A narrativa será determinante

Terminada as eleições, o lulopetismo foi definitivamente varrido do mapa. Mas ainda há outros perigos adiante

 

futureInegável que vivemos um ano auspicioso, politicamente falando. Não bastasse a expulsão da criminosa (segundo o Senado Federal) da presidência da república, assistimos à duas derrocadas acachapantes: A do PT, varrido eleitoralmente do mapa político do Brasil, e a do seu demiurgo. Agora, ambos fazem parte da lixeira política nacional. Que a tampa seja lacrada com solda dupla reforçada, e que só seja aberta para o sujeito emigrar para Curitiba.

O ano que vem guarda boas possibilidades, sim. Mas os novos governantes possuem desafios monstruosos à frente; seja no campo político, seja sobretudo na esfera econômica. E aí mora o grande perigo: O eleitor brasileiro, por baixa escolaridade ou por cultura própria mesmo, é pouco tolerante a prazos e responsabilidade. Quer ver o que imagina lhe ser de direito sem se preocupar com o “como, onde, por que?” Não gosta de esperar e pouco importa-se com as consequências futuras, desde que o presente lhe seja melhor. Não por acaso sermos uma nação sem poupança interna. O brasileiro é a cigarra da fábula de La Fontaine.

Diante de tal quadro corremos um risco bastante grande, e razoavelmente possível de se concretizar, que é o surgimento de um Messias a seduzir o eleitorado ávido por mudança. Já vimos acontecer em São Paulo e em Belo Horizonte, onde “outsiders” venceram as eleições baseados no discurso de “chega de político”. Se em São Paulo o Salvador vem embalado em papel de seda, em BH o novo prefeito precisará mostrar muito serviço e muita transparência para se livrar de todas as suspeitas que lhes cercam. Em 2018, daqui a apenas dois anos, poderemos, sim, nos deparar com tais personagens. Imaginem um, sei lá, Tiririca turbinado? Um Russomano sem telhado de vidro? Ou mesmo um porra-louca qualquer de esquerda a querer incendiar o país?

Por isto, o título deste texto será de suma importância daqui para frente. A narrativa da realidade brasileira tem de ser a mais próxima o possível não só da verdade dos fatos, mas também da compreensão do eleitorado médio. O brasileiro tem de saber o tamanho da nossa encrenca e “quem foi o responsável” por ela. O populismo econômico tem de ser igualmente varrido do imaginário do eleitor, assim como foram os irresponsáveis e corruptos que o trouxeram à tona, sob o risco de nos depararmos com um Ciro Gomes da vida a querer ressuscitar as teorias macroeconômicas da “turma que hoje mora em Curitiba”.

Todo cuidado é pouco! O Brasil não sobrevive a uma nova onda de esquerda.

Leia também.

 

15 thoughts to “A narrativa será determinante”

    1. PAULINO:

      Observe:

      2016 está acabando… Mas reflitamos profundamente. Ano bom: decadência de Coração Valente©… Eis:

      Na música brasileira temos a baixa-cultura corroborada pelo PT nesses 13 anos. O atual lixo cultural do Brasil petista. Anos bem ruins…

      DILMA é um produto a ser consumido e comprado (mesmo que sem dinheiro). Um produto tal qual um “Danoninho©”, produto esse industrial, com sedutoras fotografias de suculentos morangos externos (naturalmente que não física e materialmente internos!). Pegando na real o consumidor pela imagem mítica e não pela realidade interna.

      «Coração-Valente©» (até Lula sabe! Não sejamos bobos): tal qual a frase mítica do Danoninho© que “vale por um bifinho”, também a pupila de Lula utiliza-se de um simulacro mítico que não reflete o “interior do pote”; a saber: a incapacidade dela de governabilidade, péssima articulação política (Maquiavel), horroroso projeto econômico de fiasco a pino, e ineficácia republicana, fraude. ¿O que adianta, então, afinal, o mito publicitário engana-trouxa de «Coração-Valente©»? Adianta nada!

      E, complexando um pouco [não precisava…; mas vai aí], que discursa assim: «(…) não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder. Vai todo mundo perder.». Esse é o ver-da-dei-ro Coração-Valente© dos anos 60… Ponto final.

      Eis aí a utilização de clichês publicitários míticos para pegar o eleitor pelas VÍSCERAS: acertados, mas, verdadeiramente, engana-trouxa… A minoria escapa da artimanha, da burla e da ilusão petista.

      Verdadeiramente, a VIGARICE & picaretagem é a POPULARIDADE DE MITOS como a MITOLOGIA do «Coração Valente©,»… Um produto a ser vendido e comprado pelo eleitor, devido apenas ao vazio do mito.

      E, também, por outro lado, o problema é a SUAVE & disfarçada truculência do PeTê… Repare:
      É evidente que o Petismo se utiliza de técnicas das mais brilhantes de publicidade; brilhantes, mas embusteiras.

      ¡Jamais 1 Danoninho© vale por um bifinho!

      P.S.:
      ¿Como identificar um petista? Simples! Pela escrita. É singelo e sem enfeites. Veja:

      Amam o FHC (de maneira enrustida), a toda hora estão a falar no velho…

      E, mais singelo, amam o PSDB à distância — não chegam perto, a longos 13 anos, falam sem parar no partidinho com rigor acadêmico, análise e tudo… São loucos inconscientes para ter como 2ª mulher ou amante o PSDB… Amor enrustido.

      [Obs.:
      Na música brasileira temos a baixa-cultura corroborada pelo PT nesses 13 anos. O atual lixo cultural do Brasil petista. A breguice, cafonice, baranguice e o kitsch do Petismo].

      1. A Cultura é tão importante quanto a “vida material” do dia-a-dia. Pois está vinculada à Educação e ao “gôsto”…

        “Os Comitês petistas & a Rede Globo:
        sedes de cultura do mesmo estilo.”

        Tudo a ver com a truculência do Petismo, somado com toda a breguice do PT.

        Falo é de uma contradição. O GÔSTO da Globo é o GÔSTO do PT, são iguais. Semelhantes.

        A Globo é o PT. O PT é a GLOBO (gôsto e estilo).

        O PT odeia a Globo. Mas são um a cara do outro.

        
O problema é que sempre vai sobrar os COMITÊS PETISTAS, com sua doutrinação cultural tão decadente e bregaça como a Globo.

        
O PT detesta o elitismo (Shakespeare, Truffaut, Beethoven, Machado de Assis, Villa-Lobos, Bach).


        O PT é a Globo. A Globo é o PT. Estilo Globo.

        Gostam é de cancioneiro. De Chico Buarque. Musiquinha. Jamais Buxtehude.


        Pixação (em Sampa, petistas afirmam que é “”arte””. rsss), funk, oba-oba, Anitta etc., cinema estilo a cineasta petista Anna MUYLAERT com filminho brega. Enormemente brega.

        Procure OUVIR Buxtehude.

      2. Bom…
        Um comentário à parte. Sobre o Brasil:

        Há, por outro lado, o estilo PT (e de seus satélites, como o PCdoB). O jeito petista de ser. Eis:

        A Cultura é tão importante quanto a “vida material” do dia-a-dia. Pois está vinculada à Educação e ao “gôsto”…

        “Os Comitês petistas & a Rede Globo:
        sedes de cultura do mesmo estilo.”

        Tudo a ver com a truculência do Petismo [e seus satélites como o PCdoB], somado com toda a breguice do PT.

        Digo é de uma contradição. O gosto da Globo é o gosto do PT, são iguais. Semelhantes.

        A Globo é o PT. O PT é a GLOBO (gôsto BARANGO e estilo).

    2. Paulino,

      Lula já é inocente… Não se preocupe… Na ficção:

      Na ficção, também, o PeTê é honesto… Eis:

      HÁ um livro ótimo sobre o Petismo Futurista. Veja aqui:

      
“A Saga da deusa Coração Valenta©”

      
Aqui a descrição do LIVRO:
      
Essa História se passa em um futuro em que a existência de uma deusa (a saber: a deusa Coração Valenta©, Fabricante-de-Homens-Bons; O Petista Intercessor Odebrecht & O-Puro-Viajante-Lula-na-Terra-da-Silva-via-Brasil) e seu oposto (o maldoso cujo nome é: O-Destruidor-Moro-da-Forma-Sérgio) já são possíveis.

      
E, nesse futuro, a existência dessa deusa Coração Valenta© já foi provada cientificamente através do gênio João O Milionário Santana (mais conhecido como «O Feira»), em que TODOS estabeleceram contato eletrônico com a divindade brega, a Coração Valenta©.

      
Nesse ínterim, um conjunto de mulheres e homens PeTralhas estão perdidos num planeta deserto, sem possibilidades de pedir ou receber socorro do Grande Chefe Puro — o Viajante Lula no Planeta da Silva — aquele que tudo pode resolver da Nação mais ao Sul do Equador, nesse momento isolado em outra dimensão, que nada viu e nada sabe.

      
Tais PeTralhas estão sujeitos à ação de forças sergianas misteriosas e enganadoras criadas pela ENTIDADE do MAL Sérgio-Destruidor-Moro… E para piorar: fortalecido pela Rede Golpista do Mal, ligada 24 horas por dia.

      
Os Petralhas estão sendo mortos por essas forças, presos a terríveis energias magnéticas e angústias e sentimentos milenares (forças apelidadas pelos Petralhas de: “500 anos de Casa Grande e Senzala”), e que atravessaram o passado e continuam no futuro.
      
Mas o que está se sucedendo de fato nos solos desse país PeTralha? A ilusão é realidade ou a realidade é ilusão?

      
“A Saga da deusa Coração Valenta©” é uma obra inteligente e instigante, repleta de suspense, que prenderá e surpreenderá o leitor até a última página. Não deixe de comprar hoje mesmo.

  1. Mas ainda o PT tem o poder das NARRATIVAS. Perceba as ocupações e invasões de escolas secundárias e as contradições presentes… Ou, também, por outro lado, observar os nossos impulsos e comportamentos diários no âmbito da pu-bli-ci-dade… Que é uma espécie também de NARRATIVA (imagens; embalagens; fotos suculentas; slogans; frase-clichê: tipo «Coração Valente»).

    Por exemplo, analisando apenas uma frase-clichê de a pouco, a “não vai ter golpe” (substituída dissimulada e suavemente pelo mais “moderninho”, ” chique” e mais recente “Fora Temer”). Veja:

    “Golpe” é sabonete com proteína.

    GOLPE é papo furado… Fique atento, reflita e pense. É clichê publicitário Petista (o dito «SLOGAN», compreende?). Do tipo que vem escrito nas caixinhas de SABONETE com proteína do leite e karité, hidratação DUPLA.

    SUI-GENERIS:
    Cabeças arejadíssimas e sui-generis são críticos do PT…
    Não é aquele papo repetitivo de Petistas, não… Confira e analise, para confirmar isso. Reflita.

    Eis:
    AS FRASINHAS DO PT: “casa grande e senzala; “burguesia”; «velha mídia»; “pobre viajando de avião”; minha casa minha vida; “PRONATEC” (a maior picaretagem do planeta!); “não vai ter golpe” substituído por “fora Temer”; “coxinha”; a picaretagem máxima de rir: “fascista” (inflação total do conceito!); “luz para todos”; “Coração Valente” e o clássico: “Nunca na história desse país”…, do Molusco.

    O PCdoB (puxa-saco SEM IDENTIDADE própria) assina embaixo de TUDO do PT!

  2. «Chegue num jantar de inteligentinhos e, por exemplo, defenda a LAVA-JATO. Haha. Você vai VER o que vai acontecer com você, né? Vão olhar TORTO pra você achando que, de repente, você é dono de um banco, alguém assim! E não alguém que trabalha duro para sobreviver e, por isso, SEMPRE desconfia de quem não o faz… Né?»

  3. ¯\_(ツ)_/¯ ©

    Ao «Opinião Sem Medo»:

    ¡2017 fabuloso!

    Viva 2016!

    Em 2016 houve fato fabuloso sim, apesar de Vanessa Grazziotin falar que não, dessa forma equivocada assim:

    “O ano de 2016 é, sem dúvida, daqueles que dificilmente será esquecido. Ficará marcado na história pelos acontecimentos negativos ocorridos no Brasil e no mundo. Esse é o sentimento das pessoas”, diz Grazziotin.

    Mas, por outro lado, nem que seja apenas 1 fato positivo houve sim! É claro! Mesmo que seja, somente e só, um ato notável, de êxito. Extraordinário. Onde a sociedade se mostrou. Divino. Que ficará na história para sempre, para o início de um horizonte progressista do Brasil, na vida cultural, na artística, na esfera política, e na econômica.

    Que jamais será esquecido tal nascer dos anos a partir de 2016, apontando para frente. Ano em orientação à alta-cultura. Acontecimento esse verdadeiramente um marco histórico prodigioso. Tal ação acorrida em 2016 ocasionou o triunfo sobre a incompetência. Incrementando sim o Brasil em direção a modernidade, a reformas e mudanças positivas e progressistas. Enfim: admirável.

    Qual foi, afinal, essa ação sui-generis?

    Tal fato luminoso foi o:

    — «Tchau querida!»*

    [ (*) a «Coração Valente©» do João Santana; criada, estimulada e consumida. Uma espécie de Danoninho© ‘vale por um bifinho’. ATENÇÃO: eu disse Jo-ã-o SAN-TA-NA].

    Eis aí um momento progressista, no ano de 2016. Sem PeTê. Sem baranguice. Sem política kitsch do Petismo.

    A volta de decoro ao Brasil.

    Feliz 2017 a todos.

    [P.S.: a todos do blog, que fiquem atentos à picaretagem em 2017 & que vossas mentes permaneçam rápidas perante ao ilusionismo do PT. Um sublime 2017!].

  4. Fé em deusa «Coração Valente» [rsss]:

    Santa Mulher.
    SANTA FEMININA. Eis, veja aqui:

    Os petistas (todos. Sem excessão) seguem uma religião de fé e dogma. O mesmo acontece com alguns dos satélites do PT, tal qual Grazziotin…

    Acreditam em deusa: a divindade brega deles cujo nome é a «Coração Valente©» de João Santana [santa criada pelo bilionário — virgem que jamais cometeu nenhum desvio. O bilionário Santana agora está preso pelo MORO. Moro esse que a religião ensina que é do Mal… rsss] era uma deusa gorda.

    Tem variados dogmas que aprendem em blogs de fé (uma espécie de “igrejinha”) e repetem ad infinitum: «fascista»; «foi golpe»; «20 milhões da pobreza»; «sem crime de responsabilidade»; «Pronatec»; «é gópi, é gópi, é gópi»; «casa grande e senzala»; «mídia hegemônica» [uma espécie de demoninho ou capetinha muito, mas muito perigoso para a religião]; «PiG»; «mídia velha»; «fora temer» [mantra cantado]; esse dogma aqui DE TODOS é dos melhores: «LUZ para todos» [rssss] etc. etc. etc. etc. etc.

  5. «Sem TEORI Zavascki não teria a Operação-Lava-Jato»

    [ontem, quinta-feira, dia 19/01/2017. — disse o Juiz SÉRGIO MORO, — vilão do lado escuro do mundo metafísico. Entidade do Mal, de acordo com Nossa Religião da deusa Coração Valente©].
    ___________
    
¡ATENÇÃO!:

    Sérgio Moro, é aquele que Nossa Religião ENSINA que ele é uma espécie de ENTIDADE DO MAL.
    Se Nossa Amada Religião (de Nossa Brega Mãe Sábia — a Coração Valente© — Mãe essa da Língua Portuguesa ilibada, Nossa PresidANTA InocentA) FALOU, então esse MORO é mesmo do MAL (pois QUER prender Nosso inocente Amado Chefe).

  6. Nunca daria meu dinheiro para outro partido, exceto o PT. Meu dinheiro é apenas para minha religião, o PT.

    Seja “crowdfunding” pra Nossa deusa baranga Coração Valente© viajar de avião (como no ano passado, 2016, em que eu contribui para Nossa Querida Mãe Coração Valente©, de acordo com o pedido e ordem de Nosso Amado Chefe barbudinho… Apelo feito pela TV).

    E nem posso ser louco nem alienado pelo que eu mesmo escrevo, pois sigo o PETISMO e seus dogmas verdadeiros, anti-alienação (a saber: «é gópi, é gópi, é gópi»; «ilegítimo [Temer]»; «midiota»; «LUZ para todos»; «20 milhões na classe média»; «fascista»; «sem crime de responsabilidade»; «casa grande e senzala»; «Pronatec»; «velha mídia»; «coxinha»; ; «mídia hegemônica» [espécie de demoninho ou capetinha muito danoso a minha religião]; «Rede Globo é golpista»; «PiG»; «Estados Unidos, o Império»; «mídia golpista» etc. etc. etc. etc. — esses são todos os nossos sábios dogmas, e OS MEUS!).

    Portanto devido a isso EU jamais posso ser alienado ou louco. Sou apenas petista, e amo minha deusa Mãe, — Mãe do PAC –, Coração Valente©, criada pelo João, o milionário, o Santana, mais conhecido no meio pelo apelido de O Feira. «O Feira» foi preso pela entidade do Mal, Sérgio MORO (de acordo com minha RELIGIÃO). Se minha religião falou que ele é do Mal, então ele é.
    ______
P.S.:
Enfim, meu Amado Chefe é sim ilibado & inocente. Assim tem falado Minha deusa Coração Valente©. Vamos crer em Coração Valente©.

  7. Além do tratado acima, temos a questão prototípica & primordial. Ei-la:

    S. E. R. T. A. N. E. J. O. UNIVERSITÁRIO:
    [m ú s i c a Ruim]

    
SUBCULTURA! Lula = nada fez pela EDUCAÇÃO (¡dilma, pior!).

    Mau gosto, baranguice, seja nas UNIVERSIDADES (Sertanejo Universitário. rsrs) do PT, ou fora dela. Vejamos:

    PT fala que PICHAÇÃO é arte. rsrs. A GLOBO pensa o mesmo.

    Isso que é o que PT chama de PROGRESSISTA!!
    Assim caminha o brega-Kitsch do PT.

    Partido dos Trabalhadores é de um mau gosto extraordinário!!

    ¿¿¿¿É isso, então, que é “ser de esquerda”???? rsrsrs

    O mesmo é Rede Globo, gêmea do PT em Projeto de cultura e arte!

    ¡¡Não compreendo o porquê do PT ODIAR a GLOBO!! rsrs

    ========
    P.S.:
    A Globo é o PT. O PT é a Globo.

  8. == Muito ambiciona lamber ==

    Nesse momento noturno, dia 8, próximo a um barzinho, com aquela baba a escorrer pelos beiços (semelhante a de um cão), FHC está a porta da casa do lula, esperando…
    Ele olha atentamente.
    Às vezes dá uma andadinha pra cá e outra pra lá.
    Parece pre-ocupado.
    Lula ainda não chegou…
    FHC ambiciona, apetece, aspira, anseia e espera…
    Pacientemente.
    O que aguarda, agora à noite, o FHC?
    Lula!
    |
    FHC muito ambiciona lamber o entre-dedos do pé de lula (quando lula chegar a casa retirando, cansado, o sapato): lá está FHC babando.
    |
    FHC é 1 curió & 1 mané!
    |
    FHC deveria mirar-se na Coreia do Sul.
    O que se deve evitar entre os homens é a burrice e a falta de arte. Ou seja: ser PeTralha e, por outro lado, deve se temer o achismo ignorante.
    |
    Observe a realidade dessa ultra-atleta: heroína de 2018: Marit Byørgen! Mas no Brasil, por outro lado: a baranguice do PT apenas. Marit é singular. Única. Ponto final.
    [*Marit Bjoergen — naturalmente não-baranga e nem Kitsch — e que não tem nada a ver com o petismo brega e nem com o PeTralhismo!].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *