A hora da verdade ou prova do embuste

Dia 20 que vem, o STF terá um encontro com si mesmo: Ou prende Aécio Neves ou é um tribunal de exceção

Chapa quente

O habeas corpus de Andréa Neves, irmã do senador mineiro, foi negado como nos informa o Portal UAI. Quem sou eu para analisar tecnicamente a decisão, não é mesmo? Mas conversando com dois advogados criminalistas, ambos disseram o seguinte: Sem conhecer todo o processo, fica difícil analisar a decisão. Em princípio, a prisão é absurda e ilegal. Mas se houver motivos para mante-la presa, Aécio já deveria estar lhe fazendo companhia há muito tempo.

A questão é a seguinte: Andréa está sendo acusada de corrupção na “modalidade” concurso de pessoas. Ora, se ela concorreu para praticar um crime (corrupção), por que o próprio corrupto está solto? Mais: Qual foi o crime praticado? Corrupção pressupõe benefício (no caso, os dois milhões) e contrapartida, que jamais apareceu na acusação do PGR Janot. Entenderam o busílis? Ela está presa por pedir dinheiro em nome do irmão, o que não seria crime, caso não fosse pagamento por algo ilegal. Mas sendo, a ilegalidade não foi apontada pelo acusador, o que beira o surrealismo. Havendo tal ilegalidade, mantida estrategicamente sob sigilo, por enquanto, tal situação deveria obviamente ensejar a prisão do corrupto, o que foi pedida e… negada!

Repito: Se existe um motivo legal, ainda sob sigilo, para manter Andréa Neves presa, este motivo tem de pender mais forte ainda para a prisão do irmão. Mas se Janot não conseguiu convencer Fachin a prender Aécio, por que será que conseguiu em relação à Andréa? Como o corrupto pode estar solto e sua comparsa presa? Ou está faltando legalidade, de um lado, ou sobrando covardia, de outro. Que o STF resolva de uma vez!

Leia também.

72 thoughts to “A hora da verdade ou prova do embuste”

  1. Teste, testando…Ricardo, em outros tópicos comento e nada aparece… fui banido do reino?
    estou ‘masmorrado’?
    se não fui banido, apague este comentário por favor!
    agradeço!

    1. foi não!!! uma boa parte dos comentários segue direto pra lixeira, você pode imaginar o porquê. Um monte de idiotas imagina que leio as porcarias que me enviam, mas elas seguem direto para o devido lugar. Alguns comentários, por causa de alguns filtros, vão junto pro limbo. Às vezes vou lá resgata-los. Desculpa aí!!!

  2. receita do ‘estadão’pra fazer pamonha:
    1- pegue um cidadão comum
    2- não precisa ter habilidade alguma
    3- quanto mais inculto, melhor
    4- encha a cabeça dele de ilusões
    5- dê uma micharia tipo esmola mensal pre ele
    6- misture com outros com as mesmas virtudes
    6- pronto, você aprendeu a receita para criar petis…quer dizer, pamonha!

    Quer saber se a receita funcionou e deu resultado?
    basta ler comentários do cidrac e, se outros escreverem e pensarem como ele, a receita deu certo!
    Daqui a pouco o cidrac vai escrever aqui, leia e comprovará que a referência é boa e que a receita funciona mesmo!

    1. Caro JLT,
      Parece que ocorreu uma citocinese animal com o Cidrac Pereira, produzindo uma cópia que assina Ton Pereira. Embora da mesma origem, a cópia difere do original num aspecto: enquanto o Cidrac é rico em tergiversação desconexa floreada, a cópia, autodenominada Ton, é mais direta e sem rodeios: parte logo para os insultos e grosserias.
      Num outro aspecto, convergem. O QI de ambos é 13, ou seja, muito… muito mesmo… abaixo da média global, mas rigorosamente dentro da média petista.

      1. Gianfranco , sua observação está o máximo !
        Não consegui identificar ainda se o Ton será um clone de Cidrac ou se é um gémeo idêntico … mas há sim uma mesma genética em causa !

  3. É lamentável ver alguém sem condições escrever tanta asneira, mas vou tentar ajuda-lo a entender, com muita paciência.
    Caro Ricardo, o Aécio, seu chefe, não foi preso ainda, porque tem foro privilegiado, será julgado pelo supremo no dia 20.
    Se eu fosse você, eu iria visitar a Andrea, pois depois você pode não ter tempo, porque o Aécio, o Perrella, o Temer, dividirão sua atenção.
    Pensar que eu até cheguei a achar que ia escrever algo que prestasse depois de receber tantos comentários negativos nos últimos textos, mas ficaria desempregado, eu entendo.
    Ah, só mais uma coisa!
    Tadinho do JLT, está se sentindo abandonado, banda um beijinho prá ele. Coitado!

    1. Além de petista, safado, semi-analfabeto… é burro de pai e mãe! Prestenção, seu jumento: o PGR já pediu a prisão de Aécio, seu trouxa, e Fachin recusou. Fachin é, veja você, estrume de bode, do STF. Tendeu, zé mané? Não será apenas agora a decisão sobre Aécio, paspalho. Quer brincar de entendido? Informe-se primeiro, manezão do PT

      1. Meu caro desequilibrado mental e emocionalmente, não precisa ficar tão desesperado com a situação.
        Talvez, seu ignorante, você pense que a gente só lê estas batatadas.
        Procure se inteirar, o ministro Fachin embora tenha negado, afastou o seu chefe.
        O Janot entrou com pedido, sob a alegação de que, ele, seu chefe, “vem adotando, constante e reiteradamente, estratégias de obstrução da Operação Lava Jato, e o ministro Marco Aurélio, relator do inquérito,deverá levar a julgamento no STF no próximo dia 20.
        Para de histeria, tome uns calmantes e leia mais, tente se informar.
        Mas não esqueça do gardenal.
        Um abraço!

        1. se fu de novo, vassalinho de mortadela bandido, escreveu bobagem, tomou a verdade no fucinho óinc oinc e sai desviando o assunto. Vá aprender a ler e a interpretar um texto, seu analfa puxa saco de ladrão

          1. Ricardo, Ricardo!
            Prá que tamanho descontrole, tome o gardenal e leia mais.
            Aqui, quem não sabe interpretar e escrever é você.
            Acalme este seu coraçãozinho bandido, pense no lado bom das coisas, você poderá levar marmita pro chefe na prisão.
            Acho que quando o Lula ganhar as eleições você enfarta.
            Controle sua pressão, precisamos de você.
            Abração, amigo.

            1. hahaha, quando o Lula ganhar a eleição você já estará com a língua mole, de tanto lamber o saco dele na papuda

              1. tontozinho, esse será meu último comentário pra você, ok? Já te dei muito mais atenção do que sua reles condição poderia sonhar.

                Olha só: este blog existe sem você, mas você não sem existe sem esse blog, ao menos aqui, neste espaço, entendeu? Funciona assim: eu escrevo, você tenta ler, entende o que seu limitadíssimo saber permite, daí comenta, ou melhor, me xinga, baba, estrebucha, etc…

                Em seguida, fica clicando dezenas de vezes esperando ver se seu comentário idiota foi publicado e, sobretudo, se eu te respondi. Percebe a assimetria que nos separa? Você é um bibelozinho pra mim,um bobinho qualquer que depende de mim para ser ouvido e contestado. Basta eu não publicar o que você escreve e pronto. Você deixará de existir por aqui e terá de encontrar outro lugar para preencher sua inútil existência. Repare, meu freguesinho, que eu não dependo em nada de você, mas ao contrário, você é um “Ricardo dependente”.

                Triste, né? Precisar que um desconhecido qualquer lhe faça um favor, necessitar que alguém distante lhe dê voz. Mas a vida é dura assim mesmo. Gente como você nasceu para ser massa de manobra, de um político sujo qualquer, ou mesmo de um blogueiro como eu. Estará sempre à espera de uma oportunidade para ser notado.

                Faz assim: continue enviando seus comentários, ok? Entre freneticamente no blog — gerando muitos cliques, hehe — esperando pra ver se eu publico. De vez me quando, se se comportar adequadamente, eu prometo que deixo passar um ou dois. Mais de vez em quando ainda, se eu tiver com muito saco e à toa como hoje, eu te respondo, ok? É isso que você é: um mero joguete nas minhas mãos!!

                1. Cara, estou começando a entender este seu blog. Até que enfim as coisas estão ficando mais claras… este blog é de comédia!!
                  Massa, da pra divertir vendo tantos comentários e discussões com ofensas pessoais que só levando para o lado cômico mesmo… tem um tal de JLT e Gianfranco que devem ser servidores públicos federais aposentados.

                  Galera, vocês precisam ir pra zona, umas profissionais resolveriam suas angústias!!!!

                  Siga em frente Ricardo. Um abraço.

      2. Olha o nível desse Ricardo, como conversar com alguém assim. pior ainda se esse escreve uma coluna em um meio de comunicação que até então poderia ser considerado sério.

        1. 1) o nível é excelente! 2) não é coluna; é blog. 3) o meio de comunicação chama-se Portal UAI. E é seríssimo, além de um dos melhores do Brasil. O portal apenas hospeda gentilmente meu blog, não tendo absolutamente nada a ver com as maluquices que escrevo. 4) te vejo amanhã!

    2. Ton
      Não recebo beijo ‘bandado’; nunca fui ou serei coitado, não recebo ‘coito’; nunca estou abandonado, sou bipolar!! 😕 :-! Ser bipolar e ‘meio doido’, é muito mais saudável que ser burro petista, pergunte pra qualquer psicólogo/psiquiatra competente que ele confirmará que se você fosse bipolar seria Ton-Ton da cabeça e não petista!
      o que eu ia escrever pra você sobre o Aécio, o Ricardo já escreveu, então….
      ps: Eu sabia que em seu comentário apareceria o termo lulista ‘a gente’… você deve ser ‘pluripolar’ com tanta ‘gente’ dentro da cabeça pensando ser mais de uma pessoa !!

      1. Que isto, JLT, está ficando descontrolado igual seu ídolo.
        Ah! Eu pedi para o Ricardo te mandar um beijo, está chamando ele de bandido? Pareciam tão íntimos.
        Calma JLT, calma, acho que estes problemas que ocorreu com seu bando mexeu com vocês, eu entendo, estão todos a um passo da cadeia.
        Isto é tristeza ou medo de cair também?
        Abraço letrinhas, fique na paz.

    3. Não tente explicar as coisas, quando a pessoa acha que sabe mais do que sua capacidade intelectual suporta, acontece estas coisas ridículas que a gente vê aqui para tentar ganhar fama, imitando alguns ídolos de direita dele que estão cada vez mais sumidos da imprensa… Estão cada dia mais desesperado ao verem que tudo que admiraram até hoje está caindo por terra, afinal, a culpa sempre foi do PT. E para parafrasear uma frase deles: “Eu não tenho culpa, eu voltei no Aécio…”

  4. MEU DEUS, sem comentários. isto aqui só pode ser um site de comédias.
    É claro que o Aécio, o primo e a irma dele são inocentes, não se esquecendo do Perrela. Tudo aquilo que a PF filmou, gravou e que a gente viu, foi ilusão de ótica. É tudo mentira. São todos injustiçados.
    Vamos organizar um movimento e bater panelas contra esta situação. É muita perseguição.

    1. Carlos , ou você ou eu … não compreendemos a opinião do Ricardo . Onde ele escreveu que tudo é ilusão de ótica , mentira e perseguição ??? Mas como ele , eu também não entendo ” como o corrupto pode estar solto e sua comparsa presa? ” ??? Sendo o crime o mesmo , o que é prova para um não é para o outro ??? Eis a questão em causa que você também não conseguiu explicar …

  5. Concordo plenamente com Ricardo quando ele fala que Andrea Neves não deveria estar presa. E verdade que ela e muito outros não deveriam estar presos, posto que o princípio da inocência foi consagrado no direito brasileiro, e, ninguém deveria, salvo em flagrante delito, ser preso até sentença transitada em julgado. O Problema foi que quando alguns juízes rasgaram a constituição para ,simplesmente , em nome da moralidade prender petistas, inclusive, alguns destes continuam presos, ficaria difícil sustentar que essa anomalia só tem validade para um dos lados. Por outro lado, é difícil não querer enxergar que uma mala de dinheiro, muito dinheiro, não tem dono.

  6. Acho que a Andréia deveria seguir no xilindró e seu irmão, deveria estar também. Me parece que na terça haverá novo julgamento da prisão dele. O Aécio deveria mofar na cadeia, para aprender a não ser corrupto. Assim como o Lula, Calheiros, Jucá, Temer, etc. Mas eu tenho minhas dúvidas se o “Gilmarzão Papai dos Corruptos” e o “Xandão do Temerzão” do STF irão deixar.

  7. Acredito que o Aécio Neves ainda não foi preso porque, como Senador, ele só pode ser preso em caso de flagrante. Está no artigo 53 da Constituição. Por outro lado, a irmã dele está presa preventivamente. A prisão preventiva é aplicada, em regra, para casos em que há um risco da pessoa investigada destruir provas ou fugir. Infelizmente, Deputados e Senadores não podem ser presos nessas situações, somente se forem pegos em flagrante, com a “boca na botija”. Foi o caso do Senador Delcídio. Assim, na minha opinião, a manutenção da prisão da Andrea Neves e a liberdade do Aécio, não são situações tão absurdas assim. Um abraço.

    1. Você está correto, Paulo, mas lembre-se que o pedido de prisão já foi feito e negado, e não pelo motivo que você expôs, mas, sim, por falta de elementos que comprovassem a necessidade da medida. Esse é o ponto que me confunde! Se não havia motivos para Aécio, não poderia haver para sua irmã. Enfim… Por mim, que enjaulem todos, absolutamente todos! Abrs

      1. Este é o motivo informado a nós ! Mas o motivo real é que é bem mais difícil prender um senador bandido , com rabo preso com o Supremo , que a prender a irmanzinha dele sem foro , mesmo que está seja a grande chefe da quadrilha ! conclusão

  8. A conclusão que eu chego vendo essas trocas de farpas é a seguinte: a gente que é povo, simples, que precisa de trabalhar para viver e é honesto, não deve e não pode ficar brigando por causa desses políticos! Esses caras, a grande maioria, abrigados nos mais diversos partidos são corruptos, nos enganaram, roubaram, corromperam,mentiram! É uma loucura estas agressões! A mídia consegui incutir esse ódio e as pessoas não param para pensar e ficam se agredindo sem razão para defenderem ou atacar bandido! Não faz o menor sentido…..

    1. Comentário mais sensato que li. Pura verdade, é burro, mas muito burro mesmo, coitadinho do animal que está sendo comparado com estas pessoas que idolatram políticos, seja de PT, de PSDB, PCdoB, PMDB e a PQP.

      Mas como são burros, jumentos! Eles enquanto isso, jantam juntos tramando como roubar mais.

  9. Caro Ricardo,
    A falta de capacidade para interpretar seus textos, por parte de comentaristas que pelo viés da escrita, são filhos do MESSIAS DO SERTÃO; não deixa dúvidas quanto à qualidade do ensino no “BRASIL, PÁTRIA EDUCADORA”. Como, todos os VERMELHINHOS dizem que o Brasil foi descoberto em 2003, esta BURRICE começou lá no “BRASIL, UM PAÍS DE TODOS”, passou por “PAÍS RICO É PAÍS
    SEM POBREZA” e desaguou no ” PÁTRIA EDUCADORA”. A falta de CRIATIVIDADE dos slogans, já nos da uma amostra da qualidade duvidosa das lideranças vermelhas. Mas os INTELEKITUAIS vermelhos não admitem jamais o contraditório.
    Não desista, meu Caro, continue a adestrar esses asininos, quem sabe um dia…

      1. Caro Ricardo , qual o objetivo de sua coluna? expor sem medo os erros de cada politico corrupto , independente se o partido é dono ou não da mídia mineira? Ou criar um clima partidário , onde aqueles que são a favor as ações da PF a família neves , automaticamente, para muitos aqui são considerados pessoas favoráveis ao PT e sua corrupção igual a do PSDB ?

        1. O objetivo do blog é me divertir; e só. Escrevo como hobby, para ocupar meu tempo ocioso, nada mais. Sabe-se lá o porquê se tornou um dos três maiores do estado, e o mais lido sobre política, atingindo quase 1.5 milhão de leitores únicos.

          Não entendi bem o restante das suas colocações, mas tô me lixando se o bandido é Aécio ou Lula, do PT ou do PSDB, pois o resultado é sempre o mesmo: metem a mão no meu bolso e não me devolvem o que deveriam em troca.

          Por fim, uma dica: não existe partido dono de mídia, seja em Minas, no resto do Brasil ou no mundo. Existe governo “dono” de mídia. Qualquer governo, qualquer mídia, entendeu? Siga o dinheiro, Alexandre… siga o dinheiro!

  10. Texto bom, concordo que a prisão da Andreia é descabida. Na ocasião cheguei a apostar que ela não ficaria mais que 3 dias. O irmão sim, ele deveria estar preso, caso se apresente o “produto” pelo qual ele recebeu os 2 milhões. O que seria apenas um empréstimo pessoal, e não a ilicitudes nisto.
    Outro ponto que o texto cita mas poderia estar relacionado ao “produto” é o fato do dinheiro ter ido pra conta do outro senador, ai segue a mesma lógica. Prendeu-se o intermediário e não o mandante:
    Obs: Os Perrelas nem foram chamados para explicar porque o dinheiro estava na conta deles…

  11. Concordo em parte; porque não deveriam, nenhum dos dois, sequer serem obrigados a passar perto de alguma cadeia. Afinal são pessoas boas, honestas e absolutamente interessadas e comprometidas com as necessidades do povão, tanto que o irmão foi quase uma unanimidade no meio artístico e dos desportistas; quer melhor aval? Deixe-os em paz e livres para que possuam continuarem suas gloriosas vidas. Ladrão só do PT, essa gente pobre; os outros são granfinos, e granfinos não roubam, tomam emprestado e não devolvem, mas apenas por esquecimento.

  12. Enquanto o Aécio não perder o foro por prerrogativa de função, o dito foro privilegiado, só pode ser preso em flagrante. O caso de sua irmã e primo se diferenciam, pois, não detêm o mesmo foro.
    Perdendo o foro ele pode ser preso.

  13. Todos otários!!!
    Começa no blogueiro e termina no último comentário.
    Enquanto todos ficam brigando, discutindo qual partido é melhor, qual partido é mais corrupto ou quem roubou mais… Os verdadeiros ladrões e corruptos estão lá, livres para continuarem roubando e zombando da nossa cara. E ainda estão prometendo uma benesse para o povo: as famosas REFORMAS trabalhistas e previdenciária. Se querem mesmo reformas em prol da nação, porque nao começam com as reformas política e tributária?
    UMA SOCIEDADE RACHADA BENEFICIA A CORRUPÇÃO!

    1. todos otários!!! menos o idiota que chama todos de otários, mas não deixa de comentar todos os dias. como é mesmo? otário

  14. Não é o meu feito defender político, mais incoerência não pode existir dentro da lai.
    Eu não sabia que pedir dinheiro para a JBS é crime, o próprio Joesley disse que o Aécio nunca lhe fez nenhum favor político!
    A quem interessa a prisão do Aécio?
    Por isso temos tais políticos no brasil, as pessoas não tem opinião própria e deixa a mídia pensar por ele e ser manipulada por pessoas tendenciosa.

    1. E X C E L E N T E ! ! ! Mas prepare-se: ruminantes dirão que você é empregado do Aécio, pago pela irmã, defensor de bandido, etc, etc, etc…

    2. José Silva , uma coisa é pedir dinheiro emprestado com compromisso de o devolver em pagamento a combinar . Outra é doar esse dinheiro solicitado sob suposto motivo especial ??? Convenhamos e não exageremos na ingenuidade , grandes quantias não são manipuladas gratuitamente , sem retorno de favores . Claramente haverá algo que precisa ser muito bem explicado .

  15. Ricardo,
    Não sou advogado e se fosse jamais defenderia bandidos, apesar de ser mais lucrativo. Só defenderia vitimas de alguma coisa. Seria uma questão de honra para mim.
    Acho que tanto a Andréa quanto o irmão Aécio deveriam estar presos a muito tempo, condenados por vários crimes. Parece que a única coisa que sempre fizeram foi praticar crimes. Por que será que o Aécio só aparece em fotos falando ao telefone ou com alguém lá no senado tapando a boca com as mãos?
    Acho que o Aécio tem que ser cassado, preso e perder os direitos políticos para sempre. E se um dia ele puder se candidatar a alguma coisa que o faça lá no Rio de Janeiro onde ele sempre morou.
    Abraço,

  16. Foi muito barulho para só prender a “coitada” da irmã. Haja saco… todos somos enganados… como sempre tudo acaba em pizza.

  17. Tenho de concordar, nem dinheiro de propina existe mais:
    “A defesa de Frederico Pacheco, primo do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) conhecido como Fred, fez um depósito judicial nesta terça-feira, 13, no valor de R$ 1.520.000 em agência da Caixa Econômica Federal (CEF) no bairro Luxemburgo, zona sul de Belo Horizonte. Frederico foi preso no último 18 durante a Operação Patmos, da Polícia Federal.”

  18. A patética entrevista concedida por Joesley Batista à revista “Época” tem o seu grande momento, o seu ápice moral, aquele instante que restará para a história como o sumo e a síntese de uma era e de seus protagonistas. Quando os pósteros quiserem saber quem mesmo foi Rodrigo Janot, terão de consultar este trecho da entrevista. Bem, impressiona-me que gente que se queira séria a leve a sério. Vamos lá.
    Eis aí. Michel Temer está na Presidência da República há pouco mais de um ano. Aécio passou os 13 anteriores na oposição, e Joesley, o nosso herói sem nenhum caráter, o nosso Macunaíma que tinha o BNDES de Lula como o seu muiraquitã, não tem dúvida: o número 1 é Temer, e o 2, Aécio. E a ele, ora vejam!, coube a dura missão de revelar isto à nação.

    Na nota em que respondeu às delinquências morais do açougueiro de instituições, lembrou o Palácio do Planalto:
    “Em 2005, o Grupo JBS obteve seu primeiro financiamento no BNDES. Dois anos depois, alcançou um faturamento de R$ 4 bilhões. Em 2016, o faturamento das empresas da família Batista chegou a R$ 183 bilhões. Relação construída com governos do passado, muito antes que o presidente Michel Temer chegasse ao Palácio do Planalto.”

    Reportagem da Folha desta segunda demonstra que ele não sabe ao certo quando conheceu Michel Temer. Ora diz ter sido em 2010, ora em 2011. Sim, faz diferença; a diferença entre quem não é vice-presidente da República (2010) e quem é (2011).

    Nos anos todos de relacionamento com Lula, Joesley nunca quis gravar nada. Teve essa ideia só agora, quando caiu nas malhas de Janot. Aí, meus caros, foi preciso delatar pesos-pesados. Aquele que confessou ser o maior criminoso do Brasil deixou-se tomar por impulsos patrióticos e tentou mandar para a fogueira os presidentes da República e do PSDB, principal adversário do PT.

    “Ah, mas ele também faz acusações contra Lula…”, cujo governo, diz, institucionalizou a corrupção. Ora, isso nem tipo penal é. A acusação só serve para “lavar” o objetivo da operação: derrubar Temer.

    Bem, eu não queria, nesse caso, estar e ter estado cem por cento certo. E estava, não é?
    Joesley é a obra-prima de Janot!
    Joesley é o seu anjo vingador!

    Joesley veio para provar que, se todos são iguais, então Lula é melhor, como escrevi em dias longínquos em coluna na Folha…
    Por: Reinaldo Azevedo em
    19/06/2017 – 09,15h

    NA MOSCA Reinaldo! PENA QUE O BRASIL NÃO MEREÇA UM CABRA IGUAL A VOCÊ NA MÍDIA.

  19. Esse Tonto Pereira, deve ser mais um daqueles agregados que perdeu a boquinha nas estatais, tais como:
    -Do time de Franklin Martins na antiga TV EDUCATIVA.
    -Do time de Chico Buarque no MINISTÉRIO DA CULTURA.
    -Do time de Jair Meneguelli e Gilberto Carvalho no SESI.
    OU DA UNE (união dos estudantes que não estuda).

  20. AOS ATOLEIMADOS E FANÁTICOS PETISTAS, QUE PASSARAM POR UMA TREMENDA LAVAGEM CEREBRAL, DIRIGIDA PELO AL CAPONE BRASILEIRO, SERIA BOM ABRIR O LINK ABAIXO E LER A MATÉRIA COMPLETA.

    ——————————————

    Sérgio Pardellas

    18.06.10 – 21h00 – Atualizado em 21.01.16 – 09h17
    chamada.jpg
    GREVE DE FOME
    Manoel da Conceição (à esq.) e Domingos Dutra
    não aceitam a aliança com Sarney.

    selo.jpg

    Fiel aos seus princípios, ­baseados na disciplina partidária, o PT se deu ao luxo, num passado nem tão distante, de expulsar militantes que contrariavam as normas e ideais da legenda. Foi assim em 1985, quando o comando do partido expurgou de seus quadros os então deputados Aírton Soares, José Eudes e Bete Mendes, que, contrariando a orientação oficial, votaram em Tancredo Neves no Colégio Eleitoral. Em 2003, repetiu a dose ao expulsar os chamados radicais, como a senadora Heloísa Helena e a deputada Luciana Genro, por votarem contra a reforma da Previdência. Depois de oito anos no poder, o PT vive movimento inverso. Indignados com as seguidas intervenções do presidente Lula e da direção nacional, petistas históricos começam a deixar o partido que ajudaram a fundar. “Saio do PT com a dor de uma mãe que deixa um filho. Lula virou caudilho no partido. Manda, desmanda, decide, todo mundo obedece”, desabafa Sandra Starling, advogada, ex-deputada federal e primeira petista a disputar o governo de Minas Gerais, em 1982.

    Embora o PT tenha registrado crescimento de 44% no número de filiados desde o início do governo Lula, casos como o da petista mineira têm se tornado comuns. Desde o ano passado, mais de mil filiados se desligaram do partido em todo o País, insatisfeitos com os rumos da sigla. A debandada mais recente foi motivada pela decisão dos dirigentes de impor a coligação com o PMDB nos Estados, em nome da aliança em torno da candidatura de Dilma Rousseff ao Planalto. Os maiores focos de insatisfação estão em Minas Gerais e no Maranhão, diretórios que mais sofreram com o centralismo petista. Em Minas, petistas ligados a Sandra Starling também devem abandonar a legenda…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *