Brasileiros: Ajuntamento talvez; sociedade jamais

Um povo que só olha para o próprio umbigo jamais construirá uma nação. No máximo um paiseco subdesenvolvido qualquer, como este em que vivemos

O egoísmo só destrói (Foto: Google Images)

Como sempre pensei e disse, o Brasil é a porcaria que é por conta da cultura egoísta inerente à quase totalidade do seu povo. Somos um país majoritariamente corporativista, onde pessoas e grupos organizam-se em busca de privilégios próprios e nada mais.

Quando a UBER começou “a pegar”, o que fizeram os taxistas diante da concorrência? Pararam o trânsito pelas cidades e espancaram os motoristas do aplicativo. Como surgiram mais dois ou três outros competidores, renderam-se à concorrência e foram trabalhar.

Professores entram em greve como vão ao banheiro diariamente. Sabe-se lá o porquê, imaginam-se uma classe superior de trabalhadores. Ora, toda profissão exercida com dignidade e honestidade tem seu valor. Do lixeiro ao mais renomado médico. Ninguém é obrigado a lecionar, mas uma vez disposto a fazê-lo, que não use o trabalho como ferramenta de chantagem e prejuízo de crianças.

O mesmo vale para motoristas de ônibus. Creditam-se o direito de infernizar a vida de milhões de pessoas. Por trás de tudo, sempre está —  e estará — a turba de sindicalistas, gente que não trabalha e vive do suor alheio. Não só não trabalham como impedem os reais trabalhadores, gente que tem responsabilidade com a profissão, de exercer o livre arbítrio profissional.

Esta greve de caminhoneiros é só mais um exemplo do egoísmo reinante no país. Egoísmo e terrorismo, aliás! Não quer trabalhar, quer fazer greve? Pois não. Que faça! É um direito individual. Mas obrigar outros a não trabalhar, fechar estradas, ruas e avenidas, só demonstra o espírito de corpo — e de porco! — de mais uma “catiguria”.

Toda profissão possui seus problemas, suas agruras. É legítimo que os trabalhadores busquem sempre melhores salários e condições de trabalho. Mas é ilegítima a truculência em favor das próprias causas. É egoísmo em estado puro! É fechar os olhos (e o coração) para as tragédias individuais e coletivas dos outros milhões de brasileiros.

Sábado passado, durante o jogo do Atlético contra o Cruzeiro, vi dois ou três garotões descerem escondidos para as cadeiras com copos de cerveja. Pô, se é proibido, por que agem assim? Por que são mal-educados ou rebeldes? Sem essa! São apenas egoístas, que imaginam-se no direito de fazerem o que quiser, como quisere, sem dar bola para mais ninguém. Provavelmente são cópias dos pais.

E assim são o folgado e a madame que estacionam o carro em fila dupla ou nas vagas reservadas. Assim é o sacripanta que ultrapassa pelo acostamento ou fura a fila num congestionamento. Assim são todos, afinal, que juntos fazem do Brasil uma selva ingovernável e cada vez mais inabitável.

Meu saco anda cada vez mais cheio disso tudo!

Leia mais.

77 thoughts to “Brasileiros: Ajuntamento talvez; sociedade jamais”

  1. Acho um absurdo você intitular de blog de Opinião sem medo e bloquear as pessoas com ideias divergentes. Faz isso não Ricardo, fui deu seguidor durante muito tempo.

    1. Erli, aqui neste espaço a pancadaria pode comer solta, que eu não só não me importo como até estimulo, sacaneando a petezada. No FB é diferente!

      Entre “amigos” e seguidores são mais de 10 mil pessoas na minha página pessoal. Não é uma página pública, é pessoal! Cuido dela como cuido da minha própria casa e quem não se comporta eu excluo e bloqueio.

      As centenas de mensagens me criticando estão todas lá, desde que não avancem a linha do razoável. Agora, me ofender, ofender a outros leitores ou manter uma linguagem inadequada, sem chance! Botei quase 200 “amigos” pra fora só hoje. Se você foi um deles, faça uma autocrítica honesta e tenho certeza que verá que exagerou.

      Como você sabe, escrever é um hobby, uma distração para mim. Da mesma forma que ninguém é obrigado a me ler, não sou obrigado a ter ninguém como leitor. Quem me lê é porque me escolheu. Eu escolho também! Talvez por isso o sucesso da página e deste blog.

      Por fim, o blog se chama Opinião Sem Medo, sim, mas não se chama Lixeira (ainda que muitos aqui digam que sou um lixo, hehe).

      Me envia uma solicitação de amizade e eu te incluo. Caso queira, óbvio.

      Abrs

  2. O Brasileiro precisa viajar e experimentar de outros contextos de sociedade, mesmo que seja por uma semana, alguns dias … ali ou aqui … mas que sejam sociedades economicamente melhores … O impacto é brutal quando você retorna ao Brasil e se vê nesse jogo sujo, marcado … ALIENADO!
    Temos duas situações básicas na construção do caos, aqui no Brasil: a) Bandidos em sala de aulas, nas carteiras e, também, dando aulas e … b) Bandidos nos tribunais, sendo julgados e, também, julgando … no primeiro caso, o nascedouro … no segundo caso, a manutenção do problema.
    A repetição do ciclo se perpetua, porque dessensibiliza-nos, propositadamente.
    Educação e justiça se retroalimentam … mas aqui, “só que não …”.

    1. Adilson,
      É o que sempre digo para todos que tenho oportunidade de conversar, deveria ser um direito brasileiro conhecer uma nação com uma cultura diferente da nossa e acima de tudo forte, minha primeira viagem fora Brasil foi para Emirados Árabes…. Cara que soco no estômago e vontade de ficar…. Quando volta dá vontade de chorar….

  3. Meu amigo, parabéns pelo ótimo texto. Descreveu exatamente como o Brasil é.
    Obs.: O que faz o pais ser essa porqueira, são exatamente os brasileiros!

  4. Ricardo, leio com certa frequência as suas postagens neste blog. E concordo com a maioria delas pois tenho o mesmo pensamento.

  5. Achei o Titulo muito interessante, mas quando li o texto fiquei decepcionada. Não concordo com essa sua visão de egoismo. Em alguns pontos vc foi sensato em outros vc foi radical. A greve é um direito e não um egoismo. Egoista é quem aproveita da situação em beneficio próprio.

    1. Boa tarde Elo C V, infelizmente tenho que concordar com o egoísmo que o Ricardo citou! Os postos viram o caos e aproveitaram para aumentar o preço e lucrarem sem escrúpulos! Sem nenhum senso de coletivo e sociedade!

  6. O mais bacana disto tudo é que a cartilha escrita pelos pulhas que estão nos governos está sendo seguido a risca. Concordo com o blogueiro.. Ninguém, ninguém é obrigado a ler.. Não existe um clique aqui ou etc.. Se lemos foi por livre arbítrio. Digo o mesmo em relação a Rede Globo.. Eu, Emerson não assisto.. Decidi isto e pronto.. Mas o cidadão ver as novelas e etc e depois sentam o cacete. Zoofilia, Pedofilia, Putaria e outras ias.. Uai gente.. É só não assistir.. Mas se assistir, que fiquem calados… Nós.. isto.. Nós me incluo também, estamos mais preocupados em defender uma sigla.. Uma legenda do que nosso país. Na boa, dane-se esquerda ou direita.. Dane-se PT, PSDB, PMDB e etc.. Não estou do lado de ninguém.. Minto.. Estou do lado de todos os politicos.. Até porque, se eu ficar na frente eles me fodem.,.. e se ficar atrás eles me cagam todo… Então dane-se Lula (votei nele na primeira eleição), Dane-se Dilma, dane-se Aécio (já votei nele para governador).. Todos são vagabundos… TODOS.. Queria muito ver o país lutando juntos pelos mesmo ideais.. A maior tolice é ficar se agredindo.. Coxinhas e Mortadelas.. isto é de uma imbecilidade tremenda.. Tantos os políticos chamados coxinhas quanto os mortadelas saquearam por anos e anos a nação… Esta crise de hoje é um conjunto de safadezas administrados pelo Collor, Sarney, FHC, Itamar Franco, Lula, Dilma e agora Temer.. Acorda galera.. pois é isto que eles querem.. Quanto mais separação tiver, mais forte e intocável o sistema fica…

  7. Achei que iria ler um comentário inteligente e fiquei boba com sua posição em relação aos trabalhadores. Vc deve ser filho ou parente de político que vive as custas do trabalhador brasileira para falar desse jeito. Ou melhor quer é aparecer para ganhar ibope e DINHEIRO.

    1. Achei que iria ler um comentário inteligente e fiquei bobo com sua posição em relação a mim. Vc deve ser filha ou parente de sindicalistas que vive as custas do trabalhador brasileiro para falar desse jeito. Ou melhor quer é continuar a ganhar sem trabalhar.

      Empatamos?

  8. A greve é legítima. Entretanto, concordo com o Ricardo que os direitos deles não devem afetar o dos outros. O prejuízo é enorme. Sou comerciante. Dois dias sem vender nada. Faltando mercadoria já. Meu funcionarios ( 66 pessoas ) ganham comissão. Ou seja, ruim pra todos. Hospitais sem material. Criança sem merenda.. e por aí vai. Concordo com greve? Sim, o preço do diesel é absurdo. Mas não concordo com esta maneira de fazer greve. Faltou você falar dos empresários da elite rapinosa predatória dos postos Ricardo, que aumentaram o preço sacaneando muita gente.
    Abraço CIDRAC! Lembrando que foi você quem colocou o TEMER lá!

  9. Olha como o cara fala dos professores…sobre a importância de uma greve pra um país e um povo… quem é o egoísta aqui é você, meu caro. Há tempos não lia um artigo tão lixo quanto esse. Desânimo do país me dá ao ver opiniões como essa sendo difundidas em um portal tão importante quando o UAI. Lamentável, empatia ZERO!

  10. Os liberais é que são santos, como você disse ontem que a gasolina deveria ser muito mais cara! Sim essa é a face do liberalismo, gasolina alta = pobre não pode comprar, não podendo comprar gasolina não pode comprar carro, não pode ter acesso aos bens de consumo porque incomoda os “cidadãos de bem (bens)”, Liberalismo é isso: O pobre sendo controlado e humilhado pelos ricos.
    Os ricos até hoje não engolem essa ideia de ver pobre em aeroporto, com carros e fazendo seu churrasquinho de fim de semana.
    Egoismo????? que piada!!!!

    1. isso aí!! quero que pobre se exploda!!! e bem longe de mim que é para não respingar (assim como disse que a gasolina deveria ser muito mais cara, viu?)

  11. Blogueirinha tá mais alienada do que nunca:

    “Professores entram em greve como vão ao banheiro diariamente. Sabe-se lá o porquê, imaginam-se uma classe superior de trabalhadores. ”

    Ricardinho, que dia você vai começar a falar sobre outfit e carros? Deve sair coisa mais interessante!

  12. Leio frequentemente o seus comentarios…na maioria das vezes vc acerta o alvo.
    Hoje vc errou gigantescamente.
    Lamentavel.
    Na França greves sempre aconteceram a ponto de fazer o país parar completamente…o lema “Liberdade, Igualdade, Fraternidade” foi invocado pela primeira vez durante a Revolução Francesa.

  13. É um babaca mesmo esse blogueiro, achar que a greve dos caminhoneiros é egoísmo. Como eles vão trabalhar com um diesel que sobe todos os dias?? Imagina, o caminhoneiro combina o frete com seu cliente e no meio do caminho o preço sobe. Conclusão, ele não vai ganhar nada!!!
    Blogueiro otário, antes de criticar, compra um caminhão e vai viver de frete p/ você sentir na pele o que eles passam.

  14. egoistas foram os que deram um golpe no brasil para depois passar para nos trabalhadores o patinho dos empresarios da fiesp. greve geral já! devolvam nossos direitos trabalhistas!

  15. Sensacional! Um texto falando sobre a cultura egoísta demonstrando puro egoísmo do próprio autor, chamando os grevistas de terroristas, etc… Aposto que o próprio autor deve estar desesperado por ter um carrão na garagem sem gasolina. Egoísmo é ver o preço absurdo dos combustíveis e chamar os outros de terroristas. Claro, provavelmente o autor se acha superior por ter dinheiro para encher o tanque quantas vezes quiser, não importa o preço!

    1. me explica aí: seu problema comigo é o que penso ou o meu carrão, dinheiro, etc? Se for “o que eu penso”, tem solução! Basta não ler. Já para sua falta e o meu (segundo você) excesso de grana, eu não sei se tem jeito

  16. Coitados dos caminhoneiros! são eles quem abastece o país de “a” a “z”, e não há nenhuma contrapartida do governo, pelo contrário, 70% do lucro exaure no combustível e pedágio, sem contar as péssimas condições das estradas brasileiras e tantos outros intempéries das rodovias. Será mesmo que eles só pensam neles!!! será que essa greve é injusta!!!

    1. coitados dos médicos, professores, alfaiates, garis, frentistas, porteiros, dentistas, advogados, motoristas, comerciários, empresários, jornalistas, policiais, pedreiros, agricultores, pintores……………………………………………………………………

  17. Sua análise em relação aos professores chega a ser irresponsável. Seu pensamento pequeno burguês de achar que todos têm condições de estudar no Santo Antônio ou no Loyola, é muita aversão a pobre. Filhote do João Dória. Somente num espaço cedido pelos Diários Associados, fundados pelo pilantra do Chateuabriand é que você conseguiria expor estas idéias.

  18. Não há visão de coletividade no Brasil. Não só dos que fecham as vias públicas para protestar em prol do que consideram ser seu direito, mas em diversas outras situações. Pode faltar gasolina? Corremos para o posto e completamos o tanque do carro que já estava 3/4 cheio e ainda levamos uns galões para estocar. Faltou vaga no estacionamento, ocupam-se as vagas de deficientes. A fila para fazer a conversão à direita está grande? Cortamos pela esquerda e reaparecemos lá na frente, dando uma setinha para a direita. Leis e regras não são acordos para regular o comportamento entre as pessoas e evitar o casos. São coisas que nos atrapalham quando temos que respeitá-las. São para os outros. Depois que a greve dos caminhoneiros acabar, cada um irá para seu canto, curtir alguma coisa (novela, futebol, Big Brother, vídeos engraçadinhos do FB). Não iremos nos perguntar porque dependemos tanto de (mal conservadas) estradas e porque só entendemos a política de preços dos combustíveis quando ela provoca queda do preço. Se ela provoca aumento, a gente se revolta. Por que não nos perguntamos para que serve uma Petrobras que, de verdade mesmo, só pertence aos políticos picaretas?

  19. Ricardo, concordo com a maioria do que você disse. Contudo, não acho errado o que os caminhoneiros estão fazendo. O governo PT/PMDB se juntou a toda a esquerda comunista desse país e nos roubou tacitamente no início e explicitamente no final. O problema agora é: Quem pagará a conta? O Temer acha que a sociedade, ou o povo brasileiro, deve pagar. Em parte, eu até concordo, porque elegemos essa merda. Entretanto, não devemos fazê-lo sozinhos. A Gasolina está custando R$5,00 na bomba em diversos lugares do país e isso se deve, na maior parte, por causa dos impostos. No Texas, USA, está custando U$2,20 por galão o que dá U$ 0,61 por litro acrescido de 08% de impostos. Isso significa que, mesmo com esse câmbio extorsivo, eles pagam R$ 2,50 o litro de gasolina e um pouco mais pelo diesel. No Brasil pagamos mais de 100% de imposto em referência ao valor liquido, que dá quase 60% do valor da bomba. Para que tanto imposto? Para sustentar uma máquina corrupta, obsoleta e ineficiente. Os Caminhoneiros não estão ligados ao “sindicato”. Eles expulsaram a CUT do movimento deles. Neste momento eles nos representam. Não somos reféns deles. Na verdade, torcemos por eles. O governo tem que diminuir os impostos e para isso tem que diminuir os gastos. Não estamos vendo isso acontecer. Vão gastar mais de 2 bilhões com propaganda para as próximas eleições. Enquanto outros o farão pela internet e gastando quase nada, como é o caso do Bolsonaro e o Novo. A Petrobras está tentando cobrir o rombo do PT no preço da gasolina. Não dá! Privatizem essa merda! Vendam as refinarias! Livre concorrência! Hoje todos os postos compram da Petrobras. Somos reféns, sim, da Petrobras!

  20. Há dias, quando percebi o apoio da sociedade brasileira aos caminhoneiros, imaginei que a população estava dando carta branca a uma categoria específica que, como a maioria, pensa apenas para o próprio umbigo…A interdependência entre as profissões é que faz a sociedade. Como médico não posso simplesmente deixar de atender a população, esquecendo se do meu papel social…Brasileiros fazem greve, mas na hora de protestar de verdade, mas URNAS, viram um anencefalo…Estão criando um monstro de uma categoria, retirando nosso direito de escolha livre…Afinal de contas, não estão cobrando uma reforma tributária em prol da sociedade..

  21. Para mim, essa greve só confirma a total falta de utilidade de sindicatos e sindicalistas. Tem que acabar com todos. Não servem para nada. Aliás, servem sim, como chocadeira para bandidos iguais a Lula.

  22. Realmente Ricardo, somos todos egoístas, inclusive você que neste espaço só defende os direitos da burguesia, sua “casta”. E já que odeia o nosso país, faça-nos um favor, mude para a Mongólia.

    1. Gente!!!! Por que Mongólia, hein? Dá pra ser Estados unidos, não? Tipo Nova Iorque, de frente pro parque? Tô brincando. Se eu me mudar o país fica só procêis, daí já viu, né?

  23. Se você acha um Brasil uma porcaria, o que tá fazendo aqui então. Vai pra outro país. Se você fosse bom mesmo ia pra outro lugar e parava de ficar só criticando.

    1. bem, primeiro que não me acho “bom mesmo”. outro pais? huuuuuummmmm, deixe-me ver… de vez em quando é bão! Brasil porcaria? Tem razão. Me enganei! É muito pior. Ficar só criticando??? Belê! Vou tentar elogiar. Volte daqui uns 20 anos e prometo que encontrarei algo

  24. Michel Temer e seus capangas devem adorar ler este blog. Leio alguns comentaristas que ainda acreditam que até hoje existem comunistas e que estes comem criancinhas. Os paneleiros ficam bastante à vontade neste espaço.

  25. Eleitor do Geraldo Alckmin pensa assim mesmo; “professor faz greve sabe se lá porque”.

    Médico e bancário fazem greve, 2 ou 3 dias depois eles ganham tudo que pedem ou até mais. Professor ganha “porretada”.

    Preocupa não, finalmente vc poderá comemorar a vitória do Geraldo.

  26. Ricardo Kertzman

    Concordo com cada palavra que escreveu.
    Existe uma hipocrisia reinante de que o brasileiro é altruísta e solidário, mas, normalmente na primeira oportunidade desrespeita leis e fere o respeito ao próximo.
    Tenho vários amigos que criticam duramente os corruptos, Mas, suas famílias recebem bolsa família, possuem TV a cabo pirata e não trabalham porque não querem.
    Outros estão aposentados por invalidez e trabalham como autônomos, ou seja, não deveria estar recebendo da previdência.
    Ao questionar ouco: como os políticos roubam, eu vou pegar uma pequena parte….mm
    Por isso estou me preparando para mudar em alguns anos para o exterior. Meu sentimento é o mesmo que o seu.
    Isso aqui jamais será um país onde as pessoas lutarão por ele. Sempre será um país onde as pessoas lutarão por si próprias, mesmo, que prejudique a maioria.

  27. Essa turma de “pobres de direita” anda perdidinha mesmo! Não sabe o que fazer. Lula livre, prá colocar ordem – ele ou seu indicado – nessa bagunça, que só tende a piorar. E, antes que me agridam aqui, adianto: não sou inscrito no PT, não sou e nunca fui empregado de governo algum, e também nunca trabalhei e nem trabalho, mediante contrato ou por qualquer outra forma, para órgão público de qualquer espécie. Sou profissional liberal autônomo e, por isso mesmo, mais que isento para opinar, embora reconheça que nem todos, nas mesmas condições que as minhas, o são.

  28. Concordo com o autor em vários aspectos.
    O primeiro deles é o egoísmo do brasileiro e a mania de achar que está sozinho no mundo e que só os seus próprios interesses é que devem ser considerados. Isso ficou muito claro diante dessa escassez no abastecimento, onde a galera está pouco se lixando se vai ter mantimentos para todos nas prateleiras e faz questão de garantir apenas a sua reserva pessoal. Poderia citar vários outros exemplos nas ruas, no transporte público, enfim, essa sana doentia por privilégios e preferências.
    Quanto às greves, acho legítimo o direito de protestar. Mas tentar conquistar direitos tirando direitos dos outros é, na minha visão, no mínimo, contraproducente. Bloquear vias é um absurdo. Todas as categorias são importantes para a sociedade e todas merecem respeito, mas respeito a gente faz por merecer.

  29. Ué blogueiro … no seu ataque seletivo, no seu ódio a PT, Lula e Dilma, à esquerda, ao invès de dividir a razão do caos em que estamos com outras searas, ideologias políticas e políticos de direita, você só pensa em destilar o seu ódio para um lado e amenizar para outro, deste modo, você só pensa no seu umbigo, independente da verdade e de muitos outros aspectos a serem considerados. Por que você sabe: quem escreve, o faz para alguém, e o seu blog está num jornal online de grande circulação. Por que você não mostra os dois lados da coisa? Por que a título de ‘verdade’ você não mostra a coisa como ela é, e para de colocar a causa da nossa desgraça como obra de esquerda e de PT. Divide a razão blogueiro … reparte a conta. Lembre-se que você agora é formador de opinião também, já que aparece muito em blog de jornal.

  30. PQP essa pegou na veia dos brasileiros (apelidos dado aos traficantes de pau brasil)! Tudo já começou errado! Começamos dando azar de uma calmaria trazer um monte de bandidos e despeja-los no litoral dessa terra tão linda! De lá pra cá nada mudou, até piorou e deu nisso que tá dando!
    Agora entendo “Brasil, ame-o ou deixe-o”. Fique tranquilo, se eu for o último a sair, apagarei a luz! Aguardo resposta!

  31. Vai pra Miami! Kkkkkkk… outra coisa, não esquenta com a “nossa catiguria” de caminhoneiros não. Ao contrário do que você disse, somos muito solidários e estamos fazendo o que o “povo egoísta” do Brasil ainda não teve coragem de fazer: enfrentar os corruptos!

  32. Sobre o egoísmo e individualismo, não se pode deixar os empresários de fora. São os principais atores nesse circo, inclusive nesse episódio, em que empresas de transporte influenciam a greve com reivindicações do setor e empresários de combustíveis aproveitam para explorar o consumidor.

  33. Não concordo muitas das coisas que você escreve. Outras coisas, concordo em partes. Mas sempre leio seus textos de forma respeitosa, pois gosto da forma como você argumenta. Antes de mais nada, não sou petista, mas tenho uma opinião centrista que eventualmente flerta com ideologias de esquerda. Isso não significa que eu apóie o PT, pelo contrário, aquilo ali é uma falsa-esquerda hipócrita sem tamanho.

    Enfim, vim aqui compactuar com seu texto, especialmente no tocante à falta de coletividade que assola essa nação. Estive no Japão há um ano e pouco atrás, lugar onde pude perceber que o Brasil não é apenas um país execrável como é uma pseudo-nação. Uma pseudo-sociedade. Ou a melhor definição que li nos últimos tempos: um ajuntamento. Uma gororoba, talvez.

    A terceira maior economia do mundo é um exemplo de sociedade, de civilização, de coletividade, predicados que são expressados desde uma simples coleta de lixo às grandes articulações empresariais que acontecem diariamente no país. Eles estão tão, mas tão à frente do Brasil que visitar o Japão é quase que pegar uma máquina do tempo e avançar uns 100 anos… com relação à Europa! Ao Brasil podemos colocar aí uns 300 anos. 500, talvez. E o maior avanço deles não é na economia… na tecnologia… nos 5 mil quilômetros de trens e metrôs que rasgam a cidade de Tóquio… nas poderosas marcas de automóveis, eletrônicos, bancos e prestação de serviços. O maior avanço deles é o humano, o social. Eles respiram senso de coletividade em todas as suas atitudes.

    Impossível descrever aqui o que eu e minha esposa vimos naquele país. Ficamos tão fascinados – e tão desiludidos com nossa república de bananas – que resolvemos partir para o Japão, sem volta. Fiz negócios com empresas de lá e consegui meu visto. Dentro de um mês vamos embora.

    Enfim, parabéns pelos argumentos. Concordo plenamente com o lance da coletividade. Esse é o maior problema do nosso povo. Acredito que, se resolvida essa questão, a resolução das demais será apenas uma consequência.

    1. Quem sabe se não passarmos por duas guerras mundiais como eles, não aprenderemos a ser civilizados. Somos o que somos sem nunca ter feito guerra, sem ter derramado sangue, ou vcs acham que eles nasceram civilizados? Lembrem-se que o querido Japão tomou duas bombas na cabeça por serem traiçoeiros, viu, supra-sumo dos brasileiros.
      A cabecinha de vcs não passa do tamanho de uma ameba.
      Bando de pilantras!!! VIRA-LATAS!!!!

      1. Rapaz (me recuso a te chamar pelo teu pseudônimo), por ano, morre mais gente no Brasil vítima de assassinato e de acidentes na estrada do que as duas bombas atômicas sobre Japão juntas. Por ano! Nossa guerra diária é muito maior que a guerra que eles enfrentaram. O Japão é o que é há muito tempo. No século XIX 60% da população já era alfabetizada, ante 12% na Europa.

  34. As experiências acumuladas demonstram que a crescente influência da mídia estimula a padronização dos sistema de formação de quadros que corresponde às necessidades. Em nível organizacional, a valorização de fatores subjetivos afeta positivamente a correta previsão dos índices pretendidos. Caros amigos, o comprometimento entre as equipes facilita a criação dos relacionamentos verticais entre as hierarquias.

  35. Que gozado é ver um liberal reclamando de “egoísmo” e “individualismo” dos outros.

    Mas não é exatamente nisso que se baseia a doutrina liberal? No cada um por si? Na defesa do indivíduo – como disse o tal Amoêdo outro dia, “a menor das minorias”?

    O liberalismo tem pavor dos coletivismos. Detesta os movimentos sociais, sindicais, nacionalistas, partidos políticos. Não reconhece a legitimidade de nenhum ajuntamento de pessoas que não seja – aí sim! – uma sociedade empresarial.

    O liberalismo quer a liberdade dos mercados. Taí: hoje temos preços de gasolina e óleo diesel compatíveis com o mercado internacional. A Petrobrás é livre para cobrar o preço que quiser, com autonomia. Os investidores acharam ótimo. Os liberais bateram palmas. O consumidor, nem tanto.

    Aí temos que os caminhoneiros, pensando no próprio umbigo (como todo mundo), resolveram agir. E aí vemos o “liberal” escandalizado, vertendo lágrimas: “por que não pensam nas criancinhas nos hospitais?”

    Somente quando a liberdade do outro se volta contra a liberdade dele, o sujeito percebe que uma sociedade onde cada um faz o que quer não é mais do que uma selva.

    Chega a ser hilário.

  36. Seu filho da puta, por causa de ratos como você que estamos nessa merda. Envenenando a Cultura com derrotismo e desmoralização. O Brasil então é uma metda sem solução? ? Fácil destilar seu ódio e preconceito contra o Brasileiro, afinal, lá na tua gaveta tá o passaporte, né?

    1. Publico esse comentário como prova do que falo é correto. O tal Zé é o exemplo crasso do que transformou este país neste chiqueiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.