De quem é esta medalha? Uma leitura obrigatória nestes tempos!

Parabéns, Rafa! Jamais permita que te transformem em “mulher, negra e favelada que ganhou uma medalha de ouro”. Você é muito mais do que isso!

Rafaela Silva, medalha de ouro no judô, Rio 2016

Que prato cheio para a turma da demagogia, não? Mulher, preta e pobre. E lá veremos o show barato de ufanismo bocó. Já estou até vendo o Galvão gritando: “é ouro, ouro para o Brasil.” Brasil o carvalho! Ouro para a Rafaela Silva! Para ela, os treinadores, companheiros, amigos e familiares. Se ela tiver patrocinador, então ouro pra ele também. Agora, para o Brasil, por que? O que o país fez por ela? A educou, a nutriu, lhe deu saúde, lhe apoiou? Coisa nenhuma. Fosse ela entrar na onda fácil do populismo de esquerda e estaria até hoje pendurada em alguma cota racial, em alguma bolsa qualquer. Estaria entregue ao tráfico ou a prostituição, lá na Cidade de Deus, à espera do capeta.

O Brasil não produz gente como a Rafaela. Ao contrário. O Brasil produz gente como o Lula, gente como aqueles artistas pendurados na Lei Rouanet. Ou aqueles palhaços metidos a revolucionários da UNE. Gente como a Rafaela, como Ivo Pitanguy, como Jorge Paulo Leman, como eu e a maioria absoluta de vocês é feita em casa; não com o apoio de um político safado qualquer, mas de familiares e amigos amados. Some-se empenho, trabalho duro, coragem e força de vontade que o resultado será o ouro. No mínimo, a prata. Com muito azar, o bronze. Mas fracasso, jamais! Porque o fracasso (ou sucesso), amigos, não depende nunca do resultado alcançado, mas, sim, do caminho percorrido. E uma vez que tenha sido percorrido da melhor maneira possível, com empenho e honestidade, o resultado sempre será vitorioso.

Que a Rafaela inspire outras tantas. Que o seu exemplo prove que somente o esforço leva ao crescimento. Que a sua história ensine àqueles que se apegam ao assistencialismo como meio de vida. Que a política a enxergue como regra, não como exceção. E que o Galvão Bueno enalteça não a sua origem, sexo ou cor, mas, sim, e tão somente, os seus esforço e mérito pessoais. Reduzi-la a uma negra favelada que venceu uma competição é torná-la apenas mero instrumento de proselitismo populista. Ela não merece!

46 thoughts to “De quem é esta medalha? Uma leitura obrigatória nestes tempos!”

    1. gozado: então o Brasil não é penta, quem é penta são os 22 X 5 (façam as contas aí, não sou bom de cabeça) jogadores? Interessante é que um mesmo fato é manipulado ao sabor das conveniências da grande mídia… A exceção – mulher, preta e favelada – conquistar uma medalha de ouro só confirma a regra. Mulheres favelas e pretas sendo exploradas, comendo, vivendo morando mal. Trabalho semi-escravo etc. Essas teorias meritocráticas para enviar a seguinte mensagem: olha só 99% das mulheres pretas e faveladas, se vocês nao conseguiram uma medalha de ouro é UNICA E EXCLUSIVAMENTE por culpa de voces viu? Porque voces são indolentes, preguiçosas nao se esforçaram. Não reclame, trabalhe.

      1. Obviamente não leu a parte sobre onde o Brasil apoiou (ou não) o atleta … por aqui, só futebol e só o futebol masculino tem apoio muito oficial em dólares, o resto é feito pelo suar e vontade dos atletas e seus familiares… então, A Penta é nossa sim, paguei muito em impostos pela Penta, mas quem realmente ajudou a Rafaela? ler de novo Marcel, veja se essa vez se compreende.

        1. Muito bom Phil..isso mesmo Brasil de grandes distorções…quem nao deseja a saida dela. é porque sempre mamou sem fazer nada e em cima de nossos impostos..parabens a vc e tb à Ricardo Kertzman & Amigosblogueiros

  1. Bem apropriado o comentário. Não é a pobreza e nem o favelado que ganha medalha e sim o empenho, dedicação e suporte técnico afim de superar os limites. Agora caso ainda fosse o governo desastrado da “dona dilma e sua camarilha”, diriam que era o bolsa isso e bolsa aquilo que proporcionou a conquista do ouro.

    Abrs.

  2. Primou pelo texto, Ricardo ! De uma sensibilidade que só cabe as pessoas de coração iluminado! Palmas para essa guerreira que não precisou de nenhuma Bolsa e tão pouco de nenhuma lei, para demonstrar a sua coragem, força e garra para alcançar o seu objetivo!

  3. Realmente,o ouro não é do Brasil.É dela,do esforço,da luta,da garra,da vontade de chegar lá. Sozinha,sem apoio.Ela,com ela e por ela. Nem negra,nem favelada,nem pobre. Apenas uma mulher de fibra em busca da realização do seu sonho. Parabéns pra Rafaela, da Cidade de Deus para o mundo que ela quer conquistar!

  4. Perfeito! Parabéns por externar o que as pessoas de bem pensam e fazeme acontecer. Essese são os brasileiros de verdade não esses esquerdo patas chapinhas das benesses fáceis do socialismo!

  5. O mérito, obviamente é da Rafaela, mas o articulista esquece de citar que ela é militar. A Marinha do Brasil, que incorporou a atleta e deu-lhe condições para cuidar da saúde, treinar e principalmente um salário razoável para seu sustento.

    1. Fico na dúvida se ela é sargento da Marinha… o Estadão traz um artigo grande sobre ela mas não cita absolutamente nada sobre ser militar da Marinha.

  6. Olha ela representa o pais, se ele não existisse ela com certeza não seria brasileira, agora a culpa por tantos mazelos não é em geral do pais mas sim de alguns poucos que recebem a confiança do povo para gerir ele e de alguns elementos dentre o povo que tem pobreza de espírito.

  7. O Brasil não é só feitos de políticos como esta no texto, o Brasil é feito de gente como ela que briga pelo seu ideal, então ela ganhou a medalha sim para o Brasil, acho ridiculo agora essa comparação com esses políticos asquerosos, que se comparar com a população que luta todo dia por um Brasil melhor são minoria.
    Não concordo com o texto, não acho ele perfeito, acho tão preconceituoso como o ” negra e da favela”.
    O Brasil não é so politica.

    1. Não é de forma alguma o que está no texto. Mas que bom! Parabéns a toda esta gente que não depende de político ou de Estado algum, né?

  8. Só para esclarecer ela foi ajudada por um instituto social e recebia bolsa atleta, essa do Lula mesmo. Então pesquisem antes de escrever.

  9. Ela chegou na marinha como? Por sorte é que não foi, se está na posição que está é porque é guerreira sim e não fica se fazendo de vítima das circunstancias, ela vai lá e faz a própria historia.

  10. Ela teve bolsa sim, a bolsa esporte que ajudou a tornar possível o sonho dela. E sim temos que bater na tecla de ela ser negra e da periferia sim por que ela é exceção basta olhar para a delegação brasileira majoritariamente branca e da zona sul. Mas nao sei nem por que perder meu tempo mandando para voce isso visto que sua relaidade é bem diferente.

  11. Joaquim Cruz tem uma história semelhante. E ele se recusou a embarcar no “ufanismo bocó”. Demonstrou personalidade.

  12. Texto ridículo. Por ele e pelos comentários dá pra ver como o Brasil tem gente alienada, sem o menor conhecimento da realidade social desse país… Convido-os a descer um pouco do pedestal e ver como as coisas funcionam aqui embaixo na prática.

    1. Diana, mesmo que você tivesse razão, mesmo que a esquerda a idolatre (souberam que ela existe ontem), o exercito brasileiro fez muito mais por ela do que os 20 anos de governos de esquerda em nosso país.

  13. E as forças armadas BRASILEIRA que acolheu e levou ela a treinar, não seria parte do Brasil ? Revoltados do Brasil que não mexem um dedo pra melhorar, só culpam e denigrem a imagem do brasileiro!

  14. Mas ela votou na Dilma? Ela é petralha ? Ela recebe bolsa atleta? Vive dependurada no governo? Realmente a qualidade do ensino caiu, pq não sabem nada de História (com H maiusculo e não e minisculo). Este texto só reflete o momento da sociedade brasileira: um bando tocado por golpista e por uma midia alienadora. Vão ver Velho chico em que se fala de celular no meio do sertão.

  15. Nem céu, nem inferno. Há razão nos dois lados. Assistencialismo nunca ajudou ninguém. Apoio sim, e este deveria vir de um programa de estado (e não de governo, como foram todos os criados até hoje, sejam de esquerda ou de direita). E não nos enganemos, os nossos políticos são nossos fiéis representantes. Não são nem um pouco diferente da grande maioria dos brasileiros. Fazem aquilo que a grande maioria da população faria se estivesse lá: corrupção. Pena deste nosso Brasil, mas não devemos desanimar. Esporte, cultura e educação são algumas das soluções. E claro, não fazer da urna um pinico.

  16. Pessoal, boa tarde! Vamos devagar…. Todo atleta de alta performance é beneficiado com bolsas concedidas pelo governo federal, isto não tira o mérito do atleta. Vocês observaram a grande quantidade de atletas militares? Inclusive a nossa porta bandeira? Quanto ao Joaquim Cruz, desde que ganhou a medalha ele PREFERIU a bolsa Norte Americana (em dólar), que a concedida pelo governo brasileiro. Foi para os USA alegando que queria uma melhor educação para os filhos….

  17. O resultado da Rafa é fruto do seu óbvio esforço individual (todos nós o fazemos) e das políticas públicas de Estado.

  18. Me admira é ver esse site dar espaço para um texto tão vazio e pobre. Comentários ruins é até admissível, mas uma publicação de um desinformado e de uma visão reducionista da sociedade ganhar espaço no portal é que é lamentável.

  19. Comentários sobre outras pessoas é sempre muito interessante!
    Não sei o motivo de citar Lula, Lei Rouanet.
    Podia ter citado 230 políticos envolvidos e citados por corrupção!
    Podia citar nomes de empresários envolvidos em algumas poucas corrupções se utilizando da Lei Rouanet.
    Quando aponta alguém mostra um posicionamento e demonstra que todos que se utizaram da lei por exemplo são corruptos.
    Se nesses 25 anos da existência da lei, será que você não frequentou nenhum evento artístico cultural beneficiada por ela(lei).
    São mais de 40 mil projetos e com algumas palavras quer denegrir os trabalhadores desse setor.
    Só existe cultura hoje no país , acessível aos pobres e a todos os outros cidadãos,devido essa Lei.
    Citando Lula já demonstra partidarismo…
    Pergunte antes a atleta, sobre a sua vida,como conseguiu chegar onde chegou e por isso pergunte em quem ela votaria pra presidente!!

    1. Maurício, o objetivo de um blog é esse mesmo: o autor expor a sua própria opinião, que não é necessariamente a mesma que a de tantos outros que comentam. Nem eu nem você estamos certos.

  20. gozado: então o Brasil não é penta, quem é penta são os 22 X 5 (façam as contas aí, não sou bom de cabeça) jogadores? Interessante é que um mesmo fato é manipulado ao sabor das conveniências da grande mídia… A exceção – mulher, preta e favelada – conquistar uma medalha de ouro só confirma a regra. Mulheres favelas e pretas sendo exploradas, comendo, vivendo morando mal. Trabalho semi-escravo etc. Essas teorias meritocráticas para enviar a seguinte mensagem: olha só 99% das mulheres pretas e faveladas, se vocês nao conseguiram uma medalha de ouro é UNICA E EXCLUSIVAMENTE por culpa de voces viu? Porque voces são indolentes, preguiçosas nao se esforçaram. Não reclame, trabalhe.

  21. Nada a ver fazer comentários maldosos C relação a Lula e à Lei Roanet… Pobre dos milhões q foram benefiados pelos programas sociais deste governo, q tiraram o pais da linha da pobreza! Qto a Lei, é uma maldade achar q a lei só beneficia os q não querem nada! Muito pelo contrário O camarada q ainda se dedica à arte o faz somente pelo amor q tem pela profissão!
    Sem dúvida o mérito maior partiu de Rafaela, superando seus traumas e sua vida dura, bem diferente da grande maioria dos atletas que se apresentam nas Olimpíadas do Rio… E se ela treina com os militares eh pq recebeu uma bolsa para tal!! Espero que ela consiga muitas mais conquistas, dando um tapa na cara dos que não a acreditaram. Parabéns, Rafaela!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *