Temer deveria, sim, ser cassado

É o que eu quero? Não, não é. É o que eu faria, se fosse um Ministro do TSE? Não, não é. E também não é o que imagino que irá acontecer

E agora, José?

Não, meus caros. Não creio que Temer será cassado. Mas é o que acredito ser o certo, ser o justo.

Já escrevi sobre isso antes. Em 2014, desafortunadamente, o Brasil elegeu uma criminosa e um condescendente. Os nomes? Dilma Rousseff e Michel Temer. Uma foi defenestrada, o outro a sucedeu legítima, democrática e legalmente. Havia um chapa que foi vencedora. A poste não recebeu todos os votos sozinha; assim como Temer. Ambos dividiram a preferência obtusa dos eleitores. Defender outra coisa beira ou ignorância ou má-fé. Quando não raramente, ambas as coisas. Por isso tantos petistas nessa direção.

Bem, se a chapa recebeu dinheiro sujo e ilegal, que seja, então, cassada, ora bolas. Afinal, qual a desculpa para não se cumprir a lei? Instabilidade econômica, distúrbio social, governabilidade? Acaso encontramos essas coisas atualmente? Por que imaginar que a luz viria apenas espancando mais uma vez a Constituição? Temer foi eleito vice-presidente com dinheiro roubado pelo PT. Tem de sair. Pronto. Ponto!

Claro que não quero que isso ocorra. O país já anda estragado demais. Economicamente, ao menos, este governo tem acertado muito mais que errado — mesmo com os vai e vem de Temer. Se eu fosse um Ministro do TSE levaria isto em conta e arranjaria uma saída a la Lewandowski e manteria o presidente no cargo. Mas entre minha vontade e minha fantasia, há uma realidade em que acredito: o presidente deveria se cassado.

Creio que os Capas Pretas do TSE não cassarão Temer. Se o fizerem, imagino que os infinitos recursos o manterão no cargo. Como também sempre há a possibilidade de um Tofolli da vida pedir “vista” e manter o processo suspenso até mais ou menos 2964. Mas, de um jeito ou de outro, Temer terminará o mandato. No limite, nem que seja através da recondução ao cargo, pela via indireta, através do Congresso.

Não, repito, não se trata de um mero desejo ou de uma fantasia. Mas tão somente da realidade. Da triste realidade brasileira, onde as leis são relativizadas e vilipendiadas ao sabor dos ventos e dos poderosos de plantão.

Leiam também.

 

29 thoughts to “Temer deveria, sim, ser cassado”

  1. No nosso caso, tudo estava, está, e tudo indica que continuará muito doloroso para o povo brasileiro. Ter convivido, continuar presenciando lambanças nos Três Poderes exige uma dose cavalar de paciência para não sofrer infarto, por não poder fazer quase nada para corrigir os rumos. Então, “É compreensível. Miseravelmente compreensível.”

    1. Então este tal de Ricardo não gostaria que Temer fosse cassado ?
      Pq será?
      Pq o golpista narcisista é um “santo homem de bem” e ele , o tal Ricardo não tem consegue entender, que golpe é golpe e que golpistas são criminosos.
      E claro que este “quem” é da mesma laia de Temer e todos os corruptos golpistas que ai estão, detonando com o país .

  2. Temos que deixar de ser o país do “jeitinho” e assumirmos de vez o nosso erro. É hora de fazer o que é correto e não o que achamos que devemos. Talvez se agíssemos assim, a nossa política não estaria tão devastada. É isso que temos que esperar sempre, como cidadãos.

  3. Interessante a petralhada falar de “Veja”. Quando a revista divulga contra os vagabundos (Lula e restante da cambada) ela é “golpista”. Porém, ao informar do envolvimento da tucanada, deixa de ser. Dislexia, bipolares ou mau caratismo?

    1. Alexandre, talvez você já saiba, contudo vale o registro. Se o canalha soubesse o valor da honestidade, um dia, só por canalhice, seria honesto. É o que ocorre com a veja. Ela é bandida o tempo todo, mas, uma vez na vida, para despistar e posar de imparcial dá uma matéria como essa mais recente. E mais, não é só veja que faz assim. A bem da verdade é toda a grande imprensa. Entretanto, esteje certo, trata-se de EXCEÇÃO, pois, ela vive é de manipular e defender os interesses da elite rapinosa e extrativista que assola em Pindorama ha alguns séculos. Grato.

  4. Deixa eu entender.. O partido com maior número de pessoas envolvidas em corrupção é o partido do atual presidente e um cara vem dizer que o PT roubou, sim roubou, mas o presidente é condescendente? Ah tá, entendi…. É cada uma viu…

  5. O pensamento do blogueiro é binário, assim como sua meia dúzia de seguidores. Se é contra essas bobagens que ele escreve, é petista bolivariano comedor de criancinhas. Não tem meio termo, nem ponderação, nem nada. Ricardo, aí vai um conselho: quando for passar cotonete na orelha, não pressione-o demais pois pode danificar o cérebro.

  6. Bem, desde que se concebeu o Estado de Direito Democrático ou Democrático de Direito, pessoas são consideradas culpadas de algo após investigação, julgamento e trânsito em julgado certo? Não.

    No Brasil de dois anos pra cá , essa lógica jurídica foi mudada convenientemente por um setor da sociedade em benefício próprio. E esse setores tem seus porta vozes, ainda que, muitas vezes estes usufruam de um ínfima parte que aqueles se beneficiam.

    E é assim, na mídia. é assim na vida.

    São construídos enredos midiáticos, como uma colcha de retalhos. Juntam-se peças retiradas de um contexto aqui, dá-se ênfase em um ponto ali e por aí vai.

    E o que temos concretamente? Muita distorção. E a quem servem? Bem, todos sabemos. Estão aí na banca, nos gabinetes da imprensa “livre” e suas gordas verbas publicitárias oficiais, abafando escândalos ou publicando quando não tem jeito, mas de maneira tímida, pra depois relegar ao esquecimento.

    Vivenciamos isso a um tempo atrás. Tem um camarada e seu grupo político que podiam matar uma pessoa na praça 7 lotada que ninguém publicava nada. Blindagem total naqueles bons tempos da camaradagem.

    Hoje temos julgamentos midiáticos aos punhados. Acusa-se e julga-se em tempo real. O julgamento da multidão, lúcido, soberano … tudo com base em trechos de delações bem incentivadas …

    O que não pensavam é que as delações iriam macular a imagem dos santos de plantão. Daqueles do “nosso” lado. Dos homens de bem. Dos de família tradicionais.

    Mas mesmo assim, a difamação, a acusação leviana, a ausência de respeito pela pessoa humana dão a tônica. Ah, mas tá tudo aí na imprensa … Está? Ou está na nossa vontade que esteja, na cegueira ideológica, no pensamento massificado por uma verdade construída?

    Basta um “disseram isso ou aquilo” para irmos lá e fazermos um justiçamento nas redes sociais. Não averiguamos, vemos o que está por traz das manchetes, das reportagens, opiniões …

    Não se iludam, tudo isso tem um objetivo. Um propósito. Mas a realidade fática teima em não lastrear certas pretensões…

    Poderia estar aqui, tecendo várias considerações a respeito da direção e objetivos das delações. Poderia até mesmo estabelecer um ranking de quais partidos estão na frente na corrida das investigações da lava jato, ou o que é considerado ou não crime de responsabilidade juridicamente para configurar impeachment.

    Poderia também dizer que um julgamento que segue o rito, o processo previsto em lei é bem diferente de um julgamento em que, além de se observar a forma, caracteriza-se o crime, a materialidade envolvida na questão a autorizar a sua configuração.

    Poderia até mesmo a dizer que a lava jato não tem prova concreta contra os “demônios” prediletos do espaço … Nem contra os “anjos” omitidos de palavras ácidas.

    Até porque esses “anjos” são deixado de lado nas investigações, elas correm lentamente, não se vê a mesma gana investigativa, nem o mesmo tratamento midiático. Ainda que a delações descrevam com riquezas de detalhes suas condutas lesivas centenas de vezes, mesmo que o indício material e relevante esteja a frente dos olhos.

    Vazamentos contra os anjos então, nem pensar. Que isso! devemos provar pra depois afirmar. Com certeza. Mas a máxima serve par alguns, não seve pra todos.

    As mesmas verbas que foram doadas a um partido foram doas aos outros. E com relação aos dois que disputaram o segundo turno de 2014, em valores praticamente iguais.

    Vamos ver o desenrolar dos fatos num futuro próximo … a perspectiva do “Fica Temer”, iniciada pelo Hélio Gaspari, esse frequentador republicano das altas rodas do poder, pode quem sabe e a depender das ruas, ser frustada.

    Em tempo: o ministro que gosta de pedir vistas convenientemente e sentar anos em cima de autos processuais é o Gilmar Mendes. Inclusive, é o articulador no TSE a favor do governo … Fiador desse desastrado e patético governo nos tribunais.

    No ensejo, as intervenções nesse espaço serão menores ou até mesmo não aconteçam por um bom tempo. O tempo será um empecilho de agora pra frente. A profissão e suas especifidades também.

    De qualquer forma deixo um abraço e desejo a todos que aqui vem boa sorte!

  7. Não custa lembrar que tem procedimento no TSE para investigar a chapa de Aécio/2014 pelo mesmo motivo: ter recebido dinheiro de propina de empreiteiras.

  8. Qual foi o crime da Dilma?? Já que diz que ela roubou.. qual o processo? ela é ré?? ela é citada na lava-jato??

    Enquanto isso citam Aécio milhões de vezes, dizem que não pode ser mais julgado, pois o crime prescreveu em 2015, mas mesmo assim foi somente o PT que roubou, entendi.
    É canalhice, falta de informação ou o que?

  9. Ok. Então o blogueiro pode sugerir um nome para a eleição indireta? Muitos perdem a saída do Temer, porque, virou moda….Mas essas pessoas sabem o procedimento caso ele seja cassado?

  10. Se o Dias Tofolli pedir vistas até 2964, vai ter completado 993 anos que certo time está esperando ganhar um campeonato brasileiro.
    kkkkkkkkkkkkkk

  11. O PSDB e todos os amiguinhos do blogueiros são sócios do golpe. Quem está tirando vantagens do golpe não é o PT. Muitos dos Ministros de Temer foram indicados pelo PSDB e por Cunha que mesmo preso continua mandando. No mais faça como a maninha do seu amiguinho, e faça aquela cara de xororo, e de que está indignado com tudo que está acontecendo…Eu compreendo pq vc acha que Temer não vai ser comido como disse Serginho Machadinha.

  12. “Se eu fosse um Ministro do TSE levaria isto em conta e arranjaria uma saída a la Lewandowski e manteria o presidente no cargo.”

    Pensamento de brasileiro típico.

    Cada povo tem o governante que merece…

    (coluna péssima, aliás)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.