Natal é como novela das oito. Tem todo ano, mas é sempre diferente

Feliz Natal

Quem não gosta das festas de fim de ano levante a mão. Eu! Quem aproveita ao máximo estas festas levante a mão. Eu! Quem detesta a correria das compras, os afazeres das ceias levante a mão. Eu! Quem voa cedo para a cozinha e prepara um monte de coisas gostosas para os amigos e família levante a mão. Eu!

Pois é. Sou assim. Detesto natal e réveillon. Mas os aproveito como poucos. Adoro que seja em casa. Mas abro uma deliciosa exceção para o natal na minha sogra, Dona Isa. Se cada um de vocês pudessem experimentar o pernil assado por umas 250 horas e regado a colheradas umas 3750 vezes que ela faz, entenderiam perfeitamente o significado de iguaria. Corte ao meio um pão de sal (ou francês, como conhecido em algumas cidades), mergulhe o miolo no caldo, raspe um pouco o fundo do tabuleiro, dois ou três pedaços finos de carne e pronto. Como diz minha filha: lacrou!

Tio bêbado, avó sentadinha calada, crianças gritando, primos que passaram de ano, primos que bombaram, cunhadas periguetes, cunhados metidos à besta, tias velhas dançando funk como se tivessem 18 anos, pais chorosos, irmãos emocionados, telefonemas de outras cidades, mensagens nos grupos de WhatsApp, Missa do Galo, show do Roberto Carlos… Tudo sempre igual. Mas sempre diferente também. Seja pela ausência de uns, pela presença de outros, enfim, cada fim de ano nos traz a realidade daquele ano. Talvez melhor, talvez pior, mas invariavelmente diferente, ainda que sempre igual.

Aos amigos deste blog, os melhores votos de saúde, alegria e prosperidade. Os melhores votos de paz, harmonia, amizade e amor. Os melhores votos de um natal farto, animado e com mais lágrimas de felicidade do que de dor. Que tenhamos todos dias especialmente iluminados, abençoados e felizes em 2018.

Aproveito e me uno, em pensamento e sentimento, àqueles que encontram-se sós. Espero que no próximo ano estejam em boas companhias. Me uno aos enfermos, impossibilitados de festejar, e desejo pronta melhora; assim como aos familiares, que sentirão a falta de quem não está casa. Mais um pouco e estarão todos juntos! Por fim, que os enlutados encontrem o quanto antes o conforto que precisam. É uma época especialmente triste para sofrer perdas.

Recebam meu carinho e amizade. Recebam seus amigos e familiares. Aproveitem o dia. Celebrem noite. E tenham um… Feliz Natal!

Ricardo Kertzman

46 thoughts to “Natal é como novela das oito. Tem todo ano, mas é sempre diferente”

  1. Completo , especial. Pura emoção ! Sabes como ninguém alcançar nossos corações. Feliz Natal e Ano Novo ! Cheio de bênçãos ! És um amigo especial !

  2. Sou parecido com você neste sentimento de natal, eu odeio, mas amanhã levantaremos cedo para preparar uma bacalhoada para receber meus sogros. Um bom Natal e boas festas para você e família.

    1. Contra todo mundo não; só contra vagabundos da sua espécie

      Volte amanhã e te dou mais umas lapadas no lombo, que é o que mais gosta

  3. Então Ricardo, que vc possa aproveitar esse período de natal e repense oq falou aqui nesse espaço, o qto que vc humilhou, maltratou, foi bruto e ignorante com os leitores do seu blog, que vc no alto de sua sapiência e cultura e “educação” saiba tratar melhor as pessoas e não venha com essa conversa de bateu-levou pois apesar de não ter professado sua fé, vc deve ter ouvido falar de Jesus Cristo e a maneira de q ele tratava e nos mandava tratar ao nosso próximo. Pense nisso. No mais um feliz natal, ano novo cheio de realizaçôes e que Deus abençoe tda sua família e que nós possamos ser pessoas melhores a cada dia. Feliz natallllllll.

    1. Deixe de ser imbecil, rapaz! A sua resposta está no outro comentário que fez usando outro nome. Além de vagabundo sofre de dupla personalidade, ô mulambo da roça? Pegue seus votos de feliz natal e blá blá blá e os mande para quem é da sua espécie. Eu tô fora!!!

      1. Mas uma vez prova que deve ser um pessimo pai, um pessimo filho e deve ser uma vergonha pra tds eles. Idiotas como vc vivem nessa terra em vão e jamais fazem a diferença e devem ser uma vergonha pra familia de uma maneira geral pra tda sociedade. Que vc aprenda a ter educação e se acha q o tratarei da mesma maneira, se engana e repito, se for cristão, no momento que for tomar a santa ceia ou a hóstia sagrada, vc reflita pela sujeira e ódio que andas destilando e peça perdão a Deus, porque eu ja te perdoei. Feliz natal idiota.

  4. Ricardo,
    Até nesta data, com esta sua mensagem bonita aparece um Geraldo para encher o saco, hein? Como tem débeis mentais neste mundo. Até o Cidrac se recolheu e ficou quietinho mas este Geraldo teve que estragar.
    Obrigado pelos votos de Feliz Natal, e Feliz Ano Novo, desejo o mesmo a você e que venha 2018 que promete muito. Você terá muita matéria prima, ano eleitoral, dia 24 de janeiro Lula lá, apareceu mais uma bomba sobre o Aécio, mais 50 milhões em Cingapura, espero que você continue com esta sua inspiração para mandar a marreta nos bandidos.
    FELIZ NATAL E ANO NOVO.

      1. O show do Roberto Carlos tá ficando cada vez mais chato, sem a originalidade natural e com a insistência daqueles duetos, além das intromissões comerciais. Perceberam 3 convidadas apareceram em seguida em comerciais? As musicas também não foram das melhores dele.

        1. Erro ortográfico não manezão! É burrice mesmo. Falta de escola, falta de vocabulário mínimo.

          Ah! O pernil está ótimo. Estamos aqui rindo da sua cara, hehe. Agora vá comer seu chester antes que esfrie

          1. kkkkkk mas é medíocre até nos argumentos…comi chester,o pernil(não da sua çogra) e esperando 2018,pra comer o seu c…! kkkk Feliz 2018 pra “nóis”!

  5. – Continue com seus belos textos e suas crônicas divertidíssimas. Necessitamos continuar a luta contra esses vermelhinhos. FELIZ NATAL pra você e sua familia e um 2018 melhor para os brasileiros que sustentam esse país. Abraços! !

  6. Nos enganou na chamada hein???
    Do jeito que descreve, você AMA estas festas!!! Não se engane, pode escrever uma errata e confessa que você AMA e muito
    2018 que o mundo encontre uma estrada, ainda que longa, para a salvação da nossa humanidade
    Bençãos, muitas bençãos para você e todos que por aqui passam

  7. Rapaz, quem diria
    Só mesmo o Natal para torná-loais ameno? Meus parabéns.
    Em tempo, descreveu muito bem as festas de natal. Só dá para encarar uma vez ao ano

  8. Ricardo, com relação ao pernil da sua sogra, sua descrição fez-me sentir com água na boca. Em contrapartida despertou a ira em alguns internautas. Seria isso inveja!!??.
    Feliz ano novo pra todos nós e que tenhamos sempre a solidariedade em mente.
    “Keep up the good work. You´re doing well”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *