Parte do STF destruirá de vez o Brasil

A tragédia só foi adiada. Mais dia, menos dia e os criminosos estarão todos na rua. Pior! Jamais serão presos outra vez

Fim de linha, Brasil

Deuses, senhores da nação. Julgam tudo e todos; não são julgados por ninguém. Regulam tudo e todos; não são regulados por ninguém. Estipulam os próprios salários, benefícios, direitos e, vá lá, alguns deveres. Condenam sem provas e absolvem com provas. Leem aquilo que está escrito e decidem o que não está. Acima das leis, da Constituição e da própria Justiça, assinam as sentenças como quem troca de roupa íntima pela manhã. Bom humor: cor clara, sentença leve.  Mau humor: cor escura, sentença pesada. A depender do réu, bom humor; a depender do réu, mau humor, e tomem lingeries e cuecas sujas para lavar. Chamem o povo para passar!

Somos um país escravizado por um ente, um Estado pesado, tirano e cruel. Duzentos milhões de pobres coitados a sustentar alguns milhares de soberanos, subjugados por uma estátua fria, dura, cega para não ver o que faz. Espera sentada os milênios correrem. Cansa ser inerte, né? Togados investidos da caneta da justiça, mas que usam a pena para praticar o oposto e manter bandidos, os mais cruéis, livres, leves e soltos. A culpa não é apenas das leis, não. Ainda que brandas, elas existem. O que não existe, aí, sim, ao menos em abundância, ou onde realmente se precisa, são juízes. Repito: juízes. Pois cúmplices há aos montes.

Trafique, leitor amigo, e sempre haverá um homem de preto a lhe socorrer. Roube. Mas roube muito, com força. Não se preocupe, sua presunção de inocência o levará impune até o caixão. Mate à vontade. Aliás, não mate apenas. Esquarteje, queime e sirva os restos mortais da sua vítima aos cães. Fique tranquilo, em dois ou três anos estará passeando no parque. Se der azar, em cinco ou seis. Relaxe! Primeira instância, segunda instância, STJ, STF, embargos de declaração, embargos infringentes, recurso especial, recurso regimental, agravo de instrumento, agravo de decisão, turma, câmara, pleno… ufa! Esqueça. Ou melhor, lembre-se.

Até 2009, quando apenas os criminosos “não-políticos” eram presos, a prisão após sentença condenatória de segunda instância era algo comum, quase de praxe. Veio o Mensalão, e os gabinetes de Brasília começaram a perceber que, em breve, estariam vazios e os presídios ainda mais cheios. Garantias individuais sempre. Direitos coletivos jamais. Dignidade do apenado sempre. Auxílio às vítimas nunca. O crime nas ruas, os justos na prisão. Brasília precisa funcionar, a bicicleta precisa rodar, deixem os recursos pedalarem. Ora, quem precisa de político corrupto na cadeia? Quem irá nomear os julgadores/afilhados, eternamente gratos aos réus/padrinhos?

Lula será preso? Sim, ótimo, mas e daí? Será solto em breve. Como serão Eduardo Cunha, Sérgio Cabral, Gedel Vieira e companhia. Como jamais serão presos Aécio Neves, Dilma, Temer, Calheiros e todos estes que, possível e supostamente, serão processados, julgados e condenados em primeira, segunda, terceira, quarta, quinta, sexta, milésima… instâncias. O Brasil não resume-se a Lula preso ou não. É isso que tem de ficar claro e não está! A maioria contra a prisão após a segunda instância está formada, meu Deus! Será que ninguém percebe?

É isso. Liberou geral! É só questão de tempo. Salvo-conduto ao crime. Salvo-conduto para Brasília e seus comparsas. Praça dos Três Poderes, seu nome é Esgoto!

** Ministros que jogarão o país no abismo da impunidade eterna: Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio Mello, Celso de Melo, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Rosa Weber (conforme deixaram bem claro em seus votos de ontem).

Leia mais.

34 thoughts to “Parte do STF destruirá de vez o Brasil”

    1. Olá Sopinha, não vem ao caso, mas estou no lugar e na luta costumeira. Inegável que hoje agastado, não tanto pela decisão já esperada do STF e, que certamente será revertida assim que as ADCs forem votadas. O que dói mais é saber que o grosso da população só tem a perder com os desmandos, manobras e arrogâncias que assistimos, mas muitos, sem a consciência e discernimento e cegos de ódio e de preconceito gritam, qual a turba que viu Jesus ser posto na cruz, esfola, lincha, prende, sangra. É a constatação da eficiência da Rede Esgoto e grande mídia a mistificarem e a manipularem a opinião e o coração da turba – mais uma vez a constatação: na guerra a primeira vítima sempre foi e é a informação.
      Muitos néscios riem, riso oco, vazio e sem alma, pois, esses acontecimentos não melhoram suas condições de vida.
      Vamos resistindo, sem perder a ternura e sem esquecer que antes de o PT assumir o Governo o Salário Mínimo era de U$ 62 (a valores de hoje corresponde a pouco mais de R$ 200,)
      Sorte, Saúde e Sabedoria.

      1. Boa Tarde Cidrac! Gostaria que me respondesse se antes da era iluminada do PT, os índices de desemprego, criminalidade, inflação, juros, e atendimento a Saúde eram os mesmos de hoje.
        Grato amigo!
        Obs: Seu Mestre passará poucos dias na cela. Um dos babacas de toga certamente lhe concederá um HC, devido a sua idade, seu passado como ex-presidente, etc. Não chore! Infelizmente, ele planejou passar o resto da vida em Atibaia, no sítio que ele customizou com tanto esmero, mas se esqueceu de passar a escritura! Então, vai cumprir prisão domiciliar no apto em São Bernardo. Doze anos vivendo num apto! Que fim de carreira!

        1. Olá Guimarães, suas indagações transitam pelo óbvio ululante. Parece que estas de sacanagem ou brincadeira.
          1 – Desemprego? Quando a Lei Áurea foi assinada os ex donos de escravos deram a eles “autonomia”, porém sem emprego e sem meios de subsistência, então resultou em fome e favela e assim décadas depois de décadas – no Governo do PT tivemos o período de menor desemprego;
          2 – Criminalidade? Desde ha muito, a lei punia a Vadiagem (entregar-se a vadiagem, sendo válido para o trabalho), com um detalhe: o filho do rico e o rico que nunca trabalhava e mesmo quando vivesse a cometer delitos nunca foi considerado como vadio, já o Zé Povinho que não mostrasse a CTPS e o “Holehit”, mesmo em tempo de desemprego, era fichado para averiguações, quando não processado;
          3 – Inflação? Galopante, chegando a bater em 84% ao mês. E não era doença da moeda, era meramente mecanismo perverso de transferência de riquezas dos mais pobres para os mais ricos. Como? De várias formas. Por exemplo: pobre não tinha acesso aos bens de mais valor caros, casas, eletrodomésticos, financiamento universitário e etc. Quem tinha acesso a isso, do meio pra frente do financiamento já não pagava pois a defasagem da moeda tornava as parcelas irrisórias. Então quem comprava um logo logo podia adquirir outros – é só um dos muitos exemplos;
          4 – Juros? Sempre altíssimos, para a produção então, inviável. Com FHC, mais conhecido como Maria Antonieta Tropical, a Taxa da SELIC chegou a 45% ao mês.
          Lulinha não é meu mestre, um homi baum de votos como nunca visto em Pindorama. Reeleito passou o cargo com mais de 80% aprovação, algo inédito entre nós; fez sua sucessora, que também foi reeleita, algo inaudito entre nós. Mas, sendo retirante nordestino, criado sem pai e mutilado no trabalho, depois de tantas façanhas passou a ser invejado pelos serviçais da elitizinha extrativista, rapinosa, preconceituosa e preguiçosa que desencadeou a implacável perseguição, contudo, todavia, porém não conseguiu emplacar nenhum candidato – todos, invariavelmente, queimaram na largada, enquanto Lulinha se mantém impávido na preferência do eleitorado, então, vendo que no voto ele é invencível resolveram C-O-V-A-R-D-E-M-E-N-T-E ( até Reinaldo Azevedo alerta isso) retirá-lo de campo.
          O jornal mentiral saliva, baba, anseia mostrar, exibir, a prisão do homem, mas mesmo que isso ocorra não será o fim da linha, pois, as ADCs serão votadas e com elas o sinal, tem muito para ser invertido, e a letra e o espírito da Constituição serão restaurados para gaudio dos democratas.
          Quanto ao sítio, aprenda uma coisa, a lei determina que a aquisição de um bem móvel é feita pela apreensão. Minha bicicleta pode passar a ser sua com a simples entrega dela a você; mas a coisa imóvel é transferida através do Registro, então, se não registrou não é dono.
          Acorda pra vida!

    2. Não caro amigo, ela votou conforme a jurisprudência, mas deixou claro que não é a favor da prisão em 2 instância. Que Deus tenha piedade quando a Carmem sair da presidência e o Dias “Bostoli” entrar em seu lugar. . .
      Sem prisão em segunda instância , o Brasil volta a era das trevas.

  1. A história se repete:
    Trecho da página do Estadão de 3 de maio de 1980 com a notícia sobre a recusa do pedido de habeas corpus a Lula, preso por liderar greve dos metalúrgicos:
    Acusado de violar a Lei de Segurança Nacional por liderar greve de metalúrgicos no ABC,
    Lula teve habeas corpus negado pelo STM(Superior Tribunal Militar) em 1980 durante os primeiros anos da chamada ‘abertura’ da ditadura militar.
    O pedido foi negado por unanimidade!

    E os petistas detestam militares mas:
    “Lula foi preso em 19 de abril de 1980 e só seria solto em 20 de maio, quando um juiz da auditoria militar revogou a prisão preventiva.”

    Petista é tão tapado que não gosta até de quem lhe revoga prisão!
    Pode?

  2. Existem dois caminhos. As Forças Armadas tomando conta do país e o segundo enquanto esse vigora, fazer uma nova Constituição, uma Constituição de país decente feita por pessoas sérias que querem um Brasil pra todos.

    1. Quem seriam as pessoas sérias? Você estaria dentro? Meu caro, se tiver uma solução melhor que voto, por favor, apresente. E diga-se de passagem, o voto escolhe quem não julgamos sério nem dignos.

  3. Rosa Weber? O voto mais surpreendente de todos. Parabéns Rosa Weber, Carmén Lúcia, Edson Fachin, Alexandre Moraes, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux, estes sim, não pisaram na bola.

  4. Lembra que em postagem passada disse que você acabaria por rever aquele texto que se referia à prisão do Lula. Você respondeu que não. Estamos caminhando para isso. Vai vendo: da prisão certa de Lula para a soltura dos demais!
    Por enquanto ficará assim: Lula neste ou no próximo mês será preso. Quando Dias Toffoli assumir a presidência do STF, ele colocará em pauta a ADIN que trata da prisão em 2ª instância. Como você mesmo disse, os votos certos já dão vitória à tese da presunção de inocência até transitada em julgada sentença condenatória, isto é, depois que não houver mais nenhum recurso possível. Até lá, parafraseando Keynes, estaremos todos mortos!

    1. Ao contrário, Evaldo. Você achou que não seria preso e eu que sim. Tenho dito isso desde o ano passado. Veja todos os textos que escrevi. E sempre disse também que seria por pouco tempo, exatamente o que nos mostrou a vergonhosa sessão de ontem, onde ministros como Marco Aurélio e Ricardo Lewandowski comportaram-se como chefes de torcida organizada. Abrs!!

      obs: não é ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade). É ADC (ação declaratória de constitucionalidade)

      1. Obrigado pela correção. De fato, trata-se de ADC. Complementando, acho cedo a comemoração de todos que pensam que o Lula preso significa também a prisão dos demais políticos envolvidos em todos os casos de corrupção, especialmente aqueles denunciados na operação Lavajato. Há um, digamos, movimento cujo foco de curto prazo é a retirada do Lula de uma possível disputa eleitoral bem como de tudo que poderá daí decorrer, como o foro privilegiado, por exemplo. Mas, penso que devemos não se ater tanto ao caso Lula em específico, ainda que seja carregado de simbologia, e sim voltarmos a atenção para o que pode interferir em todos os casos adiante. A ADC, nesse sentido, é muito mais importante. E é lá, pelas razões que expus anteriormente, onde está o perigo para a Nação. O placar está favorável à impunidade no longo prazo. Se o Ministro Dias Toffoli, quando presidente do STF, resolver reativar a ADC é que a coisa ficará feia para o país. Uma espécie de “mãos limpas” às avessas, com o judiciário agindo a favor da impunidade.

    2. Se for a mesma postagem, o Ricardo está correto, ele disse que Lula seria preso e eu fiz um comentário dizendo que tinha minhas dúvidas, seja pela mudança de posicionamento de Gilmar, ou do não retorno dele para participar do julgamento, já que iria para Lisboa na Semana Santa. Quanto ao Alexandre de Morais, comentei que se fosse seguir os interesses que o colocaram lá, mesmo já tendo afirmado nos livros dele e na própria sabatina no senado ser a favor da prisão, poderia mudar de ideia para defender, não o lula, mas para abrir precedente para outros políticos que ainda serão julgados e que terão que iniciar o cumprimento de pena quando esgotados os recursos em segunda instância. Quanto à Rosa Weber, em que pese o fato de a imprensa falar que ela seria uma incógnita, eu contava como certo o voto dela a favor da concessão da ordem no HC em razão de já ter votado dessa forma em 2016 e não acreditar em mudança de entendimento. E realmente não mudou de posição. Foi apenas técnica dizendo que no HC do Lula deveria seguir a decisão majoritária firmada em 2016 (a qual já havia aplicado em outros tantos HCs julgados por ela desde 2016), embora pense de forma contrária. Como você colocou, o Toffoli colocando em pauta as duas ADCs de relatoria do Min. Marco Aurélio, embora ela tenha dito que o Tribunal não deve ficar mudando de entendimento sempre que muda a composição, ainda acho que na reabertura da discussão, não em um caso específico de HC, é provável que ela vote de forma contrária, o que implicaria mudança do que foi decidido em 2016 e reafirmado no HC julgado ontem. Se chegarmos a esse trágico desfecho, os corruptos e demais bandidos farão a festa com os intermináveis recursos.

  5. Assim como os lulas, dilmas, sarneys, cunhas da vida representam na política o nosso profundo atraso, os g.mendes, lewandowskis, toffolis e c.de melos, m.aurélios da vidarepresentam no judiciário a nossa suprema burrice
    Presunção de inocência, em nenhum lugar do mundo, é incompatível com a prisão após condenação em 2a instância. Esse mesmo Brasil bananeiro, que já permitiu excrescências como “legítimo direito de defesa da honra, continua a produzir todo tipo de picaretagem protelatória do tipo “embarargos dos embargos declaratórios” e outras tantas ridicularidades que só servem para impedir a aplicação da lei aos poderosos da ocasião.Sempre há uma porta aberta para uma jaboticaba, de tal modo que é possível prever a criação de coisas como “liminar da liminar dos embargos dos embargos declaratórios do pedido de embargo do embargo de pedido de habeas corpus e blablablabla”

  6. Eu vejo dois caminhos pra acabar com a injustiça que é o Judiciario brasileiro :
    1) Se quem julga a culpabilidade é a primeira e segunda instância, após o julgamento a pessoa já devia ser presa. Na terceira e quarta instância se ela ganhar terá o direito de aguardar em liberdade um novo julgamento.
    2) Diminuir o numero de recursos em cada instância pra 1 ou no maximo 2. Eu sei que muitos advogados vão reclamar disso, pq eles ganham a vida recorrendo indefinidamente.
    Ou então acaba com o Judiciário de uma vez e coloca na Constituição uma multa determinada pra cada tipo de crime e solta todo mundo.
    Tenham um bom dia Ricardo e leitores.

  7. Faz parte do golpe, tudo o que está acontecendo com o STF. Nao se lembra da frase do Romero Jucá: “com STF, com tudo.” Na verdade, eles nao querem a prisao do Lula. Seria muita cara de pau prender alguém sem provas. Só nao querem que a esquerda ganhe a próxima eleicao, de novo. E que eles percam novamente, para o bem dos trabalhadores brasileiros, e nao estrangeiros.

    1. Golpe mesmo foram alguns rojões de 3 tiros que só deram 2 tiros, isso é golpe!
      Como provarei que só deram 2 tiros se os foguetes eram de 3 tiros?
      Não importa, a prova virou fumaça mas o fato é ‘venéreo’.
      Entendeu rogerio?

    2. Ainda da p esquerda afundar mais o Brasil na recessão que criaram e numa ainda maior roubalheira que fizeram com o dinheiro público “como nunca antes no mundo??!

  8. Chega a ser cômico! Primeiro esses coxas querem por que querem a prisão do Lula. Não importa como. Não existem provas, que mal tem, a gente tem “convicção”. Até agora não acharam NADA, mas continuam afirmando que as provas são claras. Bom, devem ser tão claras, que chegam a ser transparente. ninguém vê, mas alguns têm uma tremenda fé que elas existam. Depois se o STF não faz exatamente o que eles querem, metem a bronca. Se esquecem de que todos eles que estão no poder, hoje, foram lá colocados com a benção dos nossos empresários chupins! Então, estão reclamando do que?

    1. Amigo! Dilma quem pôs a Carmem Lúcia lá! E o Lula com certeza algum deles. Não existem provas? Você viu o inquérito? Ou está seguindo a Amante na teoria de que haveria de ter uma escritura no nome do Molusco? Queremos T O D O S presos, não temos bandido de estimação! Vai pra Cuba amigo! Veja como o socialismo funcionou bem lá! MAs a Venezuela é mais perto ok?

    2. Caro Mortadelinha Amestrado: nós, os “coxas” não temos bandido de estimação. Tive a mesma sensação do Ricardo: foi uma meia vitória. Prendeu o maior ladrão do ocidente, mas deixou a porta aberta com a possibilidade do não cumprimento da pena após segunda instância. Aí vão soltar o Lularápio. Mas nunca mais pegarão o Renan, o Aécio, o Temer et caverna. Ainda vou ver os vermelhinhos estrebuchando contra a liberdade destes bandidos. Mas vou estar aqui para lembrar: esse foi o preço que vocês pagaram para soltar o Lula.

      1. Olá F. Antonio, ao que parece chegastes ao estágio de dizer qualquer coisa sobre qualquer coisa. A linguagem, a lógica, o mundo físico, a tradição, a semântica, os fatos estão ai para impor limites e a exigirem conformidade naquilo que se fala, naquilo que se afirma. Por favor, um pouco de reflexão e de meditação não lhe farão mal algum. O ladrão é quem rouba, Lula não roubou, como pode ser chamado de ladrão. Respeite os termos dos enunciados ou queres defender paradoxos? Grato.

  9. O blogueiro tem razão, a nossa situação é essa. Mas, a vitória simples de ontem, com placar apertado, ainda assim, é motivo de muita comemoração. Mostrou que a opinião pública tem força. Não podemos esquecer isso, quando formos caçar os outros. O caminho é longo, as dificuldades são muitas, mas é possível vencer, se tiver persistência.

  10. Parabéns pelo texto.
    Com esse bando, temos que ficar sempre alertas. Ele vive de falcatruas, saqueando os cofres públicos e sucateando a saúde, educação, segurança e etc.
    Sempre preparados para darem bofetadas em nossas caras.

  11. A sessão de ontem não foi sobre o Lula…. ainda que ele poderia sair beneficiado dali…… Os 5 cavaleiros do apocalipse estão cagando praquele sapo barbudo…. que tomara, vá em cana e seja esquecido. Mas a briga ali, dos 5, era pelas ADCs…… , era pela extinção da possibilidade de prisão em 2º instância. Não pro Lula ( ou não apenas pra ele ), mas pra todos….
    Sabe aqueles caras que estão presos… politicos, empresários, corruptos e corruptores, e mais um tanto de outro que não tem tantos holofotes da midia, mas tem dinheiro…? Pois é… é pra esses caras que eles brigam pela extinção do risco de prisão. É ali que está o ponto. O lula é mais um…. talvez o mais emblemático deles….. Este ato, se passsar – e tem tudo pra passar, caso um meteoro não caia em Brasilia – vai secar a Lava Jato, vai tornar tudo que foi feito até agora em nada…… Os atuais apenados serão soltos, vão recorrer, recorrer de novo, recorrer dos recursos, fazer embargos, embargos dos embargos, entrar com medidas protelatórias, embrulhar tudo junto e contar com a profundidade infinita das gavetas dos 5 cavaleiros e, talvez até de alguns dos outros 6, pra que quando saia um parecer, ou estejam já velhinhos endinheirados e dodóis pra cumprir pena em casa ou comemorando a prescrição e aproveitar o resto da vida na Cote d´Azur.
    Então, defensores da pressuposta inocência do sapo barbudo ( da-lhe Brizola, que cunhou a expressão nos longínquos anos 90 ), ao acender velas, promessas, frangos nas encruzilhadas pra vê-lo longe da cadeia, voces vão permitir que Eduardos Cunhas, Malufs, Paloccis ( o traidor ) e outros voltem pras suas humildes residências e que Aecios, Temers, Renans, Geddeis & Cia não olhem pra Papuda nem em cartão postal……
    Parafraseando o genial Gilmar Mendes, ao contrario….. ao soltar “A” não podemos esquecer que depois serão soltos “B” e “C”…..
    Se havia alguma tenue duvida que voces da esquerda festiva e deslumbrada tinham apenas um par de neuronios mancos e cegos perambulando pelo latifundio improdutivo de suas caixas cranianas, essa duvida caiu por terra por este apoio ou desejo.
    Que essa ADC nunca seja votada

  12. O terceiro parágrafo reforça o que sempre pensei: o que mantém um nível de civilidade no Brasil, e não somente neste país, é o espírito predominante de ordem e o sentimento do que é correto. Estado e leis exageradamente coercitivas (nas palavras do RK: pesado, tirano e cruel) são um desperdício de todo o tipo de recurso. A eficácia do judiciário, ou a “certeza da punição”, é que fará com que 99% das pessoas de bem não sejam reféns dos 1% de malfeitores.

  13. Não podemos esquecer que em outubro tgem eleições quando podemos escolher o deputado, senador, presidente que mais comunga com a opinião de cada uum de nós, quem sabe se escolhermos bem não apresentam uma PEC alterando este artigo da Constituição definindo que a 2a instancia é o colegiado apto a votar pela detenção ou não do delinguente? ainda tenho esperança

    1. Sergio Moro, semana passada, no Roda Viva, prevendo que o STF poderia mudar de posição, o que não ocorreu por um voto, (e quando o Toffoli assumir isso pode mudar, ao pautar as ADCs), disse que a população pode escolher candidatos que defendam a prisão em segunda instância. Então basta uma emenda à constituição, que aí se sobrepõe ao CPP, e com isso não caberia mais discussões no STF, pois a redação da Constituição passaria prever expressamente, e sem margem à interpretações, essa possibilidade de prisão antes do trânsito em julgado da sentença condenatória.

  14. Eu tenho muitas opiniões diferentes das opiniões do autor, mas gosto de ler o blog, acho interessante entender e conhecer o ponto de vista de outras pessoas, afinal, o que seria do verde se todo mundo gostasse só do amarelo? Em um ponto concordo com o que foi escrito, não tem vitória para o povo brasileiro, a corrupção na politica é real e está muito longe de acabar. Só penso que quando FHC foi presidente havia uma esquerda opositora forte, quando Lula foi presidente havia uma direita opositora fora, esse equilíbrio (apesar da corrupção de todos os governos) era essencial, eu temo muito pelo próximo governo, (seja direita ou esquerda), pois se quando havia uma oposição forte a roubalheira rolava solta, não quero imaginar em um governo onde a oposição foi massacrada ou é ela quem manda. Infelizmente ainda não vejo uma luz no fim do túnel.

  15. Isso é matéria constitucional. Mande deputados e senadores mudarem a constituição em plenário. Igual fizeram com a reforma trabalhista e desistiram de fazer com a previdenciária. No Supremo (ínfimo) tem de prevalecer a constituição. Ontem fizeram diferente porque o objetivo é mandar prender Lula. O voto da Rosa foi estapafúrdio. O da presidenta (fraquíssima) foi encomendado. Temos hoje no Brasil várias justiças. Para rico, para pobre, para político, para satisfazer interesses “poderosos” , para amigos, para inimigos. O Ínfimo é só parte do problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *