Crise dos combustíveis: Tudo o que você precisa saber para não fazer papel de idiota

Já recomendei, mais de uma vez, que acompanhem um rapaz chamado Rodrigo da Silva, do excelente site Spotniks**

E você imaginou o quê? (Foto: Google Images)

Para os inocentes, idiotas úteis (e inúteis) e desinformados em geral, segue alguns dados levantados pelo brilhante jornalista e editor do melhor e mais abrangente site de informação e análise do país.

Nunca é tarde lembrar que, além do terrorismo praticado por uma boa parte da categoria dos caminhoneiros, o movimento contou com forte apoio e organização dos próprios empresários do setor (vocês entenderão o porquê).

Enquanto as empresas economizarão R$ 5 bilhões por mês em combustível, eu e você, que me lê agora, bancaremos a conta. E reze para a gasolina, álcool e gás não subirem mais ainda para pagar a economia dos “amigos caminhoneiros”.

Leiam até o final. É impressionante! Informa o Rodrigo:

1. O preço da gasolina alcançou R$ 3,691 no dia 12 de maio de 2016, quando Dilma foi afastada da presidência.

2. Considerando os dados do primeiro trimestre de 2016, o último completo de Dilma na presidência, um motorista típico brasileiro tinha a projeção de consumir 218,99 litros de gasolina no ano e gastar 2,73% de seu salário para bancar seus gastos com combustível.

Esse mesmo motorista, no primeiro trimestre de 2018, tinha a projeção de consumir 203,43 litros de gasolina e gastar 2,58% de seu salário com combustível.

Em comparação às sessenta nações analisadas pelo relatório, o Brasil tinha a 25ª gasolina mais barata da lista no primeiro trimestre de 2016 – no primeiro trimestre de 2018 ela era a 22ª.

Considerando a renda média, havia 11 países no mundo onde a gasolina era proporcionalmente mais cara que no Brasil – eram 10 no primeiro trimestre de 2018.

3. Em 2015, último ano completo do governo Dilma, a Petrobras foi a marca brasileira que mais perdeu valor no ano. A estatal fechou 2015 com prejuízo recorde de R$ 34,8 bilhões. A mesma Petrobras fechou o primeiro trimestre de 2018 com lucro de R$ 6,9 bilhões.

Dilma saiu da presidência em 2016 deixando a Petrobras com uma dívida bruta de R$ 450 bilhões, considerada a maior dívida corporativa do mundo no setor de petróleo. A dívida bruta da Petrobras foi de R$ 359 bilhões em 2017.

4. Em maio de 2016, o último de Dilma na presidência, o dólar fechou o mês cotado em R$ 3,61. No último dia 23 de maio de 2018 o dólar fechou o dia cotado em R$ 3,62.

5. Criado em 2009, pegando os governos Lula e Dilma, o Programa de Sustentação do Investimento (PSI) ajudou a inflacionar artificialmente, via BNDES, a frota de caminhões disponíveis no Brasil, ao permitir o financiamento de 100% do valor de um veículo cobrando juros fixos de 7% ao ano, a serem pagos em 8 anos – com juro real de apenas 1,5%, considerando a inflação.

Entre 2008 e 2014, a frota brasileira de caminhões cresceu 4,9% ao ano, mas o PIB do setor de transportes cresceu só 2,4% ao ano. Sem a intromissão do governo no setor, a estimativa é que a expansão da frota fosse de apenas 3% ao ano. Ou seja, na prática, o governo Dilma provocou uma avalanche de dezenas de milhares de novos caminhões no mercado, criando uma bolha do frete que persiste até hoje.

Segundo uma pesquisa realizada no início de 2018 pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística em colaboração com a Agência Nacional de Transportes Terrestres, 62% das empresas do setor de transporte rodoviário de cargas no Brasil apresentaram queda no faturamento de 8,9% em média em 2017 – o valor do frete caiu em média 2,6% no ano.

Na prática, ao incentivar uma explosão de novos caminhões de carga via crédito, gerando uma concorrência artificial, o governo Dilma forçou o frete para baixo, aumentando o número de empresas que recebem pagamento pelo frete abaixo do custo e diminuindo o faturamento do setor.

6. Entre 2011 e 2015, a variação dos preços internacionais sempre foi repassada pelo governo Dilma de forma defasada aos preços dos combustíveis no Brasil, numa tentativa de tentar segurar o aumento da inflação. Essa diferença gerou uma série de prejuízos para a Petrobras – uma conta que passou dos R$ 75 bilhões em 2014, um ano eleitoral (valor 2,8 vezes maior que o orçamento do Bolsa Família). Em novembro de 2015, Lula assumiu publicamente que o governo Dilma errou ao congelar o preço da gasolina.

7. Em maio de 2018, o barril de petróleo do tipo Brent atingiu o maior valor desde 2014, de US$ 80,18 (chegou a ser de US$ 46,89 em junho de 2017), pressionado por crises ligadas a dois grandes produtores globais – o Irã, alvo de sanções do governo Trump, e a Venezuela, mergulhada em uma crise sem precedentes provocada pelo chavismo (vale lembrar que a produção venezuelana de petróleo caiu pela metade desde o início dos anos 2000). A alta no preço é de 51% no último ano, impactando diretamente as bombas dos postos de gasolina mais perto da sua casa.

Voltei! Agora sou eu:

Uma última informação: os “caminhoneiros”, vejam vocês, reivindicaram: corte nos impostos das empresas do setor (é a primeira vez que vejo empregado defendendo patrão!!) e reserva de mercado para os fretes da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), sem tomada de preços, ou seja, eles definirão o valor do próprio serviço.

Pois é. E o(a) bobinho(a) aí achando que estava defendendo heróis nacionais e que o “blogueirinho de merda” aqui era o pior ser humano da face da terra porque queria o Exército desocupando as estradas. Sabem de nada, inocentes!

 

Leia mais.

 

** https://spotniks.com/

69 thoughts to “Crise dos combustíveis: Tudo o que você precisa saber para não fazer papel de idiota”

  1. Parabéns Ricardo, é isso mesmo, faz mais ou menos uma hora que disse isso ao meu filho Bruno. Que coincidência !!!!!! As pessoas precisam de muita reflexão, estou sempre com você. Abraço !

  2. Li ontem a comparação das sessenta nações analisadas pelo relatório.
    Confirmo os dados acima descritos, até a senadora Ana Amélia apresentou no senado os mesmos gráficos que eu vi na página mostrando o relatório.
    Posso garantir mesmo me achando desinformado que a paralisação foi muito, muito organizada para dar ares espontâneos. Foi rápida, volumosa e sem ‘avisos’.
    Vi até o prefeito de Betim(Medioli, o conheço) que é dono da ‘sada’ apoiar a paralisação em vídeo na tv pois tem uma porrada de caminhões que transportam automóveis da fiat pro Brasil e a portos para ‘o mundo’, tem um navio enorme de cargas ‘internacionais’.(sabiam?)
    Não consegui achar o vídeo no youtube mas passou hoje cedo na tv.

    Conforme o texto do blog, é a primeira vez que eu também vejo empregado defendendo patrão pedindo redução de impostos!
    Posso concluir com a rapidez com que a greve tomou forma e com os ‘apoios’ que os caminhoneiros têm e dão de que ‘aí tem coisa’ mesmo.

  3. O povo brssileiro é, de modo geral, o autêntico otario feliz.
    Vai pagar mais essa conta bilionária, está todo feliz com os caminhoneiros
    Paga as contas bilionárias do Fundo Partidário e do financismento de campanhas sem reclamar.
    Está pagando o gigantesco rombo deixado por Lula/Dilma como se nada tivesse acontecidoen. E ainda sustenta um estado inchado o ano todo, e depois vai pular o carnaval todo feliz
    E ainda sust

  4. (é a primeira vez que vejo empregado defendendo patrão!!) O mundo está mudando a passos largos Ricardo e o governo que não muda nunca quer tirar proveito dessa greve.
    Tá chegando o MESSIAS.

  5. Ah! É!
    Cadê os bilhões recuperados fruto da corrupção!?
    O que gerou isso foi tentativa de manter a inflação!?
    Quem está tramando esse movimento?! Não sei…
    Mas que o país está precisando acordar está!
    Maletas de dinheiro, gravações explícitas de corrupção dos atuais governantes, e agora a culpa é especificamente de Lula e Dilma?!
    Estamos pagando essa conta faz tempo!
    Uma conta que não é nossa!
    Abaixo as regalias de políticos incompetentes que não têm a capacidade de dar uma solução a longo prazo para um problema que está afetando a economia no geral agora!
    Todos somos culpados!
    Não adianta querer jogar a culpa em uma ou duas pessoas, enquanto a culpa é de todos!
    Todos, todos… somos culpados!
    É mais fácil apontar o dedo, que assumir sua parcela de culpa!
    Bem mais fácil…
    Posso fazer papel de idiota, mas é muita hipocrisia não assumir a parcela de culpa que cada um tem, em tudo que acontece no país.
    Boa noite!

    1. Não vamos exagerar, né? Todo mundo pode ter uma parcela de culpa, mas quem puxa o gatilho é uma pessoa muito específica; e quem planeja e contrata é outra. Não venha querer “socializar” a culpa.

  6. 86.64% dos brasileiros apoiam greve dos caminhoneiros, diz pesquisa da Methodus.
    E tem quem quer baixar o pau nos caminhoneiros; deve ser o TEMER e sua turma do Congresso que tomaram um NOCAUTE ao invés de LOCAUTE.

  7. Quem sabe nada é você, palhaço! A intromissão estatal que provoca esse desequilibrio todo. O apoio à greve é por causa da escorchante carga tributária que os Caminhoneiros e nós, povo em geral, pagamos. Nada é revertido em favor da população, servindo pra roubalheira, financiar campanha de corrupto e bancar toda uma corja subumana de parasitas e vagabundos que saboreiam gostosamente nossos impostos.

  8. Boa tarde.
    Poderia por gentileza, colocar a fonte de todos os dados que foram citados do item 1 ao item 7?
    Não tem como confiar e dar credibilidade sem a fonte dos dados, concorda?
    Eu gostaria checar a veracidade das informações aqui postadas, acredito que os demais leitores também.
    Agradecido.

  9. “é a primeira vez que vejo empregado defendendo patrão”
    Inverdade.
    A primeira vez, foi quando alguns trabalhadores apoiaram a reforma trabalhista.

  10. ” Então pagar 5 reais de gasolina tá bom pra você, aumento diário de combustível é o correto pra você. O barril já chegou a 140 dólares e nem por isso o combustível subiu tanto… Olha o custo do diesel tá bom pra você? do gás de cozinha… enquanto isso os acionistas da Petrobrás estão cada vez mais engordando os seus dividendos…. não concordo também que o custo de ceder aos pedidos dos caminhoneiros só nós pagamos, o custo tem de ser dividido também com a empresa….

  11. Todas as informações e dados coletados e divulgados aqui em seu blog são verídicos. Mas, com todo o respeito, suas conclusões nem tanto. Os caminhoneiros que puxaram o movimento não possuem patrões. Cada classe luta pelos seus anseios. No caso específico dos caminhoneiros, o grito é pelo valor do diesel. Nem se discute se está alto ou baixo. Discute-se o reajuste diário, que não lhes dá condições de trabalhar. O ideal seria que tais reivindicações trouxessem benefícios para toda a sociedade, via redução do gigantismo do estado e consequente redução de impostos. Certamente isso não irá ocorrer. Mas se cada categoria tivesse a determinação desses homens para lutar contra esse sistema corrupto, certamente seríamos um outro país. O governo se utilizou da fala de dois empresários do setor, Medioli e Dalçóquio para criar a farsa do Lockout. É lógico que todos os empresários do setor serão beneficiados com a redução do preço do diesel. Desde 94 trabalho direta ou indiretamente no setor de logística. Pelo menos quinze desses anos foram dedicados a atividades de gestão no transporte de cargas. Um dos empresários com os quais trabalhei dizia, com pesar, que ganhava mais dinheiro com sua frota parada do que rodando. Isto porque, embora houvesse variação quase que semanal no preço do diesel, contava com a subserviência dos autônomos para fazer seu negócio andar. O caminhoneiro autônomo tenta desesperadamente fugir da sina do marisco, que se posiciona entre o mar e o rochedo. De um lado estão as transportadoras que os contratam. De outro os clientes que não oferecem nenhuma estrutura para recebe-los. São maltratados e sempre vistos como os vilões da história. As recentes mudanças na legislação, como a chamada Lei do Motorista, partem do pressuposto de existirem ao longo das estradas pontos adequados para o seu descanso. Mais uma vez a legislação falha por desconhecer a realidade: criaram uma lei, sem que houvesse condições operacionais para cumpri-la. Como a história de ontem: como irão verificar se os veículos estão vazios e dispensá-los do pagamento dos pedágios? Irão contratar mais funcionários para avaliar “esse passa”, “esse não passa”?

  12. Venho condenando esta greve desde o inicio, independente de serem dos patrões ou não, pois quando se ameaça a vida, a greve perde todo o sentido sob qualquer ponto de vista. Acho também que a população, no geral, está apoiando ingenuamente esta greve e parece que está ocorrendo aquela famosa Sindrome de Estocolmo, quando a vitima simpatiza e defende seu algoz. As vidas de muitas crianças e doentes estão servindo de moeda de troca entre governante e grevistas. É inaceitável, é desumano e a própria imprensa não se atentou para este “pequeno detalhe”.

  13. Bom dia demente, cover do Reinaldo Azevedo,
    Basta vc ir às ruas fazer a sua greve, reivindicar, assim como os caminhoneiros, caso o governo aumente valor da gasolina e do gás, seu idiota, hipócrita, imbecil. Cada um que defenda o seu.
    Vc não saiu às ruas por causa de 0,20 centavos de passagem, hein malandro?!!!

  14. Cara, esse Ricardo continua o burguesinho idiota apavorado com os fantasmas de Dilma e Lula… Que cara mais imbecil, com argumentos sem fontes e com defesas sem parâmetros…
    Ele só sabe viver de mimimi, se roendo por ver essa enorme nação de iletrados mas brava gente que abastece o restaurante que ele come, ameaçando tomar o poder e ele quase morre com essa ideia…!
    Volta pra fila do posto, empoladinho, pra ver se você consegue subornar o frentista a ceder umas gotinha de gasosa pro cê, vai!
    Ricardão coxinha!

  15. Com 29 anos de idade e 13 de carreira,Tammy Di Calafiori está vivendo um de seus melhores momentos como atriz. No papel de sua primeira vilã na TV, Fani Pricelli, em “Orgulho e Paixão”, ela chama a oportunidade de “presente”, já que sempre fez a mocinha das histórias. “Estou amando! É um grande desafio o público me ver de uma forma diferente”, ressaltou durante a entrevista para a coluna.

    Fonte: Gente

  16. As viúvas de Lula e Dilma estão com uma tremenda frustração e uma gigantesca inveja destes caminhoneiros. Nesta greve, estes conseguiram aquilo que as viúvas petistas prometeram e ameaçaram o país caso Lula fosse preso, lembram? Foi um retumbante fiasco. Talvez, como de costume, queiram pegar uma caroninha neste caos e levantar suas bandeirinhas vermelhas e ficaram gritando o famigerado e ridiculo “Lula Livre”.

  17. Meu caro, você continua sendo um ignorante querendo parecer intelectual.
    Os cálculos que você deve fazer não são esses, antes de se meter em reportagens, vai aprender economia antes, e não estou dizendo da economia nos parâmetros que você ignorante intelectual sabe fazer, estou pedindo pra você pesquisar sobre custos envolvidos.
    E para sua informação, estes bloqueios começaram apenas e somente pelos carreteiros autônomos, agora a crise ficou pior sim (concordo com você e é verdade) porque entrou o empresário e a política no meio do problema que agora quer levar vantagem com a luta dos pequenos interessados, mas lhe afirmo, nos 03 primeiros dias a manifestação era simplesmente dos autônomos.

  18. “Ganhamos todos juntos e perdemos todos juntos”, disse Van Dijk. “Não culpamos Loris. Em um esporte como este, tudo pode acontecer. Devemos estar orgulhosos. Todas as equipes da Inglaterra gostariam de estar no nosso lugar. É uma coisa muito grande estar na final, embora agora seja decepcionante.”

  19. “Segundo uma pesquisa realizada no início de 2018 pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística em colaboração com a Agência Nacional de Transportes Terrestres, 62% das empresas do setor de transporte rodoviário de cargas no Brasil apresentaram queda no faturamento de 8,9% em média em 2017 – o valor do frete caiu em média 2,6% no ano.Na prática, ao incentivar uma explosão de novos caminhões de carga via crédito, gerando uma concorrência artificial, o governo Dilma forçou o frete para baixo, aumentando o número de empresas que recebem pagamento pelo frete abaixo do custo e diminuindo o faturamento do setor.” Há diversas variáveis a serem consideradas, não somente a do raciocínio absoluto aí proposto! Estamos numa recessão sem precedentes e o faturamento, de praticamente todos os setores, se reduzem!

  20. A cúpula de Cingapura entre Donald Trump e Kim Jong-un ganha nova vida. O líder supremo norte-coreano mantém o seu desejo de realizá-la e o seu compromisso com a desnuclearização “completa” da península, segundo afirmou o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, após a inesperada reunião de sábado entre as duas Coreias. De maneira quase simultânea, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarava em Washington que as conversas “avançam muito bem” e que o 12 de junho permanece como a data de seu possível encontro com Kim.

  21. Durante o governo militar o diesel era a metade do preço da gasolina…
    É evidente que o diesel precisa ser mais barato.
    Não gostei do seu comentário de hoje.

  22. Longe de mim querer defender políticos de m**** e partidos corruptos , mas vamos passar mil anos continuando culpando dilma, lula, pt pra tudo que é tipo de m*** que acontece nesse país até quando??? E o que esse governo está fazendo de diferente? Absolutamente nada!! E o próximo entrar vai encontrar um abacaxi gigante , não vai fazer nada, nem resolver nada e vai continuar usando a mesma desculpa “ah.. mas o problema foi que no governo do pt blablabla..” Quero ver quem vai ser competente o suficiente para parar de encontrar desculpas em tudo e começar a agir, arregaçar as mangas e resolver os problemas que estão aí… Não dá mais para continuar chorando leite derramado.. A merda toda já foi feita? Sim… e sei que há consequências a longo prazo e que vamos sofrer com isso durante muito tempo… Mas chega, né? Temos que parar ficar procurando culpados e começar a encontrar soluções!! Cada cidadão, governo (municipal, estadual, federal) e instituição que comece a fazer a sua parte!! Sinceramente, acho que o brasileiro cansou dessa “retórica de retrovisor”, temos que começar a olhar para frente!!!

  23. É isso aí, paneleiro! Sempre o mesmo discurso idiota, a culpa é sempre da esquerda; Muda esse disco, seu babaca! O (des)governo que taí é o mesmo que sempre esteve (no comando das roubalheiras). Tá com medinho de faltar papá na sua mesa, tá? Vai bater banelas, quem sabe assim as coisas mudam.

  24. Xará, a verdade é que somos reféns não dos caminhoneiros, mas da Petrobrás. Uma empresa detém o monopólio de um produto essencial como o combustível e pode manipular o preço como bem entende? O combustível deve ser tratado como item de segurança nacional. Se querem continuar com o monopólio, o preço deve sim ser controlado. Mas o ideal mesmo é abrir o mercado, de preferência, com a privatização da Petrobrás. Lembra da Vale do Rio Doce? Todo ano fechava no vermelho, até ser privatizada e se tornar a 4ª maior mineradora do mundo.

  25. Quéde os paneleiros? Paneleiro coxa é igual aos eleitores do Collor, sumiram, ninguém votou nele.

    Apoio total à greve dos caminhoneiros e Lula presidente outra vez

  26. Texto mal intencionado, tenta inverter a verdade dos fatos. Tem que baixar os impostos sim!
    O povo vai pagar a conta, porque os políticos são bandidos. Pois não há a menor necessidade dessa conta ser paga. Só porque diminui imposto em um setor, não quer dizer que tem de aumentar em outro. O Brasil não precisa arrecadar nem metade do que arrecada, pois já é sabido que 70% dos impostos são desviados. E o restante é mau aplicado. Conclusão: Se arrecadacemos 50% do total de hoje, todos viveriam bem se não houvesse corrupção.

  27. Ricardo, concordo com boa parte de tudo que vc fala, mas temos que olhar essa manifestação de uma forma diferente. É claro que em tese cada categoria reivindica aquilo que mais o afeta (no caso dos caminhoneiros, custo do diesel, valor frete, pedágios, etc.). Mas quando vemos falar de rombo que será causado nos cofres públicos o que percebemos é uma eterna tentativa dos governantes de nos fazerem pagar as contas, pois o preço do diesel, da gasolina, do gás, da comida ou de qualquer outro produto no Brasil é extremamente caro, principalmente pelo custo deste estado inoperante através de impostos e taxas. Quando digo estado, não me refiro somente aos políticos, eu digo TODAS as esferas da administração pública. Vejamos, muitos podem até defender, mas é justo um juiz receber alem do ótimo salário e vários adicionais, um auxílio-moradia de mais de R$ 4.000,00?E assim são várias categorias, cada uma tentando arrancar o seu. Quanto aos caminhoneiros, tenho certeza que boa parte são autônomos, como muitos conhecidos meus, que simplesmente não conseguem mais sobreviver com seus caminhões. Não é o ideal, mas talvez seja a única forma de fazer o governo recuar em impostos, agora, pq não recuar no custo do estado? Os caminhoneiros fazem o que muitos de nós gostaríamos de fazer, pois também não aguentamos mais os preços de gasolina, álcool e todos outros produtos que utilizamos em nosso dia dia. Espero que essas manifestações unam o povo brasileiro a cobrar não somente o diesel mais barato, mas um estado mais eficiente e menos custoso para todos nós.

  28. Prezado Ricardo,
    concordo em parte com o seu comentário. Porém, em relação aos 55% de impostos que recaem sobre o diesel, ninguém fala! Aliás, isto não é de hoje, nem de ontem e desde SEMPRE! Entra governo, sai governo e nada se faz, sempre os mais pobres pagando a contas da corrupção e da incompetência do Governo. O Brasil precisa urgentemente de uma REFORMA TRIBUTÁRIA DE VERDADE! Quando digo de verdade, quer dizer que não podemos continuar pagando mais impostos, enquanto aos milionários (Grandes empresários, Políticos, Desembargadores e etc..),continuarem pagando menos impostos. Enquanto, tivermos pagando impostos indiretos ( ICMS, IPI, Confins etc..) impostos que recaem sobre os produtos, a pessoa que recebe menos paga sempre mais! Vou explicar: Um trabalhador que recebe salário mínimo compra um pãozinho na Padaria, ele paga o valor do imposto que incide sobre o pãozinho. Outro Homem, que possui uma renda de R$ 50,000,00 por mês, paga o mesmo valor de imposto quando compra o mesmo pãozinho na padaria. Entretanto, percentual sobre a renda menor será um percentual maior em relação à renda maior. Por isso, é que existe esta má distribuição de renda no País. O correto seria quem recebe mais pagar mais imposto. O imposto deveria ser direto e não indireto, ou seja, incidir diretamente na renda. Isto é apenas um exemplo, mas existe todo um complexo de problemas, mas uma das coisas mais importantes a se fazer depois de diminuir a Corrupção e começar fazer esta reforma tributária de verdade, pra começar a resolver os problemas no País. Por isso que eu REAFIRMO NOVAMENTE QUE AQUI NO BRASIL NÃO HÁ IDEOLOGIA, POIS A ÚNICA IDEOLOGIA QUE OS POLÍTICOS POSSUEM É O ” INTERESSE PESSOAL”, o resto é BALELA E DISCURSO PRA TROUXAS.

  29. E a greve dos caminhoneiros em 2015?
    Li este artigo desavisado e demorou um pouco até eu entender que se tratava de greve de 2015, e não dessa de 2018:

    Déjà vu!
    É mais uma greve cíclica pro nosso currículo, somando-se à dos bancários (todo ano em agosto / setembro); dos professores; dos correios; dos motoristas de ônibus etc etc. O calendário tá ficando cheio!

  30. Não somos “todos” culpados não…
    Os culpados-principalmente- são aqueles,que votaram no PT,Lula e Dilma…
    Em 1994,eu disse a um grande amigo estudante de Economia na UNB,zumbi petista fundamentalista idiotizado,que “…o PT vai tomar o poder em 2002,ficará 4 anos,para nunca mais voltar,diante dos estragos feitos…”
    Errei,pois ficaram 13 anos.E os estragos são incomensuráveis e resultados malignos para o Estado e Nação brasileira a longo prazo.
    Esse foi mesmo período de Hitler no poder e História igual a de Lula,ou seja partido dos trabalhadores,discurso em reunião de sindicato,juventude(militância) hitlerista,mentiras,etc…etc…
    Corrupção sempre existiu,mas não nesse nível.
    A má gestão foi também calculada “politicamente” e para um novo governante fazer o estrago,que estes meliantes fizeram ao Brasil,terá que fazer muito,mas muito esforço.
    Agora,aqueles,que sustentaram esta quadrilha no poder querem dividir a conta…
    Ridículo.

  31. concordo com tudo que voce falou sera que a gasolina/etanol aumenta porque porque somos palhaço a conta de luz aumenta e porque somos palhaços. este imposto que pagamos porque somos palhaço agora quando um palhaço que fazer o brasil andar e como fez agora o brasil para nao vejo minguem nem reporte nem tv la junto ao caminhoneiro falar algo ou dando apoio agora vem um intelectual falar que tamos puxando os saco do patrao. eles nao falar que o povo que colocar la os governante e que nos que mandamos estao que sao os verdadeiro patrao e os palhaço

  32. Verdade seja dita, todas os itens citados acima são verdadeiros, o povo inocente, acha que os caminhoneiros estavam defendendo a população, não vi os defendendo cortes em outros impostos, mesmo sabendo da escorchante carga tributária sem retorno. Além de tudo este tipo greve, com certeza foi organizada e sua atuação já se tornou abusiva. Mais uma vez já estamos pagando a conta, conta cara!

  33. Cara, você é um pateta. Não é a toa que escreve nesse jornal. Não vi em momento algum vc citando os nomes de Temer e de Parente. Ninguém cai mais nessa historinha de Lula e Dilma.
    Eu passei por aqui só já prevendo seu chorume botando a culpa do desastre da política do Parente nas costas do PT.
    Esperar o que de paneleiro.

  34. BEBA 2 COPOS DE ÁGUA EM JEJUM.
    CORRA 2 KM A 110km/h
    DEIXE REPOUSAR EM BANHO MARIA POR 30 MIN E DEPOIS SEQUE EM PEDRA LASCADA.
    COMPRE 2 BICO DE LATA E UM TORRÃO DE TERRA VERMELHA.
    PRONTO.

  35. 1 indivíduo pode ser inteligente e reflexivo, mas quando o assunto vai as massas o povo é burro. Apoia os caminhoneiros numa ação que beneficia somente a eles e aos empresários donos de transportadoras. E a população sabe o que ganha? INFLAÇÃO, AUMENTO DE TRIBUTO e risada de político…porque conseguiram manipular a opinião pública. Alguém acha que eles estão preocupados com a situação? Não vai ser na casa deles que vai faltar comida, remédio e água. Porque eles pegam um jatinho e vão tirar umas férias. Acorda pessoal, tem que ser mais inteligente. Quer protestar? forçar os preços a caírem? Parem de consumir itens que não são necessários. O cúmulo é ter gente que apoia a greve, mas cai em briga com outra pessoa por 1L de gasolina.

  36. Comentário sem sentido algum. O que acabou com os fretes, foi o golpe, onde a oposição ficou 2 anos sabotando o país com pautas bombas, não deixando a presidenta governar, levando o país para uma de suas maiores recessão. Sem atividade econômica, todo mundo perde.

  37. Só sabem falar de Dilma e Lula, virem o disco, a culpa é de todos que frequentam Brasília, lembra daquele acordão com tudo, para estancar a sangria e continuar a roubalheira.

    Agora sobre esses dados apresentados, porque não filtra entre os países que são autossuficientes em petróleo e mostre o valor cobrado pelo combustível, filtre também entre eles quais possuem as melhores rodovias, preços de pedágio, quais usam biodiesel, resumindo, não escreva bobagens aleatórias, porque falar asneira, papagaio fala toda hora.

  38. Não sei não, existe um misto nesses interesses. Pelo que estou acompanhando o caminhoneiro quer a queda do preço do diesel para trabalhar. Baixar impostos no preço do combustível não é defender interesse de patrão. Claro que existe patrão pegando carona nessa história, como tem oportunista em qualquer situação. Postos de gasolina vender a gasolina mais cara também não é legal, como gás de cozinha que já foram adquiridos antes da crise. Um outro problema desse governo cara-de-pau é apresentar a inflação oficial desconsiderando com esses aumentos sucessivos no combustível. A verdade é que está todo mundo com a corda no pescoço, e esse governo que não é santo, a cada dia dificultando mais a nossa vida. Esse governo se mobilizou muito pouco para resolver os problemas que estamos vivendo e essa crise parece ser a gota d’água. Agora onde a bomba vai estourar vai depender do que vai acontecer na sequência. Eu como ninguém gostaria de estar passado por isso, mas só existe crise porque existe problemas a serem resolvidos e a paciência de todo mundo está no limite.

  39. Não sei não, existe um misto nesses interesses. Pelo que estou acompanhando o caminhoneiro quer a queda do preço do diesel para trabalhar. Baixar impostos no preço do combustível não é defender interesse de patrão. Claro que existe patrão pegando carona nessa história, como tem oportunista em qualquer situação. Postos de gasolina vender a gasolina mais cara também não é legal, como gás de cozinha que já foram adquiridos antes da crise. Um outro problema desse governo cara-de-pau é apresentar a inflação oficial desconsiderando os números com esses aumentos sucessivos no combustível. A verdade é que está todo mundo com a corda no pescoço, e esse governo que não é santo, a cada dia dificultando mais a nossa vida. Esse governo se mobilizou muito pouco para resolver os problemas que estamos vivendo e essa crise parece ser a gota d’água. Agora onde a bomba vai estourar vai depender do que vai acontecer na sequência. Eu como ninguém não gostaria de estar passado por isso, mas só existe crise porque existe problemas a serem resolvidos e a paciência de todo mundo está no limite.

  40. O contorcionismo destes frágeis argumentos, pífios mesmo, NÃO justificam a INCOMPETÊNCIA do governo pós Dilma, notadamente, ainda no governo dela, com todos os golpes urdidos. Resumo: tiraram uma Presidenta honesta, prá instaurar este caos que aí está. No dia seguinte à saída dela, não iria melhorar TUDO? Já são passados mais de dois anos, e aí? Batam panelas coxinhas. Saiam às ruas. Vão prá praça da Liberdade. Tirem os cabos das panelas daquele lugar…

    1. Realmente. Basta retornar Lula e Dilma ao phoder e estará tudo resolvido. De quebra, pode-se exigir Sérgio Cabral como Ministro das Finanças. Imbatível.

  41. Esta greve que estamos vivenciando é fruto da roubalheira que o pt aplicou na Petrobrás.
    Tenho certeza que, com a prisão de seus principais líderes (lula, palocci, zé dirceu, genoíno, vaccari, etc, etc …), a normalidade voltará a reinar.

  42. Faltou você dizer que mesmo que as empresas transportadoras ganhem com isso, todos nós ganhamos também, uma vez que o frete cobrado no transporte é afetado pela alta no preço dos combustíveis…

    Mas se é tão dono da verdade assim, qual a solução agora?

  43. Repórter da Globo surpreende ao revelar que é gay e se casa com jornalista; veja agora
    Na cena, o personagem Ícaro, interpretado pelo ator Chay Suede, fica totlamente sem roupas durante uma cena picante com a personagem de Letícia Colin, Rosa.

  44. Pouco antes de começar, o torneio de Roland Garros proporcionou neste domingo uma jornada lúdica e calorosa em que as crianças parisienses puderam curtir seus heróis de perto. Participaram do tradicional Kid’s Day ídolos como Rafael Nadal, Novak Djokovic e Maria Sharapova, que arrancaram sorrisos e ovações com uma divertida exibição na quadra central de um belo complexo que lentamente vai mudando de fisionomia por exigência dos novos tempos. Na corrida para a modernidade, o grande torneio francês está atrás dos outros três Grand Slams, mas há um ano implantou um plano de reestruturação ambicioso para ficar no mesmo nível do Aberto da Austrália, Wimbledon e do Aberto dos Estados Unidos. Mas sem perder a essência ou esquecer as raízes. Paris é Paris, la grandeur est la grandeur (a grandeza é a grandeza) e Roland Garros é Roland Garros. História pura.

  45. O grande número de vítimas de picadas de cobra em países de baixa e média renda significa que, em muitos casos, elas não têm acesso a tratamentos muito caros.

  46. Ninguém até agora percebeu que está greve e paralisação é exclusiva e a favor deles, dos caminhoneiros… Nada de pedir redução do valor do álcool ou da gasolina, vocês repararam? Não sei porque estão tanto idolatrando eles como Deuses. Brasileiro é bicho bobo mesmo. Invés de ir pra rua ou pras estradas fazer o mesmos fica cego por qualquer merda que se faz. Puta que pariu! Tem mais é que se ferrar mesmo indo pra bomba de combustível enfrentar filas porque o que ele gosta na verdade é de diferentes e passar fome.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.