A Democracia subiu no telhado

Quando achamos que esta imundice toda chegou no limite, essa gente se supera e nos atira ainda mais infâmia na cara

O poder se protege e o povo padece

Esperei para comentar sobre esse assunto. É tão absurdamente surreal, que imaginei tratar-se de boato ou mesmo “balão de ensaio”, para medir a temperatura da opinião pública. Pois bem. A coisa ganhou corpo e não é boato, não. É sério e está sendo construída às claras.

Como sempre, os Três Poderes se aglutinam para, outra vez, afastar o povo do seu legítimo posto de comandante da nação.

Pelo STF/TSE, Gilmar Mendes. Pelo Congresso, Aécio Neves, Rodrigo Maia e Eunício Oliveira. Pelo Executivo, Michel Temer, em pessoa. O trio rascunha a tal minirreforma política, que tem de ser apresentada e aprovada até setembro deste ano. Nela, estarão previstas as novas regras eleitorais. Um conselho: sente aí, leitor amigo. E arranje um balde enorme, pois o vômito virá em jorros.

Além do aumento estratosférico do tal fundo partidário — coisa de 3 bilhões por ano! –, usado para financiar os partidos, haverá também o financiamento público de campanha, ou seja, ainda mais bilhões, para serem usados nas campanhas eleitorais, já que o financiamento privado foi proibido pelo STF. A conta será verdadeiramente grande, gigantesca mesmo. E sairá diretamente do caixa federal, ou seja, do nosso bolso.

Sentiu o estômago revirar? Bobagem. Você ainda não viu nada. O “melhor” vem agora. Segura, aí!

Você votaria em Renan Calheiros? E em Romero Jucá? Que tal Aécio Neves ou Gleisi Hoffmann? Lindberg, talvez? Ok, Padilha, então? Não? Em nenhum deles? Tá certo. Vou exagerar: Antônio Palocci? (Eu sei que ele está preso, mas você votaria? Que eu saiba, ele não está inelegível ainda). E tem mais destes por aí, só não estou me lembrando agora. O que todos têm em comum? Estão na Lava Jato, e alguns ficarão sem mandato em 2018.

“Sim, Ricardo. Mas e daí? Qual é a treta, afinal?”

Ok, você quer, eu conto…

Já ouviu falar em “lista fechada”? Não? Eu explico. É o seguinte: os partidos decidiriam apresentar aos eleitores os candidatos aos cargos eletivos. Assim, nas próximas eleições, eu e você não poderíamos escolher em quem votar. Votaríamos na legenda, no partido. Tipo assim: Gosto do deputado X. Acho que ele é um bom parlamentar. Gostaria de reelege-lo. Mas eis que os caciques do partido resolveram não inclui-lo na lista. Assim, não poderia votar em quem eu quero. Entendeu?

De forma ainda mais clara: Aécio Neves, Renan Calheiros, Lula e sei lá mais quem, os manda-chuvas dos seus respectivos partidos, é que irão escolher os nomes que irão formar as chapas, as tais listas. Não votaremos mais em que quisermos, mas, sim, em quem eles quiserem. Inclusive, e principalmente, neles mesmos!

Imagine aqueles que precisam manter o maldito foro privilegiado; pois é. Basta auto incluírem-se na lista e pronto. Serão eleitos, queiramos ou não.

A justificativa dos valentes, já que o dinheiro será público, é que não será possível dividi-lo entre todos os postulantes a cargos eletivos. Assim, o eleitor terá de votar em um partido. E quanto mais votos este partido receber, mais eleitos terá. Quem? Repito: quem eles mesmos escolherem.

E o seu direito de votar em quem quiser? Acabou, babau, já era. Você vai pagar, mas vai levar o que eles quiserem te entregar, e não o que você pretendia escolher.

Gostou? Eu disse que era treta brava, né? Essa turma aí não é fraca, não. Tudo profissa, macaco véio mesmo, dos grandes.

Agora eu te pergunto: vai fazer o que? Continuar aí parado ou mexer sua bunda até uma praça, dia 26 que vem?

Leiam mais, aqui.

26 thoughts to “A Democracia subiu no telhado”

  1. Me da vontade de explodir esse congresso podre!Ando tão incrédula que minha vontade é ir embora desta terra comandada por bandidos do mais alto nível. Sinceramente não acredito em mudanças em nosso país! Só se formos toda população para Brasília e tomarmos tudo e tira-los de lá debaixo de pancadaria.Não sou a favor da violência mas chegamos a tal ponto que não existe mais jeito!

  2. Boa, Ricardo.
    Na minha modesta opinião, qualquer sugestão vinda da atual classe política só visará a continuidade dos desmandos e da corrupção.
    E qualquer reforma política que não ofereça a opção do parlamentarismo com presidente (não a famigerada monarquia), com voto distrital puro, é mera fantasia, completa empulhação. Só com o parlamentarismo abrir-se-á (com licença, Temer) caminho para as reformas amplas que o país precisa para ontem, em todos os segmentos.

  3. No outro post você disse que somos meio selvagens, que ótimo, poderemos usar um pouco da nossa selvageria e talvez, matá-los, que acha? Estão nos roubando o país, temos que apelar, usar das armas que dispomos. Se alguém estupra uma filha da gente ou violenta um filho nosso o que fazemos? Podemos usar martelo, cavadeira, faca, qualquer coisa. Temos que avisá-los dessas coisas.

    1. Selvageria é para selvagens, tipo os que matam 60 mil pessoas por ano, que dão pauladas em torcedores rivais nas portas dos estádios, que brigam no trânsito, que estupram, que depredam patrimônios público e privado durante manifestações, que agridem repórteres nas ruas, etc.

      Este tipo de animal não faz meu gênero, está mais próximo de quem defende ladrão, por exemplo. Assim, vou dispensar sua sugestão e te desejar boa sorte na empreitada. Vá em frente!

      1. O povo brasileiro é frouxo, jamais derramará uma gota de sangue para se defender dos vampiros da política brasileira. Cabral, Cunha (presos) e os outros que ainda gozam de foro privilegiado e da morosidade destes tribunais superiores brasileiros estarão aí fazendo e acontecendo novamente daqui a pouco. Roubarão, se enriquecerão, criarão suas famílias nababescamente às nossas custas e no final rirão das nossas caras de babacas. Concordo com você, somos um bando de frouxos e bundões. Que a fome e a morte nos chegue e que saibamos respeitar e esperá-las, civilizadamente como você sugere.

  4. A única saída é o povo intervir e fechar esse congresso, senado e STF, não tem jeito, criou-se no Brasil uma máfia de políticos bandidos onde a insanidade de governantes indicou advogadozinhos de Partidos para comandar a suprema corte. Temos que fechar essas instituições mafiosas.

  5. É tão aviltante que não sobra outro sentimento senão o de extermínio dessa corja. Tão bom seria se virassem pó no fundo do oceano (para não correr o risco de virarem ciscos em nossos olhos).

  6. O país não vai mudar com eleições em 2018. NÂO VAI MUDAR porque o sistema político faliu. QUALQUER candidato tem rabo preso com falcatrua. Os que não tem rabo preso, não tem expressão pra aparecer. O tal “estado democrático de direito” tá swndo usado pra proteger todo tipo de ladrâo.

  7. Pois é Ricardo, aí eles vem e nos dão de presente uma Reforma Da Previdência porque estão preocupados com o sistema… O sistema deles Ricardo! Insisto no tema porque você é bem visitado em seu post, os cálculos que defendem a Reforma podem não estar equivocados, mas no nosso não mais!!! Sou de esquerda e você já declarou aversão à esquerda, mas numa coisa todos nós nos encontramos, o clamor pela decência e respeito

  8. Ricardo, belíssima expressão do sentimento que estamos tomando dessa corja política!
    Muito obrigado por justificar neste texto, o título de seu blog!
    Quem roubou, independente do partido e de seu nome, deveria ser preso e ter as chaves da cela jogadas num vulcão em plena atividade.

    1. Caro Jofre: As elites ! O grande capital ! Eles que sempre dominaram o Brasil ! Quando viram que os marxistas estavam para tomar o poder em 1964, correram atrás das FFAA para impedir o golpe marxista. Com a situação controlada por eles, não vão acionar as FFAA novamente. Atualmente, a esquerda se associou ao grande capital (EX: Bradesco, BTG pactual, JBS, BRF, Odebrecht ………), então tanto faz ! Eles mamam do mesmo jeito e nós pagamos o pato (impostos, reforma da previdência…..).
      O comunismo NUNCA destruirá o capitalismo. O capitalismo é que está autodestruindo-se !

  9. Esta classe política criminosa está matando, literalmente, a população. São piores que assassinos de facções criminosas , estes pelo menos declaram suas atrocidades. Os engravatados ao custo de dinheiro público afetam milhões ao desviarem dinheiro que era para ser retornado na forma de controle de doenças transmitidas por mosquitos, estradas em péssimas condições, educação qualidade, saneamento, efetivo das polícias e muito, muito mais!!! São milhares morrendo ao ano como resultado direto das ações da FACÇÃO POLÍTICA CRIMINOSA. Ainda espero ver, antes de morrer, o surgimento de loucos vingando com a mesma brutalidade em nome da população de bem.

  10. Ao menos você poderia estudar em um livro de Ciência Política pra saber opinar sobre um assunto que não domina.
    As listas são divulgadas antes das eleições, por isso é muito mais fácil pro eleitor decidir quem merece seu voto.
    Do jeito que é feito hoje, de nada adianta votar em quem você quer votar, a lista aberta é montada pra eleger os grandes.
    É sério. Estude um pouco sobre o assunto antes de influenciar as pessoas que lêem sua coluna com algo baseado no senso comum.

    1. Sim, senhor, todo-poderoso cientista político sabe-tudo dono da verdade.

      Ah, da próxima vez que for falar de um filme que assistiu, por favor estude cinema antes, ok?

  11. Esse Ricardo, parece ser o mais dos atoas nos comentários. Ninguem aí sujeriu anular as eleições do ano que vem. ANULAR VOTOS É MUITO SOMPLES. Vamos tentar!?

  12. O nosso sistema político não faliu … ele hoje, é o que sempre foi e produz o que sempre produziu, desde a Côrte no RJ (aliás, cidade de merda, que sempre foi e continuará sendo, com seus Marinhos, Maias, Cunhas, Rosinhas, Garotinhos, Pezinhos .. Pezões, etc) … seja antes de 64 … ou depois de 64 …apenas tivemos um breve hiato com os militares (digo isso porque cresci na ditadura e dela, não tenho mágoas … e tive infância, pobre … mas tive).
    Esses merdas eleitos representam, sim, o Brasil!
    Afinal eles ganham eleições … votamos, meus caros!
    Quanto à imprensa (justo ela, a imprensa), o que falar das fortunas pagas a poucos dela (discutíveis, inclusive), sei que uma vida não tem preço, mas pagar fortunas “de ouvir dizer” … em uma outra nação justa, olharíamos “de fato”” o merecimento e não apenas o “autoflagelo” de um setor ávido por “visibilidade e dinheiro” (que nos custou milhões e milhões) e que deram (e ainda dão) vida a grupos financeiramente alinhados com os porcos e abutres que seguem nos dilacerando e comendo vivos, nos alimentando com seus restos podres, quando muito.

    Ver o Renan, no parlamento, a conclamar os abutres à consciência e bom senso … foi hilário!
    O nosso sistema político não faliu … ele hoje, é o que sempre foi, repito! … e produz o que sempre produziu.

    Como bem disse, acima (Alexandrino) … com pessoas decentes, qualquer sistema de governo daria certo … e não tivemos essa sorte, ainda … mas estamos, sim, fazendo uma força danada para que nunca a tenhamos (Imprensa vendida + judiciário fanfarrão + políticos corruptos + população covarde).

    Em 210 milhões, creio eu que não conseguimos eleger 2 mil cidadãos que possam fazer a diferença no longo prazo, por um lugar justo (quanto mais no curto e médio).

    Resta-me indagar: Onde estão os atiradores de elite desse país de meu Deus, que possam pelo menos abater os abutres mais “visíveis” … já seria um alento !!!

  13. Parece que o blogueiro só vê irregularidade nos “outros” partidos. Acha que engana os leitores dizendo-se imparcial e que o PSDB vá para o inferno, mas deve ser o “inferno” que o judiciário e a elite burguesa obtusa nacional construiram. Nenhuma palavra sobre Rodoanel, Metrô SP, Merenda Escolar SP e por aí vai. A lista de Furnas é tão falsa quanto sua imparcialidade. Fala para um publico idiota e manipulado como se fosse da Globo.

    1. Ainda bem que você é inteligente e não-manipulado, né? Assim, pode nos alertar sobre a suma verdade. Lula 2018!! Viva!!!

  14. Chega de conversa mole de blábláblá .concordo com o amigo violento vamos matar todos eles .o verdadeiro poder é nosso e devemos fazer uso dele.Não vai sobrar brasil pra nenhum brasileiro se algo não for feito agora. Precisamos tirar a nação do estado de dormência. Povo so pensa em novela futebol e carnaval .como um país pode crescer assim. E é iso o Que eles querem que sejamos todos alienados burros e pacíficos. Chega Chega Chega morte a todos eses malditos eles ja estão matando os brasileiros pobres a muito tempo com a fome a doença com os criminosos.Aí vem você falando em amor e converssa. Você me deicha muito zangado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.