A audácia que só os criminosos possuem

Há dois tipos de réus: inocentes e culpados. Em um país literalmente injusto, como o Brasil, apenas um deles se dá bem. Infelizmente.

Indignação uma ova! É puro teatro

A injustiça é o pior dos atos cometidos pelos humanos. Ela nos equipara aos animais selvagens, desprovidos de razão e sentimentos, movidos apenas pelo instinto de sobrevivência. Quando atinge (a injustiça) um inocente, lhe tira o desejo de viver. O desânimo lhe suga a força vital, como um buraco negro absorve a luz. Não há atenuantes que lhe apaziguem a alma. Acreditem: eu sei do que falo!

Um inocente se defende; um criminoso ataca. Um inocente é centrado; um criminoso tergiversa. Um inocente se abate; um criminoso reage. Um inocente se preocupa; um criminoso desdenha. Um inocente se retrai; um criminoso debocha. Um inocente fala pouco; um criminoso bravateia. Um inocente tem os olhos marejados por dor; um criminoso por ódio. Um inocente é humilde; um criminoso arrogante. Um inocente pede solidariedade; um criminoso a guerra. Um inocente reza; um criminoso pragueja. Um inocente quer a verdade; o criminoso a mentira.

Eu poderia passar dias demonstrando as diferenças de comportamento e atitudes entre um inocente, injustamente acusado de um crime, e um réu legítimo, acuado por provas e testemunhos irrefutáveis e diversos, em quantidade e estilo. Poderia descrever, ponto a ponto, o que torna um cidadão honesto vítima de uma acusação infundada, ou mesmo de uma perseguição judicial, e outro, um candidato fortíssimo a passar os próximos anos em uma cela, após o devido processo legal. Mas acho desnecessário e enfadonho. Todos nós, que caminhamos eretos e nos alimentamos de outras coisas que não apenas capim, estamos (literalmente, no meu caso) carecas de saber.

O penta-réu criminal a caminho da prisão não merece nossa pena ou solidariedade. Não merece nosso voto de confiança ou nossa compaixão. Não mereceria sequer tanta atenção e importância não fosse quem é, não tivesse feito o que fez e, sobretudo, não significasse o risco que significa, caso continue em liberdade. Este sujeito representa o maior risco que este país já correu ao longo de sua triste história. Permita-o a impunidade e as consequências serão muito mais que trágicas.

Que hoje, finalmente, a justiça comece de fato a ser feita. Que juiz e réu assumam seus reais papéis, e não aqueles inventados por quem tem culpa. Que a falácia contundente de quem deve, encontre olhos e ouvidos severos a lhe intimidar. Justiça não é circo, audiência não é picadeiro, juiz não é palhaço! Talvez enterro de cúmplice morta seja palanque eleitoral, mas processo criminal definitivamente não é. Assim pensam os inocentes.  E essa lição terá de ser ensinada hoje, queira ou não o réu aprender. E não querendo, tanto melhor. Um dia ou dois, por enquanto, esvaziando o cérebro e a alma num “boi” lhe trará um pouco de realidade — aquela que insiste em não enxergar.

Leia mais, aqui.

 

56 thoughts to “A audácia que só os criminosos possuem”

  1. O maior absurdo que podemos vivenciar nestes tempos de descomando geral, onde não há regras, onde não há poder, nem mandantes, nem comandados, é perceber um espetáculo midiático, deste porte, esse cara já não é mais presidente, ele tem prerrogativas que o cargo que ele ocupou lhe oferece, mas não tem foro privilegiado, ele é tão somente um cidadão que foi presidente, repito hoje ele é um CIDADÃO. Foi presidente, no pretérito, muito pretérito. Arcarmos com um custo de mobilização de policiais do porte que estamos vendo, é um murro na nossa cara. Pessoas e mais pessoas morrendo em filas de hospitais e todo esse custo sendo pago com nosso dinheiro, mais um absurdo. Assim não tem trabalhador que aguente….

  2. É a tática “melhor defesa é o ataque”.
    Antes, no poder, atacava com dossiês montados com fatos fora de contexto para distorcer o sentido.
    Agora, é na base da logorreia desconexa típica de cachaceiros inveterados, bem ao nível dele e de sua claque: BAIXÍSSIMO.

      1. Concordo com Judas e afirmo que vc Ricardo é um coxinha aficionado no Lula. Enquanto não vê-lo preso não irá descansar! Mas lamento em dizer que se isso acontecer a ira será maior e o Lula será tratado como mártir.

  3. Você está certíssimo. Todas as pessoas de bom senso sabem que o mal só prevalece onde não chegue a verdade.
    Existe uma máquina por traz da BESTA DIVINA (ele que se intitulou o mais santo) que não lhe resta outra alternativa senão teatralizar tantas mentiras no intuito de torná-las realidades, mas hoje será a primeira vez que todas estas mentiras se colocarão diante de alguém que procura e quer estabelecer a verdade.
    Nossa esperança é de que prevaleça a verdade.
    Que Deus seja louvado!

  4. Esse verme deveria estar na sarjeta juntamente com toda a corja ptralha, imunda, hipocrita e covarde, que afundou este país. Aos esquerdopatas metidos a gênio vai apenas um recadinho: PTNuncaMais. NossaBandeiraJamaisSeráVermelha. Vocês parasitas que mamaram nas tetas do verdadeiro trabalhador brasileiro deveriam ter vergonha na cara e assumirem a merda que deixaram para trás.

  5. Ricardo, hoje é dia de alegria!
    Dia da barata cascuda (que não tem nada de inocente) receber umas boas chineladas.
    Capricha, Sérgio Moro!

  6. Olá Inundado, a Constituição brasileira determina e, não podia ser diferente, o magistrado tem de ser imparcial e manter equidistância entre a acusação e a defesa. O juiz de porta de cadeia das araucárias passa longe desse princípio, portanto, falta-lhe a indispensável isenção para conduzir o processo e muito menos para julgar, aliás, por falar em julgar essa função é divina a a qual os homens, muitas vezes, chamam para si e, por isso, não pode ser feita da forma que pretende esse sabujo a serviço dos interesses do EUA. Temos de manter as conquistas democráticas conseguidas em milênios de caminhada. Não toleramos justiçamento. Não ha provas, logo, o acusado é inocente. Sorte, Saúde e Cidadania.

    1. Uê! Há pouco tempo você afirmou que o Brasil tem pouco mais de 200 anos.
      Essa caminhada de milênios a que você se refere, ocorreu nos labirintos da sua imaginação doentia?

      1. Veneto, (o entendimento do discípulo de Aldrovando Cantagalo é incipiente, mas, como a paciência é uma virtude vamos lá). A caminhada das conquistas democráticas não começou no Brasil – este irá completar duzentos anos – as lutas pela cidadania começaram com os Profetas Amós, Habacuque, Izaias; teve lugar na Grécia antiga, passou pela Inglaterra no SEC XIII; de igual modo na Revolução Francesa contra o antigo regime e em tantos outros embates história afora, estando hoje a cargo daqueles inconformados que ousam enfrentar os desmandos. Desperte para vida!

      1. José, não me apraz o sotaque do “leitE QUENTte, dor de DENte, piá de prédio” curitibano, por, isso desde 1.984 não ando por lá. Mas de uma coisa esteje certo. O primarismo tosco e aloprado dos procuradores da farsa jato e do juiz porta de cadeia das araucárias serviram mesmo para uma coisa. Sabe qual é? Catalizou e concentrou mais a atenção e a paixão do povo por Lulinha Paz e Amor. Barack Obama acertou na mosca, ele é o Cara. Sim, ele que deixou o governo com NOVENTA por cento de aprovação, ele que depois de três anos de pesada perseguição da Rede Bobo e mídia amestrada aparece altivo, altaneiro, exuberante, impávido, mirífico e soberbo em primeiro lugar na preferência do eleitorado. Ele é um FENÔMENO. Saia das trevas, junte-se a nós e se poderás cumprimentá-lo como dizia o Apóstolo Paulo, com o ósculo da paz!

        1. Cara , como você vive no escuro … sabe Cidrac , sacaneando , roubando e destruindo um país … até eu governaria melhor que a escumalha do seu deus das trevas , até eu seria mais fenômeno que seu ALÁ !!!
          Por isso , sou obrigado a declinar seu convite arrepiante .

          1. Olá José, é isso ai, tens livre arbítrio. escolha o que lhe apetece, todavia, no Brasil, quem começou a inverter o modo de governar foi o PT, porquanto, Pindorama ha séculos era governada para vinte por cento da população. (Apenas um dado: FHC, a Maria Antonieta Tropical, passou o governo para o PT com Salário Mínimo de U$ 68, Dilma passou o governo para o mordomo de filme de terror em U$ 243, tendo chegado a U$ 340, é comparar vinho com vinagre). E outra coisa não é o que acontece hoje com as propaladas reformas que nada mais significam que SUPRESSÃO de direitos do povão. Sorte, Saúde e Sabedoria.

    2. Viajar no jatinho do MARES GUIA, aquele mesmo, do MENSALÃO MINEIRO, que vcs tanto usaram para despistar o MENSALÃO FEDERAL….POOODE!!!!!!!!!!

  7. “Este sujeito representa o maior risco que este país já correu”- só se for o risco de eu me apaixonar!!! Lula Lindo!

  8. Estas poucas palavras exprimem exatamente como me sinto, perante este cidadão cujo a imagem não gosto nem de vê. Em qualquer país sério, o mesmo já estaria em cana há anos. Como diz um radialista aqui em Belo Horizonte, lugar de bandido é na cadeia.

    Permita-me replicar seu texto?

    Abraços.

    Ademilson

  9. Ricardo, hoje suas palavras sobre a diferença entre criminoso e inocente são completas e irrefutáveis.
    Hoje é apenas um interrogatório, não é um picadeiro, um evento político, é inclusive uma oportunidade para se defender.
    O mais grave é tentar deslegitimar a justiça, como se ele estivesse acima dela.
    Este pessoal que arrasou o país e enriqueceu ilicitamente seus pares, criaram o maior propinoduto para se manter no poder.
    Trabalhador e cidadão de verdade esta preocupado é com o trabalho e não viajando grátis com pão e mortadela.
    Que o País vença! Que a justiça seja feita!

  10. Caro Blogueiro. Onde está o sangue correndo? Onde está a violência dos apoiadores de Lula?
    Parece que o cenário de fim de mundo por você desenhado não está acontecendo. E ai?
    Como que fica?

    1. não está acontecendo? que bom! que seja assim, né? mas pena que o que eu “desenhei” não tenha data marcada e nem prazo de validade.

    2. Amigo, sugiro dar uma chegada na porta de qualquer hospital público deste nosso país, ou nas estradas federais “conservadas” pelo DNIT, nas escolas públicas sucateadas, cujos professores se encontram reféns da violência, ou nas favelas e morros comandados pelo tráfico de drogas. Drogas que entram à vontade pelas nossas fronteiras, junto com armas de fogo e o que mais se puder transportar.

      Você verá muito sangue escorrendo ali. Tudo porque, por mais que o brasileiro produza e sustente essa CORJA de políticos que lotearam o poder (não somente PT ou PSDB, todos eles!), infelizmente nosso investimento nunca retorna em forma de direitos BÁSICOS garantidos pela nossa Constituição.

      Procure saber sobre o índice de homicídios do Brasil, aquele com quantifica mortes por 100.000 habitantes. Depois compare com qualquer país africando que esteja sob guerra civil (pode pegar o mais fodido deles). Você ficará assustado.

      As mãos dos nossos políticos estão cobertas de sangue….

  11. Ricardo, acompanho seus textos a muito tempo, geralmente não costumo comentar prefiro ficar nos bastidores assistindo as discussões e ataques muitas vezes infundados de alguns usuários, mas dessa vez realmente você se superou pelo texto, foi de uma imparcialidade irredutível, acho que até os mais “calorosos” pra não dizer doentes partidários de um certo ParTido, não terão o que bravejar, ou seja expressou aqui o que todo cidadão coeso quer que realmente seja feito a JUSTIÇA a um criminoso, seja ele esse cidadão doente… ops caloroso ou não!

    Parabéns pelo texto!

    1. Ricardo, parabéns pelo texto na comparação do justo e do injusto, perfeito.
      Coisa horrenda é quando se vê aquelas pessoas seguidoras de Luca/Cut com aquelas bandeiras vermelhas, fitas e demais adereços de fantasias e seus companheiros seguindo um cego.

  12. Estou absolutamente decepcionado com tudo que está acontecendo em nosso País. Sempre acreditei na Justiça, mas pelos descaminhos e escaninhos vendo e sentindo o que está acontecendo fica difícil acreditar que alguém possa tripudiar sobre a Justiça de um País e sair ileso. E é exatamente isto que está acontecendo. A Justiça deveria ser absoluta e igual para todos, pois parte do princípio de que é “justa”, portanto igualitária independente da cor, do sabor e do grau do réu. O Brasil caminha para um impasse, se deixar solto alguém que destruiu um País levando-o à miséria quase absoluta tendo comandado o maior esquema ou projeto criminoso que se tem notícia no mundo. Verei, espero ver que ainda há justiça no Brasil.

  13. Ai esses coxinhas…. não irão aprender nunca…. podem despejar todo o seu veneno a vontade. Quanto mais essa escória elitista brasileira reclama e tenta o retrocesso politico-social no Brasil mais o barbudo do ABC cresce nas intenções de voto. Ricardo, voce além de pessimamente intencionado é bem burro! Como dizia meu falecido pai…. político bom é político morto!

    Em 2018 vocês terão que aguentar goela abaixo o Lulinha Paz e Amor…. eu irei assistir tudo de camarote…. da França!

    1. Putz… O cara está fora do país, usa apelidos, ofende o blogueiro, e pior, se acha o dono da verdade.
      Primeiramente meu caro “Guilherme”, volte para o Brasil. Veja por si só o CAOS que está este país. Herença do seu querido “Lulinha Pas e Amor”. Uma pessoa que usa a morte da esposa como palanque???
      Eu nem deveria me preocupar, pois tenho um bom emprego, tenho conforto, não dependo de serviços públicos. Mas, infelizmente, a maioria das pessoas neste país não goza da benesses que possuo. Mesmo assim, me solidarizo, e como sempre morei e vivi no Brasil, posso dizer que nosso país nunca esteve pior (pelo menos desde 1996, quando comecei a pagar as minhas contas e comecei a ter responsabilidade). Lamentável ainda existir pessoas para defender criminosos do calibre deste senhor, que se apoia em falsos discursos populista, e que, mesmo sem ter produzido quase nada na vida inteira, e hoje ele e sua prole são multi-milionários. Usa da ignorância da população carente (não só de recursos, mas, principalmente, de conhecimento) para formar sua horda de desordeiros e “pacifistas”. Eu, um dia, acreditei neste senhor. Vibrei quando um “operário” conseguiu chegar ao poder. Ledo engado, era só mais um para usurpar a pátria, e ainda se julgar maior que ela. Rezo, como o blogueiro que a justiça seja feita, pois, se este escapar sua escolha de sair do país foi a mais acertada.

      1. O cara mora na frança e defende o lula? então é “burrê” pois bourrée é uma dança viada francesa lá no século XVII e tem composições de bach, chopin, handel e o jethro tull tocou e gravou no disco stand up a faixa entitulada como bouree!

    1. Sem dúvida , para o bem da nação …
      mas ainda corria o risco de ficar na história como a vítima da nação ( que ele vitimizou ) …

  14. Excelente texto, como todos os outros que você escreve. Sinto calafrios quando leio comentários favoráveis a esse troglodita e demagogo de quinta categoria. Não passa pela minha mente a possibilidade desse energúmeno escapar da justiça. Fora Lula, fora PT e seus aliados.

  15. O Lula precisa responder por todas as acusações, independente do que ele fez pelo país há época como presidente. Não podemos simplesmente passar a borracha em cima das provas que existem contra ele por acharem que ele foi um bom presidente. Na minha opinião ele está sujo até o pescoço, e tem que se explicar.

  16. Caro Ricardo, impressionante sua perspicácia e capacidade de verbalizar/escrever os sentimentos de milhoes de brasileiros e a situaçao ora vivida, estes textos teriam q chegar inclusive às maos das maiores “autoridades”, formadores de opiniao, grande imprensa etc do país, mesmo q mtos destes sejam pessoas e entidades já desprovidas de moral, consciencia etc. Meus cumprimentos!! Por outro lado q nível de alguns q aqui comentam, no mínimo delirantes…

  17. Assisti várias vezes de noite e madrugada afora em vários canais de tv o depoimento do lula.
    Assisti também as opiniões de vários comentaristas onde cada um era tendencioso, cada um empurrando sua opinião de acordo com o que pensava!
    Eu creio(acredito nas evidencias) como alguns dos comentaristas que o lula é certamente culpado em um montão de ilegalidades que levam à condenação e até à prisão!

    Meu sincero ponto de vista é conforme consta na lei:
    Mesmo com dezenas ou centenas de pessoas sendo testemunhas de acusação, o testemunho verbal vale muito pouco para condenar alguém pois as pessoas ficam em silêncio, ou mentem, ou ‘temperam’ os depoimentos!

    Nunca fui petista, detesto vários políticos ligados ao partido, não votei no lula e acho que o pt deve ser extinto MAS:
    SE e somente SE a acusação apresentar provas(documentos) ou o réu se declarar culpado de atos ilícitos, haverá condenação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *