Obrigado, Ministro Fux. Uma criança te daria razão

O STF mandou soltar Andréa Neves, irmã de Aécio, e Frederico Pacheco, o primo, ambos presos há mais de um mês

Irmãos Neves bem encrencados

Pois é. Às vezes não é muito difícil fazer uma leitura justa — e legal — de um processo judicial que se tornou político, como no caso em tela. Ou alguém duvida que a coisa extrapolou completamente o campo jurídico?

Dias atrás escrevi sobre isso, aqui. Dizia ser um absurdo a irmã e o primo presos e o próprio senador solto. Ora, o suspeito de corrupção é ele, não os dois. E se ambos ou concorreram para o crime, como Fred, ou é suspeita de corrupção passiva, como Andréa, não há como mantê-los presos antes de serem acusados, processados, julgados e condenados ao menos na segunda instância. 

O Ministro Fux resumiu em uma frase: “o autor principal está solto”. Bingo! É como cobrei no texto anterior. Ou prende-se Aécio ou solta-se os dois. Simples assim. E frise-se: não acho que Aécio deveria estar solto. Assim como não deveriam Guido Mantega, Dilma Rousseff, Lula, Renan Calheiros e mais uma meia dúzia de personagens sabidamente criminosos e capazes de influir nas investigações e nos andamentos processuais.

Prisão temporária (até 10 dias) é uma coisa, prisão preventiva (sem prazo determinado) é outra. Apenas o malabarista Janot e seu títere Fachin — ou vice-versa — poderiam explicar esta obsessão pela prisão preventiva dos cúmplices de Aécio Neves. Aliás, Fachin tirou Lula das mãos de Moro. Por que será? Janot, por sua vez, continua fazendo cara de paisagem em relação ao mega-delatado Guido mantega. Por que será? O STF inteiro finge que não existem treze inquéritos contra Renan Calheiros engavetados. Por que será? 

Enquanto isso, os irmãos Batista flanam como reis, decretando quem é criminoso e quem não é; quem é chefe de quadrilha e quem é mero coadjuvante; quem deve ser preso e quem não; e esperamos o PGR intocável apresentar sua denúncia contra Temer. Por hora, ao menos para a PF, o presidente é suspeito de corrupção passiva.

Não sei, não, mas Rodrigo Janot terá de se esforçar muito para enquadrá-lo em corrupção ativa, própria do chefe da maior quadrilha do país, como decretou o ilibado Joesley batista, o amigão de Lula. Ou não?

Leia também.

20 thoughts to “Obrigado, Ministro Fux. Uma criança te daria razão”

  1. É lógico e claro que só existe uma razão para soltarem a irmã e o primo de Aécio e deixarem para mais tarde a decisão sobre a prisão ou não do Senador.
    A justiça segue a sequencia dos processos e pelo andar da carruagem, Lula, Dilma e os demais bandidos estão na frente de Aécio e pela lógica devem ser presos primeiro.
    Todos serão presos e assim esperamos, mas que se siga a ordem das coisas senão vira bagunça.

  2. “E frise-se: não acho que Aécio deveria estar solto.”
    Concordo!
    “Assim como não deveriam Guido Mantega, Dilma Rousseff, Lula, Renan Calheiros e mais uma meia dúzia de personagens sabidamente criminosos e capazes de influir nas investigações e nos andamentos processuais.”
    Também concordo!
    “Aliás, Fachin tirou Lula das mãos de Moro. Por que será? ”
    Aí eu não sei!

    Pra acabar de endoidar:
    “Juiz do DF rejeita queixa-crime de Temer contra Joesley”

    Estou ouvindo agora Titãs:
    “Estou ficando louco de tanto pensar
    Estou ficando rouco de tanto gritar
    AA-UU
    Estou ficando cego de tanto enxergar
    Estou ficando surdo de tanto escutar
    AA UU AA UU
    AA UU AA UU
    Não como, não durmo, não durmo, não como
    Não como, não durmo, não durmo, não como
    Está na hora de acordar
    Está na hora de deitar
    Está na hora de almoçar
    Está na hora de jantar”
    acrescento os versos:
    o Brasil a amargar
    e ninguém vai consertar
    está na hora de mudar
    e lá fora eu vou morar.
    (e lá)
    Eu como, eu durmo, eu durmo, eu como
    Eu como, eu durmo, eu durmo, eu como
    AA-UU

    1. Mardição,
      estou me sentindo como os hebreus no Egito construindo ‘piramides governamentais’ onde a hierarquia e o poder predominam enquanto ambiciono ser liberto da terra da escravidão mas temo muito aparecer um ‘libertador marionete’.
      “farei ‘O’ ” com dedão e indicador para o ‘faraó’ quando for liberto do país que é um ‘treinamento pra ir pro inferno’ onde predomina a mentira(que é uma cultura predominante) e os impostos são semelhantes à tarefa de juntar palha pra fazer tijolos como ocorreu com os hebreus como ‘acréscimo de penalidade’!

  3. Com esta insistência em soltar os dois porque o principal acusado está solto, o senhor e o ministro Fux acabam de estender o foro privilegiado aos familiares dos políticos. É preciso deixar de ser hipócrita e destacar que o senador só não foi preso porque tem direito a foro privilegiado, não porque a justiça o considere inofensivo.

  4. E a “Sertaneja Universitária” Dilma,a tal do Coração Valente. Vai continuar flanando por aí, feia,gorda e solta ? Parece que todo mundo esqueceu daquela coisa.

    1. Olá Sinhá, o brasileiro no geral tem memória curta ou nem tem memória. Eu e Riobaldo Tatarana temos boa memória. Lembro-me perfeitamente da grandeza, altivez, honestidade e idealismo de Dilma. Foi torturada na busca de um Brasil melhor para a maioria dos brasileiros. Não é pelo fato de maldade misturada com a cegueira que colocou em seu cargo, legitimamente conquistado, os quatro cavaleiros do apocalipse , a saber, Gedel, Moreirel, Michel e Padilhel que ela será esquecida. Hoje massacrada, mas sempre lembrada. Grato.

  5. Ricardo,
    Na minha modesta opinião o certo seria prender o Aécio e não soltar a irmã e o primo que participaram do crime: ela foi ao Joesley pedir o dinheiro e o primo foi quem pegou a mala e entregou na empresa do Perrella. Isto foi apenas um caso. Sabe-se lá quantas vezes isto e muito mais aconteceu com a participação do primo e os irmãos Metralha.
    Então eu acho que o certo seria o ministro Fux trabalhar pela prisão do Aécio.
    Vai ser difícil endireitar o Brasil (se não impossível) porque quando aparece alguém para fazer alguma coisa certa, como a operação lava jato, aparece um monte de gente para criticar.
    Mesmo cometendo alguns erros eu torço para o excelente juiz Sergio Moro, Edson Fachin, o procurador Rodrigo Janot e os procuradores de Curitiba continuarem a fazer o que estão fazendo.
    Os três poderes foram tomados por quadrilhas de criminosos e não será fácil tirá-los de lá.
    Abraço,

    1. De acordo! E já defendi isso: que prenda-se todos. Mas Aécio solto e o primo e a irmã presos é que não dava. abrs

  6. Aplica-se ao blogueiro a lógica simplistas da internet, tão aventada pelos coxinhas nos tempos em que apenas a esquerda era alvo de acusações : “Quem defende bandido é bandido também”.

  7. Já falei aqui antes e agora MARCOS, você confirma: “Quem defende bandido é bandido também”.
    O que confirma que o CIDRAC e todos que apoiam Lula e o PT são bandidos.

  8. Ricardo boa tarde. Não sei se pode publicar mas se puder seria bom. Obrigado.

    Vossas Excelências – TITÃS

    Estão nas mangas dos Senhores Ministros
    Nas capas dos Senhores Magistrados
    Nas golas dos Senhores Deputados
    Nos fundilhos dos Senhores Vereadores
    Nas perucas dos Senhores Senadores
    Senhores!
    Senhores!
    Senhores!
    Minha Senhora!
    Senhores!
    Senhores!
    Filha da Puta!
    Bandido!
    Corrupto!
    Ladrão!

    Sorrindo para a câmera
    Sem saber que estamos vendo
    Chorando que dá pena
    Quando sabem que estão em cena
    Sorrindo para as câmeras
    Sem saber que são filmados
    Um dia o sol ainda vai nascer
    Quadrado

    Isso não prova nada!
    Sob pressão da opinião pública
    É que não haveremos de tomar nenhuma decisão!
    Vamos esperar que tudo caia no esquecimento
    Aí então…
    Faça-se a justiça!
    Estamos preparando vossas acomodações, Excelência.
    Filha da Puta! Bandido!
    Corrupto! Ladrão!

      1. ..enquanto isso eu…
        “Estou ficando louco de tanto pensar
        Estou ficando rouco de tanto gritar
        AA-UU
        Estou ficando cego de tanto enxergar
        Estou ficando surdo de tanto escutar
        AA UU AA UU

  9. É melhor os dois presos do que nenhum deles. Fala sério!!! Não temo a prisão pq nada de errado fiz. Não é o caso deles, o primo foi filmado, a irma foi gravada o bandido é o dono na friboi? Que país é esse gente? E tem quem defende ainda. “Mas a culpa não deles, eles votaram no aecio”. Depois vão reclamar dos petralhas de defender o luladrão. Cadeia para todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.