O desvio padrão e a degeneração moral.

Um córrego e um rio são distintos entre si, ainda que formados pela mesma água e tendo o mesmo destino: O mar.

Aqui e ali, recebo comentários “meio que culpando”, a nós mesmos, cidadãos brasileiros, pelas mazelas causadas por esta classe política majoritariamente asquerosa que domina e destrói o Brasil, desde que aqui instalou-se a Corte Real Portuguesa. O Fantástico deste domingo nos mostrou como, a partir de uma lei despropositada (a das tais cotas raciais), pessoas aproveitam-se para beneficiar-se indevidamente, mentindo ou distorcendo a própria condição social ou característica física. “Viu, Ricardo? Em maior ou menor grau somos todos corruptos.”

Bem, concordo discordando, pois a despeito de reconhecer a nossa pouca inclinação para o “correto”, como desrespeitar as regras de trânsito ou de convivência social, considero atos distantíssimos jogar lixo na rua (o que é horrível) e fraudar uma licitação pública. Vejam: Não acho que pequenos delitos devam ser tolerados, não. Ao contrário. Fosse eu uma autoridade e este Brasil assemelharia-se a Cingapura, por exemplo, onde descartar um chiclete mascado na calçada rende uma multa de uns R$ 3 mil; ou traficar drogas significa um breve chá da tarde com São Pedro.

Sem querer parecer louco, mas já parecendo, sou a favor da regra chinesa para a corrupção pública: Bala na cabeça! Bala esta paga pela família do safado, diga-se. Contudo, amigos, não acho que o Lula seja fruto da mesma árvore onde brotou o imbecil que estaciona seu carro numa vaga reservada a deficientes; ou que Marcelo Odebrecht tornou-se o maior bandido do país porque viu seu pai subornando um guarda de trânsito quando tinha 8 anos de idade. A ocasião faz o ladrão, sim. Mas a mesma ocasião não iguala ladrões de galinha e da Petrobras. É o exemplo do rio e do córrego, que usei lá no início. Ambos são frutos de nascentes subterrâneas, são formados por água, vida animal e vegetal, encontram-se em um ponto qualquer e correm juntos para o mesmo destino. Mas o Rio São Francisco definitivamente não é igual ao Ribeirão das Águas Claras.

Na minha modesta opinião, o que transforma o Brasil neste coxo abominável é a forma pela qual Estado e Sociedade digladiam-se pelas próprias sobrevivências; cada qual por si, e não um pelo outro, como deveria ocorrer. No momento em que aqueles que “vivem” do Estado passam a encarar a sociedade como mera fonte de recursos, onde só obriga-se (deveres) e nada merece (direitos), inocula na veia dos partícipes o vírus da anarquia, onde a forma de “dar o troco” vem através do desrespeito às leis, da sonegação de impostos, da despolitização, da violência, etc.

Reduzindo a um exemplo tosco, é como aquela relação idiota entre pais extremamente autoritários e filhos birrentos: Um impõe, o outro esperneia, e a relação torna-se um eterno cabo de guerra, transformando a vida de ambos num verdadeiro inferno sem fim. Ou melhor, com um fim trágico: Quando a corda arrebenta e ambos os lados estatelam-se no chão. A Venezuela, por exemplo, sabe muito bem como é.

Leia mais, aqui.

24 thoughts to “O desvio padrão e a degeneração moral.”

  1. a diferença entre o córrego e o rio é apenas o volume de água. assim como a diferença entre os pequenos delitos e os grandes escândalos de corrupção está apenas no volume de dinheiro. a essência é a mesma. ou vc acha q uma pessoa q suborna um guarda, se estivesse em um posto de direção da petrobras passaria a agir de forma ética?

        1. Concordo com o Angelo! Você não deve ter entendido o comentário do “cutui”. Dá para ver como a sua capacidade de interpretação e o seu senso de realidade são ótimos.

              1. Então indique dois (professores de Português) e contrate um, assim você não escreve psiquiatra, psicólogo e professor com ‘P’ maiúsculo!!!

                  1. Na língua portuguesa o uso da primeira letra em maiúsculo pode ser usado para dar ênfase a alguém, como por exemplo Professor, Psiquiatra e Psicólogo, e também em nomes de artes, ciências e disciplinas como Português. Portanto André, se seu objetivo era enfatizar, você está absolutamente correto. Seu comentário tem apenas um erro de grafia. Você escreveu “mas posso de indicar” e o correto é “mas posso TE indicar”. Mas não acredito que seja o caso procurar um professor, ou Professor se preferir.

                    1. Ai Que Canelada. Marcos! Chute É Uma Coisa, Bicudo É Outra. Quer Dizer Que Profissão Se Escreve Com Letra Maiúscula? Sei. Assim Como Você Deve Escrever Presidenta, Né? Mas Ok. Espero Estar Escrevendo Certo Agora.

                      André, se precisar de um professor (com “p” minúsculo, pois significa profissão) não procure o Professor (com “p” maiúsculo, pois significa título) Marcos. Senão dará na mesma!

                    2. Você está certo Sr.Ricardo Kertzman. Aliás, você parece esse tipo de pessoa que sempre está certa.

                1. Ricardo, os Philosofos de plantão se acham capazes de entender o comentário inicial? São analfabetos funcionais não sabem a diferença entre valores e virtudes. Escrevi com Ph para ser compatível com o conhecimento deles e assim não precisar desenhar. Kkkkkkk, eu me consterno com o seu sofrimento Ricardo, conviver com incautos querendo compreender a dinâmica do conhecimento, é semelhante a matar a fome lendo o cardápio.

  2. Ricardo, onde ratifico o texto? Qualquer pessoa com um bom conceito de valores compreende facilmente a tênue separação discorrida. Parabéns, há algo para se ler num país de jornalismo googletranslate, incapaz de compreender o poder da criticidade e dos vernáculos nativos, mesmo não sendo você jornalista, mas que se vale de uma plataforma digital inserida num jornal.

  3. Tenho uma curiosidade: mesmo com esse pensamento tacanho e esses argumentos pueris, você ainda recebe alguma coisa pra escrever aqui? Se conseguiu convencer alguém a pagar por isso, parabéns! Você é um ótimo vendedor.

    1. Olha, recebo bem menos do que gostaria, mas muito mais do que mereço. Descontados os impostos, dá pra ir tocando a vida, entende? E como ganho por comentário publicado, você acaba de contribuir, hehe. Muito obrigado!!

  4. O diagnóstico para tal situação é muito simples; falta educação! Pela educação o indivíduo saberia o que ele amealha através do seu esforço a partir do seu trabalho e diferenciaria muito claramente o que não lhe pertence. Pela educação, este mesmo indivíduo, conseguiria sempre buscar oferecer o melhor de si, sabendo que está designado em determinada função e não tentar de todas as formas, obter vantagem , de toda e qualquer forma obscura. Apesar de sermos sabedores que a corrupção não seria extinta, diga-se de passagem. Através da educação, haveria respeito, o povo de modo geral saberia exigir seus direitos e cumprir suas obrigações e o mais importante, na minha visão, sempre buscar melhorar a si próprio e a sociedade ao seu redor . Esta mesma educação que ( sua ausência) propicia tantos votos , que faz com que tantos sejam perpetuados no poder. Enfim, não tem saída fora da educação. Só ela tem o poder de transformar e fazer uma sociedade melhor.

  5. Não sei. Você disse uma coisa certa: a oportunidade faz o ladrão. Então a corrupção é uma coisa cultural não só no Brasil, mas nas Américas abaixo da do Norte em geral. É a pessoa errado no lugar certo que a merda acontece. E são muitas pessoas erradas só no aguardo da oportunidade. Os bandidos são ativos e os bonzinhos são passivos. A geração mimimi que só reclama, mas não providenciar soluções.

  6. A culpa de tudo isso é os processos licitatórios que são cheios de brechas e falhas favorecendo os corruptos, a lei 8.666 deveria ser urgentemente revisada, e também podíamos usar outros processos de compras igual fazem os países de primeiro mundo… mais com certeza tudo isso não dariam em nada… os donos das leis são os principais corruptos que participam dos esquemas…

  7. Eu acrescento algo que segundo minha opinião ficou faltando. O cidadão honesto é aquele que deixa de roubar, não por que corre o risco de ser apanhado mais à frente, mas sim por que seus princípios morais não lhe permitem agir de forma desonesta. E onde são formados esses princípios morais? Na maior parte das vezes eles vem do berço. do exemplo dos pais.

  8. Tem rio, tem riacho e tem, também, ribeirão.
    Tem valão com esgotos, com Dirceu, com Barroso e outras sujeiras.
    A água já não tem mais a propriedade de purificar, em alguns casos.

  9. Texto publicado por Chico Maia no seu blog em 2010:
    O Brasileiro é assim:
    1. – Saqueia cargas de veículos acidentados nas estradas.
    2. – Estaciona nas calçadas, muitas vezes debaixo de placas proibitivas.
    3. – Suborna ou tenta subornar quando é pego cometendo infração.
    4. – Troca voto por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo, dentadura.
    5. – Fala no celular enquanto dirige.
    6. – Trafega pela direita nos acostamentos num congestionamento.
    7. – Para em filas duplas, triplas em frente às escolas.
    8. – Viola a lei do silêncio.
    9. – Dirige após consumir bebida alcoólica.
    10. – Fura filas nos bancos, utilizando-se das mais esfarrapadas desculpas.
    11. – Espalha mesas, churrasqueira nas calçadas.
    12. – Pega atestados médicos sem estar doente, só para faltar ao trabalho.
    13. – Faz “gato” de luz, de água e de tv a cabo.
    14. – Registra imóveis no cartório num valor abaixo do comprado, muitas vezes irrisórios, só para pagar menos impostos.
    15. – Compra recibo para abater na declaração do imposto de renda para pagar menos imposto.
    16. – Muda a cor da pele para ingressar na universidade através do sistema de cotas.
    17. – Quando viaja a serviço pela empresa, se o almoço custou 10 pede nota fiscal de 20.
    18. – Comercializa objetos doados nessas campanhas de catástrofes.
    19. – Estaciona em vagas exclusivas para deficientes.
    20. – Adultera o velocímetro do carro para vendê-lo como se fosse pouco rodado.
    21. – Compra produtos pirata com a plena consciência de que são pirata.
    22. – Substitui o catalisador do carro por um que só tem a casca.
    23. – Diminui a idade do filho para que este passe por baixo da roleta do ônibus, sem pagar passagem.
    24. – Emplaca o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA.
    25. – Freqüenta os caça-níqueis e faz uma fezinha no jogo de bicho.
    26. – Leva das empresas onde trabalha, pequenos objetos como clipes, envelopes, canetas, lápis…. como se isso não fosse roubo.
    27. – Comercializa os vales-transporte e vales-refeição que recebe das empresas onde trabalha.
    28. – Falsifica tudo, tudo mesmo… só não falsifica aquilo que ainda não foi inventado.
    29. – Quando volta do exterior, nunca diz a verdade quando o fiscal aduaneiro pergunta o que traz na bagagem.
    30. – Quando encontra algum objeto perdido, na maioria das vezes não devolve.
    E quer que os políticos sejam honestos…
    Escandaliza- se com a farra das passagens aéreas…
    Esses políticos que aí estão saíram do meio desse mesmo povo ou não?
    Brasileiro reclama de quê, afinal?
    E é a mais pura verdade, isso que é o pior! Então sugiro adotarmos uma mudança de comportamento, começando por nós mesmos, onde for necessário!
    Vamos dar o bom exemplo!
    Espalhe essa idéia

    1. Complementando…
      31- Não respeita a opinião de ninguém sendo apenas a sua a verdade absoluta.

      Como muitos comentários que leio nessa coluna infelizmente sempre atacando aquele que expõe sua opinião com total falta de respeito. (não foi seu caso) mas quis expressar esse sentimento..rs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *