Compaixão é para quem merece.

Revogar a prisão de Mantega por falta de motivos legais, eu concordo; mas por causa da cirurgia da esposa, não.

Moro revogou a prisão de Guido Mantega. Lendo os motivos alegados no pedido, achei exagerado mesmo. Mas uma vez concedido, que cumpra-se integralmente. Revogar por conta de uma cirurgia não me parece correto. A lei não prevê isto, e compaixão é dada a quem merece. Mas é o seguinte…

Me pareceu que esta prisão/soltura foi meio que combinada, viu? Acho que a Lava Jato quis mandar um recado ao Guidinho, sabem como é? Um tête-à-tete, um teretetê, uma prosa ao pé do ouvido. Pegaram o cara num momento emocional delicadíssimo, levaram-no para um xilindró e deram-lhe um guenta: “Guidinho, querido, temos merda contra você voando pelo ventilador. E aí? Quer colaborar?” Diante de um seguro “sim”, liberaram o cara. Mas com data marcada ou para cantar ou para visitar Curitiba. Desta feita, sem alívio.

Moro e os procuradores estão combatendo esta máfia canalha no terreno deles: Na propaganda, na espetaculização, na narrativa, na guerra pela opinião pública. Ficou-lhes claro que enquanto o país tiver um Renan Calheiros e um Ricardo Lewandowski sempre dispostos a rasgar a Constituição Federal precisam agir, digamos assim, um pouco à margem da lei, de vez em quando. E estão fazendo isso muito bem. É o certo, é o estritamente legal? Não, não é. Mas, infelizmente, num país em que o tal garantismo legal foi criado para proteger os poderosos ladrões, não há muita margem de manobra para a lei fazer-se cumprir, senão através de certas arbitrariedades.  Quem com ferro fere…

(Seu filho não vale nada!)

42 thoughts to “Compaixão é para quem merece.”

  1. Sabe que pensei isto? PF ter compaixão de ladrão,delinquente e fora da lei? Pode sim ser combinação e tb recado para Lula. Ele alega que o MPF não tem provas contra ele,agora ele sabe que os homens de confiança dele,estão na mira da PF. Então eles tem prova sim. – Marisa querida,eu tô fudido sim! Vão cair todos…um a um. Abçs

  2. Nem eu mesmo acredito que li essa merda de texto até o final. Esboço mal acabado de Reinaldo Azevedo. Pagando de moralista, mas aposto que deve ter sonegado horrores na declaração de renda/2016.

  3. Meu caro, o dia em que o juiz de 1ª instância perde a compaixão os seus jurisdicionados estão ferrados, pois ela é essencial para que ele desempenhe bem o seu ofício.

    Sérgio Moro mais uma vez mostrou a sua grandeza e a sua capacidade de decidir bem.

    Ele não proferiu uma decisão de mérito. Trata-se aqui de uma ordem de prisão para um sujeito que está acompanhando a esposa na luta pela vida. Ele não vai fugir do país e dificilmente vai ter condições de articular alguma coisa que prejudique as investigações.

    Prisão revogada hoje, reiterada amanhã. Não se preocupe.

    1. Entendo, Marcelo, mas não posso admitir uma lei seletiva. Tenho certeza que o mesmo benefício não aplica-se diariamente àqueles menos notórios, daí a minha colocação. De resto, estamos de acordo. Acho que não acabou aqui. Abração e ótimo final de semana!

    2. Boa Marcelo Viana! A prisão tem suas justificativas, ele as revogou porque percebeu que elas não existem mais. O pedido foi realizado há meses, naquela época poderia haver justificativas, hj não há mais, isto não significa que é compaixão, menos ainda que ele não poderá ser preso novamente.

    1. Por que, Sérgio? Houve algum problema? Passei o dia fora do escritório e não tive tempo nem de postar nem de acessar muito. Mas vou falar com a turma, sim. Valeu, viu? Pelo interesse e pelo toque. Abração, meu velho.

  4. Quem disse que Moro prolata suas sentenças com bases racionais. Ele é puramente passional e narcisista. O jurista deveria somente se manifestar nos autos, mas os holofotes falaM mais alto para o nobre juiz federal.

    1. Ele e os outros membros do MP, nunca vi tanta entrevistas coletivas…ao final desta operação vão pedir uma estátua deles todos.

  5. Quando você chama os delatados de ladrões – além de Lula e a turma do PT – Aécio, Serra, Alckimin, Agripino e Cia. estão incluídos? Ou você somente condena os esquerdista, por convicção?

      1. Só uma dúvida, quem é mais culpado: um Mantega que esta ainda na condição de investigado (portanto nem réu ainda) ou aquele que já foi condenado em primeira instância como o senhor do PSDB Eduardo Azeredo? Alias, não vejo uma linha de crítica aqui à morosidade da Justiça mineira de segunda instância.

        Ai, dentro de minha limitação intelectual, num entendo o Sr respondeu ao Sr Luís Soares onde disse que é a favor da condenação de “todos aqueles que comprovadamente roubaram ou roubam o meu — e o seu — dinheiro.”.

        Mais uma vez pergunto: porque tanto ódio aos que pensam diferente e tamanha benevolência aos que pensam iguais ao Sr.?

        Aliás, acho que um julgamento mais rápido do Sr Azeredo poderia até trazer-lhe “paz de espírito” se comprovado como inocente. Mas, enquanto isso, podemos afirmar que temos um condenado fora da cadeia.

        Enfim a presunção de inocência não é algo que o Sr veja com bons olhos não né Sr Ricardo?

      1. Caro José Fernandes, creio que a falta de resposta é por uma razão simples: esse blog não é para quem discorda. A saudável e democrática ideia onde opostos expõem seus pontos de vistas baseados em argumentos consistentes, onde discordam, argumentam e tentam o convencimento mútuo mesmo quando o antagonismo parece abissal não é o objetivo maior do espaço.

        Particularmente, tenho como concepção que discordar é necessário; tentar entender o que o outro pensa é vital; e que buscar saber qual a origem das ideias diferentes afim de combatê-las, além de essencial, nos engrandece enquanto pessoas humanas.

        Mas não é esse o objetivo do articulista do blog, muito antes pelo contrário, a cada leitura que faço aqui, percebo que o objetivo é de falar para os iguais, os convertidos, algo assim muito similar ao que andam fazendo as diversas seitas e/ou igrejas por ai a fora. A eterna dicotomia entre bem e mal, entre o certo e o errado. Dito de forma mais simples: quem não esta do meu lado é contra mim, se sou ou estou certo, portanto, o resto é ou esta errado.

        Recordo-me de uma turma na Alemanha lá pelos anos de 1930 que agia assim, eles sempre certos e os “inferiores” errados. Sabe que até que obtiveram resultados bem expressivos? Sim, em meados dos anos de 1940 o mundo teve mais de 60 milhões de pessoas mortas devido a tais pensamentos “únicos”.

        Ressalvo, por fim, que embora discorde em “número, gênero e grau” de 97, 8 por cento das posições do Sr articulista e dono do Blog vejo legítima sua posição mesmo porque o Blog a ele pertence (tem um dono e um nome) e como proprietário cabe ao mesmo seguir a linha que política e ideológica que melhor lhe convier. Em suma, cada um de nós fala do lugar que esta, do lugar que ocupa no meio social. O senhor articulista fala do lugar que ocupa e defende os seus dentro da sociedade. Legítimo isso. Liberdade acima de tudo.

        Mas, sem estress. Mesmo porque entro aqui para me divertir e discordar tanto do articulista quanto de alguns comentadores. E acabo por alcançar meu objetivo.

        1. Excelente seu cometário, porém forma 6 milhões de judeus mortos pela supremacia ariana. “O ódio que impele à vontade de matar”… É só coincidência…

  6. E ELES TIVERAM COMPAIXÃO DO POVO BRASILEIRO? QUE TRABALHAM E MUITO PARA PAGAREM SEUS IMPOSTOS? QUANTOS MORRENDO EM FILAS DE HOSPITAIS POR FALTA DE ATENDIMENTO E VERBAS QUE DEVERIAM SER APLICADAS EM SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA. E O DINHEIRO DO POVO NO BOLSO DESTES CORRUPTOS. PIMENTA NO FIOFÓ DOS OUTROS É REFRESCO. NÉ? COMPAIXÃO TEM QUE TER DE QUEM É BOM.

  7. Gente, alguém tem que deter esse energúmeno desse Ricardo K (que mais parece um **). Babaca, idiota e vomitador de regras de m****! Nos beneficie com sua ausência, anormal.

    1. Chamem Stalin, chamem Lenin, chamem Rui Falcão!! Cortem-lhe a cabeça!! Quem este sujeito pensa que é para expressar suas opiniões livremente? Mariana: venha tentar!

  8. “Moro e os procuradores estão combatendo esta máfia canalha no terreno deles: Na propaganda, na espetaculização, na narrativa, na guerra pela opinião pública.” Se até você já percebeu que o magistrado global é imparcial e prevaricador, já que este não atua em respeito à lei, mas sim em conformidade com posicionamento ideológico/partidário, já podemos emitir o atestado de óbito do judiciário brasileiro. Agora é olho por olho, dente por dente. Abandonemos o processo e o direito, deixem o rei julgar a partir de sua divina sabedoria.

  9. “(…) Mas, infelizmente, num país em que o tal garantismo legal foi criado para proteger os poderosos ladrões, não há muita margem de manobra para a lei fazer-se cumprir, senão através de certas arbitrariedades. (…)”…. Esse o preço pela liberdade de expressão: ter de ler absurdos infundados… Li por acaso, sem querer, porque o título me chamou a atenção.
    Hoje qualquer um (qualquer um mesmo!) se coloca como especialista para dar opiniões em Direito Penal e Direito Processual Penal.
    Não estou a defender o PT ou os envolvidos, investigados, acusados, processados, condenados na Lava Jato ou qualquer outro inquérito ou ação penal de cunho crimimal.
    Mas não podemos deixar que textos como estes se prolifere dessa forma.
    O garantismo penal, para explicar ao Ilustre “homem inquieto, irrequieto e inundado de paixão”, é uma teoria jusfilosófica criada por Luigi Ferrajoli no final do Século XX, mas com fundamentos arraigados no Iluminismo do Século XVIII.
    Portanto, ao contrário do afirmado pelo autor, o garantismo não foi “criado no País” para proteger ladrões. Visa a garantir excessos e, como o autor mesmo afirmou, as arbitrariedades.
    Precisamos nos informar melhor antes de escrever, repassar as pseudo informações, acentuadamente aqueles que usam dos meios de comunicação para formar a opinião pública.
    A desinformação pode nos escravizar…

  10. ” o tal garantismo legal foi criado para proteger os poderosos ladrões”…é uma tentativa de consenso, é única parte boa do texto, mas isto aí não foi construído pelo PT, e fica a pergunta: este mesmo empenho existe contra todos os ladroes travestidos de partidos? Lembre-se que democracia se faz com instituições fortes que garantam direitos…

  11. Grande espetáculo de pirotecnia, do filho de um dos fundadores do PSDB em Maringá , a esposa senhora Moro é assessora jurídica de Flávio José Arns, Vice do Governador do Paraná, Beto Richa (PSDB). Tudo normal, em se tratando de um Tucano, mas um jornalista se prestar a fazer este papel, sem isenção, completamente comprometido com os interesses da “Casa Grande”, vai uma diferença enorme. Não sou Petista !!!

  12. As razões de um canalha. Precisa de razões?
    “O jornalista Fernando Molica denuncia em seu blog, com provas, não com convicção, que o depoimento de Eike Batista, usado por Sergio Moro como principal – na verdade, única – base legal no pedido de prisão de Guido Mantega, não trazia nenhuma acusação contra o ex-ministro.
    Sergio Moro mentiu.
    Sergio Moro distorceu o depoimento de Eike Batista, de maneira a tirar dele uma interpretação completamente desconectada do que o empresário de fato disse aos procuradores.
    Batista, em seu depoimento, fez questão de inocentar Guido Mantega, e não acusá-lo. E ainda enfatiza que fazia doações para todos os partidos, inclusive para Cristovam Buarque, o hipócrita que se tornou golpista sabe-se lá com que interesses.
    Sergio Moro mentiu para poder tirar a liberdade de um cidadão brasileiro.
    Sergio Moro mentiu para poder interferir no processo eleitoral de uma das maiores democracias do planeta.
    Sergio Moro mentiu para dar continuidade a uma farsa que já transformou nossa democracia numa miserável republiqueta de bananas.
    Sergio Moro mentiu para ajudar o golpe.
    Sergio Moro acaba de voltar dos Estados Unidos, onde deu palestras, por um cachê que não precisa revelar ao público, porque um STF acovardado e cúmplice do golpe, acaba de mudar a regra que obrigava os juízes – que são, afinal, simples servidores públicos – a informarem o cachê pago por participação em eventos e estabelecia alguns limites.
    Agora não. Agora o cachê pago a juízes é sigiloso e não tem mais limites. E isso apesar dos juízes brasileiros – junto com promotores – receberem os maiores salários pagos no planeta para funções similares.
    Na série Billions, o procurador da região sul de Nova York, revela seu salário: 185 mil dólares por ano, ou 15 mil dólares por mês – nos EUA, não tem 13º salário. Isso num país com um custo de vida bem superior ao nosso.
    Aqui no Brasil, Sergio Moro recebeu, apenas num mês, R$ 77 mil.
    Pesquisa recente revela que o Judiciário brasileiro é, proporcionalmente ao PIB, seis vezes mais caro que o Judiciário dos Estados Unidos.
    Bem vindos à ditadura do judiciário mais corrupto, mais caro e mais golpista do mundo!”

  13. José Henrique, você mandou muito bem. O judiciário mais caro do mundo é o nosso. Você se esqueceu dos 60 a 70 dias de férias anuais dos nossos nobres juízes.

  14. O anti petismo exacerbado e histérico é simplesmente um sinal da falta de caráter, sadismo e uma demagogia doente de quem esconde os podres de seu lugar na sociedade lucrando com a indiferença, o egodeismo e o status quo, tudo pela casa grande.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *