A torpeza em sua forma humana

A onda agora é tirar sarro da cara de quem se dá mal. Talvez seja exatamente isso que alguns políticos fazem conosco

Espíritos de porco (http://vestibular.ne10.uol.com.br/2017/11/05/blogueiro-faz-camarote-para-recepcionar-atrasados-do-enem/)

Como sabem os leitores frequentes deste blog passei alguns dias fora, numa espécie de retiro espiritual. Não daqueles onde se reza e se medita o tempo todo, mas num onde come-se, bebe-se, namora-se e ri-se com extrema abundância, com amigos seletos. Durante estes dias, procurei me afastar ao máximo do cotidiano e me concentrei no desfrute da ocasião. Mas, de vez em quando, abria uma exceção e me atualizava sobre o mundo real.

Um dia, li que se tornou prática, nos dias de ENEM, grupos de idiotas concentrarem-se à porta dos locais de prova apenas para zombar daqueles que chegam atrasados. Confesso que iniciei um texto sobre isso, mas logo me policiei e sabiamente não troquei minutos de lazer por outros de raiva. Havia me esquecido do assunto até hoje, quando uma matéria da FSP me trouxe o tema de volta.

Não sei o que faz uma pessoa sair de casa e enfrentar sol e chuva apenas para curtir e comemorar a dor alheia. Talvez seja exagero da minha parte, mas logo me lembrei do Coliseu, em Roma, onde no início dos anos d.C., milhares de romanos se aglomeravam em busca de diversão. Qual? Lutas homicidas, execuções, tortura e afins. Em suma: sangue alheio. Ver um leão devorar alguém era como assistir a uma final de Copa do Mundo.

Imagino um rapaz (ou uma moça), desesperado, após anos de estudo sério e sacrifício pessoal, preso em um congestionamento imenso causado por uma manifestação qualquer, assistindo impotente o caminhar dos minutos em seu relógio de pulso, olhando pela janela do ônibus lotado. Imagino também um outro, que por ter de esperar a mãe chegar do trabalho (uma enfermeira noturna), já que o irmãozinho recém-nascido não tem com quem ficar, acaba saindo de casa atrasado. Ambos perderam a hora e a prova. Imbecis querem também lhes tirar a dignidade.

Casos assim, propositadamente dramatizados neste texto, são reais. Não são apenas os “filhinhos de papai”, que dormiram demais após a balada da noite anterior, que perdem o horário e chegam atrasados. Não são apenas as “riquinhas da zona sul”, que passaram mais tempo se maquiando e se produzindo, que recebem um portão fechado na cara. Não são apenas os irresponsáveis, os boêmios, os dorminhocos que perdem um ano na vida. Ao contrário. As histórias por trás dos atrasos são mais comuns e presentes no nosso dia a dia do que se pode imaginar. Banalizar a dor pessoal e humilhar aquele que encontra-se no chão é tão cruel quanto revoltante.

Eu não sei o que leva um inútil destes a agir desta maneira, mas sei bem o que ele merece. Tomara que encontre. Quem sabe, um dia, um atrasado qualquer não resolva lhe mostrar? Nada como um bárbaro para civilizar outro. Será memorável. Aí veremos quem rirá por último, se a caça ou o caçador.

Bando de covardes babacas!

Leia também.

41 thoughts to “A torpeza em sua forma humana”

  1. Olá Distinto, pelo que tem dito a imprensa marrom o mininu que exigia ventilador ligado para empinar pipa dentro de caso cresceu. Cresceu e virou coronel, porquanto além de abafar a imprensa das Alterosas agora deu para escantear brutalmente outro senado, o Gereissati. Com isso o partido dos tucanos que já era um arremedo vai sumindo igual água pouca no terrenos pedregoso. Boa semana, com a necessária relativização do momento!

  2. Olá Distinto, dias depois que a lama desceu de Mariana retirando vidas e soterrando esperanças e dignidades houve uma partida de futebol disputada em São Januário na qual se abriu uma grande faixa de solidariedade pelos mortos… … de um atentado em Paris! É como diziam os Mestres Machado de Assis e Ariano Vilar Suassuna: a elitizinha brasileira é caricata e grotesca. O maior desastre havido em Pindorama, havido entre as montanhas, quase não aparece na imprensa local, neste espaço então nem um til. Vigora os métodos de Assis Chateaubriand, fala-se do Macaco Elétrico e da Xoxota Pestana, mas daquilo que tem pertinência com nossas vidas, necas de pitibiriba!

      1. Cuidado, Ricardo, com sua mania de corrigir o Português dos seus críticos. É comum encontrarmos derrapadas gramaticais em seus textos. Veja que, no antepenúltimo parágrafo desse ótimo texto, você escreveu “Banalizar a dor pessoal e humilhar aquele que encontra-se no chão é tão cruel quanto revoltante.”
        Semanticamente, concordo com você no que se refere às ideias expressas neste trecho.
        No entanto, pelo que consta nos compêndios gramaticais (D. P. Cegalla, por exemplo), a ênclise usada está incorreta. Trata-se de um caso típico de próclise (que se encontra).
        A gramática da Língua Portuguesa é cheia de armadilhas e todos nós estamos sujeitos a cometer equívocos gramaticais em nossos textos, afinal, errar ainda é humano.
        Mas isso não prejudicou nem a coesão, nem a coerência da sua exposição. Quando você não fala de política, seus textos são bem mais agradáveis.
        Concordo com o PETERS. O descanso foi muito bom para você.

  3. Prezado Ricardo, compartilho da opinião de que falta a essas pessoas empatia para com aqueles que chegam atrasados. Também não vejo graça na dor alheia.

    Por outro lado, acho que o comportamento daqueles que se atrasam e se desesperam, choram e imploram pela abertura de um portão reflete algo muito típico do brasileiro: a tentativa de “dar um jeitinho”, de dobrar as regras em benefício próprio. O fato de algo acontecer no horário previsto no Brasil merece aplausos. Na época em que fiz vestibulares, era comum que as provas começassem com pelo menos uns 15 a 30 minutos de atraso.

    O que esses atrasados deveriam fazer é encarar o que aconteceu de forma um pouco mais estoica. Chegou atrasado? Aceite sem chorar, ao invés de dar espetáculo se debatendo nas grades e implorando pela abertura de um portão. Se for dar espetáculo, é natural que haja gente que se divirta com isso…

  4. “Nada como um bárbaro para civilizar outro”. Estranho como essa frase, que deveria ser tão grotesca aos nossos olhos, é tão coerente em todos os aspectos no Brasil atualmente.
    Ricardo, gosto muito do seu blog. Leio sempre que possível, algumas vezes concordo, outras não, mas uma coisa é inegável: Você sempre apresenta bastante coerência em suas opiniões, exercendo algo que, independente de partido político, é o ápice do conceito de democracia: a liberdade de expressão. Infelizmente, algumas pessoas que não respeitam suas opiniões (não estou falando em discordar, sim em agredir), curiosamente, são as mesmas que defendem aqueles que, em determinado momento da nossa História, “lutavam” por essa mesma liberdade democrática.
    Continue com seu blog, pois dentre tanta “porcaria ” produzida hoje em dia na Internet, você faz o trabalho que todos deveriam fazer dentro dos meios de comunicação: O convite para o debate de ideias e o pensamento crítico.
    Abraço.

  5. O horário do Enem é aprazado meses antes da data de realização da prova. Não sei como a condição da “enfermeira noturna” possa interferir em um evento que é marcado às 13:00. Nem vou discutir a questão do trânsito… Em relação aos admiradores de desgraça alheia, eu não os critico muito menos admiro o excesso de apatia.

  6. Tipos de imbecilidade como essa acontece em repúblicas de estudantes no interior do estado. Mas parece que está havendo um consenso que essas ações estúpidas que extrapolam o cúmulo da estupidez, EX: Dois carecas andarem à luta por um pente! ultrapassaria o cúmulo dos cúmulos que seria: quando o “mulo” esta comendo a mula e ela fala: – Ai não! Ai é o CU MULO.

  7. Tipos de imbecilidade como essa acontece em repúblicas de estudantes no interior do estado. Mas parece que está havendo um consenso que essas ações estúpidas que extrapolam o cúmulo da estupidez, EX: Dois carecas andarem à luta por um pente! ultrapassaria o cúmulo dos cúmulos que seria: quando o “mulo” esta comendo a mula e ela fala: – Ai não! Ai é o CU MULO.

  8. Tipos de imbecilidade como essa acontece em repúblicas de estudantes no interior do estado. Mas parece que está havendo um consenso que essas ações estúpidas que extrapolam o cúmulo da estupidez, EX: Dois carecas andarem à luta por um pente! ultrapassaria o cúmulo dos cúmulos que seria: quando o “mulo” esta comendo a mula e ela fala: – Ai não! Ai é o CU MULO.

  9. EU CHEGUEI ATRASADO, MAS NO MEU CASO, SÓ TINHA DINHEIRO PRA DUAS PASSAGENS, O MOTORISTA DO OUTRO ÔNIBUS NÃO QUIZ DAR CARONA, ENTÃO CORRI TUDO QUE PODIA, MAS, QUANDO CHEGUEI ESTAVA TÃO CANÇADO QUE FIQUEI A UNS 5 QUARTEIRÕES, NÃO CONSEGUIA ANDAR MAIS, AI PRA NÃO PASSAR VEXAME, DEIXEI PRO ANO QUE VEM, FUI PRA CASA DE CARONA E A PÉ……….. POBRE, MAS PERSISTENTE, ANO QUE VEM SAIO MAIS CEDO, VENDO LATINHAS E GUARDO A GRANA PRA PASSAGEM……… O QUE TINHA, COMPREI ARROZ E FUBÁ, A COISA TA FEIA……. MAS NINGUÉM RIU DE MIM, NINGUÉM SABIA QUE TAVA ATRASADO…………………

  10. que bonita essa defesa dos pobres e dos oprimidos, jamais poderia imaginar que dentro desse peito aí batia um coraçãozinho tão bondoso… Parece que o novembro azul te vez muito bem… tô emocionado aqui…

    PS: Edvar, não é doida, ele engatou um namoro firme com um proctologista que conheceu durante o novembro azul… agora vai…

  11. Imprevistos acontecem mesmo qdo acontecer com quem acha certo zombar ou fazer bulyn das pessoas aí vai concordar que zombar da desgraça alheia não é legal, mais ridículo do que chegar atrasado,mi há filha faz odonto e chega todo dia atrasada na faculdade e não trabalha,diz que se não for atrasada nem vai kkkkkkkk

  12. Instruções para o Enem: Leve o documento de identificação, use caneta preta, verifique o local de prova e chegue com uma hora de antecedência. As pessoas tem um ano inteiro para isso e ainda sim se atrasam. Não vejo oportunismo nenhum deste blogueiro. Eu já me atrasei para um concurso e perdi a prova. Mas a culpa foi exclusivamente minha. Brasileiro tem mania de botar a culpa por algo para tirar o seu da reta.

  13. Acho q vc deveria assistir o vídeo do camarote ali de novo e entender melhor, eles levaram até canetas pro pessoal q esqueceu e pelo q li somente 7 pessoas se atrasaram naquela unidade. Vale entender tb, q depois q começou esse “bullying” do atraso do enem, as pessoas passaram a se programar melhor pra não atrasar e não passar vergonha na Internet. Não vejo desculpas pra se atrasar pra uma prova q vc tem o ano inteiro pra se programar, pra mitigar o máximo posssível do q poderia dar errado nesse dia. Enfim, entendo seu lado e sua indignação, mas não vejo como ela se sustenta, pq isso tb teve seu lado bom.

  14. Já estive em uma situação semelhante em chegar atrasado para um vôo devido a um imprevisto, mesmo saindo mais cedo. Ao pedir licença na fila explicando a situação um babaca me solta um “Tá atrasado? Saísse mais cedo!”. Não sabe o que se passou e não tem compaixão com o próximo. “Trate o próximo como a si mesmo” é um ensinamento profundo, o mundo precisa desesperadamente compreende lo

  15. O brasileiro náo tem o costume mesmo de chegar na hora..e isso vem lá dos tempos da coroa onde os nobres chegavam atrasados aos compromissos afim de demonstrar o poder que tinham deixando a plebe a esperá-los. Um ano perdido por falta de previdência. Nada justifica o atraso para um evento com data e hora marcadas a ano. Quanto ás brincadeiras dos que ficam zuando os atrasados, outra característica cultural nossa: desfazer das desgraças dos outros escamoteira nossa própria síndrome de vira-latas. Uma terceira característica e essa bem atual do brasileiro é policiar os outros com um comportamento “histericamente correto” e “causas idiotas”, como o colunista, hoje. Sou fã dessa coluna mas temos assuntos mais importantes a ler.

  16. Não há desculpas para atraso. ENEM é dia de caos garantido, então, que se saia mais cedo de casa. A cultura brasileira de colocar os horários em segundo plano é a consequência mais clara da “desgraça” dos que perdem a prova.

    Então, na contramão do artigo, não encontro nenhum argumento para defender quem não tem o mínimo de organização para cumprir um compromisso de grande importância. Essas pessoas devem, SIM, sofrer as consequências.

  17. Pois é! Este é mais uma da nossa sociedade, dita geração Y. Isso deve ser o mesmo sentimento do individuo que, diante de uma tragédia do transito, onde morreram pessoas, pega o celular para filmar a desgraça alheia, intencionando receber mais uns “LIKES”, ou conseguir apenas alguns minutos de fama, com o filme gerado a partir de corpos dilacerados, inertes a beira de uma estrada. Triste atitude de pessoas que não são acéfalas, mas dotadas de um cérebro medíocre, pequeno, sem sentimentos com relação aos terceiros que passam por um momento de dificuldade. Acredito que o pior é justamente saber que essas pessoas amanhã podem passar pelo mesmo problema. Muito deprimente este quadro, que deixa transparecer uma sociedade doente e carente de valores profundos e verdadeiros sobre a relação humana.
    Ao contrário do ilustre escriba, prefiro que eles não tenham de passar pelo dissabor de se atrasarem em algum compromisso importante, nem tampouco, se acidentarem em alguma via, pois assim, agindo conforme anseia o blogueiro, mostraremos a eles que evoluímos. Anseio e faço ações contrária a este tipo de comportamento, para que estes seres desprovidos do mínimo sentimento com terceiros aflitos, não tenham platéia. Só assim este tipo de atitude inominável e com certeza deplorável, não acontecerá mais.

  18. Cara, tem um outro lado disse situação que você expôs. Respeito sua opinião, mas penso diferente. Você já está f#$#$& mesmo. Portão fechado e não tem o que fazer. Chorar não vai adiantar em nada. Eu prefiro rir da situação e beber uma no camarote dos atrasados, a me desesperar. Ano que vem tem mais! Pouquinho zueira não faz mau a ninguém. Não vejo isso como humilhação ou expor ao ridículo. O politicamente correto é chato pra baralho, penso eu.

    1. Politicamente correto??? Tomara que no enterro da sua mãe ou alguém muito próximo apareça uma banda comemorando. Daí vou te dizer: pra que ficar chorando? A vida continua. É melhor beber uma

      1. Nos enterros da Família do Zeca Pagodinho é dia de festa e de relembrar os bons momentos que passou junto a pessoa que se vai. Existem outras culturas onde tem festas no enterro.
        Agora, comparar atraso no ENEM com enterro de mãe é coisa de apelao…. Kkkk. ENEM tem todo ano, enterro da mãe é uma vez só!
        Você voltou de férias a pouco tempo, porque está tenso assim? Só porque eu penso diferente?
        Viva a diversidade cultural e de pensamentos! Imagina se todos pensassem igual você? Esse blog não teria graça (pelo menos para mim).

        1. eu até poderia ter voltado de férias “há pouco tempo”, mas “a pouco tempo”, jamais. Ainda assim, nem férias foram. Foi um retiro espiritual, onde me encontrei com o Mestre Yoda e ele me disse: bata mais, Ricardo! Por isso lhe afirmo: não estou tenso. Só seguindo meu mestre Jedi.

          E na boa… chamar escrotice de diversidade de pensamento, eu entendo. Até porque, até o Lula pensa, né? Mas de diversidade cultural, putz, nem aqui nem na casa do Zeca Pagodinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *