Estado?
    Uma carga tributária altíssima, para manter o que?
    Acredita que algum sacrifício maior deve ser feito pelo “grosso” da sociedade.
    Apesar de ter gostado demais da charge, acho que voce não a compreendeu.

  9. Que vida boa tem um caminhoneiro,a cada dia em um local diferente,bons restaurantes,uma vida que muita gente pediu à Deus.Uma retífica de muito fica muito barata cerca de $40000,00. Se for um caminhão mais antigo,e o defeito for na bomba injetora vai gastar mais $3500,00.Se cortar um pneu,paga mais $1600,00 e o serviço que ele presta,a cada dia menos valorizado.

  10. Perfeito. Geraldo. Que textinho pobre deste cara, que usa argumentos de lavadeiras, com todo respeito com as profissionais deste ramo. Isto que ele fez é aquela estratégia de apontar um defeito ou algo que não tá bom e usar para desacreditar outras realidades, enfim, discurso de interesse e emocional. Até parece que na Europa não tem greve, me poupe.
    Os caminhoneiros fizeram o que podiam, não podem brigar por todas classes. A população em geral é que tem que se unir contra décadas de desgoverno. Minha esperança é que os militares tomassem conta deste congresso/máfia e bolassem uma forma de governar diferente, pois nosso sistema é falho demais. Com eles e um TCU sem indicação política fiscalizando. Com a tecnologia, pode-se ter o número bem reduzido de cargos públicos, em vários níveis. Quem tiver uma idéia aponta aí.

  11. Ô babaca,para você ter uma ideia, nos Estados Unidos existem 42 empresas explorando a produção de petróleo com o preço médio da gasolina à R$ 0,52 por litro. Aqui, na trouxôlandia,temos o monopólio de 1 (uma) empresa estatal. Resultado:
    preço médio da gasolina,R$ 4,79 por litro.Note-se que estes preços são aqueles,tanto nos E.U,A, quanto aqui,pagos na bomba dos postos e não na refinaria como o parente gosta de falar.Com essa politica de preços da Petrobras acabou definitivamente aquela lorota de que o petróleo é nosso.Lorota inventada por trouxas e para trouxas.Do jeito que estão as coisas nós sempre seremos roubados pelo governo.Fora PETROBRAS,fora TEMER,fora PT,fora MDB,fora PSDB,fora MINISTROS…

  12. Vou apenas questionar um ponto simples. O trocador de ônibus, por exemplo: Quando não há trocador, o motorista acumula as funções o que acaba retardando a viagem e aumentando os riscos. Sem trocador, muitos pulam a roleta e o risco de assalto é maior; sem falar que os Municípios tendem a contratar mais fiscais, ou seja, o prejuízo acaba sendo maior. Falo isso porque ando de ônibus na região metropolitana e sei como funciona. Quanto ao combustível, é bom lembrar que pagamos também as “caridades” feitas aos nossos vizinhos latino-americanos. Isso sem falar de Pasadena e da roubalheira via petrolão. Ou seja, está tudo embutido no valor do preço do combustível e ninguém pode aceitar isso calado.

  13. Eu morro de dar risada.

    Quando o governo era do PT, não me lembro de ninguém da direita, como caso do nosso blogueiro, embarcando neste discurso de “união nacional”, propondo que aceitássemos sacrifícios para recuperar a economia, que estava indo pro buraco. Pelo contrário, o que víamos era o discurso incendiário, elogios a Eduardo Cunha, o “independente” que levou o governo Dilma ao imobilismo. O negócio era parar o país para tirar o PT do poder. E sobre “egoísmo”, é só lembrar das faixas e dos cartazes: “fora PT para eu voltar a passear na Disney!”. Até os caminhoneiros entraram na conversa e acharam que era só tirar a Dilma que o óleo diesel ia cair (rá rá rá!).

    Aí agora, quando os protestos são contra um governo que ele defende, rejeitado por 80% da população, o jogo virou.

    1. Como é que é? A desgraça do governo Dilma foi culpa do Eduardo Cunha?! Kkkkk… E é preciso muita cara de pau petistas agora quererem surfar na greve dos caminhoneiros, que quando fizeram a mesma paralização no governo Dilma, foram chamados de fascistas, golpistas, e tiveram a PRF e a Guarda Nacional descendo o cacete no seu lombo! Toda essa desgraça que estamos vivenciando agora é fruto de 13 anos e 5 meses de um governo corrupto e traidor do Brasil, comandando pelo PT! Nem se o vice vampirao escolhido pelo PT quisesse quebrar o País em 2 anos, ele conseguiria. Não adianta querer tirar o corpo fora!!! O maior responsável pela destruição do Brasil tem um nome: PARTIDO DOS “TRABALHADORES”!!! O resto é chororô de seguidor da seita inconformado com a perda da mamata!!!

      Ah, fica aqui uma sugestão: que tal cobrir o subsídio dado aos caminhoneiros trazendo de volta os 50,5 bilhões de reais do povo brasileiro que o PT deu aos seus amiguidos bolivarianos vai BNDES? Se o dinheiro é nosso, nada melhore do que atender às necessidades do povo brasileiro e não dos cubanos, venezuelanos ou bolivianos.

  14. E oque é feito com esses impostos altíssimos?
    A unica função dos impostos que vimos até hoje é para os políticos corruptos embolsarem o mesmo, mais alguma “utilidade”???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *