Políticos vs. Empreiteiros

A disputa em BH deixou de ser pessoal para se tornar um embate corporativo.

Ainda em tempos de paz.

Alexandre Kalil vem pautando sua campanha no combate aos políticos e a uma tal velha política. Bem, resta saber o que o bom atleticano entende por “velha”.

João Leite combate o discurso populista do oponente desancando a sua condição de empreiteiro. “Você é empreiteiro, você ganhou R$ 50 milhões do Lacerda”.

Noves fora nada, os dois têm certa razão. Noves fora tudo, os dois não passam de embusteiros. Vejamos:

A política brasileira é um antro de vagabundos e disso ninguém discorda. Porém, é o único caminho possível a uma sociedade democrática; a alternativa, não é uma solução. Assim, ou eliminamos os maus políticos e elegemos os bons, ou continuaremos a trilhar o horror.

A empreita brasileira é pródiga. Para o bem ou para o mal somos expoentes mundiais. Temos tecnologia de ponta e expertise em áreas em que os países mais desenvolvidos do mundo nos convidam a participar, ao mesmo tempo em que temos também as mesmas expertise e tecnologia de ponta em superfaturamento, propina e  fraudes.

A política já nos deu Ulysses, Tancredo, Jefferson Peres e tantos outros. A empreita… Bem, a empreita eu tenho certeza que há dezenas ou centenas de excepcionais empreiteiros espalhados pelo Brasil, construindo, empregando, pagando impostos e entregando suas obras conforme contratados. Não podemos julgar “o todo” por conta de uma “parte”. Ainda que seja, esta parte, quase o todo.

O fato, senhores, é que ao deslocar a eleição para o campo das profissões, os candidatos tentam apenas esconder seus próprios defeitos e suas próprias fraquezas. Convenhamos: Os dois são muito fracos! Ambos não possuem experiência em administração pública; ambos possuem conchavos políticos (sim, Kalil, ambos!) nada animadores; ambos padecem do carisma próprio a um líder agregador; e ambos mantém atrás de si interesses partidários e empresariais os mais diversos. Se João Leite é representante de Aécio e do PSDB, Kalil pode ser considerado o mesmo, só que do Sindicato da Indústria da Construção Pesada (Sicepot) e, sim, senhor, do PT.

O melhor? Bem, como sempre digo, é uma questão de valores. As propagandas e os debates onde ambos se atacam e se atracam nos dão uma mostra do caráter e da conduta pessoal de cada um. Sinceramente, não está muito difícil escolher, não. Ao menos para mim!

Para finalizar, voltando ao início do assunto, um tiro duplo de canhão: Políticos ou empreiteiros, Curitiba está lotada dos dois!

Leia aqui

24 thoughts to “Políticos vs. Empreiteiros”

  1. === CHICO BUARQUE ===

    Eu nunca VI um artista mais ALIENADO que o CHICO BUARQUE ATUAL (71 anos)…

    Só que tem uma CLASSIFICAÇÃO para ele, — que NOSSO CÉREBRO SADIO consegue compreender e entender isso ao mesmo tempo. Entender o jeitão dele. Eis:

    Ele é de ESQUERDA. Certo. Mas tem algo estranho filosoficamente que o CÉREBRO SABIO precisa DESVENDAR.

    Ele nunca fez absolutamente NADINHA pra nada, para melhorar o mundo politicamente.
    Fica com seu cigarrinho. Fica PASSIVAMENTE com seu partidinho de SEMPRE (não muda; não escreve nada; não debate nada de política); fica com a musiquinha… E fica com as idéias antigonas… Bem antigas e retrógradas… Adora um ÓCULOS ESCURO. Só isso.

    ENTÃO tem algo estranho filosoficamente que o CÉREBRO SABIO precisa DESVENDAR sobre Chico Buarque…
    ¿O quê?… … …

    CHICO BUARQUE.

    O quê então, nosso cérebro PRECISA COMPREENDER????

    Nosso cérebro precisa compreender o seguinte:

    SIM! Ele é da esquerda! Da ESQUERDA CAVIAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Ponto final!

    1. Cara, nunca li tanta bobagem e tanta falta de conhecimento historico. Acha que pode diminuir um dos maiores nomes da Musica brasileira, apenas pelas suas posições politicas. Musica essa, que produziu icones eternos como Noel, Cartola, Vander Lee, Raul, Renato Russo, Caetano, Tom Vinicius, Gil, etc. Repare que falei de musica de verdade. Amigo, estude um pouco, quem sabe assim você passe a respeitar e conhecer os outros. Mas até la, dê um tempinho nas suas “opiniões”. Vá por mim, elas so depõem contra você.

  2. O João Leite, dos males é o melhor, sem dúvida. São dois candidatos fracos, mas em termos de periculosidade o Kalil está disparado na frente, inclusive pelo seu poder de enganação. Ainda tem muita gente que acredita que este tipo de jeitão explosivo de ser é que vai resolver as coisas. Na política não é assim que funciona. Já tivemos várias experiencias catastróficas de candidatos que que queriam bater de frente com todos, conseguiram atingir mentes e corações ingenuos e foram impeachados. Kalil está enganando descaradamente pois sabe que na situação atual, a população está farta e estressada da classe política. Ai vem um oportunista e conquista estas almas desamparadas. Se Kalil ganhar, esperem ainda em 2017 as consequências.

  3. Nasci em 55.
    Lutei para podermos votar.
    Em 1973 Pelé disse que o povo não sabia votar e caímos de pau nele.
    Que erro grave, Pelé tinha razão.
    Mas é votando que se aprende ou DEVERIA-SE APRENDER.
    Tudo bem, passamos por Collor, Lula, Dilma, verdadeiras experiências.
    MAS O QUE MAIS ME INCOMODA é que as eleições estão sendo marcadas por PRÉ CONCEITOS ERRADOS.
    Melhor errarmos votando, que não ter a DEMOCRACIA.
    Melhor termos passado pela experiência do Lula e CIA que ter militares indicando Presidentes, Governadores e Prefeitos.
    Tudo bem que também considero que os Militares foram melhores administradores que estes ai, mas NÃO TÍNHAMOS LIBERDADE.
    Melhor mesmo é APRENDER A VOTAR, E RÁPIDO.
    Isto sim será BÃO DEMAIS.

  4. Vou votar contrariado. Acho que nenhum dos dois servem para ser prefeito de BH,mas vou digitar 31 pra ajudar a derrotar João Leite e o PSDB.

  5. O pato Quaquá diz: preocupação com empreiteiros é bem lembrada, só deveria se estender as cercanias de Belzonte e velha lima onde vicejam obras irregulares em condomínios de luxo, tem para todos os gostos, mas por conveniência os coxinhas só se lembram disso quando o cheiro nauseabundo não chega em suas piscinas.

  6. Como poucos tinham acesso, a sua antigamente com uma pena e uma folha saiam escritos maravilhosos, os grandes pensadores. Hoje, o homem com um teclado nas mãos, não se consegue sair nem uma opinião razoável. Não defendo nenhum dos dois acéfalos. Quanto a parte que você cita as empreiteiras, trabalhe na área ou informe-se melhor. Apesar da corrupção estar entre as maiores, em matéria de quantidade, a maioria é honesta. Como eu disse anteriormente, um “intelectual” hoje com um teclado a mão acha que pode falar de tudo…

    1. Carlos, concordo inteiramente com a sua observação. É impressionante mesmo o que um teclado nas mãos “erradas” é capaz de produzir. Cruzes!! Ah, e sobre as empreiteiras, ou você carece de óculos ou sofre da mesma anomalia que acusa JL e AK.

  7. Prezado Ricardo
    Nova pesquisa Datafolha acaba de indicar empate técnico em BH , com vantagem na margem de erro para Kalil (34 a 31 ) ; esta pesquisa esta muito interessante porque mostra percentuais por segmento inclusive entre torcedores de Cruzeiro e Atlético .
    Aliás veja o que é o marketing : o tal de chega de político , dito por um político , aliado ao PT , ex-presidente de time de futebol que sempre ofendeu o clube adversário ( e muito além do normal na disputa do futebol ) ilude até alguns cruzeirenses …
    O sr. votaria em um político que ofendeu o seu time a vida toda nas entrevistas ?
    Entre os cruzeirenses João Leite tem 67% contra 33% de Kalil ( neste datafolha ) , mas deveria ter 100 % !
    Desculpe o desabafo , mas para quem gosta de futebol e é cruzeirense : chega de Kalil !
    No mais parabéns pelo blog !
    Para mim teremos dias agitados nesta disputa que continua em aberto …

    No mais parabéns pelo blog

    1. Obrigado, Guilherme! Antes de AK oficializar sua disputa eu vi uma pesquisa qualitativa onde apenas 17% dos cruzeirenses diziam não votar nele de modo algum. Foi isso que animou seu grupo a lançá-lo candidato. Sinceramente, não acho que o fato de ser atleticano e ex-presidente do Galo, ou passar a vida bravateando contra o Cruzeiro o desqualifique como candidato, inclusive dentre os torcedores cruzeirenses. Sou atleticano até a medula, mas se Zezé Perrella fosse um bom político ou Gilvan um bom candidato, pessoalmente não teria qualquer problema em votar neles. Na minha opinião, Gui, o desqualifica completamente o AK são coisas muito mais sérias e importantes que o futebol. Mais uma vez muito obrigado pelo comentário e um grande abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *