Abuso de autoridade.

Uma vergonhosa e inaceitável prática, infelizmente ainda presente no país.

Bady Curi Neto

O deputado Celso Russomanno, candidato derrotado à Prefeitura de São Paulo, dito protetor do direito do consumidor, bandeira de sua candidatura a Câmara Federal, protagonizou uma cena vergonhosa nesta última quinta-feira no aeroporto internacional de Brasília. Com ar de superioridade, sob a alegação de ser Deputado Federal, recusou-se, peremptoriamente, a passar sua bagagem de mão pelo RX do aeroporto.

O malfadado comportamento do Parlamentar levou a uma discussão com os funcionários do aeroporto até o embarque do avião. Incontido em seu abuso de autoridade não restou outa alternativa que não o acionamento da Policia Federal para, através de dois agentes, retirá-lo da aeronave e submeter, enfim, sua bagagem de mão à vistoria do Raio X.

Os demais passageiros, consumidores do serviço de transporte aéreo, na mesma condição do Russomanno, tiveram que aguardar cerca de quarenta minutos o desfecho da confusão até que o Deputado, acompanhado pelos policiais federais, cumprisse o procedimento de segurança determinado para o embarque em aeroportos e voltasse ao seu assento, segundo noticiado pelas redes sociais e websites.

Ao que parece, pela atitude do Parlamentar, responsável pela função legislativa, não saber diferenciar ou confunde propositalmente privilégio com prerrogativa. Enquanto esta é definida em lei em razão da função ou cargo exercido, a exemplo da imunidade parlamentar, aquela, segundo alguns, é uma regalia individual que afronta o princípio constitucional que todos são iguais perante a lei. Pessoalmente, entendo que privilégio é aquilo que iguala as pessoas, nos mesmos direitos e de igual forma, podendo ser utilizado, a título de exemplo, o mesmo princípio citado, assim como o da inocência: Ninguém pode ser considerado culpado até que haja sentença condenatória transitado em julgado. O Privilegio se dá para todas as pessoas indistintamente.

Ultrapassado o campo da semântica, fato é que o congressista não possui privilégio ou prerrogativa de passar sua bagagem de mão sem o devido exame do RX nos aeroportos. Ao tentar fazê-lo afigura-se uma outra conduta, em tese, o do abuso de autoridade. A própria assessoria da Câmara dos Deputados Federais confirmou que não existe nenhuma prerrogativa para seus membros não submeterem suas bagagens ao exame do RX.

O proceder infeliz de Russomanno torna-se mais relevante por se tratar de um homem público, que deveria dar o exemplo de civilidade por ser um servidor eleito pelo povo, fazendo lembrar a velha e abominável prática da “carteirada” e do “sabe com quem está falando” utilizadas por pessoas que não se encontram a altura do cargo que ocupam.

A atenção especial ao caso faz-se relevante para que nós sufragistas prestemos atenção na conduta dos futuros candidatos, que na época da eleição apresentam-se como cidadãos com o “poder do amor” aos eleitores e depois de eleitos revelam-se suas verdadeiras faces, o amor ao poder.

Por: Bady Curi Neto, advogado, ex-juiz do TRE MG, fundador do ESCRITÓRIO BADY CURI NETO ADVOCACIA EMPRESARIAL

Leia também

8 thoughts to “Abuso de autoridade.”

  1. Brilhante a publicação, infelizmente não somente a classe politica,mas também outra autoridades – inclusive do Judiciário – se acham um Deus diante das funções que exercem.

    1. Fiz questão de escrever o artigo pois entendo que a repercussão deste caso, assim como de tantos outros, servem para inibir tal pratica arcaica e amoral, que resulta no prejuízo de várias pessoas, como no caso em contento.

    2. MUITO BEM LEMBRADO!!!!!!
      ESTES TB TEM DE SE SUBMETER ÀS LEIS, NÃO SÃO ENVIADOS POR DEUS E SIM FORA DE SUA TOGA DEVEM SE DAR AO RESPEITO !!!!!

  2. Russomanno se revoltou, porque descobriu que é uma molécula perdida no espaço e geralmente, quando querem se sobre-sair, saem com esse subterfúgio idiota e barato que só demonstra ignorância, falta de segurança no que faz, arrogância e além do mais, falta de respeito aos demais passageiros. Deveria ser multado, SIM, por ter provocado esse atraso da aeronave e complicado de certa forma, a vida dos demais passageiros! Mais uma excelente abordagem, Bady Curi Neto, parabéns !!

  3. MM. Juiz, Dr.Bady Curi Neto, honrado Magistrado, parabéns pela colocação de V.Exa. ao comentário sobre o abuso de autoridade do ja conhecido CELSO RUSSOMANO, useiro e viseiro em tentar fazer média e ameças ao consumidor no estado de SP, para tanto, usa desse artificio para se promover e candidatar ao cargo de prefeito de SP, mas, perdeu o rumo de casa, a prática de carteirada desse elemento é constante como se sabe os paulistanos. Portanto, v. colocação é perfeita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.