Lula no país das delações premiadas

Assim como na história infantil, o penta-réu criminal vive em um mundo paralelo onde nem ele mesmo consegue crer nas besteiras que diz

Alice ao menos era engraçadinha

Na nonsense Alice no País das Maravilhas, a protagonista, ao correr atrás de um coelho, escorrega em sua toca e cai num jardim maravilhoso, vivendo várias experiências impossíveis e inusitadas até ser acordada de seu sonho.

Na vida real, o ex-presidente Lula, o maior expoente do Partido dos Trabalhadores, que anteriormente gozava de reputação quase irretocável e vivia uma vida de luxo, locomovendo-se em jatinhos particulares, sorvendo vinhos caríssimos e fazendo palestras ao preço dos ex-presidentes da maior potência mundial – EUA –, hoje responde a cinco processos criminais acusado por Obstrução a Justiça, Corrupção Passiva, Lavagem de Dinheiro, Tráfico de Influência e Organização Criminosa.

Como todas as condutas delitivas apontadas pelo MPF em suas denúncias são de difícil apuração, devido ao fato de os demais envolvidos também responderem pelos mesmos crimes, o ex-presidente vinha afirmando categoricamente sua inocência. Lula dizia que não tinha que fazer prova de sua inocência e que cabia aos Procuradores provarem as acusações contra ele imputadas; no que lhe assiste razão, aliás. Não precisa ser do meio jurídico para conhecer o jargão: “quem acusa, tem que provar”.

O ex-presidente, como bom orador que é, repetia por onde discursava ou dava entrevistas: “Desafio qualquer empresário a dizer que Lula pediu R$10”; “Se tem uma coisa que eu me orgulho neste País, é que não tem uma viva alma mais honesta do que eu. Nem dentro da Polícia Federal, nem dentro do Ministério Público, nem dentro da Igreja Católica, nem dentro da Igreja Evangélica.”

As frases de efeito, mais propícias a um discurso de candidato, não convencem mais. Certamente Lula não contava que os demais réus da Operação Lava Jato fechariam acordos de delações premiadas, nos quais colaboram com a justiça e recebem em troca um benefício, a exemplo da redução da pena, comprometendo-se a falar e apresentar provas no intuito de elucidar os crimes praticados.

Assim se deu com Marcelo e Emílio Odebrecht e seus executivos, além de Leo Pinheiro (presidente da OAS), todos ligados ao ex-presidente. O depoimento dos colaboradores, publicados na imprensa, são altamente comprometedores, demonstrando que o ex-presidente, ao contrário dos seus discursos de arrosto de honestidade, recebera várias vantagens indevidas, frutos de corrupção. O ex-presidente, em uma paráfrase às avessas da história infantil, citada no início do artigo, escorregou na certeza de sua impunidade e caiu em um novo ordenamento jurídico.

Agora, sua história poderá ser intitulada: Lula No País Das Delações Premiadas.

Por:

Bady Curi Neto.

Advogado, ex-juiz eleitoral do TRE-MG e sócio-fundador do escritório de advocacia empresarial que leva seu nome.

 

Leia também.

63 thoughts to “Lula no país das delações premiadas”

  1. Olá Distinto, Lulinha Paz e Amor é o PRIMEIRO Presidente da República que veio de baixo, não pertence a nenhuma classe dominante. Ele concluiu o segundo mandato com NOVENTA POR CENTO DE APROVAÇÃO. Então, a elite ranheta, racista, rapinosa, extrativista, preconceituosa e perdulária apelou e pôs seu magote em campo. Chamou a Rede Bobo, escalou o juiz porta de cadeia de primeiro piso para tentar desmerecer este fenômeno da Democracia. Esses agentes perniciosos não conseguirão seu malévolo intento.
    Vide que José Dirceu, como o melhor da cepa brasileira, saiu sem se valer dos métodos de colaboração premiada, porquanto, não se pode colaborar com os agentes vendilhões da soberania brasileira. Sorte, Saúde e Sabedoria.

      1. Há décadas circulava um provérbio que afirmava “baiano burro nasce morto”.
        Cidrac, o filósofo do Pk9elourinho, veio ao mundo para desmentir o provérbio.
        Petrônio, ele não é má pessoa. É apenas anormal.

    1. Você sabia que vocẽ é a raiz dos problemas desse país? Não, não são as pessoas incultas ou que não receberam educação. São as pessoas que, como você, poderiam entender melhor da realidade, mas preferem viver na ilusão do salvadorismo messiânico.

    2. Parabéns pelo texto Cidrac. Tem alguns (muitos) outros que vivem, como diz o texto, em outro país, ,as o país do ódio de classe. O único senão ao seu texto é que, infelizmente, eles estão conseguindo o seu malévolo intento.

    3. Cidrac você vive no país de alice? Você viu como seus amados petistas estão milionários, se esbaldaram junto ‘as elite’ tomando vinho francês, uiski importado da Escócia, moram em mansões de arranha céus, passam revellions nos EUA, compram apartamentos nos mesmos EUA, e você continua com essa cantilena de que lula veio de baixo, seja mais original, fale coisas com propriedade, razão e principalmente saia desta cartilha socialista/comunista caviar, lula e sua corja de mafiosos nunca foram comunistas, tudo que querem é se locupletar, seja inteligente e pense com sua própria consciência, pense por si mesmo, saia deste lugar comum que lulinha paz e amor foi o maior presidente deste país, é o que esta aí pra você ver, um bandido que se locupletou da roubalheira das riquezas deste país junto com sua petralhada. Enquanto você fala abobrinhas seus ídolos socialistas estão milionários, inclusive o lullinha.
      Acorda Cidrac, caia na real.

    4. Ora, ora. Como assim, o Lula não veio de nenhuma classe dominante? Está louca Cidroca? O Lula veio da mais pura casta de bandidos ladrões. Insuperável. Nem El Capone competiria com ele hoje. Acorda bela adormecida, seu castelo ruiu. Nem mortadela terás mais, vai ter que contentar-se com o papelão. Se ficar difícil digerir, dissolva nas límpidas águas do Tietê. Por hora, é o que mereces.

      1. Olá J. Geraldo, não custa repetir: Lulinha Paz e Amor nasceu no interior do pobre e esquecido nordeste brasileiro, foi criado sem o pai, morou em casa que alagava no tempo da chuva e empoeirava nos dias de sol (nem vou lembrar das baratas, ratos, muriçocas, pernilongos, muruins e borrachudos) – falta de saneamento básico (coisas que talvez sejam difíceis à sua compreensão a depender de como nascestes e como vives) – sofreu, como milhões de trabalhadores de Pindorama, mutilação enquanto labutava no chão da fábrica. Se isso não é condição social dos pobres, peço que me ajudar a compreender o que seja.
        Outra coisa: sou fã da ala da humanidade que tem saboneteira, mas se você não gosta delas, respeito sua escolha ou condição. Digo isso em face de atribuíres ao gênero feminino o que seja ruim, desclassificado, odiado – isso diz muito acerca de quem vive a desprezar o mulherio. As lições fruedianas podem ajudar a compreender a redoma na qual estas encerrado.
        Se a referência ao papelão tem a ver com carne brasileira saiba que o país é grande produtor e da melhor qualidade – aliás, nem notícias ha de contaminação através do consumo dela ou de seus derivados – o que demonstra como estas influenciado pela Rede Bobo e mídia venal. Ainda ha tempo, saia das trevas! Sorte, Saúde e Sabedoria.

    5. Cidrac, será que o mensalão não existiu? A ação Penal 470 foi julgada por Ministros do STF, em sua maioria, indicadas pelo Lulinha e mesmo assim condenou várias pessoas do PT, incluindo o José Dirceu. Devo lembrar que o “melhor da cepa brasileiro” saiu da cadeia para responder o processo em liberdade, mas saiu condenado em primeiro grau.

      1. Olá Neto, o mensalão existiu sim, mas foi um grotesto exemplo de jurisdição de e-x-c-e-ç-ã-o. Forçação de barra para condenar sem provas, valendo-se, para tanto, de teorias mancas e oportunistas. Sou daqueles que não vacila entre manter, defender, garantir a posição de Creonte frente a Antígona, pois, acredito que temos de preservar e fomentar a segurança do Estado Democrático de Direito e não dar espaços para aventuras e mirabolâncias que, invariavelmente, conduz ao massacre dos direito elementares como o da Presunção de Não Culpabilidade.
        É fato que naqueles julgamento a maioria dos membros do Supremo Tapetão Federal era composta de indicados pelo PT. Sabe o que aconteceu? O PT escolheu mal os ministros, faltou visão e cuidado na escolha, diria até que faltou ‘malandragem’ e houve vacilos monumentais, então o partido pagou uma conta caríssima em decorrência de sua falta de estratégia, talvez derivado da falta de experiência no jogo pesado. Figuras sem o equilíbrio de José Paulo Sepúlveda Pertente, Marco Aurélio de Mello, Ricardo Lawendoski, para mostrar independência, passaram a votar contra o PT – principalmente para agradar a mídia e agradar a patuléia, porquanto aquele tribunal não funciona como uma instituição é, antes de tudo, um palco onde pavões engalanados desfilam sua plumagem para os closes das lentes e captação dos microfones – e buscam se firmarem para os poderosos que irão requisitá-los, esquecidos que ali deveria ser um dos sustentáculos dessa República, que desafortunadamente tarda em se firmar.
        Falo da melhor da cepa brasileira tendo em consideração que: o cancioneiro diz “a polícia procura o matador, mas em mangueira não existe delator”. Pindorama não é terra de dedo duro, isso é coisa da América do Norte, país, onde esta localizada aqueles coisas feias da ‘disneilandia’ e outras aberrações estéticas. Tá difícil achar quem não seja condenado naquela vara paranaense, visto, que primeiro condenam, para depois procurarem justificativa, sem não antes provocar todo o estrago com a irresponsabilidade da mídia, mas, de toda forma, não ha trânsito em julgado contra ele. E por falar nisso, caso a condenação de Dirceu prevaleça, será necessário abater por detração, esse período que ele saiu da cela, porquanto ele saiu com tantas restrições que não dá para considerar como liberdade provisória. Sorte, Saúde e Sabedoria.

        1. Realmente fica difícil contra argumentar. Vc entende que o STF funcionou como tribunal de exceção no caso do Mensalão para perseguir as pessoas do PT. O Juiz Sergio Moro persegue os inocentes condenando e depois procurando provas, todos os colaboradores inventam histórias, Jose Dirceu é honesto e Lula é um santo. Cidrac, o pior o cego é aquele que não quer ver ou as vezes, com respeito, vc deve acreditar em Duendes e Papai Noel. Será que a Justiça, a policia federal e o ministério público são bandos de salafrários a perseguir o salvador da pátria? Não posso acreditar nesta teoria da conspiração. Caso o Lula seja condenado, vão dizer que foi uma perseguição politica.

          1. Olá Neto, e não esqueça que o juiz da roupa preta era assessor de Rosa Weber no julgamento da AP470, sim, a ministra que condenou com base na l-i-t-e-r-a-t-u-r-a. Isso sim que é difícil de crer e joga por terra os Princípios Democráticos.
            A miopia impede as pessoas de verem que a Polícia Federal, desde o episódio da exoneração do Delegado Paulo Lacerda, esteve rebelada e Márcio Thomas Bastos não conseguiu reverter esse quadro, inclusive, isso ficou tão nítido no caso da carne. Ou não?
            O campo de nosso debate não é o espaço para santos, entretanto existem pessoas idôneas e honestas como Lulinha Paz e Amor, mas, sobretudo, é intolerável a diferença de tratamento que vem sendo dada ao PT e demais partidos. A CRFB consagrou a isonomia. Não perceber isso já não é questão de acuidade visual, senão questão de oportunismo ou interesses mesquinhos.
            Mesmo que Lula não seja condenado esta mais que comprovado que ele é vítima de intensa perseguição, inclusive, Luigi FERRAJOLI (tão citado por membros do Supremo Tapetão Federal) e outros luminares já levantam a voz contra essa vilania. Pode conferir. Grato.

  2. Lula, Aécio, Fernando Henrique, Geraldo Alkmim, José Dirceu, Michel Temer, Jucá, José Genuíno, Renan Calheiros, Gilmar Mendes. Pode juntar tudo e levar pro paredão e fuzilar que não fará falta, pelo contrario, fará um bem danado ao país.
    O problema é que para a mídia e a elite a turma do PSDB, principalmente, são a exceção, quando na verdade é quem abriga os maiores bandidos.

    1. Olá Vieira, o ódio não gera coisa boa. A pena de morte no Brasil somente excepcionalmente, em caso de guerra, então não ha porque ficar cogitando de algo fora de nosso horizonte político e ou sociológico. Na lista que fizeste aparecem três pessoas oriundas do povo, logo, não se confundem com os demais. Assim é não apenas pela origem, mas pelos compromissos assumidos e desenvolvidos. Como disse Tancredo de Almeida Neves: não vamos nos dispersar!

  3. Putz, que cansativo! Este blogueiro parece aqueles meninos abobados que ficam repetindo a mesma coisa ininterruptamente. Que mala! Atrapalha o index da home do portal.

    1. Caio, depende do ponto de vista. Nao escrevo para agradar e sim para exprimir minha “opinião sem medo”. Se não gostou mande para o lixo, cuidado apenas para não atingir a cabeça de alguns Petistas que são verdadeiras lixeiras.

    1. Você acredita mesmo que ela morreu? Eu acho que não. Tenho a nítida impressão que ela está escondida num galinheiro qualquer no Uruguai. O filhinho dela está lá. Lembra? Mas, Cidroca pode te responder com mais precisão, pergunta pra ele.

  4. Esse que diz que dá opinião sem medo só sabe falar do Lula. Nunca vi gastar tanta energia e tanto ódio, em vez de se preocupar com quem está roubando o pais neste exato momento. Até parece que recebe propina pra desviar a atenção dos inocentes que entram nessa conversa fiada dele.

    1. ô comedor de capim, como é que vou receber propina se não trabalho no governo? Vá ser burro assim lá na casa do caixa prego!

      1. Distinto, me permita assinalar. (Não vai de minha parte nenhuma suspeita sobre seu proceder, pois desconheço sua vida privada) mas uma das definições de PROPINA é: Gratificação extra por serviço normal prestado a alguém; gorjeta, emolumento. Logo, não é algo ínsito as relações travadas no âmbito estatal.

  5. Engraçado e que Lula e único ex presidente que vive num apartamento sem nenhum luxo , em um bairro na cidade de São Bernardo em São Paulo. Outros ex presidentes e a maioria dos politicos vivem nos seus apartamentos ou mansões de bairros chiques das grandes cidades como Rio e São Paulo. Ate a acusação que eles fazem a Lula e risível, posto que, como bem disse o Paulo Maluf, não passa o tal triplex de 3 casa minha casa minha vida….So por ai a gente pode perceber como são fajutas tais acusações.

    1. Sim, e também anda de jatinho para baixo e para cima, será quem paga? O apartamento triplex pode ser 3 casas “minha vida, minha casa”, apesar de não conhecer nenhuma com reforma de mais de R$1.000.000,00 e que tenha elevador privativo.

    2. R. Araújo, muitas pessoas ficaram entorpecidas pela massiva gritaria veiculada pela Rede Bobo e quejandos, então, deixam de ver o óbvio. Lulinha Paz e Amor nem conta corrente tem no estrangeiro – Dilma mora num apartamento de 72mt cujo edifício de tão pobre não conta nem com porteiro – mas, a turba não reflete, não pensa, não avalia apenas grita enforca, mata, esfola, tritura. Aliás, já tem bastante tempo que é assim: num dia o Nazareno entra em Jerusalém e a multidão espalha mantas e palmas pelo chão para na semana seguinte gritar: crucifica. Resta-nos esforçarmos para buscar a lucidez e a razão. Sorte, Saúde e Sabedoria.

    3. Sr. Roberto Araujo, em que mundo vive? No de Alice também?
      Acho que o senhor está sendo irônico, não posso crer que acredita mesmo no que escreveu acima. Saia desse mundinho de alienação, venha pra realidade…

  6. Alice era uma menina ingênua, Lula é um criminoso cruel, essa é a grande diferença. Não concordo com o autor do texto. Usar uma bela estória infantil e associar um bandido a uma menina. É minha opinião, desculpe.

  7. gostaria de saber porque o juiz está opinando, se é lei que os juizes não falem sem ser através dos processos. penso que isso é ilegal e devia ser denunciado para a corrigidoria do tribunal eleiroral de minas gerais.

    1. Prezado, primeiro que fui Juiz na classe dos advogados, não sou mais. Sou advogado e cidadão podendo me manifestar livremente, conforme preconiza o artigo 5º da CF/88. Apenas para esclarecer, o juiz somente está impedido de falar sobre casos que vai julgar, devendo se ater aos autos.

  8. Lula de fato vive num mundo paralelo só dele onde a verdade não existe. Lula menti até para sua imagem no espelho, um homem que pisou no túmulo da esposa para mentir e fazer comício. O texto diz muito bem que ele vive no país das maravilhas. Parabéns dr Badi.

  9. Aecio Neves foi delatado muito mais vezes que Lula. Em que país ele vive então? Nos diga aí sr. blogueiro e seu advogado puxa saco

  10. O que poucos entendem e ao mesmo tempo MUITOS não entendem, é que a grande maioria dos partidos e seus líderes não servem para nos governar.
    Os que defendem lula, aécio, ciro, temer, pt, psdb, pcdob, etc,etc ou os acusam, não entenderam ainda que esta divisão de opiniões, acusações e defesas entre os cidadãos é que é o problema já que nossa desunião, não fará com que alcancemos objetivos benéficos pra nós mesmos e pro país.
    pensem a este respeito: não adianta elegermos ou reelegermos alguém desta turma, eles lutam e vivem pra si mesmos e nós somos meros apoiadores ou combatentes e só espectadores desses que nem sabem que existimos e não fazem nem farão o que realmente nos beneficiará.
    NÃO FECHEM A MENTE OU USEM VISEIRAS, abram os olhos e enxerguem o panorama da situação.
    Nós, o povo, não devemos depositar nossa confiança neles, devemos cuidar de nós mesmos.
    assim fazendo, aparecerão ideias e atitudes que levarão ao que realmente nos interessa e beneficia!
    Pensem: QUAL POLÍTICO TEM A APROVAÇÃO DE TODOS? resposta: NENHUM, pois cuidam de si mesmos e de parte dos interesses da população…atendem ‘alguns’ com dopes passageiros!
    brasileiro reclama , mas ‘todo mundo’ quer passar em concurso público pra ter ’emprego vitalício’. sabe o que é isto? falta de caráter que é semelhante ao comportamento dos políticos e ainda se acham ‘diferentes’ deles!

    outra observação: quando se comenta aqui no blog tarde da noite, no dia seguinte o tema desaparece e fica inacessível.
    Caro Ricardo, controle este último aspecto do blog se for possível!

    1. Como assim? Não entendi. Os posts ficam sempre na homepage do blog, com os respectivos comentários listados na parte de baixo. Abrs

      1. Ricardo, desculpe, eu não expliquei direto!
        eu quis comentar que o link fica inacessível na primeira página do em no dia seguinte e nem todos sabem como acessar temas de dias anteriores.
        abraço!

        1. É o seguinte: eu envio o post para o Portal, que o publica no espaço dos blogs, na capa. À medida que outros blogueiros vão enviando seus textos, o post vai descendo até “sumir”. Depois disso, só através do próprio blog, onde na homepage ficam os posts publicados. Não há outra maneira de acessá-los ou comentá-los sem ser através da própria página. Abração!

  11. Parabéns pelo texto amigo. Eu tinha pra mim que para defender o bandido lula tinha que ser muito burro, muito bandido igual ao dito cujo, mas diante do seu texto acrescento que tem de ser muito louco. Lula o maior bandido da história que impregnou a nação com seu ar de malandragem de viver às custas dos outros

  12. Ótimo texto, Dr. Bady!
    Essa gangue explodiu a economia do Brasil, desempregou milhões de pessoas, acobertaram falcatruas e, ainda querem se passar de bonzinhos?

    Cai fora LuLLa, a cadeia te espera!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *