Pai, o que é lavagem de dinheiro

Que tristeza, meu Deus! Que tristeza ter de tentar explicar o que é isso para uma filha com parcos 11 anos de idade.

Pai, o que é…?

Sabem, meus amigos, são estas coisas que me fazem odiar de verdade esta escumalha que tomou o poder de assalto no Brasil.

Pedofilia, estupro, tráfico de drogas, camisinha para evitar a gravidez na adolescência, aborto… Estes e tantos outros temas, extremamente tristes e, infelizmente, cotidianos neste inferno de país, já fizeram parte das nossas conversas à caminho da escola. Coisas difíceis de explicar, sem dúvida, mas coisas relativamente normais e que não são exclusividade nossa. Daí, já não bastasse tantas mazelas inevitáveis, me vem uma gentalha insuportável me obrigar a explicar para minha filha, que pessoas responsáveis por cuidar do país, ao invés disto, cuidam de assalta-lo, e daí, como não podem mostrar o dinheiro que roubam, usam outras pessoas para escondê-lo.

Vejam lá se isto é conversa pra se ter com uma garota desta idade!?!

Esta corja, com isso, rouba mais que o meu dinheiro. Rouba também minutos de uma conversa que poderia ser instrutiva, criativa, carinhosa, leve, engraçada, imaginativa, profícua. Rouba da minha filha uma parte da sua ingenuidade, da sua crença nos adultos, do seu respeito pelos governantes. Planta na cabeça de uma criança a maldade que ela poderia passar a vida sem conhecer.

Tento imaginar, mas não consigo, como os filhos ladrões do penta-réu criminal explicam para seus próprios filhos as notícias da TV, da internet, do rádio. Como explicam o que eles ouvem na escola, dos coleguinhas:

“Papai, me disseram que o vovô é ladrão. Papai é verdade que meu pedalinho foi comprado com dinheiro roubado? Papai o que é ocultação de patrimônio? E lavagem de capitais? E falsidade ideológica? Papai, você será preso? E o vovô? Papai, por que não posso dizer que o nosso sítio é nosso?”

É triste, amigos. Muito triste. São crianças que não têm culpa de ter os pais que têm. E, se bobear, estes vagabundos (os pais) ainda vão às escolas dos filhos reclamar que eles estão sofrendo bullying.

São uma gente asquerosa mesmo.

Leiam mais, aqui.

61 thoughts to “Pai, o que é lavagem de dinheiro”

  1. Olá Distinto, desde o tempo do Imperador Dom Pedro II que muito se falou acerca de levar águas do São Francisco, mas em que pese as águas não terei rolado, hoje começou a chegar à Paraíba o precioso líquido que flui pelos canais da grande obra que se tornou realidade pelo compromisso de Lulinha Paz e Amor, um nordestino da cepa que mostrou a diferença entre falar e fazer. É por essa e outras que o povão o reconhece como o melhor Presidente da República de todos os tempos. Alvíssaras e praz aos céus. Grato

    1. Cidrac, as águas fluem originalmente de Minas.
      (creio com muito esforço que você sabe que a nascente do São Francisco é em Minas, certo? )
      Um nordestino foi usado inicialmente para levar águas de Minas para o nordeste.

      conclusão: O nordeste até hoje só sobrevive do que vem do sul e sudeste, assim como foi com lula MAS não será mais pois todos os que refletem sobre as atitudes dele não o elegerão novamente e…não dá pra governar da prisão!!
      Veja as coisas como elas são…sim, alvíssaras e praz aos céus enviando chuvas que são boas novidades agradáveis e prazerosas para Minas que pode até distribuir as águas para o nordeste!

    2. Caro Cidrac, dizer que Lula foi o melhor presidente da república, beira a insanidade, me desculpa colega. O povo que vc diz, está muito longe dos 100%. Saiu uma pesquisa ai, meio suspeita, de que Lula tinha uns 30%, logo após ter ficado viuvo. Que oportunismo hein? Mesmo assim não se pode dizer 30% como o povo. Lula como bom populista “enxergou” nesta transposição uma mina de ouro eleitoral e de propina. Os custos iniciais eram de 2 BI, depois passou para 4bi e agora já beira os 10 bi. Tenho dó mesmo do povo nordestino, que além de sofrerem as agruras naturais ainda são enganados sistematicamente pela esquerda populista. Acorda Cidrac, Lula afundou o Brasil, vc não percebeu até agora?

      1. Olá Gilney, concordo contigo que afirmações como a melhor mãe do mundo, o melhor time do país, o melhor governante do Estado possuem muito de subjetivo.
        De outro ângulo, mesmo o melhor não necessita da aprovação de 100% para ser o melhor.
        Quanto as pesquisas, não foi apenas uma, já saíram várias e Lulinha Paz e Amor aparece altaneiro nas cabeceiras – e agora sim não é subjetivo – nenhum dos seus concorrentes foram submetidos à perseguição sistemática como ele tem sido nos últimos anos o que só reforça o reconhecimento de seu nome pelo eleitorado. E digo mais, quando os efeitos da terra devastada, imposta pelos quatro caveiros do apocalipse, a saber: Geddel, Moreirel, Michel e Padilhel, como a PEC da morte, passarem a ser sentidos pelo povo a aprovação do nome de Lula aumentará exponencialmente.
        Sei que muitos dos que não gostam do Lula, grande parte destes por inveja, querem ver sua desmoralização, mas os problemas do país e possíveis solução deveriam passar ao largo dessas picuinhas e mesquinharias partidárias. Estrago fenomenal quem tem causado é o juiz da roupa preta com suas medidas fascistas na farsa jato – qual é mesmo o perigo Marcelo Odebrecht representa para ser mantido preso por tanto tempo? – isso, porém somente será percebido pela maioria da população quando o país já estiver beirando os padrões de Gana, Sudão e demais nações sub sub desenvolvidas. Grato.

  2. Tudo passa pelo seio familiar. Lá se aprende, ou pelo menos lá deveria ser ensinado o que é certo e o que é errado, que não se deve usurpar nada de ninguém, que não se pode roubar, que se deve ter uma fé, ou acreditar em algo, mesmo que acredite que que nada existe, que se dever trabalhar, ser honesto, direito, probo, correto, humilde, sábio, dentre muitas outras virtudes que a família é a mais legitima professora. Mas, hoje é justamente o contrário. Tá vendo aquele tênis caro meu filho, aquela roupa de marca, o último celular lançado? Hoje o papai não tem dinheiro pra comprar, mas amanhã se tudo der certo, a gente irá comprar muitas destas e outras muito melhores. E assim, são corrompidas as famílias, colocando em xeque as gerações futuras. Lembro-me muito bem da filha do ex governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, quando estava sendo preso e sua filha gritando; “- Solta meu pai, solta meu pai. Ele não é bandido!”. Lamento senhorita Garotinho, ele é ladrão, ele é bandido, sim. Se tivesse tido um pai verdadeiramente sábio, que lhe ensinasse que não se deve e não se pode roubar, talvez imaginasse o quanto custou para muitas outras pessoas, alguns até pagaram com a vida, para sustentar todo o seu luxo. Talvez, diante desta situação, você tivesse vergonha de seu pai, ao invés de ter raiva da polícia que o prendia. São estes valores que precisam ser revistos para que as crianças não cresçam com esta pecha de que o errado às vezes vale a pena.

    1. Ricardo,
      Como é bom ler um artigo bem redigido, com abordagem sóbria e suficiente, de um tema sensível e complexo.
      Willian,
      Como é bom ler um comentário fecundo e bem escrito. Alcançou algo difícil: enriqueceu um artigo irretocável.
      Parabéns a ambos.

  3. Bom o texto, mas você poderia diversificar um pouco, sem comprometer a didática para sua jovem filha. Por exemplo, pode substituir Lula por Aécio Neves, pedindo para que este explique como seu patrimônio declarado à Justiça Eleitoral em 2010 era de R$ 500.000,00. Enquanto isso, a Rádio Arco Íris, de referido tucano, tinha patrimônio de R$ 15 milhões. Estava como patrimônio da rádio a portentosa Land Rover dirigida pelo senador de Minas(?), quando ele foi pego sem habilitação e se recusou a soprar bafômetro no Rio de Janeiro.

    Que tal a sugestão?

    1. Por mim, ok. Só tem de avisar à Justiça para transformar o Aécio em penta-réu criminal. Assim, toda vez que ela ouvir no rádio poderá me perguntar também

    2. Porque João, em vez de vcs ficarem esta ladainha sem fim contra Aécio, argumentem com provas concretas, documentais. Eu não vou defender o tucano, caso ele vire penta réu, com fotos, filmes, evidencias cabais e etc. Vou atacá-lo tanto quanto ataco o Lula. Mas consigam, por favor, e para o bem do Brasil, provas e falem para os seus políticos acusarem, deixem eles terem esta tarefa de ficarem com estas acusações e não a militância. O PT ficou 14 anos com tudo aparelhado e não conseguiram provar e ou pelo menos fazer uma denunciazinha decente e consistente contra o Aécio, o terror dos petistas.

      1. Carta Capital é diferente Ricardo, muito diferente. A GloboNews eu considero nossa verdadeira esquerda, que é até util para a democracia. É saudável apesar da gente se irritar com algumas colocações miopes de alguns de seus jornalistas. A Carta Capital é o braço jornalistico das quadrilhas esquerdistas. Esta revista nem deveria existir de tão idiota, radical e mentirosa que é. São caras de pau mesmo, descarados. Não sabem nem disfarçar. São 100% aquela porcaria alí. São ditatoriais e cegos nas suas opiniões. Do faxineiro ao editor chefe, todos tem que ter a mesma opinião e como toda radicalismo é burro, portanto é uma revista tremendamente burra. Na Folha e na Globo News, pelo menos, são mais ecléticos e vemos várias opiniões de todos os credos e cores. Acho que o unico representante legitimo de jornalismo chapa branca é esta carta capital quando o PT estava no ar. Acho que o Bruno não sabe bem o que é imprensa chapa branca.

  4. engraçado como ainda existe quem defenda os petistas ladrões e quem pensa que o fato de ter bandido em outros partidos, legaliza as bandidagens dos petistas.
    Mentalidade doentia desse povo.

  5. Prezado Ricardo, tudo bem? Também tenho uma filha, e com apenas 9 anos de idade, que me faz perguntas deste tipo. Certamente que com o avanço tecnológico e o acesso que as crianças têm, ainda que com a nossa supervisão, a todo tipo de informação, somos surpreendidos e em muitos casos ficamos mesmo sem resposta.
    No artigo/informativo/opinião, vejo que você ligou assuntos sérios e crimes (“Pedofilia, estupro, tráfico de drogas, camisinha para evitar a gravidez na adolescência, aborto”) a fatos que ainda são objeto de investigação quanto ao acusado Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente, na medida em que você escreve sobre o “penta-réu criminal” e “pedalinho”.
    É claro que em um primeiro momento, logo ao verificar que exponho o assunto assim, serei intitulado “petralha”, “defensor de bandido”, e outras expressões comuns hoje por parte de quem não consegue abstrair e estabelecer um raciocínio mínimo que se exige para o homem médio (depois procure o significado desta expressão).
    Entretanto, registro-lhe que, como também no caso do ex-governador Aécio Neves, o Luiz Inácio Lula da Silva também é, por enquanto, investigado, e o fato de estar respondendo a 5 (cinco) ações penais faz dele um réu, e não um culpado, pois até pouco tempo não havia como prolatar uma sentença condenatória criminal sem, antes, se observar o devido processo legal, com garantias previstas na Constituição da República, o que vale concluir que, sendo assim, até que a decisão penal, se condenatória, ainda não tenha se encerrado, qualquer réu (até mesmo o Lula, ok?) é considerado inocente (também um princípio constitucional: o da presunção de inocência).
    Pois bem. Mas o que efetivamente queria lhe dizer é que, quanto a estes temas, quando minha filha me pergunta eu digo a ela a verdade: que sempre houve crime na história da humanidade; que no Brasil recentemente há julgamentos de poderosos com recuperação de dinheiro desviado; que devemos louvar e respeitar nossas leis; que devemos confiar em nossas autoridades e, acima de tudo, que estamos (todos nós, adultos e responsáveis) tentando melhorar uma vastidão de estado de coisas antes imutável. Digo mais: que tudo isso existe mas que há um tempo certo para que ela compreenda melhor essas mazelas, e que como há tempo para tudo no caso dela, com apenas 9 anos de idade, a preocupação dela é com as brincadeiras, estudos, se alimentar bem, se cuidar e dormir cedo… E que quando um coleguinha perguntar sobre política (comportamento este meramente reflexivo de irresponsabilidade de pais e responsáveis dentro de casa e nas relações domésticas, que em vez de poupar ficam em redes sociais distribuindo ódio e semeando discórdia) que ela, educadamente, responda que não é um assunto para crianças… Neste mesmo conceito se enquadra a criança de 11 anos.
    Por último, gostaria de dizer, Ricardo, que papel aceita tudo…
    Abraço

    1. José, cada cabeça uma sentença, né? Se em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher, cada um que eduque os filhos como julga mais adequado. No meu caso, minha filha será sempre instruída por mim antes das ruas e do Google. Se ela ouviu a expressão “lavagem de dinheiro” e se interessou em saber do que se tratava, terá de mim a resposta real e adequada. Inclusive com os bois devidamente nomeados.

      Assim como você, por último, digo que concordo integralmente com sua última frase. realmente o papel, ou o teclado, aceitam tudo.

      Abraço

  6. Pai você o que foi o choque de indigestão, que o Sr. implementou junto com tio Nana? A filhinha pergunta lá no comitê do PSDBosta! A única coisa que sei é que MG tinha dívida de 6 bilhões e no final do nosso governo ela estava mais de 70 bilhões. Papai e o aeroporto na fazenda de titio, e aeroporto na fazenda de vovô em Montezuma, e os 9 milhões que o Sr. recebeu da Odebrecht? A filhinha eu não tenho culpa de comer quietinho, pois no meu jatinho eu boto para quebrar. Diálogo do Mineirinho mais carioca com sua filhinha.

  7. Olá Distinto, o padre devasso de filme Holandês, também conhecido como Henrique Meirelles, disse em juízo, ao depor para o juiz da roupa preta, que não viu de ilicitude ou ilegalidade no governo de Lulinha Paz e Amor. A cada dia que passa torna-se mais difícil para o juiz entregar a mercadoria prometida. Grato.

      1. Olá Garcia, o pior cego é aquele que não quer escutar. Mas como estamos no tema, quando foi que Geraldo Magela falou sobre a apuração na farsa jato? (O depoimento do padre holandês tem data e registro). E mais, o blogueiro desse espaço vive a entoar loas ao Meirelles. Grato.

  8. Pai! Como faz para levar água para o sertão nordestino? Tem um sapo barbudo que o povo está o aguardando em 2018 vai explicar como isso é possível.

    1. Olá Santos, o Sapo Barbudo é que nem o Reinaldo: só é parado com falta ou por algum juiz que usa roupa preta. Grato.

  9. Ricardo, como de costume quero parabenizá-lo pela boa e descontraída leitura q vc nos proporciona.
    Mudando de assunto, venho informar a vc e aos nossos amigos do blog que o MPF do RJ, entrou com uma ação de improbidade administrativa contra o PSOL, um sindicato e vários funcionários do Colégio Pedro II, um colégio público federal no RJ, dentro do qual foi criado um núcleo do PSOL, com a finalidade de doutrinamento marxista de alunos, familiares e servidores, formação de militantes do partido e campanha política dentro de uma instituição pública federal.
    Tal notícia, vem comprovar o que eu já comentei aqui anteriormente :
    Primeiro, a infiltração Marxista no ensino, sindicatos e na sociedade brasileira como um todo, em oposição aos inocentes que acreditam que o Marxismo acabou.
    Segundo, a dificuldade que os marxistas possuem em diferenciar o que é do partido e o que é do estado, vide PT e Petrobrás, eletrobrás, nuclebrás e outros Brás ……
    Terceiro, o dito partido marxista já demonstra a costumeira estratégia da propaganda enganosa que tanto utilizam, na sua sigla: Partido SOCIALISMO e LIBERDADE ! Ora, se o socialismo defende a implantação da DITADURA do proletariado, como conciliar DITADURA com LIBERDADE ?
    Seria como se nós fundássemos o Partido do Quadrado Redondo- PQR !!!!!!
    Deus salve a américa !!!!!! KKKKKKKKKKKK

    1. minutinho aí Jeferson, “a dificuldade que os marxistas possuem em diferenciar o que é do partido e o que é do estado”, para né amigo, essa dificuldade todos os partidos e 80% dos políticos têm. Todos são ignorantes quanto a isso. Os partidos brasileiros (todos) metem a mão no dinheiro público e nas propinas para se perpetuarem no poder e seus afiliados fazem o mesmo e ainda levam uma parte da baba para complementar patrimonio.

      1. Concordo com vc Afonso, mas veja bem, esta dificuldade é visivelmente maior na esquerda. Você sabe se o DEM, PP, PMDB … já abriu um núcleo partidário dentro de alguma instituição ou órgão público no Brasil ? Você já soube de algum esquema de transferência de dinheiro das estatais maior do que este ? Vc já soube de algum presidente que mandou plantar o símbolo do seu partido (uma estrela vermelha de flores) no jardim de algum palácio governamental ? Vc já soube de algum presidente que levou para si talheres, estátuas, quadros … pertencentes aos palácios do governo ? Vc já soube de algum esquema de “empréstimos ” do BNDS e do BB para “obras” ( sendo que nossa infra-estrutura é carente) a países com a mesma ideologia ( de esquerda) maior que este ? e etc….
        Se vc souber, por favor cite-os e assim me convencerá que estou errado!
        Abs

  10. Eu gostaria de saber o vilão Kertzman Ricardo e outros. Esse seu editorial representa bem o espirito eterno dos Diarios e emissoras associados, sempre de mãos dadas com golpistas, desde os tempos de Magalhaes Pinto e sua troupe. Mas a pergunta que faço a você é a seguinte: O que vc. achou do vice de Lula, José de Alencar, um dos empresários mais ricos do Brasil, já falecido. Vc. não falou mal dele na época e agora não falaria nada porque já morreu? O povo quer saber. rsss

    1. Bem, tentei decifrar o que você escreveu, mas não se se consegui. Não escrevi nada sobre José de Alencar porque infelizmente minha cultura geral não chega a tanto. Caso você esteja se referindo a José Alencar, também não escrevi porque não tinha blog ainda. Mas sempre o achei um péssimo mineiro, já que nunca fez nada por Minas como vice-presidente.

      É isso! Espero ter conseguido atender aos seus anseios. Abraços!

      1. Com a devida licença dos senhores, não vejo necessidade de falar muita coisa sobre aquele crápula, afinal “diga-me com quem andas que te direi quem és” .
        No mais, o que eu sei, é que se trata de mais um beneficiário do maior programa de transferência de renda da nossa história : O BOLSA EMPRESÁRIO DO BNDS !!!!!!

  11. desde o Brasil colônia, a direita no poder graças as blindagens do Judiciário, e a história se repete Noticia da Globo no dia 19 de Maio de 1997 OPERAÇÃO ABAFA Bastou o Presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO entregar os ministérios dos Transportes e da Justiça para ELIZEU PADILHA e IRIS REZENDE e os PMDBistas fizeram as pazes com o governo. O presidente da Câmara, MICHEL TEMER(PMDB_SP), Eliseu é o líder do PMDB na câmara, GEDEL Viera Lima (BA), fecharam neste final de semana a estratégia de abafar o escândalo das denuncias CE compra de votos do então Presidente FHC na votação da reeleição.

  12. 28.janeiro.1997 – a Câmara aprova a emenda constitucional da reeleição: dispositivo passa a permitir que prefeitos, governadores e presidente disputem um segundo mandato consecutivo. 2) 13.maio.1997: Folha publica reportagem da c… – Veja mais em

  13. Esqueceu de citar politico que além de lavar ainda carrega cocaína em avião e outros mais que também lavam com apartamentos na França.

  14. Ricardo, grande serviço você presta para o nosso povo! Tenho certeza de que muitos aqui passam a pensar diferente depois de ler seus textos que são muito bem escritos.
    Discutir com petista é fria! Nuca eles estão errados, credo que povinho!
    Pra esses, não adianta escrever texto algum. É de raquetada que eles gostam, estou desconfiando!

  15. É por estas parcialidades que há muito deixei de amar o Brasil.
    A mim esta imprensa não convence.
    E não venham apelando a me dizer: O que estou fazendo aqui ainda?
    País da vergonha.
    Brasil do cidadão que tem em sua parede quadros de diplomas e na alma a ignorância.

  16. E ainda chamam de “golpe” a destituição daquela vaca de presépio. Golpe foi Nine Fingers enfiar goela abaixo de milhões de analfabetos politicos uma anta, que mal sabe dizer o nome.
    Golpe foi Santo Inacius de Boiolas roubar bilhões de dólares do BNDES para ajudar seus amiguinhos déspotas da Africa, enquanto recebia pixulecos da Odebrecht.
    Golpe foi a gangue petralha montar um esquema criminoso na Petrobras, quase falindo a maior empresa brasileira
    Golpe foi o que a esquerda retrógrada fez na mente de milhões de marionetes, fazendo-os crer na farsa do lulopetismo.
    Agora, GOLPE mesmo será aquele de misericórdia, aplicado pela Justiça Brasileira, quando Inacius e seu bonequinho de estimação estiverem dividindo o beliche com o sócio, Sérgio Cabral.

  17. Lembrando ainda ao Cidrac que disse que a água do São Francisco está chegando hoje à Paraíba. A obra era pra ter sido finalizada em 2012 e custado 4 bi. A água está chegando agora ao preço de 8 bi. Se tenho um raciocínio razoável em matemática acho que tomamos ferro.
    Ao italiano do blog meus sentimentos. Continua muito agressivo e cascudo. Se pula amigo, se pula.

    1. Olá A. Lemos, não me recordo dos números que citastes, contudo, dando de bandeja que estejam corretos, em nada altera meu raciocínio. O que pus em relevo foi o FATO de uma obra sonhada a mais de século somente agora, pelo governo de um nordestino tornou realidade. É inegável que as conquistas humanas, são, no geral, conseguidas de forma parcelada. Neste sentido: que consigamos as obras, que as obras sejam pagas com valores equânimes e, sobretudo, que não deixemos o ótimo inviabilizar o bom! Grato.

      1. Cidrac, meu irmão alvinegro, se vc acha válido que seja feita uma obra superfaturada, ( os valores do superfaturamento são estes mesmos q o Lemos citou), fora o atraso de 5 anos, então vc defende o famoso ” rouba mas faz” ( do Maluf, que já foi arqui inimigo e depois arqui amigo de Lula ).
        Cidrac, vc sabe que temos ideologias políticas contrárias ( futebolisticamente aliados !) , mas em verdade vos digo : Não defendas ladrão , seja ele de direita, de esquerda, de centro, de lado , de cima, de baixo ……Quem paga é a sociedade toda !
        Para vc filosofar : ” Vivemos cada vez mais no reino da servidão voluntária ” La Boetie

  18. Ricardinho e amiguinhos estão afoitos e excitados, pois o colunista está recebendo muitos afagos, já havendo sugestões para se entranhar no mundo da política. Em breve será candidato a alguma coisa, seguindo os passos do Fred Costa e Pablito, recentes representantes do dos belohorizontinos sulinos. Ricardinho em breve vai bater palminhas nas costas de velhinhos e velhinhas, afagar cachorrinho s e bebês e parecer mais esperto. É o caminho natural, boa sorte. E trate de pagar aquela garrafa de Sambuca!!!

      1. Apesar de não ter qualquer afinidade com suas opções políticas, só me faça um favor, seja melhor e mais autêntico que Fred Costa e Chokito, ops Pablito!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *