Dez “saias justas” para os candidatos de BH.

Já que ninguém pergunta, então pergunto eu. E aí candidatos, topam me responder?

A hora da verdade

Para Alexandre Kalil:

  1. O senhor possui dívidas com o município e com dezenas de fornecedores nos seus negócios. É justo ter o padrão de vida e os bens luxuosos que possui e não quitar tais débitos, contando com a demora do judiciário para tal?
  2. O senhor fez campanha, lado a lado, com Aécio Neves e Fernando Pimentel em prol de Márcio Lacerda. Por que agora critica o candidato concorrente por ter feito o mesmo?
  3. O senhor tem, no centro da sua campanha, diversas pessoas — inclusive seu vice — ligadas ao PT ou ao governador Fernando Pimentel. Isso não é apoio politico? E por que negar tal proximidade?
  4. O senhor pessoalmente escolheu o seu vice ou foi uma composição partidária? Se foi o senhor, quais seriam as qualidades dele que o levaram a tal escolha?
  5. O senhor deixou o Atlético com uma dívida muito maior do que quando assumiu. A maior estrela do seu período, Ronaldinho Gaúcho acabou de ingressar com uma ação trabalhista contra o clube por falta de pagamento, desde a época da sua gestão. São exemplos a ser seguidos na PBH?
  6. O senhor ataca o “cartel” das empresas de ônibus, mas o senhor é ligado, há anos, ao Sicepot, conhecido “cartel” das empreiteiras de BH. Isso não é incoerente?
  7. O estádio Independência jamais logrou lucro operacional desde que o Atlético assumiu a gestão. Por outro lado, ou por ingressos mais caros ou por limitação física, os torcedores mais pobres foram excluídos dos jogos do Galo. A escolha do estádio foi uma decisão sua, por brigas com o governo do estado, com a BWA e com o Cruzeiro. O seu interesse pessoal também será prioritário na prefeitura, mesmo que em detrimento da população?
  8. Como o senhor se sente num partido onde o presidente regional é amigo pessoal e aliado fiel do deputado cassado e réu por corrupção Eduardo Cunha?
  9. O senhor é truculento e soberbo. Ora desanca todo mundo, ora se mostra o único capaz. Este comportamento representa risco na administração da cidade?
  10. Político presta? Sim ou não?

Para João Leite:

  1. Se o senhor vencer a eleição é pouco crível que a cúpula do PSDB não venha tomar conta da administração da cidade, até mesmo por sua inexperiência gerencial. O senhor será um prefeito decorativo?
  2. A sua candidatura, caso tenha sucesso, tratar-se-á apenas de um palanque de luxo para o senador Aécio Neves, em 2018? E mais: A administração será totalmente voltada para este fim?
  3. O senhor também condena as velhas práticas políticas. Posar para fotografia, montado em caminhão de lixo, não é um exemplo crasso de demagogia e de populismo baratos?
  4. A sua crença religiosa não o torna demasiadamente flexível com a punibilidade de criminosos, através da defesa dos tais “direitos humanos”, popularmente conhecido como “direitos dos manos“?
  5. O senhor pessoalmente escolheu o seu vice ou foi uma composição partidária? Se foi o senhor, quais seriam as qualidades dele que o levaram a tal escolha?
  6. A fotografia divulgada, onde o senhor posa ao lado de uma miríade de políticos de matizes diversos, não corrobora o temor de um loteamento político da PBH caso vença a eleição?
  7. Na hipótese de sua vitória o senhor há de concordar que qualquer diálogo com o atual governador de Minas seria ou impossível ou condenável, por razões óbvias. BH não seria muito prejudicada diante deste quadro?
  8. Como o senhor se sente num partido onde o ex-presidente regional foi preso e teve os bens bloqueados pela justiça, por suspeita de corrupção?
  9. O senhor é cordato e humilde. Ora agrada a todo mundo, ora se mostra um “soldado do partido”. Este comportamento representa risco na administração da cidade?
  10. Político presta? Sim ou não?

Gostou? Leia também.

39 thoughts to “Dez “saias justas” para os candidatos de BH.”

  1. Ricardo, permita-me: GENIAAAAALLLLL! Permita-me falar com todos os que participam desse espaço democrático capitaneado por você. Gente acho que devemos inundar os perfis dos dois candidatos para eles respondam as perguntas. A resposta deles será sincera? Duvido, mas mais importante é fazer com que mais pessoas tambpem leiam essas perguntas e tentem como eu respondê-las como se fosse o candidato ou simplesmente tente respondê-las da forma como percebem os candidatos na campanha.

  2. Gostaria imensamente de ver essas perguntas serem respondidas… de preferência na lata… sem tempo pra pensar.
    Sabemos que isso não vai acontecer…
    Sabemos também que estamos “folhidos” e mal pagos seja vitória do Um ou do Outro…
    Triste…

  3. Em relação ao Kalil parece-me que são fatos. Quanto ao João Leite suspeitas. Mas as perguntas tem sua relevância. Entretanto, aos fatos eles falam por si só, e as alegações, suspeitas, serão sempre suspeitas. não voto em BH, mas me pareceu que João Leite não é tão inexperiente que não possa assumir um cargo executivo. Velha história…

  4. Muito boas as perguntas. Curtas e objetivas. Só não sabemos se as respostas seriam no mesmo tom. No entanto, prefiro João Leite, por ser menos arrogante e não se acha o dono do mundo.

  5. Na realidade todos são farinha mesmo saco, tudo safados, em campanha política, toma até café com mendigo, quando chega em casa lava a boca com asso muriático, BH precisa de Metrô, Monotrilho e não BRT, posto saúde funcionando com médicos e remédios e escolas, fazer valer as leis contra crime passional etc , precisamos de político corajoso, e não político cheio de blá blá.

  6. Boa, Ricardo! Parabéns! Vamos dar sequência!
    Assim como na política, também no futebol (aqui é Galo!) sonho em poder fazer algumas perguntas aos candidatos, treinadores, jogadores e por último, aos árbitros. Chego a me imaginar perto deles mandando essas perguntas… mas como não sou do ramo jornalístico, fico só na vontade e satisfação ao vê-lo fazê-las. Abraço.

  7. em se tratando do senhor Kalil, evidente que ele vai governar em interesse próprio… o atlético, diretoria está sendo de pai pra filho.. não é certo nenhum cidadão deixar de pagar os impostos municipais.. político não presta e nem deve ser bonzinhos… estmos de saias justas, com esse oportunismo de ambas as partes.. um para fazer campanha para o aecio…

  8. Uma décima primeira pergunta pro Kalil: O senhor vai facilitar a vida do “coisa” (o zebrado) e continuar com o pensamento de destruir o super Cruzeiro?

    1. Vamos lembrar a todos os eleitores de BH… quem criou essa celeuma de torcidas, inclusive com o Independência? Quem deixou a entidade que administrava mais endividada? quem é o boquirroto que sempre incita a violência??? Vai procurar outro lugar… prefeitura não é lugar de encosto Kalil….

  9. Já me decidi pelo João Leite desde quando o Kalil apareceu para concorrer. Aquele papo furado de bravo e com jeitão para agradar povão não me engana. Já tivemos catastróficas experiencias do tipo com Collor, Lula e mais recentemente com Dilma, que foi a pior das piores vergonhas.Mas, voltando ao titulo da matéria, queria saber o que pensa João Leite sobre o retorno ilegal dos camelôs ao hiper centro de Belo Horizonte, sobre a feira hippie em plena praça sete (sei que existe uma liminar, mas…) e sobre os menores que andam na parte da frente dos ônibus sem pagar (ocupam vagas dos idosos ou ficam na escada atrapalhando) e ameaçando a todos, motoristas, trocadores e passageiros. Único ponto que reprovo o João é exatamente na área de segurança pública onde o vejo ser muito condescendente com as infrações pequenas do dia a dia, mas que tornam a vida do belorizontino um inferno. Pena que o João Leite não poderá me responder por este blog e mesmo que respondesse eu ficaria desiludido com a resposta.

  10. Parabéns Ricardo Kertzman! Tenho acompanhado seu blog e realmente é muito bom! Estas deveriam ser as perguntas a serem feitas nos debates. Esses políticos realmente usam máscaras… Nenhum presta. Estamos ferrados com estes dois candidatos. Pena que a maioria da população é (e prefere se manter) ignorante. Temos que publicar estas perguntas nas redes sociais!

  11. Ricardo, uma pena que esses questionamentos não chegam aos “debates” e que certamente, nenhum dos candidatos se atreveria a responder… (ainda me recordo de uma candidata recomendando o Pronatec a uma economista desempregada). Vejo esse segundo turno como, um aventureiro, certado de lobos e do outro lado uma saudosa Vovó, que tudo quer fazer para agradar os netos. Claro que escolhi a Vovó mesmo sabendo que sua bondade com aqueles que não são dignos de viver em sociedade será a mesma com aqueles que seguem o caminho da lei, do respeito. Espero que em 2020, tenhamos um cenário politico com novas e melhores opções.

  12. Ricardo excelente sua explanação. a meu ver está faltando pegguntar ao Kanil se ele está realmente querendo acabar com o Cruzeiro, conforme declaração que pode ser visualizada no youtube

  13. O Kalil pode ser o que for, mas ainda é menos ruim pra BH que o João. Kalil ainda pode trazer o novo, o João vai trazer o que?! O Aécio pra entrar na disputa de 2018, pela lógica ele tá fora, já que o Dória foi eleito e fortaleceu o outro…BH é a tábua de sua salvação!!!

  14. Perfeito, Kertzman.
    Pelo visto, conforme já comentaram, estamos “folhidos” e mal pagos. Porém, há algumas saídas: umas por terra, outras pelo ar.

  15. Faltou a pergunta 11 para o João Leite: Por que você usa de nepotismo cruzado/combinado para sempre colocar seus parentes em cargos públicos? Primeiro a sua filha, Débora Leite, trabalhou na Câmara Municipal de BH, depois na Secretaria Municipal de Saúde de BH, ganhando um salário exorbitante e exercendo um cargo incompatível com a experiência, além de colocar nesta mesma secretaria seu sobrinho, José Luiz Campos Rocha, isso não é usar seu cargo para benefício próprio usando o dinheiro do povo para pagar sua filha e sobrinho?

  16. Boas perguntas sem dúvida e mesmo assim, qual seria menos pior? Acho que Kaliu.. Ao menos teremos espectativa para mudanças e não fantoche para 2018.

  17. Gostei da sua sinceridade com as perguntas. Apenas gostaria que consertasse um erro no texto ao usar a expressão “do mesmo” na sentença “Se foi o senhor, quais seriam as qualidades do mesmo que o levaram a tal escolha?”. Gramaticalmente é incorreta. O certo é usar o pronome “dele”.

  18. outra pergunta para o Kalil. Se Você não é político, porque quer ocupar o mais alto cargo político do município?

  19. Muito boas essas perguntas, na verdade não se trata de saia justa pra um cidadão que pretende ser o gestor de uma cidade isso é obrigação… Queria ver as respostas sem enrolação de ambos os candidatos

  20. Excelentes perguntas, mas todo sabe que ambos não são bons candidatos. Aliás quem seria? Não se tem um nome de peso que seja idôneo, e essa afirmação deveria ser demonstrada nas urnas com todo mundo anulando seu voto.

  21. deveriam fazer aos candidatos as seguintes perguntas: Qual é realmente o papel de um prefeito de uma capital? O Sr. teria coragem de enfrentar os carteis dos transportes e realmente levar a cabo a complementação da construção e ampliação construção do metro????? Até quando voces prefeitos deixarão Belo Horizonte ser considerada uma “roça grande”????

  22. Sou professor de uma escola plural da PBH(só do aluno ir já passou), isso é apologia à vadiagem, quero perguntar ao João, defensor dos manos, se ele acha que essa farsa, vai ajudar os manos a serem analfabetos políticos, e assim continuarem a votar em candidatos do nível do Kalil?

  23. Muito bom, pena que ninguem te convidou para fazer essas perguntas para esses dois fpd, mesmo assim parabens, kaliu ja falou que vai destruir o cruzeiro, se ele tiver na prefeitura, ou seja, ele age com a emoção, prefeito tem que ser imparcial, e o joao leite, defende os manos, ou seja, se correr o bicho pega e se ficar o bicho come..kkkkkkkkkk

  24. Eu continuaria a bater na tecla para os dois candidatos: e a Máfia das Garagens de Ônibus e o Sincavir, que elegem prefeitos e vereadores a 60 anos, sacrificando Belo Horizonte??? Os senhores irão se ajoelhar diante das 5 famílias detentoras de todos os consórcios de ônibus da capital, e irão continuar a inundar de recursos públicos e incentivos financeiros as garagens de ônibus, incluindo a expansão desenfreado do Maldito MOVE/BRT???

  25. Muito boa as perguntas, aguardo ansiosamente as respostas, apesar de já saber que o João é um candidato mais bem preparado para administrar BH! #45

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *