Lições das urnas

Um grande vencedor que não levou e um grande perdedor que desapareceu

bady
Bady Curi Neto, advogado, ex-juiz do TRE-MG e fundador do escritório de advocacia empresarial que leva o seu nome

No domingo do dia 30/11 próximo passado tivemos o segundo turno das eleições municipais em várias cidades do Brasil, entre elas sete capitais. Os concidadãos foram conclamados a eleger o representante maior do município, o Prefeito de suas cidades, onde vivem e têm um interesse mais próximo.

Estas eleições, ao contrário das demais existentes, foram mais econômicas, dada a vedação de doações de pessoas jurídicas e redução de gastos impostas pela minirreforma eleitoral.  As pessoas puderam verificar que houve menos sujeira nas ruas, menos poluição visual e uma modificação de partidos nos comandos das Capitais, com a saída de antigos políticos e a vitória de pessoas até então estranhas aquele mundo, à exemplo de São Paulo, que elegeu, em primeiro turno, um empresário de sucesso para o comando da Cidade.

Em Belo Horizonte, a aversão ao mundo político fez ser eleito um cartola do futebol, Alexandre Kalil para dirigir a Prefeitura Municipal. Infelizmente, as campanhas e os debates políticos não tiveram o nível desejado para o esclarecimento do projeto de governo, sendo baseados mais em ofensas pessoais contra o candidato adversário do que em exposição de ideias e soluções para os problemas da municipalidade e seus munícipes.

Deve chamar a atenção a redução da representatividade dos partidos envolvidos no escândalo da Lava Jato, notadamente o Partido dos Trabalhadores, o que demonstra que os eleitores estão preocupados com envolvimento dos partidos com a corrupção, que infelizmente assola o país. É de se observar que os expoentes maiores do PT, o ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff sequer compareceram às urnas para votar, com medo de vaias e ofensas, em uma demonstração clara de que não são mais fortes cabos eleitorais, ao contrário, onde participaram apoiando candidatos no primeiro turno estes tiveram quedas na intenção de votos. O filho do ex-presidente Lula sequer conseguiu se reeleger ao cargo de vereador em seu maior reduto eleitoral, o ABC Paulista.

Outro fato que deve ser observado é que o grande vencedor das eleições não foram os candidatos e, sim a abstenção, votos nulos e em branco. Tal fenômeno tem aumentado a cada eleição, tendo batido recorde nesta última. Mas o que restou mais evidente, sem dúvida, foi o Partido dos Trabalhadores, que saiu como o grande derrotado nas urnas das eleições municipais.

Leia também

10 thoughts to “Lições das urnas”

  1. “No domingo do dia 30/11 próximo passado tivemos o segundo…”. Mais confuso, impossível. Uma revisão nos textos não fará mal a ninguém. E por derradeiro, o nome deste blog deveria ser “Blog de Uma Nota Só”. Os textos são pancada no PT e apupos no resto.

    1. Esta é a ideia do blog, João. Há alguns só sobre maquiagem, lingerie, comida, futebol. Encontre algum que seja do seu interesse e respeite a preferência dos 450 mil leitores que apreciam esta “nota só” todos os meses. Não é uma boa?

      1. 450 mil leitores é uma “audiência” de respeito. Só lembrando que o Programa do Ratinho tinha milhões de expectadores quando colocava travestis para se digladiarem. O que quero dizer é que, em geral, as pessoas andam para a política. O seu é um dos poucos blogs de política em Minas. Acho que poderia sair do lugar comum que é pau na cabeça do PT e abrir discussões mais abrangentes. Falar do PT é clichê. O partido já é quase página virada no país.

        1. João, é o maior blog político local, em audiência, de Minas, sem dúvida; e o que me deixa extremamente orgulhoso e grato aos leitores. A linha é crítica e muito dura, e matéria-prima não falta, infelizmente. Assim como o PT é meu maior fornecedor, já que o maior malfeitor do país. Contudo, não é fato que seja “lugar comum”. Basta correr os arquivos do blog e ver quantos outros textos existem afora o tema PT ou Lula. Por fim, o PT não é “quase” página virada; é virada. O que não impede de continuarmos a combater sua herança. Obrigado pela participação!

  2. Ricardo, o que o João Leonardo quis dizer foi que domingo passado foi 30 de outubro, 30/10 e não 30 de novembro, 30/11. Quanto ao Blog de uma nota só, acredito ser correto é a nota “0” para o petismo.

  3. Ricardo, peça ao sistema de segurança que recebe os emails para deixar endereços expostos, estou usando o último que postou para que se corrijam os erros. Abraço Carlos Braga

      1. Ricardo, o sistema de segurança de vocês está deixando os nomes e emails abertos, prova disso foi o meu último acesso, onde já estava preenchido os campos do contato utilizado. Nome e email. Assim usei o que estava em aberto para mostrar a você a falha, o certo seria você responder em ambiente privado, já que a sua inobservância vai levantar dúvidas sobre a segurança de se postar no seu blog. Isso não pode acontecer, não tenho medo, mas me preocupa a vulnerabilidade da plataforma que vocês utilizam, creio que compromete ou mesmo vulnera a participação, abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.