Contra fatos não há argumentos

Em mais dois ou três dias, o STF poderá atirar o país definitivamente no mundo das trevas. Sair de lá, meus caros, será quase impossível

Votos certos em favor da impunidade eterna

Desde a chamada redemocratização, o STF abriu por volta de 500 processos envolvendo políticos com o tal Foro por Prerrogativa de Função, ou Foro Privilegiado como popularmente conhecido. Destes, apenas dezesseis foram condenados. A maioria nunca foi presa. Atualmente, apenas um “azarado” cumpre pena em regime fechado.

Não consegui levantar os dados sobre quantos inquéritos foram abertos. Muito menos quantas denúncias lá chegaram. Mas, via de regra, ou não são aceitas (as denúncias) ou prescrevem (os inquéritos) enquanto repousam suaves e tranquilos nas supremas gavetas. Não raro, quando poucos tornam-se processos, perdem o objeto, já que as penas restam prescritas. Renan Calheiros que o diga! E mais recentemente Romero Jucá. Em verdade, 30% dos casos sequer vão a julgamento. Prescrevem antes.

A chance de um político qualquer ser condenado à prisão pelo STF é menor que, sei lá, acertar numa megasena. Assim, a prisão após condenação em segunda instância, no caso dos políticos sem Foro, garante um mínimo de justiça. Não à toa, o ilibado, isento e apartidário Ministro Dias Toffoli, ter mantido em sua gaveta, até dias atrás, o processo sobre a “extinção” do maldito Foro Privilegiado, mesmo já havendo maioria formada contra si. A lógica sempre foi proteger seus amigos. Agora que a condenação após a segunda instância ameaça ruir, o valente libera o processo. Que fofo!

Vozes desonestas insistem que não se trata de casuísmo envolvendo a iminente prisão do corrupto e lavador de dinheiro, o ex-presidente Lula. Mas como desconsiderar que há, hoje, 18 pedidos de Habeas Corpus ainda não julgados, na fila, sendo preteridos pelo o do multi-réu criminal? Como desconsiderar que este mesmo Supremo já reafirmou, por duas vezes, em 2009 e 2016, sua própria decisão anterior, de 2006, salvo engano? Como desconsiderar que há mais de mil processos em pauta, sendo mais de trezentos autuados há mais de dez anos, aguardando para serem julgados? Inclusive ações penais, como a do próprio corrupto Lula. Algumas na fila há mais de cinco anos.

Além de não fazer a sua parte, ou melhor, fazer a quem serve, o STF atua francamente contra as decisões das instâncias inferiores. Juízes prendem, Ministros soltam. Vejam Maluf, Barata e Picciani, apenas para ficar com os exemplos mais recentes. José Dirceu está livre. Aécio sequer tornou-se réu. E a bombástica Lista do Janot? Sumiu. Como desmentir a verdade? Como desmentir a Suprema Proteção Federal aos padrinhos e amigos do poder? Como não atribuir a alguns Ministros a suprema impunidade que impera no Brasil? Como fingir não enxergar o real motivo que levou Gilmar Mendes a rever sua decisão anterior? Como não sentir o estômago revirar ao assistir o que fez Dias Toffoli semana passada? Como esquecer o que fez Ricardo Lewandowski, em conluio com Renan Calheiros, durante o processo de impeachment de Dilma Rousseff? Como fingir que Roberto Barroso não deu um “passa-moleque” em Teori Zavascki, ao vivo e em cores, durante uma sessão plenária, para tentar melar o processo de impeachment? Está tudo gravado e publicado, escrito e escarrado nas nossas fuças!

Não sei se intuo ou apenas torço, mas acredito que a maioria votará pela prisão após a condenação em segunda instância. Serão seis Ministros minimamente dignos e ainda um pouco preocupados com o futuro do país. Mas só isso! Nada de heróis, nada de deuses, nada de sumidades do bem. Ao contrário. Dentre estes seis, alguns não deveriam sequer estar sentados onde estão. Mas é o que temos para hoje. É no que se transformou o STF. É, em suma, o retrato do que se tornou o próprio Brasil.

Leia mais.

34 thoughts to “Contra fatos não há argumentos”

  1. STF.”Da Redação 23/03/2018O texto abaixo foi publicado no Facebook pelo general Paulo Chagas e é atribuído ao General Rocha Paiva.O começo do texto diz tudo: “É hora de mostrarmos nossa revolta com o STF.Confira a íntegra:É hora de mostrarmos nossa revolta com o STF.A Corte Suprema está contaminada por pontuais e nefastas ligações ou partidárias, ou ideológicas ou fisiológicas, com prejuízo da imparcialidade e, em consequência, com perda de legitimidade.Alguns mostram não ter compromisso nem com a lei, nem com o futuro do Brasil.É um poço de vaidades, com alguns artistas togados sem o menor bom senso e totalmente desprovidos de espírito republicano.Tinham tudo para começar a dar um rumo definitivo a essa série, cuja primeira temporada termina com a prisão de Lula. Um seriado que abala a fé do brasileiro em sua nação. Alguém que tenha um simples neurônio funcionando concorda que ele ainda não esteja preso? Mas ele vai escapar, pois no último degrau da justiça ele é temido.Ele é sim um condenado protegido e tratado de forma diferente perante a lei.Ora, suspender um julgamento dessa importância porque uns ministros tinham outros compromissos? Quem paga aos senhores somos nós e o resultado de suas omissões, interpretações estranhas da lei e demora em julgar cidadãos “iguais a nós” (?), mas com foro privilegiado está nos enojando.Tudo bem. A justiça é lenta, mas será que se uma Suprema Corte, que tivesse maioria séria e ciente da responsabilidade que tinha em suas mãos, perderia a oportunidade de hoje?O resultado foi um abuso e um desprezo ioao cidadão honesto e mais um motivo para aumentar o nosso desprezo pelas vestais togadas de nossa justiça. Uma Suprema Corte trapalhona, que vem perdendo legitimidade e respeito da sociedade. Uma lástima!“Supremos”, como se intitulou um dos senhores, não são os ministros do STF. Supremo é o Lula e os senhores passaram a imagem de marionetes nas mãos de um criminoso condenado.General da Reserva Luiz Eduardo Rocha Paiva(Repassem à vontade por qualquer meio).

      1. Olá Analice, me inclua fora desse tipo de esperanças. Os milicos quando estiveram no poder usavam óculos escuros, torturavam, exilavam, diziam que gostavam mais do cheiro de cavalo do que cheiro de povo e, jogaram muito dinheiro público na lata do lixo. Vide as mal fadadas construções da Transamazônica, Ferrovia do Aço – os esqueletos jazem pelos morros das Alterosas e aterraram muitas veredas do cerrado lixiviando o solo e expulsando as pessoas. Deixe o sarcófago da ignorância, venha para as luzes.

        1. Cidrac e os esquemas esquerdopatas … tentando aliciar gente normal para o submundo negro do fundamentalismo vermelho … dos torturadores dissimulados e cruéis … quanta memória curta !!!

    1. peteeersssss
      hahaha parece que vc entendeu bem o recado do ricardo ne.
      ta comentando mimimi hahaha.
      quem tem c… tem medo.

    2. Deveriamos buscar meio de tirar esses juizes do supremo.
      Juizes que nao vao pela verdade, sim pelo apadriamento,
      a maioria nao se salvao. Sao descarados na nossas caras !

  2. Os ministros do STF são uns bostas. São muito piores do que os bandidos que eles defendem e representam. Todos eles deveriam estar na prisão, são bandidos que defendem interesse de bandidos. Como podemos respeitar? Se fossem o que são pagos para serem, Lula, Dilma, Temer, Aécio, Color e mais um monte de bandidos estariam atrás das grades. Ninguém percebeu na época, mas a nossa constituição foi escrita por bandidos para defender bandidos. Vamos ter que escrever uma nova, se quisermos sair da merda em que estamos. E, detalhe, para cortar o mal pela raiz, deveriam distribuir muita borrachada no lombo de professor, que tentar pregar ideologia nas escolas, na cabeça dos jovens bundões. É ali que a coisa começa e é por isso que estamos nessa situação. Jovem é, por natureza, ignorante e facilmente influenciável. Esses merdas, acabaram com o amor à pátria.

    1. Concordo com você José. Ouço muitos por aí, defendendo o fim da prisão em segunda instância com base na Constituição. Principalmente aquele Reinaldo Azevedo da Band News. Respeito a opinião de todos, mas o que ele e outros se esquecem, é que principalmente neste ponto, a constiuição foi feita PELOS CORRUPTOS em benefício dos PRÓPRIOS corruptos; e não para o POVO. Uma espécie de bunker para os ladrões contumazes se esconderem até a prescrição. Por isso sempre digo: a LEI no Brasil não é sinônimo de JUSTIÇA. Peço aos babacas de toga que pensem nisso, e não só interpretem a LEI pura e simples. Ela não foi feita para nós, cidadãos de bem. SEndo assim , temos que mudá-la a força.
      Abs!

  3. Onde estava essa vergonha na cara quando livraram o temer da investigacao? Mude o nome do seu blog para “Opiniao sem vergonha”

  4. Cada um tem uma opinião. Mas quem decide é a suprema corte. Suas decisões sempre vão agradar e desagradar conforme se quer ou enxerga. STF decide e nós acatamos.Simples assim.

  5. O congresso e o senado não são melhores, são até piores. O executivo, presidente, ministros e assessores nem se fala. Semana passada um destes ministrinhos do supremo despachou para decisão administrativa (por medo de levar a plenário ou decidir) a vergonha do auxilio moradia para quem tem moradia. A Carmem não consegue nem falar um voto. Estamos, com votação por prisão em segunda estância ou não, em um mato sem cachorro.

  6. Pois é. Mas uma simples pergunta: o que é lavar dinheiro? No caso banestado as cifras chegaram a 124 bilhões de dólares. Em relação ao triplex processo o qual responde o Sapo), este deveria cair na insignificância e da bagatela. Não defendo crime algum. É só uma simples comparação. Imagino que os 124 bi de dólares produzem efeito até hoje, inclusive para acusar as tramoias de minhocas e financiar algumas legiões de homens que se dizem do “bem”. Outra coisa: apostos que estes concurseiros tem como sonho ser membro do STF.
    E.T. parabéns pela clareza do texto em que fala do mal do Estado. Vi em você um Bakunin.

    1. Pelo esquema do Banestado, foram enviados um total de US$ 19 bilhões ilegalmente para os Estados Unidos da América. As autoridades estadunidenses conseguiram posteriormente recuperar US$ 17 milhões, que foram devolvidos ao Brasil.

  7. Somente o STM vai condenar e colocar essa gente na cadeia.Quem deve o cargo a uma indicação do padrinho,agora precisa beijar a mão dele,

  8. Meus preclaros, nem tudo esta perdido……..

    http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=177556

    Notícias STF ImprimirSegunda-feira, 18 de abril de 2011
    Ministro nega HC de condenado por furto de chocolates em MG

    Condenado em Minas Gerais a um ano e três meses de reclusão pelo furto de seis barras de chocolate avaliadas em R$ 31,80, Elias Soares Pereira não obteve sucesso em seu pedido para que fosse arquivada a ação penal com base no princípio da insignificância. Para o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux, relator do Habeas Corpus (HC) 107733, apesar de os bens furtados representarem valor ínfimo, o condenado, além de contumaz na prática de crimes contra o patrimônio, furtou os chocolates para trocar por drogas.

    O princípio da insignificância incide quando se encontram presentes, ao mesmo tempo, quatro condições, explicou o ministro em sua decisão: mínima ofensividade da conduta do agente, nenhuma periculosidade social da ação, grau reduzido de reprovabilidade do comportamento e inexpressividade da lesão jurídica provocada.

    Ao analisar os autos, o ministro citou trecho da sentença condenatória que demonstra o fundamento pelo qual o juiz afastou a tese da insignificância. “A consideração isolada do valor da res furtiva não é suficiente para não se aplicar a lei penal, pois o fato típico existiu, embora envolvendo seis barras de chocolate que seriam vendidas para comprar drogas (o que afasta o furto famélico) e porque se trata de réu useiro e vezeiro na prática de furtos, o que impede o reconhecimento da bagatela para não se estimular a profissão de furtador contumaz”, disse o juiz.

    Para o ministro, a prática reiterada de furtos para comprar drogas, independentemente do valor dos bens envolvidos, não pode ser tida como de mínima ofensividade, nem o comportamento do condenado pode ser considerado como de reduzido grau de reprovabilidade.

    Como o HC foi impetrado contra decisão liminar do Superior Tribunal de Justiça, o ministro negou seguimento ao pedido, com base na Súmula 691.

    MB/CG

    Processos relacionados
    HC 107733

  9. O OFICIO QUE NÃO OUSA DIZER SEU NOME
    No mundão, no planeta, no globo…existem 4200 faculdade de direito…2200 delas estão no Brasil..mais da metade do total… na verdade todos (defesa, juízes, promotores, delegados, escrivães, oficiais de justiça) INCLUSIVE 90% DOS POLITICOS SÃO. ..ADIVINHEM…ADVOGADOS (fora uns tantos que são jornalistas)…então..esqueçam esse negocio de justiça.
    é tudo uma só e grande industria pra enriquecer advogados.
    (vc imagina o custo da manutenção de toda essa gente…acaba sendo maior que o próprio estrago causado pela corrupção e criminalidade da qual supostamente deveriam nos proteger.então ouso pensar que se deixassem somente os bandidos agindo, sem nenhuma dessas instituições citadas saia muito mais barato para o povo brasileiro)
    Ou como diz o Millor Fernandes: a lei é o melhor instrumento para burlar a justiça.

  10. José Robalinho Cavalcanti, presidente da ANPR, disse para o Estadão:

    “O princípio da presunção da inocência existe no mundo inteiro há mais de 200 anos, desde as revoluções americana e francesa do século 18. Apesar disso, em nenhum lugar se compreendeu a presunção de inocência como vigorou aqui no Brasil, com entendimento de que só se pode executar uma sentença penal após 4 instâncias judiciais. Isso, com todo respeito, é uma aberração. E por que uma aberração? Porque uma justiça que tarda, é uma justiça que já falhou desde seu início.”

    ( Em O antagonista)

  11. A constituição diz que existem três poderes no Brasil, Executivo, Legislativo e Judiciário, independentes e harmônicos…
    Mas eu discordo. No Brasil temos quatro poderes: Executivo, Legislativo, Judiciário e Político (STF). Este último toma decisões puramente política, de acordo com o interesse do bandido que indicou sem membros. Não julga seguindo a Carta Magna.
    Revoltante! Inadmissível!
    Ainda vem a “presidenta” do STF pedir paciência, tolerância com as opiniões divergentes.
    HUUUUUUUUU FEEEEEERRRRROOOOO!

    1. Coloco também o poder dos meios de comunicação, pois sequer haveria essa discussão e esse postagem do RK se o réu em questão que querem por em liberdade a qualquer preço é o super midiático ex-presidente Mula.

  12. Por mim, todos seriam presos.
    Todos! a turma do pó, da Transilvânia, dos sem dedos….
    Mas daí o relógio desperta e eu tenho que levantar e trabalhar, pois isso é sonho.
    Ricardo, acho que o molusco tava certo… turma acovardada, não vão determinar a prisão de quem quer que seja, o que é uma pena.

  13. O senhor é muito inteligente. Mas eu agora eu rir sss quando vc disse que a maioria votará pela prisão após a condenação em segunda instância e que 6 ministros são minimamente dignos e ainda um pouco preocupados com o futuro do país ????? Vc já viu algum BANDIDO preocupado com alguém ?? São narcotraficantes, recebedores de propina, protetores de BANDIDOS colocados por BANDIDOS ! O Brasil acabou ! e quem puder ir embora desse lugar que VAZE ! eu já estou indo ! alguém ai quer carona ?

  14. “Vamos pensar um pouco, com calma, para ver se dá para entender melhor o que está acontecendo na frente de todo o mundo. O ex-presidente Lula foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro a pouco mais de doze anos de cadeia ─ crimes mais graves do que fazer um apontamento de jogo do bicho, por exemplo, e que por isso têm de ser punidos com pena de prisão fechada, segundo o que está escrito na lei. Lula foi condenado a nove anos e meio, num primeiro julgamento, pelo juiz Sergio Moro, da 13ª. Vara Criminal Federal de Curitiba, em 12 de julho do ano passado ─ após quase dez meses de depoimentos, perícias, exame de provas e contra-provas, exigências sucessivas dos advogados e mais todos os etcs., de uma ação penal iniciada contra ele em setembro de 2016. Foi uma sentença de 218 páginas, fundamentada em cerca de 1.000 itens, na qual foram ouvidas 99 testemunhas, das quais 73 apresentadas pela defesa. Até aqui, tudo dentro da lei e das garantias devidas ao réu, certo? Certo.

    Lula apelou da sentença, então, para o estágio superior seguinte, o TRF-4 de Porto Alegre. Ali foi julgado em 24 de janeiro deste ano por três desembargadores, condenado de novo, por 3 a 0, e sua pena foi aumentada para doze anos no xadrez. Recorreu em seguida para o degrau acima, o STJ de Brasília, onde sua reclamação foi julgada por cinco ministros; perdeu outra vez, agora por 5 a 0. Voltou, enfim, ao mesmo TRF-4 que já tinha lhe socado 12 anos no lombo, e perdeu mais uma ─ foram outros 3 a 0. Resumo da peça: o ex-presidente está se defendendo desde setembro de 2016 e não teve, até agora, um único voto a seu favor. Foi zero, zero e zero, mais a sentença inicial de Moro. O que seria preciso, ainda, para se chegar à conclusão que Lula é um criminoso condenado pela Justiça e teria de ir para a cadeia? Mais nada. Não para a cabeça de uma pessoa normal.”
    “J.R.Guzzo, na Veja)
    O que mais falta? Respondo eu:
    É o Brasil deixar de ser um paiseco de lulas, dilmar, temers, renans, malufs, g. mendes, Toffolis, lewandowskys etc. Ou seja, deixar de ser essa imensa e atrasadíssima república bananeira!!!

  15. Como a falta de vergonha do supremo é ilimitada, devem salvar o lula, criando um precedente que vai favorecer toda a classe de grandes ladrões que estão correndo o risco de ficar sem foro privilegiado a partir de 2019. Na remota hipótese do lula ser preso, podem ter certeza que o supremo e o senado vão desenvolver teses e projetos de foro privilegiado até para ex-políticos e apaniguados, afinal aqui é o país do faz de conta…

    Ontem vi uma reportagem em que a Rússia desenvolveu um super míssil de longo alcance e super poder destrutivo, o que talvez seja a única salvação do nosso país se atingir em cheio Brasília-DF reduzindo a pó Câmara, Senado, STF, STJ, PGR e etc… O Brasil precisa recomeçar do zero

  16. Bom dia
    Pra quem acha que prisão em segunda instância é um absurdo……. Deem uma olhada nessa materia, publicada no site do Globo.com/OGlobo…..
    https://oglobo.globo.com/brasil/pivo-de-decisao-do-stf-em-2009-contra-prisao-em-2-instancia-ficou-impune-22549632
    Fico a imaginar o quanto de Cidracs, Petersss, Marcelos etc…. não devem ter se estribuchado pela condenação ( corretíssima, diga-se de passagem ) do fazendeiro m questão… e que aqui, ficam posando de bastiões da justiça defendendo quem tirou a esperança de muitos só pra encher os bolsos.
    Lembrando….. querer que um seja preso, não implica em absolver outros…. quem meteu a mão hoje, ontem ou sempre, tem que ir pro mesmo lugar – ou Papuda ou Inferno. Que peguem todos !!!

    1. Olá Marcelo Satch, é necessário perceber que os órgãos da justiça tem por missão processar e julgar. Veja bem: JULGAR e, ao julgar decidirão por 1 – absolver, 2 – condenar ou 3 – extinguir o processo, contou as alternativas?
      Dolorosamente assistimos nesses dias de ódio as manifestações de tantas pessoas que apenas gritam por condenação, ou seja, querem apenas uma das possibilidades dos julgamentos. Fazem isso ao acreditarem que seus inimigos ou desafetos é que serão atingidos, esquecem, entretanto, que amanhã elas mesmas ou pessoas de seus afetos também poderão ser submetidas ao mesmo linchamento. O mundo da muitas voltas. A serenidade e a sobriedade são valores caros aos seres humanos, é bom não despregar disso.
      Outro ângulo a ser considerado é que muitos anseiam pela condenação e prisão de pessoas ricas ou tidas como ricas – ha júbilo na turba quando um Sergio Cabral é exibido acorrentado – mas, o que a maioria não percebe é que ao validar esses desaforos contra meia duzias de tidos poderosos, milhares e milhares de zé povinhos são diuturnamente esfolados Pindorama afora e a eles sobre apenas o grito, a dor e o soluços, pois, as câmaras da TV azulinhas não os mostra.
      Acorde enquanto ha tempo. Sorte, Saúde e Cidadania.

      1. Oi Cidrac… entendo a sua preocupação…… li a pouco uma declaração do Gilmar Mendes falando que se condenarmos “A” nesta situação, condenaremos “B” e “C” mais adiante. Mas isso talvez fosse verdade se estivéssemos num estado de exceção, o que não é o caso. Ademais, convenhamos….. Condenação não é uma das possibilidades, é um fato – ele já está condenado por um juri habilitado para isso. Além do que, 2º instância é mais do que suficiente pra determinar o destino do réu…. Na maioria dos países, onde volta e meia, alguém aqui tece inúmeros ( e verdadeiros ) elogios ao sistema judicial, esse recurso até existe, mas com o réu já atras das grades.
        E mais, não sendo crime politico ou por posicionamento ideológico ou por poder ir livremente a qualquer tribuna e dizer o que pensa, e sim por conduta irregular ( não vou chamar de roubo, porque não é abrangente o suficiente ), não há muito o que discutir….. é cana.
        Vou ficar feliz se isto terminar com o Lula e boa parte dos seus ( boa parte, não todos porque ser de esquerda não é pecado e há muita gente boa, de boa fé que acredita e segue essa, digamos, “mão” ) preso…. Mas vou ficar igualmente feliz se o mesmo acontecer com Aécios, Temers, Jucás, Renans e etc…. etc…. Esses fizeram muito mal ao país e por algum tipo de leniência, ainda fazem. Ou seja, não é porque é o Lula, mas pelo que ele representa. Ele errou, e muito. E tem que pagar por isso…… Os outros também.
        E por fim…… se voce tem um conduta correta. Se entra na vida publica e se mantem integro, se pratica negócios no mercado mantendo a ética ou se não rouba nem uma galinha, não tem porque se preocupar com 1º, 2º, 4º 10º instância….. não vai precisar.

  17. Olá Cidadão, minha opção é a letra e o espírito do Inciso LVII do artigo 5o da CRFB. Você enumera um grupo de políticos que além de Lula deveria ser apenado, mas, ao que parece, se esquece que Dilma foi retirada do cargo e em seu lugar instalaram os cavaleiros do apocalipse: Gedel, Michel, Moreirel e Padilhel. Assim é que se conseguirem trucidar a Lula estarão satisfeitos e os demais flanarão. Anote.

  18. Como comentarista, você deveria ter compromisso com a verdade. Seus cometários são sempre na mesma linha: denegrir a imagem dos outros com muitas inverdades. Veja o caso triplex do Lula. Quanta mentira da acusação do MP e do juizeco Moro. Agora esta caindo tudo por terra. A mentira não prevalecerá e você é um desses que mente para sobreviver. Mas a verdade esta desmascarando muitos que se escondem atrás de uma mídia golpista e sem compromisso com o povo e com o Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *