Para quem ainda não entendeu, vou “desenhar”

Um breve relato sobre a situação real de Lula e as únicas hipóteses possíveis. O resto é conversa de botequim e fakenews de internet

O senhor das trevas

É o seguinte, meus caros: os leitores deste blog se dividem entre os que gostam do que escrevo, os que detestam e os que não querem nem saber, apenas xingar. O primeiro grupo, naturalmente, tem meu respeito, atenção e gratidão. O segundo grupo apenas respeito e atenção. O terceiro… Bem, o terceiro é o que eu mais gosto. É com ele que me divirto!! Meu pagamento é vê-los estrebuchar como mulas em trabalho de parto invertido, hehe. Mas sigamos.

Muita gente bem intencionada tem me dito: “não acredito na prisão de Lula. O STF irá salvá-lo”. Bom, para os leitores do primeiro grupo e que pensam assim, vai aí uma explicação bem didática. Espero que os ajude a entender melhor:

1. Lula já está condenado a nove anos e meio de prisão por Sérgio Moro. Trata-se de um dos sete processos criminais a que responde. Como sabemos, Moro é juiz de primeira instância. No Brasil, acima dela, em processos federais ainda temos: o Tribunal Regional Federal (TRF), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF).

2. Um réu condenado — o que Lula resume-se hoje em dia — em primeira instância tem, portanto, ao seu socorro, três esferas recursais. Em recente decisão colegiada, acertadamente o STF decidiu que, após decisão de segundo grau (TRF), não reformada a sentença condenatória anterior, ou seja, a prisão, o criminoso deveria começar a cumprir sua pena imediatamente.

[Por que isso? Porque uma vez confirmada a sentença de primeiro grau pelos desembargadores (três deles) de segundo grau (TRF), as instâncias seguintes (STJ e STF) só modificariam as decisões anteriores em casos raríssimos e especialíssimos, onde ou falhas grotescas ou arbitrariedades inconstitucionais inimagináveis houvesse sido cometidas. Assim, os recursos infinitos, previstos em nosso arcaico arcabouço penal, apenas servem como protelação eterna ao cumprimento da pena.]

3. Presume-se que, no máximo, até logo após o carnaval, o TRF-4 confirmará a decisão de Sérgio Moro. Recurso aqui, recurso ali, filigranas processuais acolá e até o fim de Abril Lula estará morando em Curitiba.

4. O STF e os Capas Pretas surgirão alguns dias ou meses depois. Tudo indica que a decisão anterior será revista por ao menos um ministro, Gilmar Mendes. Outrora defensor da prisão após decisão de segunda instância, bastou seus amigos íntimos entrarem na mira e sua opinião mudou. Seu novo voto modificará a lei e os Lula da Silva da vida continuarão eternamente livres, escondidos atrás dos recursos infindáveis aos tribunais superiores amigos ou corrompidos ou ineptos ou vagarosos como uma tartaruga de 700 anos.

5. Lula será posto em liberdade e ninguém mais será preso novamente; como sempre, aliás, até estes breves dias de Lava Jato. Mas até lá, meus caros, tudo indica que o registro para uma candidatura eleitoral tenha findado e Lula, obviamente, não terá realizado seu registro.

6. Ainda que o STF consiga remarcar urgentemente a nova votação, ou melhor, a revisão da lei e Lula sequer seja preso — o que eu não acredito, mas possível — ele estará inelegível (pela lei da ficha limpa). Salvo um verdadeiro golpe de Estado!! Salvo o TSE decidir que um réu não pode concorrer, mas um condenado sim. Aí seria realmente o fim dos tempos. Aí, na boa, seria o caso de fazer as malas mesmo.

7. Desta forma, no melhor dos mundos teríamos Lula preso e obviamente inelegível. No mundo provável teremos Lula preso e solto muito pouco tempo depois, além de inelegível. No pior dos mundos, ou melhor, no fim do mundo!!, Lula não seria preso e poderia concorrer normalmente à presidência (o que não significa tampouco que vença).

Mas se querem mesmo saber, meus caros, acho que Lula e seus amigos supremos já se acertaram. Acho que o roteiro prevê sua prisão (por uns dois ou três meses, no máximo); sua falácia persecutória, vitimista e injustiçada; sua soltura e seu ressurgimento como o “perseguido, impedido pelos golpistas de governar o país novamente” (o que lhe dará combustível para continuar com o mesmo mimimi em relação aos outros processos criminais) e vida que segue.

A prisão temporária do crápula corrupto interessa a todos, inclusive a ele mesmo. Haverá sempre a narrativa alternativa, mesmo que falsa, a dizer que as eleições de 2018 foram fraudadas e que o herói, o pais dos pobres, foi vítima de uma armação. Sem ele no páreo, o país (os agentes industriais, econômicos, etc) ficam tranquilos, assim como os demais candidatos. E os poderosos corruptos de sempre (Lula inclusive) saem ganhando também. Gilmar Mendes terá lhes garantido a liberdade eterna. É um verdadeiro jogo de ganha x ganha. Para eles, claro! E por falar em jogo…

Segue o jogo.

Segue o Brasil sendo… o Brasil.

Leia também.

24 thoughts to “Para quem ainda não entendeu, vou “desenhar””

  1. Ricardo, ótimo texto, tudo muito bem explicadinho.
    Mas olhando pra foto, que bicho feio! Até parece que tem pacto com o demo.
    Vá de retro, satanás!

  2. Ricardo, agradeço seu respeito, atenção e gratidão pois faço parte do 1º grupo, e quanto ao monstro da foto, tomara que aumentem a pena para este desgraçado 30 anos de regime fechado.

  3. Se o sapo velho do STF não inventar de soltar Lula como fez com seus amigos, o ladrão mor do país poderá hospedar-se em Curitiba com o uniforme de seu time do coração, aquela camisa com listra atravessadas do Corinthians, que lembram pijama de presidiário.

  4. Entao desejo a todos do primeiro grupo definidos pelo blogueiro, principalmente aos que nao sao empresários, mas engenheiros, administradores, contadores, médicos e etc.., mas que se acham superiores aos outros, que trabalhem até morrer e boa sorte!

    1. Mas é isso mesmo que pessoas de valor fazem: trabalham e produzem até a morte! Salvo se uma doença incapacitante ou extrema velhice impeçam. Quem gosta de viver sem trabalhar e às custas dos outros é vagabundo.

      E se você não se enquadra nas categorias acima, estude. Ou empreenda. Terá a oportunidade de ser dono do próprio nariz ao invés de morrer de rancor por ser um Zé ninguém. Simples assim

      1. Sou dono do meu próprio nariz, às custas do meu trabalho. A diferença, é que tenho opinião. E o problema é seu se não gosta.
        Você que devia estudar para aprender a debater alguma coisa.

  5. Seu comentário além de didático foi bem realista. Também não acredito na prisão do Lula pois, esse jogo do ganha x ganha já vem desde 1.500. Então…

  6. A questão é que não basta ser condenado pra ter sua candidatura cassada. Não é automático. Há todo um rito no TSE cuja duração pode sim, acabar permitindo a candidatura e provável eleição do Nine. Não sou especialista.

  7. Se é bom ou ruim eu não sei. Mas Lula vai se candidatar com grandes chances de ser eleito. Sabe porque? Infelizmente nosso país as leis não são cumpridas pelos grandes e sim apenas pelos pobres. Não acredito mais em nossa Política, Não acredito mais em nosso Judiciário, Não acredito mais em nossa Imprensa. Daqui pra frente é somente Deus.

  8. Muito bem feita sua análise, porém mesmo que o boquirroto seja condenado em segunda instância não significa que a decisão será cumprida, vide Zé Dirceu que continua livre, leve e solto. Abraços.

  9. Olhando desse ponto de vista, é possível até imaginar que Lula poderia ser candidato em 2018. Mas, se for, não vai ganhar de jeito nenhum, pois a maioria não quer. A prova disso, é que a Dilma teve que fraudar a eleição de 2014 para conseguir vencer, até o petista mais fanático sabe disso, só não reconhece, mas sabe. Sendo assim, não há o que temer. E não pára por ai, o PMDB já iniciou um namoro sério com o PSDB, quase noivado. Certamente não é o melhor para o Brasil, mesmo sendo infinitamente melhor que qualquer coisa do PT. É desse namoro entre PMDB e PSDB, que sairá o próximo presidente. Nesse momento, devemos encarar como um empate que não terá sabor de vitória, mas também, não terá sabor de derrota.

  10. Somente uma ressalva, a condenação em primeira instância, não é uma questão personalíssima, do Juiz Sérgio Moro.
    Diz o Lula, ou seja, ele não foi condenado por causa do juiz, é indiferente quem é o juiz, ele foi condenado porque há nos autos do processo provas suficientes de ele, Lula, se locupletou não podendo explicar a origem dos recursos.
    Imagina se não fosse a alma mais pura desse país.
    E tem gente que acredita.

  11. Como tem imbecil nesse país que ainda acredita nesse lula e seus amigos vermelhos. Ficamos tristes em ver a Venezuela do jeito que tá mas lá os imbecis votaram nos vermelhos. Como aconteceu aqui venceram, mas antes de quebrar o país totalmente foram retirados de lá e, para minha surpresa Temer que nem votei nele está fazendo muito e, se é impopular é porque é bom mesmo, pois esse povo só quer facilidade. Concordo que tem de acabar com os privilégios, mas esses vermelhos querem é mais…

  12. “Agora o Brasil está indo tão bem ou melhor (do que na gestão de Lula).”
    (MEIRELLES Henrique, 2017)

    Alguém quer tentar explicar?
    Eu acho que contradiz bastante o que alguns aqui pregam, só acho.

  13. O melhor dos mundos seria o Mula cadáver político, onde nenhum figurão do STF se daria o trabalho de se sujar para salvar. Mas vemos que o Mula é um zumbi político, pois ainda amealha algumas manchetes nas grandes mídias e suas quermesses ainda arrastam “multidões” de ultra-esquerdas e movimentos de minorias.

  14. Lula com certeza em 2018 como presidente, vocês falam, falam e não prendem os ladrões, querem eternizar Lula como o grande culpado, Me desculpem, mas estão perdendo tempo, pois, ainda falam em candidato e acreditam mesmo que Lula não ganha, Tem meu voto Lula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.